Classe Econômica da LATAM no B767-300 – Lisboa para São Paulo

Avaliações Cias Aéreas Classe Econômica

Por Dérek Arakaki

Em novembro, a convite da LATAM e da Secretaria de Turismo de Portugal, fomos para Lisboa para explorar um pouco da cidade, sua gastronomia e diversos passeios e atividades que ela oferece ao seus moradores e visitantes.

Após 4 dias por lá chegou a hora de retornar para o Brasil. Apesar da volta ser exatamente na mesma aeronave e também ter sido feita em classe econômica, resolvi postar esse outro review por dois motivos:

  • Primeiro porque fiz o voo no assento com mais espaço para as pernas (aqueles da primeira fileira), então é uma visão diferente para quem quiser optar por comprar esse lugar.
  • Segundo que por ser um voo diurno, o serviço de bordo incluiu café da manhã e almoço, então poderia avaliar uma refeição diferente do jantar servidos nos voos noturnos.

Quem quiser acessar o review do voo de ida dessa viagem clique aqui.


Voo LATAM JJ8179 – 01/11/2018
Lisboa (LIS) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 12D – Classe Econômica
Partida: 08:05 / Chegada: 15:55 / Duração: 10h50
Aeronave: B767-300


Check-in

O voo partiu cedo, por volta das 8hs da manhã, então cheguei no aeroporto de Lisboa por volta das 05hs. Como vocês podem ver na foto a fila estava bem tranquila!

Tinham 4 guichês para atender os passageiros da LATAM, o que achei excelente (me lembro que no aeroporto de Boston eram apenas 2 e a fila estava enorme).

Mas passados 30 minutos a fila já estava bem maior, então prefira chegar cedo para agilizar todo o processo.

O voo saiu com um atraso de 40 minutos, que segundo o comandante, era em função do excesso de movimento no Aeroporto de Lisboa.


A Aeronave

Como disse no review anterior, para essa rota a LATAM está utilizando o Boeing 767-300 que conta com duas classes: Executiva e Econômica.

Dessa vez eu peguei o assento da primeira fileira da econômica, bem após a cortininha que divide com a executiva. Essa era a visão do meu assento (dá para “admirar” a executiva, rs), após a decolagem a cortina é fechada.


O Assento

Esses assentos “especiais” possuem um espaço muito bom para as pernas e melhoram bastante o nível de conforto da viagem. Eles ficam localizados na primeira fileiras da classe econômica de cada seção:

Na minha opinião vale a pena pagar o preço adicional por esses lugares, principalmente se você é uma pessoa mais alta.

Algo me incomodou…

Apesar desse assento oferecer todo esse espaço para as pernas, perdi as contas da quantidade de passageiros que ficaram “pulando” minha perna ou as vezes que tive que recolher para que passassem. Muitos queriam ir para o banheiro no outro lado da aeronave ou para conversar com algum colega e utilizavam esse espaço para chegar até lá (eu estava em um dos assentos centrais). Alguém já voou nesse assento e passou pela mesma coisa?

Voltando… o assento é padrão de econômica, com aquela reclinação básica e com encosto de cabeça ajustável dependendo da altura do passageiro. A largura do assento da econômica é de aproximadamente 45cm, mas aqui é um pouco menor devido a presença da mesinha no apoio de braço, nada que me incomodou para falar a verdade.

Como sempre, a LATAM disponibiliza um kit com aqueles “mini travesseiros”, cobertor e um fone de ouvido.

Diferente dos outros assentos da econômica, aqui as tomas universais ficam embaixo de onde você se senta, então, quem não presta atenção, acaba nem reparando.


O Entretenimento de Bordo

O entretenimento de bordo nesses assentos fica “armazenado” na parte inferior do encosto de braço, bastando você libará-lo para ter acesso. Ele é touch screen e conta muitas opções de filmes, séries, documentários e jogos. Acho que a seleção de música podia ser maior, tanto que optei por ouvir as que tenho no meu celular.

Vale destacar que o entretenimento de bordo conta com uma entrada USB que também permite carregar seus dispositivos.


O Serviço de Bordo

Logo após a decolagem os comissários passaram um “menu” com as opções tanto para o café da manhã quanto para o almoço.

Detalhe que as mesinhas nesses assentos ficam armazenadas no apoio de braço, bastando levantar a proteção para ter acesso a elas.

Café da manhã

O café começou a ser servido após 1 hora da decolagem, considerei um bom horário, já que o voo partiu por volta das 08hs da manhã e eu estava com fome! rs

Minha opção foi pelo sanduíche de presunto e queijo no pão de croissant. Achei gostoso, aquecido na temperatura certa para derreter o recheio. De acompanhamento optei pela salada de frutas (a outra opção era o iogurte):

Almoço

Já o almoço foi servido após 4:30h da decolagem, por volta da 13:30h. Resolvi optar pelo Ravióli recheado com quatro queijos, mas confesso que estava com certo receio, pois já havia provado o Ravióli em outros voos da LATAM, mas aquele servido no jantar, e não havia gostado muito.

Mas esse Ravióli servido no almoço estava muito bom, super saboroso. Acho que a LATAM deveria trocar o Ravióli do jantar por esse do almoço. Rs

O doce que acompanhou foi o salame de chocolate, que estava delicioso também! Aliás, vocês gostam dessa sobremesa?

Antes de pousar em São Paulo também foram oferecidos mini sanduíches caso algum passageiro desejasse.


Considerações finais

O voo passou muito rápido, mas o fato de eu estar muito cansado da viagem e ter acordado super cedo, com certeza ajudaram para que eu dormisse boa parte do tempo. Vale lembrar também que eu estava no assento mais espaçoso, o que realmente aumenta o nível de conforto durante a viagem.

Mas confesso que estou curioso com os novos assentos da LATAM, tanto o novo assento LATAM+ quanto das aeronaves que passarão por retrofit. Quero testar!

O atendimento dos comissários da LATAM nesse voo foi muito bom. O fato da saberem que estávamos no voo pode ter influenciado, mas espero que ele esteja sendo assim sempre.

Aliás, isso serve para tudo na vida né? Sorrir, ser educado, isso muda a relação entre as pessoas para melhor em qualquer lugar.

Se você quer ir para Portugal, ou já mora lá e quer visitar o Brasil, esse voo da LATAM é uma ótima opção. E se achar que vale a pena, escolha o assento com mais espaço, você terá um conforto bem maior e chegará menos cansado.

O custo desse assento é informado no momento da escolha do seu lugar, lembro que neste caso estava na faixa dos R$300. Confirmem os valores acessando sua reserva.

Alguém já fez esse voo? Vocês costumam optar pelo assento com mais espaço? Alguém voou para Lisboa recentemente com a companhia para contar como foi sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.1

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis