American Airlines: Um exemplo de resposta e compensação ao consumidor à ser seguido

American Airlines New Livery

Pessoal, todos vocês acompanharam comigo na minha recente viagem a China, a minha decepção de ter tido a aeronave trocada na ida entre Guarulhos e Dallas e acabar frustrando minha viagem logo no ínicio. Planejei tudo milimetricamente para voar no novo 77W da American Airlines, e de ultima hora a aeronave foi trocada.

Pois bem, eu como sempre, fui reclamar (lógico!), pois eu acredito, que além de fazer valer meus direitos, as empresas precisam saber a opinião de quem realmente é importante pra ela, neste caso o passageiro. Se eles vão levar meu caso a frente ou não, eu nunca sei, mas pelo menos a minha parte estou fazendo.

Além de fazer uma reclamação formal no próprio site da AA.com, também liguei no Call Center nos EUA e pedi para ser redirecionado ao Customer Service para poder explicar toda minha situação.

A atendente foi super gentil, entendeu minha parte e falou que o caso seria passado para os responsáveis e que eu teria uma resposta assim que eles analisarem a situação.

Pois bem, hoje chegou este email, vejam por vocês mesmo:

Screen Shot 2013-03-13 at 11.49.44 AM

Para quem não entendeu, resumindo: eles se desculparam pelo desconforto que me causaram e problemas ocorridos pelo voo, e me creditaram X milhas no meu AAdvantage, da minha mae e minha irmã.

Por motivo de sigilo do próprio caso não vou divulgar a quantidade de milhas que fui recompensado, mas é o suficiente para tirar uma passagem daqui pros EUA em Executiva.

Por isto sempre falo pra vocês, reclamem, procurem seus direitos, façam valer seu poder de consumidor e passageiro. Lógico que INFELIZMENTE não podemos comparar cias estrangeiras com cias brasileiras, pois estas ultimas, jamais fariam gestos como estes. (Bom pelo menos nunca ouvi falar…)

Também não posso generalizar e dizer que a AA sempre responde aos passageiros com problemas e se desculpam formalmente. Aqui estou citando apenas meu caso em específico.

Eu fiquei muito decepcionado quando tudo aconteceu e com raiva da American Airlines, vocês mesmo acompanharam ao meu lado. Agora com esta atitude, com certeza a empresa consegue de uma certa forma se desculpar com o cliente e traze-lo de volta para futuras viagens.

Enfim, era isto, queria compartilhar com vocês e por mais que pra mim estas milhas não trarão o tempo de volta de voar no 77W na semana de estréia, pelo menos vai me dar a oportunidade de viajar nele uma outra vez sem pagar nada.

Thumbs up American Airlines! 🙂