Alitalia acelera sua recuperação e busca lucratividade até 2017

A Alitalia divulgou hoje uma série de melhorias de atendimento ao cliente que vão aprimorar a experiência de viagem para os passageiros aéreos. A companhia aérea nacional da Itália também confirmou que o seu plano de negócios de três anos está no caminho certo para atingir a lucratividade até 2017.

Screen Shot 2015-10-14 at 15.21.40

O presidente da Alitalia, Luca Cordero di Montezemolo, e o vice-presidente da Alitalia e CEO da Etihad Airways, James Hogan, anunciaram hoje os detalhes de uma série de novas iniciativas que serão introduzidas nas próximas semanas.

Dois novos destinos de longa distância, o primeiro serviço de motorista para viajantes de negócios, a abertura de novas salas VIP e a reforma das existentes em aeroportos, novos interiores de cabine e conectividade a Internet e e-mail a bordo, bem como um foco na melhoria do atendimento ao cliente no aeroporto de Fiumicino, são os destaques que foram anunciados.

A companhia aérea informou ontem a 2.000 funcionários em uma reunião especial em Roma.

O presidente, Luca Cordero di Montezemolo, disse: “Nosso desempenho está alinhado com o plano de negócios, e pela primeira vez desde 2009 a taxa de ocupação no trimestre foi superior a 80%. Estamos no caminho certo para atingir o nosso objetivo de alcançar a lucratividade até 2017”.

“Estamos anunciando hoje dois novos destinos na América Latina, novos serviços para clientes de negócios, investimentos significativos em serviços de terra no aeroporto de Fiumicino e um agressivo programa para melhorar a frota de média distância. Eles serão lançados em breve e vão ajudar a transformar a experiência de viagem para os clientes que voam com a Alitalia”.

O vice-presidente James Hogan acrescentou: “Juntos temos progredido muito. A Alitalia está crescendo, mas ainda tem desafios e deve manter a dinâmica que precisamos para acelerar a mudança cultural e operacional em todos os níveis dentro da empresa”.

“Fazer parte da Etihad Airways Partners ajudará a Alitalia a ter sucesso em seus esforços para a lucratividade, e com a crescente confiança do mercado, seus clientes poderão esperar e experimentar muito mais nos próximos seis meses e no futuro”.

As novas iniciativas incluem:

Frotas e destinos 

A Alitalia vai iniciar voos do aeroporto de Fiumicino, em Roma, para Santiago, no Chile, a partir de maio de 2016; e para a Cidade do México a partir de junho de 2016. Com os dois novos serviços, a Alitalia irá operar cinco rotas na América Latina e um total de 10 nas Américas, consolidando sua liderança nas rotas transatlânticas entre a Itália.

O interior dos aviões de média distância, bem como dos aviões de longa distância, será completamente reformado com bancos de couro e novas remodelações de cabine. O programa vai começar em novembro e será concluído na Primavera de 2016. A reforma das aeronaves de longo curso, onde os assentos da classe executiva serão em couro Poltrona Frau, será concluída até o Outono de 2016.

  • Serviços de conectividade de internet e e-mail – já em curso na frota de longa distância – serão estendidos para toda a frota Alitalia, incluindo as aeronaves de médio alcance. A Alitalia será uma das poucas companhias aéreas europeias a oferecer conectividade em toda a sua frota.
  • A companhia aérea está avaliando opções para expandir sua frota de longa distância, que terá um aumento de capacidade no próximo ano em mais de 20% em comparação ao ano passado.

Passageiros tratados como hóspedes  

  • Um novo serviço de motorista em carro executivo será introduzido como cortesia para os clientes da classe executiva que viajam para Abu Dhabi a partir de Roma, Milão e Veneza, bem como para Nova York (JFK) de Roma e Milão. Ele será lançado progressivamente para os viajantes que voam para outros destinos intercontinentais a partir da Itália.
  • Reformas e construções de novas salas no aeroporto de Roma, Milão Linate, Milão Malpensa, Nápoles, Catania e Nova York (JFK) serão concluídas nos próximos 12 meses.
  • O estímulo da Alitalia para melhorar a experiência de atendimento ao cliente viajante aéreo foi impulsionado com o envio de 1.820 funcionários da empresa à Training Academy da Etihad Airways, em Abu Dhabi. Nos próximos dias, o novo Alitalia Excellence Training Centre vai ser inaugurado em uma área de mais de 2.000 metros quadrados.

Comunicação 

  • Um novo site alitalia.com será introduzido em novembro, projetado para proporcionar acesso conveniente a partir de uma interface de usuário idêntica em qualquer dispositivo – desktop, laptops, tablets ou smartphone.
  • A Alitalia vai lançar campanhas publicitárias na Itália e em todos os principais países em que atua para promover seus serviços e a Itália como um destino para os turistas.

Foco em Fiumicino

Uma série de iniciativas importantes será introduzida para melhorar a viagem dos clientes da Alitalia que utilizam o aeroporto de Fiumicino, em Roma, como um aeroporto de partida, trânsito e chegada. O projeto, que inclui um investimento significativo em infraestrutura e pessoal, incluirá:

  • Reconfiguração e expansão da frota de ônibus, escadas e esteiras de bagagem para aeronaves, para garantir um trânsito rápido e confortável para os passageiros e acelerar a entrega de bagagem.
  • Equipes de pessoal de terra da Alitalia, com novos uniformes facilmente reconhecíveis, para ajudar e orientar os passageiros em trânsito.
  • Novos procedimentos para acelerar o embarque de passageiros, com um aumento do número de funcionários nos portões de embarque.