Bilhetes GOL emitidos com milhas Smiles não terão franquia de bagagem incluída

Hoje entrei em contato com o Smiles para poder tirar uma dúvida sobre a franquia de bagagem em vôos GOL emitidos com milhas Smiles, e o que me foi informado é o seguinte:

Todos os bilhetes para voar GOL (nacional e internacional) que forem emitidos com milhas Smiles a partir do dia 04/04 não terão a franquia de bagagem incluída.

O valor para despacho vai seguir o mesmo para as passagens pagantes (assumir o Tarifa Light como referência), conforme abaixo:

screen-shot-2017-03-10-at-16-57-15

Já os clientes com status no programa Smiles contarão com os seguintes benefícios:

screen-shot-2017-03-10-at-16-57-43

Lembrando que se você já emitiu sua passagem para viagens após 04/04 – ela não será afetada. Somente bilhetes emitidos após 04/04 entram nesta nova regra. Caso seu trecho nacional seja conjugado com um vôo internacional de alguma parceira do programa no mesmo bilhete – vale a franquia do trecho maior – portanto não precisa se preocupar.

Portadores dos cartões de crédito Smiles Platinum não terão a primeira mala gratuita porém o excesso de peso de 20kgs continua sendo oferecido em voos GOL caso você despache uma mala – um tanto contraditório né?

Sinceramente não vejo motivo nenhum p/ alarde pois teoricamente a regra imposta pela ANAC é sobre todos os bilhetes aéreos – independente se pagantes ou com milhas – portanto se alguém paga pela mala em uma passagem pagante, deverá pagar também por uma passagem emitida com milhas – nada mais justo. Por isto que é sempre bom ter status – para evitar este tipo de custo.

Aproveitei e já entrei em contato com a LATAM para saber a política sobre as passagens emitidas com Multiplus e assim que tiver um retorno posto aqui p/ vocês.

E aí, o que acharam?