Classe Executiva da American Airlines no B77W – Dallas para Hong Kong

Terminei meu banho no Centurion Lounge e fui direto pro portão e o embarque  já havia começado – atrasei um pouquinho.

Vôo American Airlines AA137 – 03/09/2015
Dallas (DFW) ✈ Hong Kong (HKG)
Assento: 4A – Classe Executiva
Partida: 12:45 / Chegada: 18:00+1 / Duração: 16h40
Aeronave: B777-300ER

Como o avião foi o mesmo da ida não vou me prolongar muito. Para saber mais detalhes sobre esta aeronave, veja este meu post anterior.

Desta vez marquei meu assento na 4A que também fica na mini-cabin da executiva.

Coincidentemente este foi exatamente o mesmo avião (olhei pelo prefixo) que me trouxe de São Paulo.

American Airlines B777-Business Class-017

Como vocês sabem o layout da business é 1-2-1 no formato espinha de peixe o que garante acesso ao corredor à todos os passageiros.

O assento 4a fica atrás do banheiro menor do avião, por isto sugiro sentar no 4J que fica na frente do banheiro maior. O amenity kit foi o mesmo do vôo anterior – ver aqui com produtos de higiene pessoal e pantufas.

Como este vôo foi diurno pude reparar mais detalhes do assento e fiquei impressionado o tanto que ele já está “surrado” e mal cuidado.

American Airlines B777-Business Class-025

Este avião é relativamente novo mas já apresenta grandes sinais de “degradação” como manchas nos estofados, descascados na estrutura, etc.

American Airlines B777-Business Class-030 American Airlines B777-Business Class-026

Posso estar até sendo perfeccionista demais, mas custava dar uma manutenção melhor?

American Airlines B777-Business Class-027

Até a porta do compartimento onde ficam os fones estava com manchas de algum líquido que espirrou.

American Airlines B777-Business Class-028

Na ponta do casulo do encosto da cabeça o tecido estava caindo. Lamentável né?

American Airlines B777-Business Class-029

Enfim, depois de checar a qualidade de conservação do assento tirei mais algumas fotos (repetidas).

American Airlines B777-Business Class-014 American Airlines B777-Business Class-015 American Airlines B777-Business Class-016

Gosto muito do entretenimento de bordo da AA pela agilidade e variedade. O wifi do vôo funcionou perfeitamente durante o trajeto – valor U$19 por 24hrs.

American Airlines B777-Business Class-018

No outro report esqueci de mostrar mas embaixo do lado direito da poltrona tem um compartimento para você guardar seus sapatos.

American Airlines B777-Business Class-021

E na frente o bolsão com revistas.

American Airlines B777-Business Class-020

Diferente da fileira 3 (que eu fui na ida), a 4 não tem o vão embaixo do descanso dos pés.

American Airlines B777-Business Class-022

Ainda em solo foi oferecido drink de boas vindas e distribuído o cardápio. Pelo tipo de comissária eu já sabia que teria um vôo agradável. Elas foram o tempo todo extremamente simpáticas e gentis.

American Airlines B777-Business Class-019

American Airlines B777-Business Class-09 American Airlines B777-Business Class-010

American Airlines B777-Business Class-011

American Airlines B777-Business Class-012 American Airlines B777-Business Class-013

O serviço começou com drinks e castanhas aquecidas. Eu particularmente acho os sucos nas cias americanas extremamente doces. Por isto perguntei pra comissária se tinha chá gelado. Ela disse que não, mas que poderia fazer um chá normal pra mim e me servir em um copo com gelo. Achei extremamente gentil da parte dela oferecer, afinal ela simplesmente poderia ter dito que não tinha e pronto!

American Airlines B777-Business Class-031

O serviço foi feito por partes, ou seja, cada prato vindo de uma vez – nada comparado ao bandejão que recebi no vôo anterior. Tanto a apresentação dos pratos quanto o sabor estavam ótimos! Esta entradinha oriental estava supimpa!

Neste vôo ainda pedi os queijos pois como era muito longo queria estar bem alimentado, rs.

American Airlines B777-Business Class-033

E por fim o Sundae! Notem que os sorvetes dos vôos que saem dos EUA são da marca Ben & Jerry’s. Apesar disto ainda são servidos nos copos pequenos. O sorvete vem “virgem”, aí você escolhe os acompanhamentos como calda de chocolate, nozes, chantilly, etc. Para quem não gosta de ice-cream pode optar por outras sobremesas que também são oferecidas no carrinho que as comissárias passam.

Como eu estava extremamente sem sono fui pro bar papear com as comissárias. Mencionei com elas o fato de ter recebido serviço expresso no vôo saindo do Brasil e perguntei se era alguma norma da empresa ou regra. Para minha surpresa ela me disse que a única regra explícita que eles tem é de oferecer o “express meal” quando o cliente solicitar. Caso contrário eles não podem fazer. Então comentei com ela que tinha ficado sem entender o motivo de terem feito isto no meu trajeto GRU-DFW para toda a classe executiva, e a resposta que tive foi – “They are lazy to do it.”, ou seja, sem mais.

Algumas pessoas me disseram que a AA adota este serviço para vôos noturnos para que os clientes tenham mais tempo para descansar. Mas isto não é verdade pois no meu vôo de volta DFW-GRU (noturno) recebi o serviço prato a prato. Então realmente acho que vai muito da tripulação de optar/decidir se fará ou não o serviço expresso – sem mesmo consultar o cliente.

Não tirei fotos do bar, mas a seleção de snacks e bebidas era exatamente a mesma do meu vôo anterior, só que neste caso eles ficavam cobertos com um papel filme – o que acho ideal para não ressecarem com o ar condicionado.

Voltei então pra poltrona para tentar dormir um pouco já que faltavam ainda mais de 10 horas de vôo. O assento é total flatbed e oferece um espaço amplo e confortável pro passageiro na hora do sono.

Não há turndown service (abertura de cama), então eu mesmo com minhas táticas e experiência arrumei minha poltrona. A AA oferece um travesseiro e uma manta para os passageiros da business.

Se você quiser ganhar um pouco mais de espaço, basta apertar este botão (onde está gravado o número da sua poltrona) e abaixar o encosto de braço. Assim você ganha mais alguns centímetros. Eu particularmente não gosto, pois prefiro que ele fique levantado para proteger meu rosto.

Há uma segundo serviço de “refeição” que está no cardápio que oferece sanduíche ou noddles durante o vôo. Como o sanduba é praticamente idêntico ao que fica no bar, preferi comer os do bar.

E por fim, quase chegando em HKG foi oferecido a terceira refeição – bem fraquinha por sinal, por isto sugiram que vocês aproveitem os sanduíches do bar durante o vôo para não ficarem com fome.

American Airlines B777-Business Class-036

Bom, como vocês podem ver apesar do vôo ter sido no mesmo avião e na mesma cabine a experiência foi totalmente diferente, tanto da parte da tripulação quanto do serviço de bordo e apresentação dos pratos.

É uma pena que a cia não consiga (o que acho difícil mesmo) manter uma consistência de qualidade em todas as rotas que operam, afinal fica parecendo que os vôos que partem de/para o Brasil são desmerecidos neste caso, não acham?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,8