Classe Executiva da Air France no B777-200ER – São Paulo para Paris

Avaliações Cias Aéreas Classe Executiva

Por Fábio Vilela

Durante a Oktoberfest em Munich deste ano, eu fui e voltei pra Europa com a Air France. Nesta viagem eu fui de Business e voltei de First, então pude avaliar os dois produtos premium da cia que saem de São Paulo (GRU).

Aliás – fica a dica: Todos os aviões que operam de/para GRU são com os novos interiores!

Fiz meu check-in no guichê preferencial da executiva e logo segui para a sala de salas vip’s do aeroporto. A Air France usa o GRU Executive Lounge, mas preferi esperar na sala da Star Alliance que acho mais confortável e com serviços melhores.

O embarque ocorreu no horário previsto, e sabendo que eu estava à bordo eles me convidaram para entrar primeiro – então pude tirar umas fotos da cabine ainda vazia pra vocês.

A passagem de ida e volta foi emitida direto pela Air France em classe pagante, portanto não utilizei milhas para a emissão.

A Air France opera (dependendo do dia) até 2 voos diários para São Paulo, sendo um deles com o B777-200ER (sem primeira classe) e um com o B777-300ER (com primeira classe).

O meu voo de ida foi no B772, que tem o seguinte mapa de assentos (imagem abaixo). Notem que a executiva é dividida em 2 sessões – uma maior e outra menor. Eu optei por sentar no último assento da cabine menor – no 12L.

O layout da business é 1-2-1, que eu particularmente sou fã – afinal todos tem acesso ao corredor o que garante privacidade e mobilidade à todos os passageiros.

O que eu gosto desta nova poltrona da Business é que ela foi desenvolvida segundo o conceito dos três F’s:

  • FULL FLAT – a poltrona se transforma completamente em uma cama de 180°
  • FULL ACCESS – acesso direto ao corredor, por conta da configuração de assentos 1-2-1
  • FULL PRIVACY – espaço protegido pelas curvas do assento, proporcionando privacidade

Veja que a na cabine. menor só há 3 fileiras então a privacidade é maior ainda – logo atrás está localizada a Premium Economy.

O assento é um dos meus favoritos de executiva – e já falei isto aqui no site várias vezes.

Gosto das cores que a cia utilizou, do material e do conjunto como um todo – elegante na medida certa.

Note que a parte do encosto da cabeça é cercada por um casulo arredondado – o que permite você ficar com o rosto “protegido”.

Se você gosta de ter acesso direto/visão da janela – não escolha este assento, rs. (imagem abaixo)

O que acho bacana e MUITO prático para os comissários é que todas as poltronas já vem com um cabide com o número da mesma, assim se você precisar pendurar seu casaco, fiz fácil pra tripulação identificar depois.

Ainda em solo foi servido Champagne – geladinho por sinal!

Um ponto SUPER positivo que acho deste assento é que o footrest (onde você coloca os pés) não afunila e é super amplo – os passageiros altos agradecem!

E ele ainda tem esta outra parte triangular em couro que aumenta mais a superfície da poltrona quando está na posição cama. Vocês também conseguem ver nesta foto a porta USB e tomada, de fácil acesso.

Do meu lado direito estava um compartimento com o fone de ouvido e que também serve de porta-trecos, além de um espelho para maquiagem ou espremer espinha, rs.

O amenity kit entregue é da própria Air France, ou seja, não tem marca. Eles também distribuem pantufas e saco para colocar os sapatos.

Eu acho essencial receber pantufas na executiva, afinal não é bom ficar pisando em chão de banheiro né? Todas as cias poderiam adotar isto!

O fone de ouvido era noise-cancelling e de boa qualidade – você ainda recebe umas “camisinhas” para por no mesmo – por questão de higiene mesmo.

Apesar de não ter wifi ainda, o IFE era bem completo – só senti falta de uma variedade maior nas músicas.

Ainda em solo foi distribuído a carta de vinhos e cardápio – esta parte deixo com vocês para analisarem os rótulos a bordo.

O serviço foi muito bom – do início ao fim – comissários(as) sorridentes, simpáticos e bastante profissionais. Como já informei, eles sabiam que eu estava a bordo – o que pode de uma certa forma, prejudicar a avaliação.

