Saiba como usar seus pontos da TAM para vôos da American Airlines

O fim da parceria do Smiles da GOL com a American Airlines deixou um “buraco” enorme na vida dos brasileiros que tem os EUA como destino principal das férias.

Mas você sabia que há uma forma de você usar seus pontos da TAM e resgatar passagens na American Airlines? Vou explicar passo a passo:

1) Aproveite a promoção do Multiplus Fidelidade e transfira seus pontos para o LeClub da Accor Hotels na proporção de 1:1. Esta promoção é válida somente até 31/08 (sexta-feira).

2) Cadastre-se no programa IberiaPlus da Iberia através deste link.

3) Após o crédito na conta LeClub você irá transferir seus pontos para o programa da Iberia. A proporção é 1:2.5 (Ou seja, 20.000 pontos na TAM valem 50.000 AVIOS no Iberia Plus)

AVIOS é a “moeda” usada tanto para a British Airways quanto para a Iberia nas passagens de milhas. Nos dois programas os AVIOS valem o mesmo tanto, mas na hora da conversão do programa LeClub, você ganha mais transferindo para a Iberia do que para a British Airways, onde a proporção é 1:1.

4) Cadastre-se no programa Executive Club da British Airways através deste link

5) Após o cadastro, voce irá em Manage Account e depois em Combine Avios. Com isto você irá mandar seus pontos do IberiaPlus para o ExecutiveClub na mesma proporção 1:1.

 

6) Escolha de qual programa você quer enviar e qual programa que receber os AVIOS.

Pronto, agora você já pode emitir passagens em qualquer cia da oneworld direto pelo site da British Airways, inclusive na American Airlines.

Lembrando que as duas contas precisam ter no minimo 3 meses de existencia para poder fazer a troca de AVIOS.

Para se ter uma ideia, uma executiva de SP para NY custa 50.000 AVIOS por trecho. Ou seja, com 40.000 pontos da TAM, voce consegue ir e voltar para os EUA em classe executiva.

Você pode calcular quantos AVIOS precisa para um respectivo trecho neste link da British Airways.

Vocês devem estar se perguntando porque nao deixar os pontos na Iberia, já que ela também é membro da oneworld? Simples, pois a Iberia não permite a emissão de trechos online nas parceiras e também não é possivel emitir somente ida ou volta. Por isto compensa mandar para  British Airways.

E sabe o que é melhor de tudo? Você pode mandar pontos de Fidelidades da TAM diferentes para uma unica conta no LeClub. Isto é ótimo para combinar pontos de várias contas.

E aí, gostaram da dica? Ficou complicado ou tá facil de entender?

112 thoughts on “Saiba como usar seus pontos da TAM para vôos da American Airlines

  1. Obrigado por compartilhar esta dica… Acabei de me cadastrar em todos os programas e solicitei o resgate no programa Multiplus. Valeu!

      • Fábio, tenho milhas no cartão itau! American Airlines esta com promoção de milhas! Devo transferir para tam e depois american? Posso transferir direto american ou devo fazermos procedimento via Ibéria como vc sugeriu em seu post? Grata

  2. DAniel, seria possivel trasferir os pontos de dois multiplus para apenas um leclub ? Por exemplo juntar os meus e da minha esposa ?

    • Fabrizio, eu fiz e deu certo! Transferi de 3 Fidelidade para 1 so LeClub.
      Não posso garantir, mas tive dando uma lida de relatos que 99% das vezes de todos os usuarios deram certo.
      Caso nao der certo, no máximo voce deve receber os pontos de volta.
      Vale a tentativa!
      Abraço, Fábio.

  3. Eu adorei essa ideia porque estou querendo ir pra NY em novembro, e meu pai tem muitos pontos na Tam. Mas, para fazer todo esse trâmite, eu tenho muitas dúvidas…
    - Eu consigo selecionar quantos pontos da Tam eu quero transferir para o LeClub, ou precisa ser necessariamente toda a quantia que tem no saldo? Porque, no meu caso, eu iria transferir só a quantidade necessária pra comprar a passagem no fim…
    - Para tranferir os pontos em todo o passo a passo, é preciso fazer tudo no nome do meu pai (que é o “dono” dos pontos da Tam) ou será que dá pra fazer no meu nome??
    - O prazo do dia 31 é só para o primeiro passo, correto? O resto tem mais tempo para ser feito?
    - Sobre comprar executiva (ou econômica mesmo) pra NY por 40 mil pontos da Tam ou 50 mil avios, isso é garantido? Porque tipo, teoricamente a passagem de ida e volta do Brasil pros EUA em baixa temporada também custa 40 mil pontos na Tam. MAS é bem difícil de achar por esse preço, na verdade o que eles chegam a cobrar é 65 mil pontos UM trecho!!! Então enfim, eu tô perguntando isso porque como meu caso é bem específico, não adianta eu fazer todas essas transferências pra chegar no fim e, na verdade, ao invés de ser 50 mil avios ser, sei lá, 200 mil! Hahaha… entende? Eu teria que checar as datas que eu quero antes pra ver… consigo fazer isso sem ser cadastrada???

    Ufa… obrigada!!!!

    • Rayssa, vou responder abaixo:

      1) Sim, voce consegue selecionar quantos pontos quiser transferir. Pode transferir lotes de 2.000, 4.000, 6.000 e 12.000.
      2) Voce pode transferir de varios Fidelidade(Multiplus) para apenas 1 LeClub, assim voce consolida os pontos em um lugar so. E na hora de emitir voce emite para outra pessoa se desejar.
      3) Sim, o prazo para transferir os pontos com bonus é somente até amanha, e é referente ao primeiro passo.
      4) O valor cobrado pela British é fixo. Os 50.000 AVIOS é só para passagem de ida em executiva. Ida e volta em executiva são 100.000 AVIOS, em economica 50.000 AVIOS. Nenhum lugar com pontos/milhas/avios é garantido até a emissão. Por mais que voce veja um lugar disponivel na classe com pontos, até voce transferir os pontos e fazer todo este processo, este lugar pode não existir mais. Em fração de segundos alguem pode ser mais rapido e emitir a reserva antes. Então não tem nada de garantido. Os 65 mil pontos que a TAM cobra, é uma tarifa irrestrita, ou seja, se tiver lugar no voo, voce consegue emitir, mas com o triplo do valor. Os 50.000 AVIOS é somente se voce achar a classe para emitir com pontos, caso contrario fica sujeito a disponibilidade aparecer, igual na TAM. Lugar para vender no voo nao é o mesmo que lugar para emitir com pontos.
      5) Para checar as datas disponiveis da American Airlines na British somente sendo cadastrado no programa.

      Este passo a passo é uma forma somente de otimizar quem tem saldos em varios fidelidades (por ex. uma familia) e deseja consolidar todos eles em um programa só.
      Nada é garantido que de certo, pois os programas podem alterar suas regras sem aviso prévio conforme legislação vigente.
      É um risco que se corre.

      Ficou alguma duvida?
      Bjs

      • Nenhuma dúvida!! A única que restou foi se eu vou fazer isso ou não hehe… acho que vale mais a pena “a longo prazo”, e não pra algo tão específico como eu tava pensando, né. Mas vou dar uma olhada direitinho nos sites das empresas e pensar! Beijos e muito muito obrigada pela ajuda! E pela grande dica que tu nos deu com esse texto!!!

  4. E para quem tem AAdvantage? Transferi milhas Multiplus para o Leclub Accor e aguardo confirmação para transferir para o IberiaPlus. Como tenho boas milhas no AA existe algum mode de usar uma combo( IberiaPlus para BA) e somar os pts do AA para voar com a AA?Espero ter sido objetivo…hehe

  5. Olá, vc poderia me explicar como compro passagens na America Airlines pelo site da British Airways deois de já ter feito todas as transferencias? Tem uma opção no site da British para isso? Também não entendi o item 6) escolher de qual programa você quer enviar e qual programa que receber os AVIOS. Muito obrigadaa, escelente dica!!

    • Lika, depois de logada na conta da British voce vai no menu do lado esquerdo em “Spending AVIOS” depois disso vai em “Book Flights with AVIOS”.
      Apos isto, escolha origem e destino e clique em Search. Caso for empresa parceira, ele nao vai achar nada, dai voce clica no botao em vermelho que vai aparecer “Include Partners”.

      O item 6 significa qual programa voce deseja enviar os Avios (IberiaPlus) e qual voce deseja receber (Executive Club). Lembrando que ambas as contas precisa ter no minimo 3 meses para fazer esta transferencia.

      Nao sei de qual rota especifica voce esta dizendo a respeito destas taxas altas. Mes passado usei 150.000 pontos para fazer Guarulhos – Nova York em Primeira Classe e paguei somente U$56,44.
      Vale lembrar que os voos originados em Londres tem taxa de combustivel que é altissima. Vale a pena sair de outro lugar da Europa, como Madrid onde a Iberia tem seu hub.

      Espero ter esclarecido suas duvidas.

      • Fabio pra mim nao ta mostrando a opção de Include Partners”. Isso ainda ta funcionando? Pra mim da o erro que nao achou o voo e pronto!!!

      • Breno, o sistema da British foi integrado em um só, então não precisa mais colocar a opção Include Partners, pois ele já busca automaticamente.
        Se não achou é porque o voo não tem disponibilidade.
        Com qual parceira voce esta procurando?

      • Vá no site da American Airlines e faça a busca pelo voo que voce quer pelo AAdvantage. Os resultados que aparecerecerem, seja Economica(30K ou 20K), Executiva(50k) ou Primeira(62.5k), tem que ser no bundle MileSAAver e em voo sem conexao.
        Depois de achar, va no site da British, geralmente funciona direitinho para voos diretos.

  6. Outra coisa, eu observei que vc sempre paga uma taxa ao utilizar seus avios. A tabela que vi mostra “60,000 Avios and up to USD867.00 taxes, fees and carrier charges” para emissão de passagens com essa quantidade. Você já comprou alguma vez da forma que você explica? Cobraram essas taxas? São muito altas, pode não valer a pena! Obrigada!

  7. Fabio,

    não consegui efetuar a transferência do combine my avios. Ou seja, quando estou na página da British para fazer a transferencia dos pontos da Iberia Plus para eles consta que o PIN/ID não batem…

    O atendimento da British disse que desconhece a possibilidade de fazer tal transação e que se ela for possível é somente através do site da Iberia…

    Tem um prazo mínimo para podermos efetuar tal transação?

    Obrigado

      • Fábio, é possível por exemplo, minha esposa transferir os pontos do Le Club dela para o meu IB plus? E posso passar os pontos da Tam de toda a minha familia para o mesmo Le Club?!

        Muito obrigado pelas respostas.
        Adoro seu blog.

      • Carlos sim, era possivel transferir de vários fidelidades para uma só conta Le Club. Vamos ver se continua desta forma!
        Agora de Le Club diferentes para o IB Plus acredito que não.
        Grande abraço!

  8. Eu acho que tirar estes pontos da TAM está compensando. Pois não se consegue emitir vôos Europa ou Estados Unidos com menos de 100.000.
    A TAM tem sido muito ruim com seus “fiéis”.

    • Rodrigo,
      Seja bem vindo ao Passageiro de Primeira.
      A disponibilidade para emitir com parceiras é até boa! Mas nos proprios voos da TAM realmente é impossivel e os clientes fieis é que saem prejudicados.

  9. Oi Fábio!
    O problema é que estou com esses pontos na multiplus, expiram agora 25/02. Eu queria mandar para a American airlines para poder utilizar junto com a pontuação que tenho no aadvantage e no meu cartão de crédito. A pontuação necessária para vôos TAM é muito maior. Como os pontos vão expirar logo eu estou sem saída. Não sei o que fazer.

    • Ricardo, se você mandar pro Le Club eles irão virar 27.500 pontos, e se mandar pro Iberia até dia 28/02, vai virar 68,750 Avios. Você vai ganhar um valor de 13,750 Avios a mais.
      Com este valor total você já consegue emitir uma passagem de ida e volta em classe economica na AA pros EUA em voos direto usando seus pontos da Iberia por 50.000 Avios. Ou somente uma ida OU volta de Executiva, que custa 50.000 Avios.

  10. Obrigado pela boa vontade Fábio! Eu transferi para o Le Club hoje, mas o site e a central de relacionamento dizem que o prazo é de 15 dias úteis para os pontos serem transferidos efetivamente. Vamos ver se de repente eu consigo fazer esta transferência para o Iberia a tempo.

      • Bom dia Fábio! Deu tudo certo. Meus pontos foram creditados no Le Club no dia 28 de Fevereiro! Eu transferi imediatamente para a Iberia e foram creditados 60.000 avios. Sexta-feira agora eu trasferi 20000 pontos do cartão e foi creditado hoje. Estou com 80000. Hoje de manhã eu fiquei tentando comprar tickets AA através do site da Iberia. Fui em Minha Iberia Plus, reservar com avios, voar com oneworld, porém sempre exibe a msg que não encontrada disponibilidade para o trajeto selecionado (eu queri ir para los angeles). Não importa dia e horário que eu coloque. Tem alguma outra forma??

      • Ricardo, poxa, que legal que deu tempo!!!!
        A melhor forma é você procurar disponibilidade, é ir direto no site da AA e ver quais dias tem com a pontuação MileSAAver no calendário.
        E depois procurar as mesmas datas no Iberia. É assim que todos nós fazemos aqui!
        Geralmente o site da Iberia e British tem dificuldades em voos de conexao, na maioria das vezes é mais facil voce buscar somente o trecho direto, e depois o adicional.
        Grande abraço

  11. Nossa você é muito competente, depois de saber disso de poder fazer estas tranferencias. irei então começar a coletar milhas com a TAM, Será que irá expira como todos os outros?

    • Claudia,
      Não é mais vantagem fazer isto que está descrito no post.
      Pois a conversão do Le Club para Iberia agora é 1:1.
      E se voce transferir da TAM pro Le Club vai perder 50%.
      Isto só foi bom naquela epoca, agora não é nada lucrativo.

      • oi, fabio, primeiramente gostaria de parabenizar vc pela iniciativa, vc e o cara!
        em segundo tenho uma duvida, esta promocao para conversao em avios via tam/le club acabou de vez ou existe a possibilidade de nova promoçao?

      • Osvaldo,obrigado pelas palavras!
        Pode ser que haja sim uma nova promoção, mas a conversão Le Club x Iberia acabou com a proporção 1:2,5 agora é 1:1.
        De qualquer forma, só compensa se a TAM fizer uma promoção de 2:1 Fidelidade x Le Club.
        Grande abraço.

  12. Olá Fábio
    Puxa, pena que só achei este seu post agora, muito legal suas dicas. Gostaria de saber se existe alguma maneira de transferir milhas smiles para aadvantage.
    Obrigado

  13. Olá Fábio. Vou viajar para Orlando pela AA. Não tenho aadvantage, só tam fidelidade. O que vc me aconselha a fazer para não perder esses pontos? Ouvi dizer que se eu tivesse o “fidalidade” da Lan, poderia acumular pontos e depois usar em vôos aqui no Brasil, pela Tam.

    • Bete, a melhor solução é abrir uma conta no programa de fidelidade da AA, o AAdvantage e acumular nele, pois ele é um dos melhores programas do mundo para acumulo e resgate de pontos.
      E a partir do ano que vem, com a entrada da TAM na oneworld você poderá acumular e resgatar pontos da TAM em voos da AA e vice-versa.

  14. Oi Fábio!
    Voei pela AA em um trecho interno nos EUA início de abril 2013. Dps que cheguei no Brasil soube que eles tmb possuem programa fidelidade e já realizei o cadastro. Vc sabe dizer se é possivel fazer a solicitação de milhas pelo trecho na voado? Não sei se procurei direito por não estar habituada ao site, mas nao encontrei essa opção.
    Estou adorando suas dicas!!

  15. Outra dúvida.. voei de copa airlines em março de 2011 e setembro de 2012 para os EUA. Vc sabe dizer se consigo ainda resgatar essas milhas? Que programa de fidelidade a Copa Airlines participa? Dps que descobri seu site vi como estou perdendo viagens (milhas!).. Obrigada pela ajuda…

  16. Fabio boa noite, tenho pontos no cartao (santander) de credito e multiplus e preciso de pontos no AA para fazer upgrade. Tem como fazer

  17. Oi Fábio,

    Tenho mais de 100.000 pontos no Tam Fidelidade… Ainda consigo fazer essa
    jogada como vc descreveu ?? Não tenho nenhum desses outros programs de fidelidade… Tem alguma outra sugestão… Objetivo é viajar para
    os EUA em executiva ou economica mas com o menor número de pontos… Valeu !!

      • Fábio, tb tenho pontos e fui tentar resgatar, mas para o aeroporto que quero (Dallas), eles dizem que não consigo, apesar de ser um vôo United. Vc tem alguma dica?? Por favor?

      • No site dá erro, quando eu procurei os vôos United não estão listados como possível para fazer resgate. Liguei para uma loja Tam Viagens e a moça vai pesquisar pra mim. Vou ver o que acontece.

  18. Fábio,

    Eu tenho pontos no Multiplus mas queria passagem da American, ainda dá pra fazer essa transferência?

    Obrigada.

  19. Tenho 10.000 pontos multiplus e quero transformar em smiles, pois j’a tenho 30.000 e gostaria de ficar com 40.000 smiles. ‘e possivel??

      • Se existisse um site de troca de milhas eu poderia doar minhas 10.000 milhas multiplus, no caso TAM, e receberia 10.000 milhas smiles como pagamento, seria ‘otimo!! Uma pena existir apenas sites que compram nossas milhas. Obrigado Fabio. Andre.

  20. Fabio,
    Muito bacana seu blog… Tenho 219.000 pontos no multiplus, só posso usar na Tam?atualmente não há como usar em nenhuma cia aerea? Desde já Agradeço

  21. Fábio, não conhecia sua página e acabei caindo aqui de uma pesquisa no google, mas ainda não consegui esclarecer minha dúvida, não sei se vc pode me ajudar. Tem como eu transferir os pontos do Multiplus da minha mãe para a minha conta do Le Club? Se sim, como faço isso passo a passo? Se não, posso criar uma conta pra ela e comprar uma tarifa não reembolsável para mim usando os pontos? Agradeço se puder me ajudar.

  22. bom dia. estou com um problema tenho a passagens ate aruba e queria comprar de aruba orlando pela aa que ta 17.5 mil milhas voce sabe alguma jogada que transfiro da multiplos ou do banco do brasil para aa? desde de ja muito obrigado!!

  23. Olá, achei interessante essa matéria, pena que só vi ela agora, 1 ano depois. Então se eu fizer isso hoje, 50 mil da TAM vai terminar como 25.000 na one world para poder utilizar na Aerican Air Lines, é isso? Mas ainda é possível fazer a transferência certo?

  24. Olá Fábio!
    Pena que só vi seu blog agora.
    Li em um comentário que a partir do ano que vem vai ser possível emitir passagens da AA com pontos da TAM, confere essa informação? Se sim, a partir de que data exatamente?
    Obrigada e parabéns pelo blog

  25. Parabéns pela matéria tanto explicada. Tenho uma dúvida: Eu tenho minhas mihas na AA mais não suficiente para emitir um bilhete. Tendo os pontos na British Airlines eu consigo juntar os pontos da AA e British ?

  26. Pessoal, boa tarde…tenho 51.000 pontos no Multiplus, só que em 2 CPFs…consigo fazer este esquema e viajar para os EUA ida e volta? Na TAM com 50.000 eu consigo para o mês de Nov/2013, mas como as minhas estão em 2 contas (36 e 15), estou com esta dificultado. Alguém pode me dar uma luz!

  27. Olá Fábio. Não entendo muito desse negócio de multiplus,star alliance, oneworld etc… Eu tinha um saldo de 3800 pontos na TAM e não pude viajar até 31 de março. Eu perdi esses pontos? Os que eu tranferir, doravante, do cartão de crédito para o TAM Fidelidade vão direto para o Oneworld? Eu também sou inscrito no programa da American Airlines. Posso transferir direto para ela os meus pontos do cartão de crédito?

    • Mario,
      Você precisa verificar a validade dos pontos na sua conta pelo site da Multiplus.
      Geralmente elas valem 2 anos.
      Voce nao pode transferir pontos para o programa da AA, somente para o da TAM.
      E com os pontos da TAM voce consegue emitir voos da AA.

Leave a Reply