Aprenda a calcular quantas milhas você irá ganhar em cada viagem

Pessoal estou recebendo inúmeros pedidos de leitores me perguntando quantas milhas suas viagens irão render. Pois hoje vou ensinar como fazer para calcular e descobrir o valor real de cada trecho.

A dica é o site Great Circle Mapper que permite você calcular a distância entre cada aeroporto em milhas ou até mesmo Km’s. Toda vez que vou comprar passagens com dinheiro uso esta ferramenta para poder calcular a maior distância entre 2 pontos, gerando assim mais milhas.

A interface é bastante simples e usá-lo mais fácil ainda. Depois de acessar, você irá ver uma barra branca para você colocar os dados da sua viagem. Basta preencher com as siglas dos aeroportos separadas por hifen, conforme exemplo abaixo, e depois clicar em MAP.

gcmap

Na próxima tela você vai ter o mapa entre as cidades que você irá voar, veja:

gcmap -2

E um pouco mais em baixo a distância em milhas de cada trecho e a soma da viagem total.

gcmap-3

Veja que neste caso o total de milhas desta viagem vai ser 11.451.

Você também pode fazer a mesma simulação com um open-jaw, que é chegando por um lugar e saindo por outro, basta usar uma vírgula entre os dois aeroportos que não irão se comunicar.

Por ex. Ida desta forma Guarulhos – Zurich – Paris e volta Vienna – Frankfurt – Guarulhos.

Veja que não tem uma linha vermelha entre Paris e Vienna pois você não irá fazer este vôo.

gcmap-3

Bom, com essas informações na mão você consegue saber quantas milhas BASE irá ganhar, ou seja, a real distância entre um ponto e outro.

Lógico que tudo depende da classe tarifária do seu bilhete, pois determinadas classes não permitem acumulo de milhas ou apenas acumulo parcial, como por ex. 50% das milhas voadas. Daí basta fazer a conta. Da mesma forma como há tarifas que pontuam 200%, ou seja, você irá ganhar 2x o valor das milhas base.

Outro item que é bom mencionar, é que alguns cartões elite de determinados programa dão bonus sobre as milhas voadas, então é necessário calcular os bônus também de acordo com seu nível de status.

Vale lembrar que há programas como o TAM Fidelidade que não usa milhas e sim pontos fixos, portanto este método para cálculo não funciona.

Bom pessoal, espero que tenha ajudado aos leitores que me perguntaram ontem e hoje sobre este tópico.

E aí gostaram da dica?