Azul inova e lança poltronas-camas na classe econômica

Notícias 31

Por Fábio Vilela

Em uma inovação de âmbito global, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras passa a vender o SkySofa, grupo de quatro poltronas que se transformam em uma cama, para voos com destino a Fort Lauderdale/Miami, Orlando e Lisboa. O novo produto – inédito no Brasil – é comercializado em até cinco fileiras da EconomyXtra dos jatos A330 da companhia – na configuração 2-4-2 destas aeronaves, o SkySofa ocupa as poltronas do meio e conta com 86 centímetros de espaço na horizontal.

20160712151302-4830a24e05692df75ff76c08d8930979_AZ79420-504

“A inovação e o pioneirismo são marcas da Azul e, com o SkySofa, vamos oferecer ainda mais conforto a bordo, com a qualidade do serviço da companha, que já é reconhecido no Brasil e no exterior. Temos, a partir de hoje, na classe Economy Xtra um produto exclusivo e diferenciado, ideal para famílias ou casais, que tornará as viagens para Estados Unidos e Portugal ainda mais especiais. Vamos transformar o avião na sala ou no quarto de casa”, destaca Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

20160712151202-258d078b9bda41ab4c3e12207a754259_AZ79420-503

Para adquirir a novidade, basta efetuar uma compra de voo internacional (Fort Lauderdale/Miami, Orlando e Lisboa) por meio do site da Azul, e, no mapa de assentos, antes da finalização do processo, selecionar o espaço que sinaliza o SkySofa. O produto está disponível para até quatro Clientes na mesma compra (ou código localizador) – os quatro assentos são bloqueados independentemente se a compra é para apenas um Cliente.

A disponibilidade do SkySofa pode variar de acordo com a demanda de Clientes para determinados voos.

Além do conforto e exclusividade do SkySofa, os Clientes contam com o moderno sistema de entretenimento Panasonic eX3, o mais avançado na aviação atualmente, e que conta com  o sistema Picture in Picture. Enquanto assiste a um filme, por exemplo, o Cliente poderá selecionar outra produção e acompanhá-las simultaneamente, com uma das opções reproduzida em tela minimizada. São dezenas de opções de filmes, séries e álbuns musicais a bordo, que podem ser desfrutadas com fones de ouvido de alta qualidade. Ainda, em todas as classes, estão disponíveis saídas de energia de 110v e portas USB.

20160712140802-c04aa719b32d338e94331af6b95ed69b_AZ79420-502

Ainda, as demais poltronas da EconomyXtra são revestidas em couro e também têm a conveniência de saídas de energia de 110v, assim como portas USB. Por fim, os assentos da classe econômica também são revestidas em couro e têm uma separação entre fileiras de 78 centímetros, o mesmo padrão de conforto que faz a Azul ser lembrada quando o assunto é espaço individual. Todos os Clientes recebem travesseiros e cobertores de alta qualidade para tornar a viagem ainda mais confortável, além de as aeronaves terem uma iluminalção especialmente programada pra minimizar os efeitos do jetlag. 

Em relação a alimentos e bebidas, na EconomyXtra e Economy são duas possibilidades: uma de carne e outra de massa. No café da manhã, a companhia tem opções como sanduíche com queijo, bolinho e salada de frutas. Todo o serviço de bordo é acompanhado por diversas bebidas em todas as classes. São elas: cervejas, refrigerantes, vinhos, sucos, café e água, além de outras opções. O cardápio varia mensalmente e sempre traz opções diferenciadas.

Inicialmente, está disponível para todos os voos a partir de agosto, com venda apenas pelo site da companhia (www.voeazul.com.br). A Azul é a primeira companhia aérea a oferecer o SkySofa em voos que ligam o Brasil a Europa e Estados Unidos – o conjunto de quatro poltronas é perfeita para viagens de famílias, casais ou amigos.

No mundo, apenas uma companhia aérea da Oceania conta com o SkySofa no mesmo padrão oferecido pela Azul.

31 respostas para “Azul inova e lança poltronas-camas na classe econômica”

  1. Pedro Lanas disse:

    Ja voei no SkySofa em um voo de Lisboa para Campinas, pagando apenas por um trecho simples em classe econômica normal. Quando comprei o bilhete, emiti pelo site do Portugal Stopover, pois minha origem era em Londres e eu precisava passar em Lisboa para pegar meu passaporte antes de seguir para Campinas. Acontece que ao emitir a passagem, havia uma promoção onde o perfil da tarifa era o Classic, o segundo melhor da TAP, pelo mesmo preço do perfil Discount. Ao marcar o assento do voo para Campinas, eu originalmente tinha reservado uma poltrona na janela. Mas ao fazer o check-in no voo no aeroporto de Lisboa, haviam SkySofas disponíveis. Perguntei ao funcionário da Azul se podia mudar meu lugar para um deles, e eu não só consegui como não precisei pagar absolutamente nada a mais pelo upgrade, pois o perfil de tarifa Classic da TAP inclui a possiblidade de upgrade dentro da classe econômica sem custo adicional, havendo disponibilidade na hora do voo. Acabou que eu voei sozinho no Sofa e digo que esse serviço vale bastante a pena!

  2. Anna Paula disse:

    Fábio eu peguei o cartão american express platinun pelo bradesco liguei hoje lá eles falaram que programa de milhagens só o Livelo que contempla 5 companhias aereas! Como faz então para ter aquelas outras empresas que você falou que era possível ?

  3. […] CLASSE ECONÔMICA e passa a comercializar uma nova classe econômica diferenciada, a EconomyXtra. A grande novidade fica por conta do SkySofa, um grupo de quatro poltronas que se transforma em cama. Inédito no […]

  4. Carlos disse:

    Pessoal.Sinceramente não entendo Classe Executiva como uma fortuna já que existem vôos nesta cabine por 3.800 reais para a Europa e ainda se pode parcelar.A Latam faz isso rotineiramente, por exemplo.Se vc dividir em 10x daria 380 reais por mês, onde se pode juntar com outras despesas pessoais.Como a maioria das pessoas não vai para o exterior com tanta freqüência, uma vez ou outra dá prá se dar ao luxo de ficar 11 a 14 hs na ida e depois na volta com muuuito conforto.Quanto à esses assentos da Azul, além de servir só para crianças se esbaldarem( crianças pequenas,né, porque os adultos não podem esticar as pernas como na Executiva), eles vão querer cobrar preços exorbitantes.Quem viver, verá.

  5. arlindo disse:

    por favor
    Sp Lisboa inicio setembro executiva ou primeira ou skysofa
    volta em 30 dias aproximadamente
    como saber promoções .Muito
    grato,
    Arlindo

  6. Daniel Maura Moreira disse:

    Isso ai Katia, um segmento que é atendido é o familiar com crianças menores e, para minha família em especial, que temos um filho com DMC e apenas não anda. Esse procedimento de quatro lugares é o que temos feito há muitos anos, pois é a unica forma do nosso filho viajar com um conforto razoável. Esperamos que outras companhias adotem e melhorem suas ofertas, que hoje são limitantes e apertadas. O espaço contempla apenas crianças deitadas, adultos como se vê não tem o mesmo tratamento, a não ser maior espaço.

  7. Lucas santos disse:

    O alvo é um publico exclusivo para atual situação no pais, mas o que eu achei estranho, embora não sei como esta a separação em outras cias, é o sofá ao lado dos serviços comuns, se for isso mesmo na foto, diferença extrema entre um e outro passageiro que estão sentados praticamente ao lado um do outro, não justifica claro, cada um paga pelo que tem, mass acho deselegante, sou do tipo que me encomodaria degustar um vinho pq ahh eu posso, ah não ser que o maior diferencial seja o espaço mesmo.

  8. Cesario disse:

    Muito bom, nós precisamos do melhor.

  9. SONIA disse:

    E AS PERNAS ? RETIRAM E GUARDAM NO BIN DO AVIÃO? EITA GENTE QUE ADORA UMA PROPAGANDA E NÃO TEM NOÇÃO QUE UMA FOTO NÃO DIZ NADA!!NÃO TEM ESPAÇO PRA ISTO!!!

    • Bruno disse:

      Você não viu as fotos? Na foto da poltrona vazia, o apoio de pernas está levantado! na foto do casal com as crianças dá pra ver que tem espaço pras pernas.

      • gabriel disse:

        Deixa pra lá, Bruno, sem comentários, é a síndrome do Photoshop, kkkkkk. Ou será que a companhia não atentou para o detalhe de que os passageiros têm pernas? kkkkkk.

        • Bruno disse:

          Gabriel, não tem nenhum erro ou Photoshop. As pessoas olham a foto onde o apoio de perna está levantado (para virar o sofá) e assumem que a poltrona é assim e não tem espaço para as pernas.
          É semelhante a uma pessoa ver a foto de uma poltrona Business no modo cama e reclamar que não tem lugar pras perna

  10. steve disse:

    If I understand it correctly, Azul is not really pioneering or innovating in this field; it is just replicating Air New Zealand’s innovative SkyCouch concept introduced as far back as circa 2010.

    • Vlad disse:

      Not really Steve. Now, Azul is not claiming the innovation to be theirs but to be the first one on this side of the planet, specially for Latin America. Their president has actually stated that they negotiated with Air New Zealand the rights to use their product. He continues saying it was going to revolutionize the market where Azul flies. Remember, in Latin America people hear more news of the Planet Mars than about New Zealand. Lol

  11. Pedro Baptista disse:

    Esse SkySofa é como uma BMW 94….

    O rico não passa nem perto…. e fica muito caro pro pobre manter… Ou seja, não tem cliente.

    Quem esta disposto a pagar uma quantia a mais pra viajar com mais conforto, paga pela executiva… e quem optou por pagar mais barato pra viajar em economica, não pagaria mais 2000 reais pra viajar com menos conforto e serviços que uma executiva.

    • André disse:

      Vamos supor que a passagem economy custe 1500,00 BRL e a business custe 5000,00 BRL (que são os valores médios arredondados dos voos Azul para a Flórida).

      Para dois adultos e duas crianças viajando na economy com skysofa a conta é 2 x 1.500,00 + 2 x 900,00 (criança é -40% na economy), isso da 4.800,00 em tarifas. Adicionando o skysofa soma-se uma taxa única de 2.000,00 reais, total 6.800,00, ida e volta 13.600,00 BRL mais taxas aeroportuárias.

      Para dois adultos e duas crianças viajando na business a conta é 4 x 5000,00 (criança não tem desconto na business), isso dá 20.000,00 em tarifas. Ida e volta 40.000,00 BRL mais taxas aeroportuárias.

      Eu acho que vale a pena.

      • Bruno disse:

        Mas o atendimento e conforto da Business é completamente diferente (p. ex. na Business os adultos podem deitar, no SkySofa não).

        • André disse:

          Sim, mas com uma diferença tão grande de preço entre uma família viajando na business e uma viajando no skysofa (no meu exemplo, de 40 para 13,6 mil), faz muito sentido para esse tipo específico de passageiro que viaja com crianças. A diferença de serviço entre Business X Skysofa é obvia, afinal são classes completamente diferentes, porem pelo que vejo as pessoas em geral reclamando, parece que a diferença de preço entre as classes é inexistente, sendo que se olhar meus calculos acima (baseados em valores médios), a diferença é de quase 30 mil a menos por uma ida e volta.

          O que acho muito errado alguém achar que uma classe de serviço é inútil somente por que esse alguém não se identifica com ela.

          Tentem pensar por esse lado aqui:
          Se as classes de serviço fosse decididas como úteis ou inúteis apenas pelos passageiros da business, o avião só iria ter assentos business, deixando de lado passageiros que não tem dinheiro pra pagar business.
          Se isso fosse decidido por passageiros da economy, o avião só iria ter assentos economy, deixando de lado passageiros que tem dinheiro e querem mais conforto e privacidade.
          Se isso fosse decidido apenas por pais de renda média/alta que viajam com 2 filhos pequenos pra disney e dispõem de 4-5 mil reais a mais para ter uma poltrona sofá onde os filhos se sentissem mais confortáveis e próximos durante o voo, o avião só iria ter assentos skysofa… e por aí vai.

          E eu sei do que estou falando, o que a empresa aérea está fazendo é tentando cativar um público alvo específico colocando uma nova classe de serviço (e sem tirar nenhuma das outras classes), eu trabalho como agente de viagens e entre passageiros da Azul eu percebo uma demanda equilibrada entre todas as 4 classes disponíveis atualmente, incluindo a skysofa.

          Obrigado pela atenção, boa tarde!

          • Caroline disse:

            Oi Andre, estou viajando de Orlando para o Brasil em Dezembro, e pensando em comprar o SkySofa. Voce pode me dar um feedback de alguns dos seus clientes que compraram? Vale mesmo a pena? Estamos viajando eu, meu marido e meu filho de 3 anos. Meu marido e bem grande e nunca viaja confortavel na economica, por isso pensei em fazer o upgrade. Nao sei se vale mais a a pena o Sky Sofa ou o Economy Extra.

            Obrigada!

  12. Claudia Maria Marques disse:

    Bom dia gostaria de ir a Brasil no ano que vem tenho 2cachorros que pesam 15 kilos cada uma não são grandes e que são gordas,se diz que sim com quê condições.seria de Espanha ao Espírito Santo. Obrigado

  13. Lucio disse:

    Fabio, essa ideia é originalmente da Air New Zealand, lançada em 2010, com o nome de SkyCouch.

  14. Adilson disse:

    Pelo que me consta, quem lançou esse conceito foi a Air New Zealand com o nome de SkyCouch (vale conferir no site da companhia). Nesse caso, portanto, o mérito da “inovação e pioneirismo” cabe à congênere neozelandesa.

    • Bruno disse:

      O pioneirismo pelo que entendi foi pelo fato que ser uma novidade por aqui.
      Segue inclusive o texto do presidente da Azul:
      “Nós licenciamos esse sistema junto à Air New Zealand e será uma grande revolução. Uma família de dois adultos e uma criança poderá voar com o conforto próximo de uma business pagando muito menos”, destacou Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

  15. Guilherme disse:

    Preco do skysofa em um voo de campinas para fort lauderdalle: 1973 reais, por TRECHO! Eh isso mesmo, no caso eh pelos 4 assentos, reservando uma pessoa ou quatro pessoas eh esse o preco. Ate duas pessoas considero que vale a pena, mas reservar pra 1 ou pra 3 ou 4 eh totalmente sem futuro

    • Albino disse:

      Então deixa ver se eu entendi. Se for apenas 1 pessoa, vai pagar 2.946,00 e ir sozinho no sofá.
      Se forem duas pessoas, vão pagar 4.892,00 pra vir os dois no mesmo espaço.
      Se forem quatro pessoas, vão pagar 9.784,00 pra vir os quatro no mesmo sofá.
      É isso mesmo ???

      • FILIPE ARAUJO disse:

        Eu gostei da iniciativa da Azul, eu lembro que já faz mais de um ano que eles divulgaram a foto desse sofá cama, mas acho que o preço vai valer mais a pena investir em uma executiva em outras cias (a Azul esta com um preço muito acima da concorrência, tem promo pro R$ 2.600,00 na exec), mas vale a pena lembra que muitas cias areias bloqueia a entrada de menores de 16 ou 14 anos, então pras famílias com criança vai ser uma ótima opção, eles poderiam colocar todos os assentos da econômica com essa opção assim evitaria aquele monte de criança correndo dentro dos aviões pra orlando, ninguém consegue dormir.

      • guilherme disse:

        nao, pelo que eu entendi o preco eh por sofa, no site da azul voce quando seleciona o lugar seleciona os 4, dai voce pode escolher colocar os 4 passageiros la ou colocar 1. O valor cobrado eh pelas 4 poltronas bloqueadas

      • Bruno disse:

        Esse valor é extra, ou seja, adicionado ao valor da tarifa do voo.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis