Check-in e Salon La Première da Air France – Aeroporto de Paris (CDG)

Depois de apenas algumas horas em Paris, hora de voltar pra casa. Meu vôo com a AF iria sair às 10:30AM então optei por sair do hotel às 05:00AM para poder aproveitar o máximo do lounge La Première no Aeroporto.

A Air France tem um check-in exclusivo para passageiros voando em Primeira Classe –  fica em frente a porta 14 no Terminal 2E. Eu cheguei por volta de 05:35AM e o check-in abriu pontualmente às 06:00AM.

Na entrada uma funcionária pediu pra ver minha reserva para então dar início ao atendimento. Conforme já expliquei pra vocês no post de introdução a minha volta foi em Business mas a AF permitiu que eu usasse todas as facilidades do aeroporto como passageiro de First para poder mostrar pra vocês.

IMG_6021

Eles já estavam “teoricamente” me esperando, então ela me pediu para que eu aguardasse na ante-sala enquanto levou minha mala e passaporte para fazer os procedimentos. Dentro de uns 4 minutos ela já voltou com meu boarding pass e etiqueta de mala, portanto nem se quer participei do processo do check-in – apenas esperei neste ambiente que é super bonito por sinal.

Ao me entregar o cartão de embarque veio outra funcionária para me acompanhar até o lounge – furamos a fila tanto do raio-x quanto da imigração. A senhora que me acompanhou só ia dando carteirada, rs, e eu achando tudo o máximo! Fizemos todo o trajeto caminhando mesmo já que a inspeção é logo ao lado deste check-in.

Depois de passar por todo o processo, você vira à direita e pega o elevador para acessar o lounge que é exclusivo para passageiros voando na Primeira Classe da AF. Nenhum outro cliente pode acessar – a regra é clara.

O lounge estava todo decorado para o Natal então vocês irão ver diversos enfeites em vermelho e branco. Na entrada o teto em vidros circulares chama a atenção. Não há uma recepção onde eles checam seu cartão de embarque, então assim que você chega o funcionário que está te acompanhando já te apresenta para uma outra atendente que então fica encarregado de “liberar” seu acesso.

Ao lado esquerdo tem uma ante-sala com o livro de assinaturas dos passageiros – quem passar lá vai ver que eu escrevi um agradecimento. A agente que estava me acompanhando me perguntou se era a primeira vez no lounge – eu disse que sim – e ela gentilmente me ofereceu para fazer um tour pela sala vip.

Na parede você encontra os prêmios que a AF ganhou do Skytrax como melhor lounge de Primeira Classe do Mundo. A sala foi projetada pelo arquiteto Didier Lefort, e tem um espaço de 1.000 m2 para comer bem, relaxar, trabalhar (em partes e já já falo mais sobre isso) e descansar.

IMG_6074

No primeiro ambiente tem uma sala de TV – e que TV! Nunca vi uma deste tamanho na minha vida – simplesmente gigante!

Seguindo estava a área de buffet e restaurante. O lounge oferece as duas opções – alguns snacks rápidos para você mesmo se servir ou o serviço à la carte.

Olha a variedade de águas!

Tudo disposto de uma forma delicada e elegante.

Além da sala VIP ter sido considerada a melhor do mundo, o seu restaurante também foi, já que tem o menu assinado pelo estrelado chef Alain Ducasse. Como era cedo o menu disponível era do café da manhã.

IMG_6042 IMG_6043 IMG_6044 IMG_6045

Eu optei por cereais, pães, ovos e queijos. Fiz o pedido para uma funcionária – que diga-se de passagem – de uma educação sem igual, e em menos de 15 minutos já estavam me servindo.

IMG_6049 IMG_6053

Fiz questão de tirar foto da torrada em tiras – fiquei curioso pelo fato dela ser cortada assim e perguntei o motivo. Aí eles me falaram que como eu iria comer o ovo pochê ficaria mais fácil “enfiar” ela pra molhar na gema do ovo. PAH! Nem preciso comentar né? Detalhes que fazem a diferença!

IMG_6061

Perguntei pra funcionária se eu poderia dar uma olhada no menu do almoço – que não estava sendo servido ainda. Ela prontamente trouxe pra mim e eu aproveitei pra tirar fotos. As opções são mais elaboradas que no café da manhã – mas isto é óbvio mesmo.

IMG_6046

Fiquei com dor no coração pois queria ter experimentado o famoso Baba au rhum – mas vai ficar para uma outra oportunidade.

IMG_6047

Ao fundo do buffet tem uma ampla sala com diversos nichos com sofás embutidos. No meio há estes fios de LED que parecem fibras ópticas – simplesmente demais!

Há um pequeno bar também – no esquema self service – pelo menos enquanto eu estive lá. Acredito que em horários de maior movimento deve ter um funcionário servindo os passageiros.

Nesta foto vocês conseguem ver mais uma parte do restaurante assim como diversos lugares para sentar.

Uma ampla seleção de jornais, revistas e livros, incluindo algumas bonitas obras de arte, estão disponíveis na biblioteca que contorna a entrada do lounge. TVs por todo lounge também mantém os passageiros atualizados.

Ali no início do post eu mencionei sobre o fato de que você pode “trabalhar” no lounge – bom, digamos que em parte. Apesar de oferecer wifi gratuito e de ótima velocidade a sala vip não dispõe de um business center, o que considero uma falha grande. Afinal nem sempre queremos apoiar o computador no colo ou nas mesas do buffet, ou queremos um pouco mais de privacidade, concordam?  Mas enfim, nada que comprometa a magnitude do serviço e atendimento oferecido.

Mais ao fundo do lounge há uma área de bem-estar onde é possível se refrescar e aproveitar a espaçosa área de banhos, além do spa da marca Biologique Recherche.

Os banheiros ficam nestas cabines circulares – simplesmente o máximo!

Dá até a impressão que você está entrando em uma cápsula do futuro e será ejetado pro espaço. Eu AMEI!

Continuando a caminhada fui pra área de descanso que também dispensa maiores comentários. Todas as chaises são envoltas nestes fios de LED que também funcionam como divisórias, ou seja, parece que você está dormindo no espaço mas precisamente em outra galáxia, rs. A iluminação é reduzida e o silêncio aqui é absoluto.

Há duas chaises/camas mais reservadas – e o esquema é first come, first serve.

Atrás do espaço da soneca estão as cabines de banho – super equipadas por sinal com produtos de higiene pessoal, roupão, chinelos, etc.

Estas paredes almofadadas me lembrou alguns filmes onde as pessoas são colocadas em celas solitárias e não podem ser ouvidas, rs. Isto não é uma crítica não viu? É só um comentário, rs.

E por fim fui conhecer o SPA que tem 3 salas de tratamento.

São oferecidos diversos tratamentos sendo que 30 minutos são cortesia.

Caso você queira fazer mais, aqui está a tabela de preços.

IMG_6075

Logo que cheguei eu já marquei um horário – o SPA abre às 08:00AM. Fiz um BIO-Sensible no rosto e foi ótimo – a terapista era portuguesa então aproveitamos e ainda batemos um papo.

IMG_6076

Saí de lá com a pele praticamente nova e pronto pra poder embarcar e encarar as 12hs de vôo até o Brasil.

Um pouco antes de iniciar o embarque a mesma funcionária que me recebeu lá no check-in e me acompanhou na imigração veio me buscar pra levar pra aeronave. Ao sair do lounge por um elevador privativo eles me entregaram este saquinho com estes quitutes que o chef do restaurante da sala tinha feito pra mim – achei de extrema gentileza e delicadeza.

IMG_6172

Descemos então para a “garagem” da sala VIP onde tem diversos carros esperando para levar os passageiros direto para o avião. Quer comodidade maior?

IMG_6086

Nesta foto vocês conseguem ver um pouco da frota da AF – BMW e Peugeot. Aliás, caso você esteja chegando em Paris de First e tem um vôo de conexão em business você receberá toda assistência necessária e também será acompanhado para o lounge La Première de carro, onde você pode fazer a imigração – caso seja necessário – ou apenas aguardar seu próximo vôo.

IMG_6085

O avião estava bem longe, demoramos uns 5 minutos até chegarmos aonde ele estava estacionado. A funcionária então parou o carro embaixo da jetbrige e subimos por um elevador privado que já dava direto na porta do avião. Desculpa tá? Rs.

IMG_6089

Bom, acho que uma conclusão no final deste post mencionando as qualidades deste lounge é até redundante depois da descrição detalhada que fiz do espaço. A AF tem algo que eu acho essencial – personalização do serviço.

Já escrevi sobre isto aqui no site e vou reforçar –  o menos é mais. Veja que não é necessário ter um lounge megalomaníaco igual ao da Primeira Classe da Qatar ou da Primeira Classe da Emirates onde o passageiro é apenas mais um na “multidão” em um espaço gigantesco onde não há nenhuma interação entre cia aérea e passageiro.

Pelo contrário, é muito mais gratificante pro cliente (lógico, esta é a minha opinião), ter algo mais requintado e exclusivo em um espaço menor, já que assim você torna a experiência muito mais intimista e gratificante pro passageiro, vocês concordam? Neste caso ponto pra Air France!

Aliás, o que acharam do lounge? Quero saber a opinião de vocês!

Avaliação

  • Tamanho:
  • Atendimento:
  • Internet:
  • Conforto:
  • Buffet:
  • Chuveiros:
  • Business Center:
  • Entretenimento:
Média
10,0