Começaram com esta entradinha de queijo/pepino e tomate e estes biscoitinhos – que eu adorei por sinal.

Curiosidade – junto com a entrada já vieram os queijos – é assim mesmo na França? Além disto veio goiabada junto, ou seja, pro mineirinho aqui – já me conquistaram, rs.

A sala era de folhas e o prato de entrada era prosciutto com aspargos e legumes grelhados – senti falta do foie gras, hunt!

Os amenities das refeições é da marca Massaud .

De prato principal optei pelo risoto de quinoa que estava muito bom por sinal. Aliás, eu valorizo muito quando tem umas opções “saudáveis” a bordo – e vocês?

OBS: Os pratos são atualizados de três em três meses por chefs franceses renomados com estrelas Michelin, como Régis Marcon, Michel Roth e Guy Martin.

Por fim, o gordinho da lancheira aqui pediu um mix de todas as sobremesas – nem preciso falar que estavam divinas né? Pelas fotos vocês já conseguem imaginar.

Bom, hora de descansar – a poltrona na posição cama é total flatbed, o que garante ótimas horas de descanso para o passageiro quando deitado.

A AF disponibiliza apenas manta e travesseiro – não há duvet (colchonete) para forrar o assento.

Mesmo tendo que dormir na diagonal isto não atrapalha sua movimentação já que o espaço é o suficiente para você se movimentar.

Como o descanso dos pés não afunila e tem altura relativamente boa em relação ao monitor – você não terá problemas de ficar batendo o joelho se virar de um lado pro outro.

Subindo o descanso de braço do  lado esquerdo, você ganha um pouco mais de privacidade, vejam:

E aqui uma foto minha para vocês terem idéia do espaço do footrest – excelente!

Quase chegando em Paris foi servido o café da manhã – omelete com salsicha, presunto e champignon, frutas, iogurte, café e pães. Apesar da apresentação do prato quente não estar muito boa – o sabor compensou!

Ao final do voo recebi este presente – uma pedra da fundação da AF para crianças. Legal né?

Pra mim, a AF tem um dos melhores produtos em se tratando de executiva BR_EU disponíveis no mercado – comida boa, cabine atual e atendimento cordial! Super recomendo!

Eu só queria que a emissão pelo Smiles fosse mais barata para que pudéssemos usar mais o produto – Aê Smiles, fica a dica!


Serviço de Meet&Greet

Chegando em Paris, paramos na remota, e um carro veio me buscar – enquanto o pessoal foi de ônibus. Depois fui me informar o porquê, e descobri que era parte do serviço Meet&Greet que a empresa oferece e eles me deram como cortesia para experimentar.

Pedi informações pra eles, e então me disseram que o objetivo principal desse serviço, que é pago, é facilitar o trânsito das pessoas no aeroporto, que também é muita vezes um ambiente em que o passageiro não se sente confiante, principalmente pela questão linguística – e por isto eles possuem funcionários que falam inglês, português (de Portugal e do Brasil), árabe, cantonês, coreano, espanhol, hindi, japonês e mandarim.

O serviço pega a pessoa ou o grupo na porta da aeronave, na chegada em CDG, e o agente multicultural acompanha todo o trajeto com esse cliente, seja até a saída do aeroporto, seja para um voo de conexão, como foi o meu caso. Também há o inverso, em que o agente recebe a pessoa no check-in e acompanha todo o processo com ela até a entrada na aeronave. É praticamente um Personal Assistant à sua disposição – super VIP.

Um dos pontos que mais valorizei, foi a passagem pela imigração de forma facilitada e muito mais rápida – quem me acompanhou nos stories do Instagram pode ver que eu teria ficado no mínimo 1h30 na fila em Paris – aliás, o que anda acontecendo com as imigrações pelos aeroportos? Cada vez filas maiores e menos estrutura! To precisando urgente de um passaporte europeu, rs.

Enfim, mais informações sobre o serviço e valores, vocês encontram no site da Air France.


E vocês, voaram com a AF recentemente? Gostaram do serviço?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
9.2

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis