TAM – Saiba qual classe tarifária pertence sua passagem

Muitos leitores tem me pedido para postar a relação das classes tarifárias da TAM que aparecem nos recibos dos bilhetes e quais as características de cada uma.

Toda passagem comprada pertence a uma tarifa específica (uma letra) e cada letra carrega consigo uma série de diferenças. Há classes que pontuam mais, há outras que não contam pontos, outras permitem upgrade para uma classe superior, prioridade no check-in, excesso de bagagem, etc.

Como elas são muitas, o Passageiro de Primeira fez uma tabela para mostrar com mais clareza o que as letrinhas significam.

Esta tabela é unica e exclusivamente para perfis de tarifa de bilhetes da TAM.

Legenda:

  • TKT Prêmio TAM = Bilhetes emitidos com pontos do fidelidade na TAM
  • TKT Prêmio Star = Bilhetes emitidos com pontos nas demais cias da Star Alliance
  • ID/AD e Grupo = Bilhetes cortesias e acordo de permuta de passagens
  • Permite Upgrade Pontos = Classe que permite usar seus pontos para fazer upgrade para uma classe superior

Nos vôos da TAM (JJ, PZ), determinadas tarifas promocionais, tarifas específicas e pacotes turísticos, acordos especiais e viagens realizadas com a utilização dos pontos fidelidade não são válidas para acúmulo de pontos (tarifas “T”, “X”, “N”, “R”, “I” e “O”).

Para saber quais clases tarifárias das cias parceiras da Star Alliance são válidas para pontuação basta acessar o site da própria TAM e clicar no item ” 16. Pontuação não válida“.

Bom, espero ter ajudado a todos com esta pequena explicação de cada uma das tarifas.

E vale lembrar que a classe tarifaria vem impressa no recibo do bilhete e NÃO no cartao de embarque. Geralmente no cartao de embarque vem impressa somente a tarifa mais cara da classe que voce viaja (economica Y, executiva C ou D ou primeira F), independente da qual voce pagou.

Se tiverem dúvidas não deixem de postar comentários.

15 thoughts on “TAM – Saiba qual classe tarifária pertence sua passagem

  1. No meu bilhete está consta:

    “Base tarifária:
    HHG6FDE e SHG2FZZ

    qual letra eu olho para verificar-la com as explicados em cima?

    Alguma ajuda?

  2. Fábio,
    muito boa a página!
    Dúvida: minha base tarifária é NEEZP58E. Isto corresponde à tarifa N? O que vem a ser “ID/AD e Grupo”?
    Obrigado.

  3. Boa tarde,
    Bom blog, torna mais clara a relação consumidor-fornecedor, o que não acontece no próprio site da empresa, passando a imagem de que esconde as informações do consumidor.

    No meu caso, a viajem é em dois trechos, o primeiro (chek-in) na base H e o segundo (conexão) na base W. Em qual das duas me baseio para saber a que regras de pontuação, franquia de bagagem, assentos, etc. estou submetido.

    Grato.

  4. Quando comprei minha viagem na agencia da tam, me entregaram um papel impresso que não sei o que (acredito ser um Voucher) , que veio escrito : Nº do bilhete/ Vôo/ Cia. Aérea/ Classe/ Data do Vôo/ Origem/ Destino/ Partida/ Localizador. Logo abaixo veio escrito um monte de orientações, coisas sobre as documentações etc. Na classe está escrito: Classe: F, isso quer dizer que eu vou de primeira classe?

    • Olá André,
      Qual classe você pagou? Foi Primeira?
      Pq geralmente as classes F, P e A são de primeira classe sim.
      Tente usar o código localizado no site da TAM para marcar o assento, somente lá você vai ter certeza de qual cabine está.

  5. agradeço se voce puder tirar uma duvida , estou tentando com a TAM receber minhas milhas e depois de tantos meses mi deram uma desculpa esfarrapada de que meu voo pertence a classe W e que só tenho direito a 50% .
    Quando na verdade meu bilhete mostra claramente a letra Y ai eles disseram que foi um erro com a companhia parceira que eu devo ir procurar mi entender com a TAP quando na verdade meu plano de milhas é com a TAM tenho os comprovantes voei Manaus Brasilia lisboa milao e retornei milao lisboa fortaleza os voos internacionais foram com a TAP e o nacional com a TAM gostaria da ajuda de voces quem pode analisar meus comprovantes e mi mostrar onde em que parte do bilhete mostra que estou errada ou não e dependendo do parecer de alguém que entende melhor que eu correr atrás dos meus direitos meu email para comunicação é : tmd_tata@hotmail.com

    • Anastasia,
      A letra impressa no cartão de embarque não significa a classe que a passagem foi comprada.
      Geralmente todas as cias usam a letra Y para designar classe economica no bilhete, e não que a passagem foi comprada necessariamente nesta classe.
      Agora a letra impressa no RECIBO da compra da passagem que é a que vale.
      Depois olhe e me diga.

Leave a Reply