Ainda é possível fazer stopover em bilhetes emitidos pelo Smiles

Programas de fidelidade 22

Por Fábio Vilela

Em um passado distante, o Smiles permitia que o cliente fizesse stopover em bilhetes emitidos com milhas sem pagar adicional por isto, ou seja, o valor do bilhete permanecia inalterado, mesmo você parando por mais de 24 horas no destino e continuando a viagem depois de 1 semana por exemplo.

Logo que o sistema do Smiles mudou e as emissões passaram a ser exclusivamente online, eles deixaram de oferecer este benefício e hoje, a emissão é feita totalmente pelo site – sem a possibilidade de adicionar um stopover —— bom, mas não é bem assim!

Teoricamente (em 90% dos casos) em bilhetes onde envolvam 2 voos internacionais da mesma cia, o Smiles precifica o resgate somando as duas regiões, vamos exemplificar.

São Paulo p/ Kuala Lumpur com a Qatar Airways – 160.000 milhas em executiva 

Porém há uma forma de você emitir os 2 trechos em um único bilhete utilizando o campo “+Adicionar um Trecho” na home principal do Smiles.

Depois de clicar, vai abrir um segundo campo, e desta forma você coloque os trechos separados, vejam:

Notem que eu coloquei GRU-DOH dia 17/07 e DOH-SIN dia 23/07, ou seja, um stopover de 6 dias em Doha.

Na página de resultados, vou ter o preço por trecho:

São Paulo p/ Doha – 110.000 milhas em executiva

Doha p/ Cingapura – 55.000 milhas em executiva

Como ambos os trechos são da mesma cia, ele vai emitir tudo em um só bilhete e neste caso em específico, não sei se notaram, ficou 5.000 milhas mais caro do que se você emitisse GRU-SIN direto (sem parada) que tarifou 160.000.

Porém há casos, em que não há diferença de valor, vejamos:

São Paulo p/ Shanghai – 170.000 milhas em executiva

Desmembrando os trechos, você irá ter São Paulo – Doha por 110.000 milhas.

E Doha – Shanghai por 60.000 milhas.

Ou seja, neste caso, o stopover saiu gratuito – não houve diferença em quantidade de milhas – 170.000 no total.

Lembrando que se emitido no mesmo bilhete (mesma cia) a franquia de bagagem é honrada até o destino final – mesmo com a parada intermediária – o que já ajuda também. Caso você opte por cias diferentes, serão emitidos 2 bilhetes separados, portanto franquias também individuais.

Esta mesma “regra” do stopover se aplica para vôos de outras parceiras como TAP, Emirates, Air France, Etihad etc – novamente frisando – quando envolver 2 trechos internacionais. Então vale a pena pesquisar pra saber se fica mais caro/barato ou se dá na mesma.

Caso envolva voos domésticos, nem sempre vale a pena. Se você comprar com a Delta – São Paulo p/  Miami com conexão em Orlando vai ser cobrado o valor de 85.000 (2 trechos), se comprar São Paulo – Orlando (stopover) e Miami – vai ter que pagar 2 trechos – custo mais alto.

Portanto pessoal sempre sugiro procurar os 2 trechos separados antes de emitir ORIGEM vc. DESTINO FINAL, assim você consegue otimizar sua viagem, adicionando um stopover. E além disto, você não encontra uma passagem por milhas porque não tem conexão em tempo imediato (aí o sistema não monta), e procurando separado, pode ser uma forma de resolver este problema.

Alguém já utilizou desta mecânica? Conseguiu bons resultados? Compartilha com a gente nos comentários!

Publicidade
Publicidade

22 respostas para “Ainda é possível fazer stopover em bilhetes emitidos pelo Smiles”

  1. Diego Araujo disse:

    Galera, sei que esse post já está fechado, mas gostaria alertar sobre o Smiles, pois ao emitir trechos com milhas com as pareceiras, estes trechos NÃO contam para Upgrade, somente os bilhetes emitos com milhas pela GOL contam como trecho para Upgrade, essa informação não me pareceu meio clara no site, e acabei me sentindo enganado, alguem mais sabia disso? Abraços

  2. Cássio Reis disse:

    Eu tenho uma dificuldade enorme em achar trechos da Qatar pelo Smiles. Simplesmente, não aparece pra mim. Inclusive Já apareceu um voo louco VCP-GIG-EZE-GRU-DOH e na mesma data não aparecia GRU-DOH

  3. Viajante disse:

    Bela dica, valeu, Fábio!

  4. CARLOS FERNANDO SANSIVIERO disse:

    Boa dica!!

  5. Adalberto disse:

    Gostei da dica. Mas na minha opinião, isso que o Smiles faz não é stopover. Pode ser uma questão de semântica, mas para mim stopover é o que a TAP faz. No caso do Smiles, isso chama-se múltiplos destinos.
    Mas obrigado por compartilhar a dica!

  6. André disse:

    Boa tarde Fabio ! Não consigo achar disponibilidade GRU- DOHA ou DOHA – GRU pela Qatar usando milhas Smiles. Tem alguma forma melhor para achar essa disponibilidade?

  7. Leandro disse:

    Infelizmente parece que nas emissões com a Qatar agora segue a mesma regra de emissão com a Korean, ou seja, disponibilizam apenas um assento por trecho.

  8. Ivana disse:

    Boa tarde!
    Fábio, eu tentei em um voo da Copa Salvador /Panamá/San Andres e ficou 37500. Depois com stop over no Panama e ficou 35000 Salvador/Panamá e Panamá/San Andres 30.000. Ou seja, muito mais caro!! Na pesquisa envolveu 2 trechos internacionais,mais ficou bem mais caro…Alguma dica para funcionar?

  9. Solange G Q Fonseca disse:

    Ótima dica, eu também não sabia disso! ou era tonta e também cega!!
    Muuuuito obrigada Fabio!!!

  10. Anselmo disse:

    Fábio, uma dúvida quanto a este trecho do seu post:

    “Portanto pessoal sempre sugiro procurar os 2 trechos separados antes de emitir ORIGEM vc. DESTINO FINAL, assim você consegue otimizar sua viagem, adicionando um stopover. E além disto, você não encontra uma passagem por milhas porque não tem conexão em tempo imediato (aí o sistema não monta), e procurando separado, pode ser uma forma de resolver este problema.”

    Essa dica vale para outros programas tb, como Victoria, Amigo etc.? Em caso de trechos separados, com conexões “fabricadas” (e não aquelas montadas pelo sistema), esses programas conseguem emitir os bilhetes sem somar os dois trechos?

  11. Lucas disse:

    Pena que na Delta pros EUA não funciona ;/

    • Rodrigo disse:

      Funciona sim, fui em outubro pra Canadá com escala em Detroit. Como não conseguia 3 lugares no voo da AirCanada, separei os trechos na Delta e deu tudo certo, inclusive juntei econômica com First e usei a sala VIP. Ah, ainda tinha um cupom de 30% e ele foi aplicado nos dois voos. Smiles é loteria, às vezes a gente é premiado.

  12. Henry disse:

    Ficaria imensamente feliz se, ao invés desse aspecto altamente positivo, o Smiles liberasse trechos para a Europa, pode ser voo direto ou com conexão (mesmo sem stop over) por algo na faixa de 35/45k…ou EUA por 35k….
    Porque é isso que o programa fazia até jun/17 e de lá pra cá.. isso simplesmente acabou…

  13. Paulo disse:

    Caramba, finalmente uma dentro hein Smiles! Eu sou mto cego ou faz pouco tempo que isso “+Adicionar um Trecho” começou a aparecer?

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis