ALERTA! Bilhetes em classe executiva da Alitalia emitidos pelo Smiles

Pessoal, eu tenho recebido alguns relatos de leitores que estão enfrentando problemas com bilhetes em classe executiva da Alitalia emitidos pelo Smiles e vou relatar pra vocês as 3 histórias que me mandaram.

Relato 1: Olá Fábio, estava fazendo check-in na Alitalia em Guarulhos (bilhetes Smiles emitidos por milhas) com meu marido e fomos surpreendidos com a troca de aeronave, ao invés do B777 a cia estava operando um A330 que tem 3 fileiras a menos na classe executiva, ou seja, 10 assentos a menos. No guichê o atendente disse que nos colocaria em Premium Economy pois nosso bilhete era emitido com milhas Smiles e eles dariam preferência para quem fosse pagante – UM ABSURDO – já que a passagem adquirida me entitula a voar naquela classe independente de como o bilhete foi pago. Ao final das contas bati o pé e disse que não iria embarcar de forma alguma em uma classe inferior – depois de muita insistência pra fazer valer meu direito, consegui que me reacomodassem em um vôo da Air France que saía mais tarde – na classe executiva.

Relato 2: Oi Fabio – conforme você citou em uma matéria do seu site eu sempre checo minhas reservas pelo menos uma vez por semana para saber se está tudo OK sendo assim evito surpresas. Como não é possível verificar online pelo site da Alitalia bilhetes Smiles eu ligo na central da cia toda semana para verificar. Pra minha surpresa descobri que minhas passagens em classe executiva emitidas pelo Smiles para voar agora em Setembro tinham sido realocadas para Premium Economy por causa da mudança de aeronave e me colocaram na fileira 11. Um absurdo! E o prior é que a atendente do call center disse que a Premium Economy era similar a executiva – lógico que não cai neste “conto do vigário”, e imediatamente pedi a remarcação dos meus assentos na business e ela o fez. Então fica o alerta para seus leitores.

Relato 3: Fala Fábio – estava voltando de Roma esta semana em classe executiva para o Brasil quando no check-in fiquei sabendo que tinha dado overbooking na business e meu bilhete como era Smiles recebeu downgrade para econômica. Tentei de todas as formas argumentar e discutir mas foi tudo em vão – como eu tinha compromisso no Brasil acabei voltando lá atrás e a cia me garantiu que eu receberia as milhas da diferença de volta. Depois te conto o final desta história.

Bom pessoal, como vocês puderam ver o problema apesar de situações diferentes foi praticamente o mesmo para todos os passageiros. Bilhetes Smiles estão sendo colocados como última prioridade na hora de overbooking ou reacomodação do vôo devido ao fato da cabine da classe executiva ser menor (entre o B777 e A330). Um absurdo!

Quero deixar registrado aqui que a cia não pode fazer distinção NENHUMA entre bilhete emitidos com milhas ou bilhetes pagantes – a partir do momento que você tem uma passagem para voar em uma classe é um direito adquirido previsto em contrato de transporte aéreo, portanto a empresa não pode de te dar downgrade porque você comprou a passagem com pontos/milhas. Faça valer o seu direito e não aceite – peça reacomodação, transferência do bilhete para outra cia ou até mudança de data – mas não aceite viajar na econômica se você comprou executiva.

Portanto fica aqui o meu alerta para todos os leitores que tem passagens emitidas com a Alitalia via Smiles – verifiquem com frequência suas reservas até a data do vôo para evitar dor de cabeça.