American Airlines anuncia novas mudanças em seu programa AAdvantage

Pessoal, a American Airlines anunciou mais mudanças no programa de fidelidade AAdvantage, que passará a oferecer o acúmulo milhas de acordo com o preço da passagem. O programa AAdvantage também vai alterar regras para qualificação nas categorias Elite, além de introduzir uma nova categoria Elite a partir de 2017.

Acúmulo de Milhas
Para viagens realizadas a partir de 1º de agosto de 2016, voos vendidos pela American passarão a acumular milhas de acordo com o preço da passagem. Clientes das categorias Elite passarão a receber ainda mais milhas de acordo com as suas respectivas categorias.

Screen Shot 2016-06-07 at 05.41.18

Vejam um exemplo entre uma viagem entre Dallas e Londres em uma passagem que custou U$1894.

Screen Shot 2016-06-07 at 05.43.56

 

Lembrando que o acúmulo de milhas em viagens realizadas com companhias parceiras será baseado na distância do voo e no código da reserva adquirida.

Até o final deste mês, os clientes poderão visualizar uma estimativa do número de milhas e créditos Elite a que terão direito ao agendarem o seu itinerário através do website aa.com.

Alterações do Programa para 2017

Nova Categoria Elite
A partir de 1º de janeiro de 2017, o programa AAdvantage passará a contar com uma quarta categoria Elite.

  • Platinum Pro – os clientes terão acesso à nova categoria a partir de 2017. Disponibilizada entre as categorias Platinum e Executive Platinum, seus membros contarão com os seguintes benefícios:
    • Solicitação automática de upgrade gratuito em todos os voos elegíveis dentro da América do Norte e entre os EUA e a América Central;
    • Acúmulo de 9 milhas por dólar (80% bônus);
    • Check-in gratuito de duas malas;
    • Status Sapphire na aliança oneworld®

Novas Exigências de Qualificação para as Categorias Elite
A partir de 1º de janeiro de 2017, as exigências de qualificação Elite passarão a incluir Dólares Mínimos Elite (Elite Qualifying Dollars – EQD)

  • Os membros terão acesso às categorias Elite após atingirem o número mínimo de EQDs e cumprirem com as exigências de Milhas Mínimas Elite (Elite Qualifying Miles – EQM) ou Segmentos Mínimos Elite (Elite Qualifying Segments – EQS).

Screen Shot 2016-06-07 at 05.41.27

Alteração dos Benefícios de Upgrade
Até o final de 2017, os clientes AAdvantage poderão notar alterações na prioridade das solicitações de upgrade, além de um novo benefício para clientes Executive Platinum:

  • A prioridade de upgrade levará em consideração o total de EQDs acumulados nos últimos 12 meses, separado por categoria Elite.
  • Clientes Executive Platinum poderão utilizar seu benefício de upgrade gratuito de 500 milhas em passagens resgatadas através do AAdvantage para viagens com a American da classe econômico para uma classe superior.

Como vocês podem notar a AA está seguindo exatamente o mesmo modelo (inclusive em porcentagem de acúmulo) das demais concorrentes como Delta e United. Este modelo de pontuar a passagem de acordo com o valor está cada vez mais comum e passa a beneficiar preferencialmente quem realmente dá “lucro” para a cia, já que as pessoas que comprarem passagens baratas vão acumular cada vez menos.

Eu particularmente acho que está ficando mais difícil com o passar dos tempos de tirar vantagens dos programas pois o “cerco” está se fechando contra os milheiros e voar usando os pontos vai se tornar cada vez mais difícil e caro. Então o jeito é nóis trabaiá pra poder pagar business e first viu gente? Rs.

O que vocês acharam da mudança?