Air France-KLM compra parte minoritária da GOL

Notícias 6

Por Fábio Vilela

Em um modelo parecido de negócio feito com a Delta em 2011, o grupo Air France-KLM comprou 1,5% da GOL por U$100 milhões para dar ínicio à uma parceria estratégica.

GOLAIR_FRANCE

O valor foi o mesmo pago pela Delta, que na época levou 3% da empresa, ou seja, uma valorização enorme, praticamente o dobro.

A GOL e a AF-KLM tem acordo comercial desde 2009, mas somente agora após este investimento, as duas poderão ter o chamado full code-share, que é por ex. comprar passagens da GOL no site da AF e vice-versa.

Para os milheiros, de acordo com o Paulo Kakinoff, presidente da GOL, a oferta de passagens com milhas Smiles será aumentada. Hummm, será mesmo?

Bom, tomara que esta operação venha à trazer vantagens para os clientes GOL, como benefícios mútuos para clientes elite, melhores conexões na Europa e disponibilidade de assentos.

E vocês, o que esperam desta parceria?

6 respostas para “Air France-KLM compra parte minoritária da GOL”

  1. Cinthia Rangel. disse:

    Fábio,
    Fiz várias simulações essa tarde.
    Entre os meses de novembro, dezembro e janeiro, não achei absolutamente nada na executiva, nem saindo de GIG, nem de GRU.
    Curioso é que a dificuldade existe APENAS para as emissões a partir e para o Brasil, já que, tentando montar uma viagem para o final de dezembro e início de janeiro, e diante da dificuldade de passagens de volta na executiva, encontrei com a maior facilidade, para 03 passageiros, voos entre Barcelona e Los Angeles.
    Chego à conclusão que o programa Smiles deixou de valer a pena para os brasileiros residentes no Brasil, mas, quem sabe, apenas para os residentes no exterior.
    E olha que para voos de e para o Brasil, sempre foi hiper, super, ultra, mega difícil conseguir voos para 03 passageiros para o exterior. E nessa minha busca achei Barcelona-LAX e Barcelona-MIA, para 03, em executiva, em várias datas e com facilidade.
    Estou correndo desses programas de fidelidade do Brasil. São terríveis. E não temos ninguém para nos proteger, porque esses programas se auto-regulam e a gente que se exploda de acreditar em uma eventual facilidade pela fidelização.
    Ab,
    Cinthia.

  2. Cinthia Rangel disse:

    A disponibilidade piorou demais depois dessa compra da AF-KLM.
    Está praticamente impossível achar voos nessas parceiras. Fiz várias simulações e geralmente acho no tarifa Smiles Plus. Na executiva não se encontra absolutamente nada.
    Pesquisei para todo o mês de outubro, pelo Gig ou GRU, e nada.

  3. Guilherme disse:

    Torço que a possibilidade para resgate com milhas melhore, pois ultimamente está praticamente impossível conseguir uma passagem na Air France/KLM com o Smiles, ainda que haja disponibilidade (verificada pelo Flying Blue).
    Ainda assim, quando aparece, é na famigerada tarifa Smiles Plus.
    Fábio, já chegou a perceber isso também? Não seria interessante fazer um contato com o Smiles questionando, visto que, num passado não muito distante, isso também tinha acontecido e eles, à época, tinham resolvido?
    Outra coisa, tu já reparaste que no site da Delta não aparece mais o calendário para passagens Business/First (fica tudo branco)?
    Mais uma vez, parabéns pelo blog.
    Aproveite a viagem.
    Ansioso pelos trip reports da Executiva da Swiss.
    Abraços,
    Guilherme.

    • Fábio Vilela disse:

      Guilherme
      Quem sabe agora com esta compra do grupo AF/KL a disponibilidade oferecida pela GOL não seja a mesma do Flying Blue, vamos torcer.
      Em relação ao site da Delta pra mim estava acontecendo a mesma coisa quando eu logava do Safari, passei a usar o Firefox e voltou a mostrar.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis