Classe Executiva da Aerolineas Argentinas no E190 (operada pela Austral)

Meu vôo partiu de Belo Horizonte – Confins por volta de 02:00AM então por um bom tempo o aeroporto ficou bem deserto neste período. Ainda bem que arrumei uma lanchonete para comer algo enquanto o check-in não abria.

Austral Club Economy -01

Esta classe executiva da Aerolineas (operada por um E190 da Austral) é chamada de Club Economy. Ela está presente em vôos de até 4 horas de duração e garante aos passageiros acesso aos lounges, maior franquia de bagagem, as primeiras fileiras do avião, etc.

Assim que o check-in abriu fui pegar meu boarding pass (pois já tinha feito o check-in online mas não tinha impresso o cartão) já que eu não tinha mala para despachar.

Um fato curioso é que a atendente me deu somente um cartão de embarque sendo que meu vôo de Ezeiza para Bogotá era uma conexão. Perguntei pra ela sobre o segundo boarding pass e ela me disse “Você já quer que imprima ele também?”, na hora até fiquei meio sem entender a indagação dela e quase que respondi “Não, vou me transformar em um pra passar na imigração em Buenos Aires”, rs. Fala sério! Como eu iria entrar na área segura do aeroporto novamente para conectar pro meu vôo sem um cartão de embarque já que eu não tinha mala pra despachar? FAIL!

Mas lógico que fui educado e disse que sim, precisaria do próximo cartão de embarque. Logo ela imprimiu e me entregou!

Austral Club Economy -02

A fila desta classe Club Economy é designada pelo sinal de Sky Priority que também garante acesso aos clientes elite da Skyteam.

Austral Club Economy -03 Made with Repix (http://repix.it)

Mesmo faltando menos de 3 horas para o embarque o raio-x e imigração não estavam abertos. Eles só liberaram a entrada por volta de 00:30. Aliás aconteceu um fato curioso comigo pela primeira vez saindo do Brasil. Eu sempre carrego na minha mala de mão uma dessas necessáires que eles dão em vôos com produtos de higiene pessoal. Ao passar no raio-x uma funcionária de um mal humor sem noção disse que teria que descartar meus produtos da necessaire no lixo pois não estavam em um saco plástico. Eu indaguei que tinha recebido a necessáire em um outro vôo e que as coisas que estavam lá (creme hidratante, escova de dentes e um mini-desodorante) eram do tamanho permitido e que poderia passar separado. Mas ela irredutível disse que ou jogaria minhas coisas fora ou eu teria que sair da área segura e achar um lugar pra comprar um saco plástico transparente para colocar as coisas pra poder passar no raio-x.

Saí do raio-x e lá fui eu pro terminal quase 1 da manhã procurar um saco plástico no bendito aeroporto deserto. A sorte que o quiosque do cara que embala malas ainda estava aberto e eu perguntei se ele tinha esses saquinhos pra vender. Adivinhem o preço? A bagatela de 5 reais ! Enfim, paguei e voltei pro raio-x e coloquei os produtos que a dita-cuja estava implicando e fui pra sala de embarque.

Esta minha necessaire que eu levo é a mesma em todos os voos, assim como os produtos. Em todos meus voos que sai de Guarulhos ou Brasilia NUNCA me pediram isto, nem mesmo nos Estados Unidos com toda aquela segurança reforçada me pediram este bendito saquinho plástico. Não sei se é uma regra específica de Confins mas me surpreendeu.

Lógico que regras são regras e eu não estou aqui reclamando (estou sim!, rs) e nem irei desrespeitar mas fiquei surpreso com esta medida.

Austral Club Economy -08

Como vocês devem imaginar o aeroporto de Confins não dispõe de sala VIP para passageiros internacionais. A área de embarque é muito fraca, tem apenas uma loja do duty free pequena e uma cafeteria da La Selva anexada a uma pequena revistaria. Realmente deixa muito a desejar. O aeroporto ainda carrega uma aparência antiga e cansada, precisa urgente uma reforma. Espero que a BH Airport faça um bom trabalho.

Austral Club Economy -07 Austral Club Economy -06

Uma placa dividia o portão de embarque entre Sky Priority e os demais passageiros. O embarque foi anunciado em tempo respeitando as prioridades.

Austral Club Economy -05

Vôo Aerolineas Argentinas AR2265 – 22/04/2014
Belo Horizonte (CNF)  ✈ Buenos Aires (EZE)
Assento: 2A – Classe Executiva – Club Economy
Partida: 01:55 / Chegada: 05:35 / Duração: 3h40 
Aeronave: Embraer E190

Neste embraer E190 a disposição da Club Economy é 2-1 divididos em 3 fileiras. Como estava viajando sozinho optei pela 2A que é a primeira fileira (do lado individual) no bulkhead.

Austral Club Economy -010

As poltronas são relativamente largas e oferecem um conforto satisfatório para os passageiros.

Austral Club Economy -011

O couro cinza claro dá uma impressão de novo. Veja que o espaço entre uma poltrona e outro é até grande.

Austral Club Economy -012 Austral Club Economy -013

Meu assento individual, o 2A. A única desvantagem é que a janela fica desalinhada então quase não dava pra ver o que acontecia lá fora.

Austral Club Economy -09

O canto esquerdo do encosto de braço (embaixo) tinha a entrada dos fones, USB e tomada.

Austral Club Economy -019

No monitor (que ficava no bulkhead) também tinha outra porta USB. O entretenimento de bordo contava com filmes, músicas e canais de TV. Como eu estava com muito sono acabei dormindo, não usufrui da programação.

Austral Club Economy -015

Foram entregues fones de ouvido descartáveis para os passageiros.

Austral Club Economy -014

Assim como um mini amenity kit com tapa olho, creme e escova com pasta de dente.

Austral Club Economy -016 Austral Club Economy -017

Pela duração do vôo o serviço começou logo após a decolagem e foi servido um café da manhã/lanche somente com alimentos secos.

A minha tripulação foi toda de homens não vi nenhuma comissária. O serviço foi feito de forma rápida e a crew era bem educada.

Austral Club Economy -018

Para um vôo de quase 4 horas achei que o serviço da Club Economy atende bem a necessidade do passageiro. O fato de ter poltronas individuais, serviço de bordo e entretenimento fizeram a diferença.

E você já viajou de Aerolineas em aviões menores? Como foi sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
6,6