Classe Executiva da American Airlines no B77W – São Paulo para Dallas

Bom dia segunda feira! Vamos dar continuidade ao Trip Report né? Enfim, como eu estava só com uma bagagem de mão passei no check-in somente para conferir os documentos e pegar meu cartão de embarque. Em 5 minutos já estava com tudo feito e fui pro portão de embarque. Aliás fui super bem atendido pela agente do aeroporto – ainda conversamos um pouco sobre a Varig enquanto ela checava meus documentos e etc. Ela foi uma querida! Não passei na sala VIP pois não tive tempo.

Vôo American Airlines AA962 – 02/09/2015
São Paulo (GRU) ✈ Dallas (DFW)
Assento: 3J – Classe Executiva 
Partida: 20:30 / Chegada: 05:05+1 / Duração: 12h05
Aeronave: B777-300ER

Como vocês sabem eu fiz 4 vôos seguidos e todos foram nesta cabine e neste mesmo avião. E o curioso é que cada um tive uma experiência totalmente diferente apesar do produto ser exatamente igual. Então nos próximos relatos vou focar mais no serviço do que na poltrona em si.

Vou começar dando uma dica de onde sentar – Neste B77W da American Airlines a classe executiva é divida em duas seções. A primeira só tem 2 fileiras e é a minha favorita – além de ser super privativo ela fica entre a First e o Bar então você tem pouco barulho também.

Tanto se você viaja sozinho ou acompanhado sempre indico sentar aqui. Vejam o mapa de assento para entedner.

Screen Shot 2015-09-28 at 12.28.56

O layout desta business é 1-2-1 no formato herringbone (espinha de peixe) o que garante acesso ao corredor à todos os passageiros – o que é uma maravilha.

American Airlines B77W Business Class-013

Pra mim, hoje a AA tem o melhor assento de business entre Brasil e EUA – sem sombra de dúvidas. Este modelo foi adotado primeiramente pela Cathay Pacific (leia meu relato aqui).

Como vocês podem ver a poltrona não é nada luxuosa, mas o conforto e privacidade que ela oferece a faz ser uma campeã de favoritismo.

Neste primeiro trajeto entre SP e Dallas fiquei na 3J mas a minha favorita quando viajo sozinho é a 4J – pois ela fica ligeiramente mais pra trás e fora do alinhamento das poltronas do meio, o que dá mais privacidade ainda.

Vocês sabem que eu sou um crítico de descanso de pés das cias aéreas né? E o da AA merece palmas pois além de ser amplo ele não é nada apertado o que permite você se movimentar e mexer durante o sono.

Tirei uma foto mais de perto para vocês terem uma noção melhor de tamanho.

American Airlines B77W Business Class-029

Embaixo da mesinha do lado esquerdo tem um porta-trecos onde você guarda o que quiser. O tamanho é até razoável.

Vejam que o “casulo” do assento “protege” seu rosto, o que te garante mais privacidade ainda.

Embaixo da TV na lateral estavam as revistas e folheto de segurança.

American Airlines B77W Business Class-024

As necessaires que a AA tem distribuído são temáticas e fazem parte da linha vintage da empresa. Cada uma remete à identidade visual de alguma cia que fez parte da história da AA/US.

Achei bacana que agora os pax da business recebem chinelos. Até ano passado não lembro disto não.

American Airlines B77W Business Class-023

Ao lado do encosto da cabeça do lado esquerdo tem um compartimento onde fica guardado os headphones e uma água. Além disto no verso da porta tem um espelho pra você ver o quão feio você acorda, rs.

American Airlines B77W Business Class-026

Os fones da BOSE são de ótima qualidade e noise-cancelling.

American Airlines B77W Business Class-027

O entretenimento de bordo é bem variado com a tela touchscreen e com muita programação.

American Airlines B77W Business Class-017 American Airlines B77W Business Class-028

O vôo tem wifi e o passe de 24 horas custa U$19. Se alguém vai fazer o mesmo trecho que eu fiz (GRU-DFW-HKG) dá pra usar o restante do passe no segundo vôo já que ele vale por 24 horas corridas.

Neste trajeto entre GRU e DFW o wifi ficou MUITO instável e deixou de funcionar por várias horas.

American Airlines B77W Business Class-032

Ainda em solo foi distribuído o cardápio e welcome drink.

American Airlines B77W Business Class-018 American Airlines B77W Business Class-019

Quero ressaltar um ponto MUITO IMPORTANTE ! Vejam no cardápio do lado esquerdo última frase – dizendo que se eu quiser um serviço expresso de refeição posso OPTAR por ele caso queira mais tempo para trabalhar/descansar. Já já volto neste assunto.

Ao pegar o pedido a comissária já pergunta se você quer ser despertado para o café da manhã também.

American Airlines B77W Business Class-020 American Airlines B77W Business Class-021 American Airlines B77W Business Class-022

O serviço começou com as castanhas aquecidas e bebidas.

American Airlines B77W Business Class-031

Quando de repente, chega meu bandejão! Eu fiquei sem entender pois eu não tinha pedido serviço expresso – que significa que vem tudo de uma vez – entrada, salada e prato principal.

Na hora perguntei pra comissária e ela me disse “Sr, todos os vôos que saem durante a noite recebem este serviço automaticamente”.

Lógico que não acreditei e ela falou isto só para eu não discutir – o que eu não iria fazer mesmo. Mas nos próximos TR vou contar pra vocês o que descobri em relação à isto.

Eu não gosto do serviço expresso por diversas razões. Eu como SUPER devagar então com o ar condicionado do avião bombando na hora que eu termino a entrada meu prato principal já está gelado. Segundo – falta de espaço – gosto de ter uma mesa razoavelmente confortável a agradável na hora de comer sem precisar ficar esbarrando os talhes e os pratos uns nos outros.

A entrada de presunto de parma com mussarela de buffala e melão estava bem saborosa. Já o camarão ficou super borrachento pra comer por que praticamente esfriou, mas o tempero estava gostoso.

American Airlines B77W Business Class-033

No cardápio (vejam a foto lá em cima) dizia que poderia escolher o molho vinagre balsâmico ou cremoso de alho pra salada. Como as comissárias estavam com uma pressa absurda nem se atentaram pra isto. Chamei ela novamente (que já me olhava com laser me odiando, rs) e pedi o molho. Ela trouxe praticamente UM DEDO de molho em um copo – aff, será que iria fazer falta colocar um pouquinho mais?

American Airlines B77W Business Class-034

Outro ponto que quero ressaltar – gente o que aconteceu com o super Sundae da American Airlines? Agora ele vem em um copinho (congelado) humilde praticamente só uma bola e super sem graça – apresentação bem simples.

American Airlines B77W Business Class-035

Olha esta foto minha de um outro vôo que fiz ano passado – ele vinha em uma taça e era bem mais generoso.

img_8050

Depois do jantar fui no banheiro por meu pijama (que eu levei pois a AA só oferece PJ para os passageiros da First). O banheiro atrás do assento 4J é o maior da aeronave – então fica a dica. O do lado oposto, atrás da poltrona 4A é mísero.

Após o serviço de jantar é montado um “bar” entre a primeira seção da executiva e a segunda. Ele com diversos snacks, bebidas e sanduíches e é tudo no modelo self-service.

Acho bacana este serviço principalmente se você pular o jantar e acordar no meio da noite com fome. A minha dica só seria deixar os alimentos cobertos – com papel filme por exemplo – pois o ar do avião resseca todos eles. Fui pegar um sanduíche e estava até entortado de tão duro que ficou. Tudo é gratuito e o acesso é somente para os passageiros da Business e First.

American Airlines B77W Business Class-037

Voltei pra poltrona pra dormir – a AA disponibiliza uma manta e travesseiro para os passageiros da executiva. O tamanho da manta não é muito longo e se você for alto como eu (1,85cm) vai ter dificuldade em se cobrir até o pescoço sem deixar seus pés de fora. Eu pedi pra comissária se poderia ter uma extra ela disse que como o vôo estava lotado não tinha como me oferecer.

American Airlines B77W Business Class-036

Como vocês podem ver a poltrona é total flatbed e fica na horizontal quando reclinada.

Uma dica para ganhar mais espaço é abaixar o encosto de braço pois assim ele nivela com o assento e te garante um pouco mais e conforto.

American Airlines B77W Business Class-030

Eu particularmente não gosto de abaixá-lo pois acredito que ele age como uma barreira pra você não “rolar” (lógico que não existe esta possibilidade, mas eu quis falar mesmo assim, rs) e também para garantir mais privacidade.

American Airlines B77W Business Class-025

Notem que pelo layout da poltrona você acaba dormindo na diagonal, mas nada que comprometa o conforto. Uma outra coisa que notei – apesar do monitor e o IFE serem de ótima qualidade quando você está deitado é praticamente impossível assistir a TV já que ela não se move pra baixo (ficando apenas em um nível), ou seja, a tela fica com uma penumbra preta.

American Airlines B77W Business Class-039

Nesta foto quis mostrar pra vocês que com o descanso de braço levantado, ele ajuda a tampar seu rosto.

American Airlines B77W Business Class-038

Quase chegando em Dallas foi servido o café da manhã.

American Airlines B77W Business Class-040

Quando foram passando a cesta de pães não tinha lugar de colocá-los no prato, aí a comissária pois em qualquer lugar da bandeja mesmo. :/

American Airlines B77W Business Class-041

Chegamos mais cedo do que o previsto em Dallas (04:35) e a imigração não tinha sido aberto ainda (05:00). Então tivemos que esperar 25 minutos dentro do avião até o desembarque ser liberado.

American Airlines B77W Business Class-042

Bom pessoal como vocês podem ver, apesar da AA ter um produto extremamente qualificado nesta rota – o serviço deixou a desejar. A pressa da tripulação e a falta de atenção nos detalhes acabam por prejudicar a experiência do passageiro a bordo.

Mas já posso adiantar que este vôo foi atípico pois os meus demais recebi um atendimento super gentil e um serviço realmente digno de classe executiva. Aguardem!

Agora quero saber a opinião de vocês? Já viajaram com a AA recentemente? Como foi sua experiência? E em relação ao jantar, tiveram o mesmo tipo de serviço? Compartilhem para podermos trocar idéias!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,0