Airbus entrega a sua primeira aeronave produzida nos Estados Unidos

A primeira entrega de uma aeronave da Airbus U.S. Manufacturing Facility ocorreu ontem, 25 de abril, em Mobile, Alabama. Toda a equipe de funcionários da linha de montagem norte-americana se reuniu para apresentar à JetBlue o seu primeiro produto finalizado, um Airbus A321. Na ocasião, estavam presentes executivos da Airbus, a alta administração da JetBlue, incluindo o Presidente e CEO, Robin Hayes, e diversos dignitários da região da Costa do Golfo.

“Estou muito orgulhoso de estar aqui e participar da primeira entrega de Mobile”, disse John Leahy, Diretor Operacional para Clientes da Airbus. “Relembrar o início da construção desta fábrica, três anos atrás, até a entrega do primeiro A321 produzido hoje no Alabama é maravilhoso. Uma prova de que este projeto foi bem executado e que o trabalho em equipe tem disso forte aqui em Mobile e em toda a Airbus. A Airbus U.S. Manufacturing Facility reuniu as qualidades de nossas outras linhas de montagem em todo o mundo, mostrando como o nosso pessoal trabalha em colaboração com os nossos parceiros para entregar uma ótima aeronave aos nossos clientes”, completa o executivo.

Airbus A321 First Flight - Mobile, Alabama FAL

Airbus A321 First Flight – Mobile, Alabama FAL

Em 2012, a Airbus anunciou o seu compromisso de construir uma linha de montagem de aeronaves de corredor único em Mobile e, menos de um ano depois, iniciou a construção da instalação de USD 600 milhões. A cerimônia de inauguração da fábrica ocorreu em setembro de 2015. A aeronave entregue ontem, uma JetBlue A321, realizou com sucesso o seu primeiro voo, em 21 de março de 2016.

Além do A321 da JetBlue, existem atualmente outras nove aeronaves da Família A320 em produção na fábrica. A Airbus prevê a entrega de quatro aeronaves da fábrica de Mobile por mês até o final de 2017. Todas as entregas iniciais serão de aeronaves da Família A320 com a Atual Opção Motor (Current engine option – CEO), porém, a transição para os derivados da Nova Opção Motor (New engine option – NEO) terá início no final de 2017.

Além de centenas de novas vagas de emprego na Airbus geradas pelo projeto para a comunidade local, a região de Mobile presenciou a abertura de novas fábricas de muitos fornecedores da Airbus, gerando ainda mais empregos e, paralelamente, impulsionando a economia local. A Airbus se orgulha por 87 por cento de seus novos funcionários serem da região da Costa do Golfo, dos quais aproximadamente um terço são veteranos militares dos Estados Unidos.

Demonstrando o slogan “O Sol Nunca se Põe na Airbus”, as aeronaves da Airbus atualmente são produzidas a todo momento, 24 horas por dia, nas fábricas de Mobile, no Alabama; Hamburgo, na Alemanha; Toulouse, na França e Tianjin, na China.