Aircraft Interior Expo 2017 – A maior feira de interior de aviões do mundo

Em Hamburgo foram 4 dias intensos de Feira já que são 9 pavilhões e MUITA coisa pra ver! Só para recapitular a Aircraft Interiors Expo é a maior feira de interior de aviões de mundo, então vocês já imaginam o quanto de novidade que encontrei por lá já que ao mesmo tempo acontece também a World Travel Catering & Onboard Services Expo – focado em serviços de bordo como alimentação, amenities, etc.

Na segunda feira participei do Passenger Experience, que é uma conferência que antecede a feira. Durante o evento tive a chance de assistir várias palestras com profissionais da indústria da aviação e ficar sabendo das novidades do que estão por vir.

A feira é direcionada para compradores (cias aéreas), fornecedores e convidados. Então você consegue ter uma idéia de tudo que compõe o interior da cabine como assentos, couro, materiais de revestimento, banheiros, cinto de segurança, amenity kits, louçaria, etc, etc. Infelizmente não tem como “comprar” ingresso p/ entrar no evento se você não estiver relacionado com a aviação.

Na maioria dos stands se você não é comprador eles quase não te dão moral, rs. Afinal não tem como um Uberlandense competir com um CEO de uma cia aérea né? Rs! Então algumas fotos eu não sei falar sobre o protótipo do assento nem qual cia aérea vai adotar pois nem sempre você consegue entrar.

Não tem como eu comentar foto por foto pois são inúmeros produtos e diversos assentos, mas vou fazer pequenas descrições para identificar as imagens. Minha primeira parada foi no stand da Airbus pois já tinha marcado com eles. Lá pude conferir um mockup em tamanho real do A330 neo e uma miniatura (nem tão pequena assim) de um A380 com o novo layout que eles estão propondo.

img_0733

A fabricante também anunciou a criação de uma nova sub-empresa do grupo – a Airbus Interior Services – focada exclusivamente em retrofit e customização de interior de aeronaves.

img_0725

A miniatura (que não é tão miniatura assim) estava lá para que eles pudessem nos explicar a nova proposta de layout do A380. Primeiro vejam as fotos e depois vou detalhar.

img_0738

Olha a riqueza de detalhes – queria um desses no meu quarto.

img_0739

É tudo muito bem feito né?

img_0742

img_0746

Bom, agora coloquei a legenda nas fotos para vocês entenderem melhor. O projeto de cabine para o A380 é o seguinte:  remover a escada da parte dianteira da aeronave para otimizar espaço e consequentemente poder adicionar mais assentos.

img_0885

img_0884

A “nova” escada agora será em formato “espiral” e bem estreita atrás da galley e vai servir somente como passagem/comunicação entre os 2 andares e não mais para embarque e desembarque de passageiros.

img_0880 img_0881

Questionei sobre os terminais que não possuem “fingers” para embarque simultâneo e eles me disseram que atualmente dos 64 aeroportos que o A380 opera somente 4 não possuem jetbridges duplas p/ embarque – portanto até o projeto desta cabine sair do papel e ser viabilizado – acredita-se que todos os aeroportos já estarão adequados.

img_0882

O que acharam? Eu particularmente AMO a escada – acho ela imponente e uma marca registrada do superjumbo.

img_0883

Uma outra novidade aqui da feira é o Butterfly Seat que é um assento “híbrido” criado pela Paper Clip Design.

img_0781

A poltrona é originalmente de uma premium economy mas pode ser convertida em uma business class soltando apenas uma trava e abaixando o assento ao lado. Com isto a cia aérea tem total autonomia (e nada de custos) de personalizar o avião de acordo com a demanda e a rota.

img_0789

OBS: Ignorem a cara do manequim deitado pois ele parece que levou um susto e morreu, rs.

img_0782

Ele pode ser instalado tanto em aviões NB (A321) quanto WB (A333/B77W) Apesar deste design ter ganhado diversos prêmios desde sua criação até hoje nenhuma fabricante e cia aérea teve coragem de apostar na idéia e tirar o projeto do papel.

img_0802

A DHIEL surpreendou a todos apresentando um teto da aeronave com projeção holográfica. Você consegue personalizar a “imagem” que quiser – desde peixes nadando em aquários até paisagens em movimento. Um máximo!

img_0912

A Thompson, que é a fabricante “queridinha” de assentos de classe executiva estava lá expondo seus “filhotes”, os famosos Vantage’s seats. Atualmente ela é responsavel por diversas poltronas de business class que vemos por aí como na Qantas, South African, TAP, Jetblue, Swiss, etc. Particularmente eu gosto muito deste design e layout “staggered” pois agrada tanto quem viaja sozinho quanto acompanhado.

img_0973

A Mirus mais uma vez apresentando seus assentos super leves p/ classe econômica.

img_0939

Este novo conceito é tão fino que quase não dá pra acreditar que ele irá aguentar um ser humano sentado aqui.

img_0941

Uma outra novidade que está por vir – máquina de lavar louças para aviões comerciais – assim a cia diminui a quantidade de pratos, copos e talheres que embarcam – consequentemente reduzindo o custo de combustível. A DishwashAir (que foi desenvolvida pela Lufthansa Technik) já está certificada pelo EASA e deve começar a ser instalada muito em breve nos aviões.

img_1058

Ela fica conectada ao sistema de agua, despejo e sucção da aeronave e gasta só 3 litros por ciclo – que dura 6 minutos. Achei a idéia bacana, mas acho que os tripulantes não vão gostar nada desta inovação. A intenção é usar apenas p/ cabines premium’s (Executiva e Primeira) já que a quantidade de passageiros é menor.

img_1060

No segundo dia a Lufthansa Technik fez um jantar para convidados em um hangar da empresa – foi o máximo pois o evento foi com um B737 ao fundo. Eles nos pegaram na feira em um ônibus vintage e nos levaram até o hangar.

img_0978

img_1025

E no quarto dia eu deixo para focar exclusivamente no pavilhão do Catering pois tem muita degustação de pratos, muita comida p/ experimentar.

img_1036

E como é o último dia de feira, você ganha muitos brindes, rs.

img_1043 img_1049 img_1052 img_1039

Como vocês podem ver tem MUITO mas MUITO produto mesmo para se ver nesta feira – eu tentei resumir em poucas fotos o que achei de melhor e mais bacana para compartilhar.

Pra mim que sou um apaixonado por aviação foi como se estivesse na Disney, rs. É muito bacana ver a complexidade deste mundo e a quantidade de detalhes que envolvem uma cabine de avião, que vão desde o couro que reveste a poltrona até o tipo de talher que você usa nas refeições.

E aí, gostaram de acompanhar um pouquinho?