Classe Executiva da Avianca no B787 – São Paulo para Bogotá

Meu primeiro voo foi com a Avianca Internacional de São Paulo até Bogotá. A cia apesar de fazer parte da Star Alliance ainda opera no antigo Terminal 2 que foi onde eu fiz meu check-in. O lounge utilizado pela empresa é o da Proair (que você lê meu relato aqui). Caso você queira utilizar o da Star Alliance (que é infinitamente superior) pode usar o conector interno dos terminais mas vai te levar pelo menos uns bons 15-20 minutos de caminhada – não acho que vale a pena.

Meu check-in foi super rápido e logo já estava com meu cartão de embarque em mãos e a mala despachada.

Made with Repix (http://repix.it)

Confesso que este vôo tem um horário muito “ingrato” de sair, 01:45 da manhã, o que já torna a viagem cansativa desde então. A cia estava operando o B787 esporadicamente no mês de Agosto, mas acredito que agora ele não está mais em operação nesta rota – preciso confirmar.

Vôo Avianca AV248 – 28/08/2016
São Paulo (GRU)  ✈ Bogota (BOG)
Assento: 7A – Classe Executiva
Partida: 01:45 / Chegada: 05:48 / Duração: 6h10
Aeronave: B787-800 Dreamliner

O embarque ocorreu no horário previsto respeitando as prioridades por lei seguida dos clientes elite. Como eu cheguei cedo no portão assim que “abriram as portas” fui correndo pra tirar fotos da cabine ainda vazia.

O layout deste B787-8 da Avianca é 1-2-1 em espinha de peixe, o que significa que todos os passageiros tem acesso ao corredor independente do lugar que sentarem.

A business class é divida em duas sessões – 5 fileiras na primeira e 2 na segunda – que é mais privativa.

Como ainda não tinha ninguém da econômica a bordo aproveitei para tirar uma foto da cabine pra vocês verem – layout 3-3-3.

Eu sentei nesta mini-cabine da executiva, assento 7A. Vejam que no total há apenas 8 cadeiras – o que eu particularmente prefiro.

Para quem viaja acompanhado os assentos do meio são a melhor pedida, apesar do fato da comunicação entre vocês se tornará difícil já que o console bloqueia a visão/contato de uma pessoa com a outra.

Eu sou implicado com descanso de pés que afunilam e isto vocês já estão cansados de saber. No caso da Avianca eu fui checar se os assentos do bulkhead (os primeiros que ficam “na parede”) teriam o descanso para os pés maior, mas não é o caso. Todos são iguais!

Os passageiros recebem um edredon e um travesseiro – ambos de ótima qualidade e tamanho.

Depois deste book fotográfico fui então para o meu assento, 7A onde me estabeleci para minha jornada, rs.

O assento em si é moderno e confortável – desde que na posição sentada, além disto ele oferece uma individualidade/privacidade adequada – o que pra quem viaja sozinho é ideal.

IMG_5801

Quando reclinada a poltrona vira uma cama total flatbed mas de uma certa forma deixa seu rosto um pouco exposto com a cara no corredor – para evitar isto sugiro abaixar o encosto do braço que é retrátil.

Aproveitei para tirar estas fotos para vocês verem que a medida que o assento vai reclinando ele também vai afunilando. Ele seria ideal para quem tem o corpo em forma de cone de sorvete, o que não é o caso de ninguém, a não ser dos fortinhos de academia que só malham a parte superior, rs.

IMG_5796

Tem hora que eu fico imaginando se quem projeta essas poltronas realmente voa de avião, rs.

Nesta visão de cima vocês podem ter uma noção de que seu rosto fica de certa forma exposto apesar do casulo do assento.

Do lado esquerdo da poltrona tem um porta copos e também é de onde sai a mesa para refeição.

IMG_5797

Eu tirei esta foto para vocês verem que o encosto do braço está levantado, mas levantando-o você tem mais privacidade.

IMG_5821

Do lado esquerdo está o joystick do IFE – que é touchscreen e de ótima qualidade, o controle de posição de assentos, tomada, USB, luz de leitura individual e um compartimento onde está o headphone mas que também serve de porta trecos.

IMG_5834

Porta revistas e folhetos ficavam embaixo neste suporte.

IMG_5849

Só para ficar claro, este aqui não é o encosto do braço – isto é um compartimento para objetos.

IMG_5853 IMG_5850

O encosto de braço que eu falei é este aqui, que levanta e desce.

IMG_5851

Para soltar a TV é preciso apertar este botão, e então ela é liberada do seu compartimento.

IMG_5855

Os fones de ouvido eram noise-cancelling, novos e boa qualidade – não consegui saber a marca.

IMG_5856

O amenity kit, da marca Tumi, era bem completo para um vôo não muito longo.

IMG_5863

A TV tem uma boa qualidade de imagem assim como uma vasta programação entre filmes, músicas, jogos, etc.

IMG_5854

Só não entendi porque tem esta câmera – será que no futuro dará para fazer conferência?

IMG_5867

O serviço foi OK, nada demais e comissários(as) totalmente apáticos – sem expressão. Ainda em solo recebemos drink de boas vindas.

IMG_5860

Aí nos entregaram o menu – que consiste em apenas uma refeição completa, e já já vou falar mais sobre isto.

IMG_5864 IMG_5865

Agora vem a parte que mais deixou a desejar – como o vôo sai 01:45 da manhã, eles não servem absolutamente nada de comida durante a madrugada – somente bebidas e este salgadinho/cracker aqui horroroso. Sério?! Nunca vi isto! Tudo bem que o vôo é de madrugada, mas e quem não comeu no aeroporto – fica com fome até amanhecer? Achei um absurdo!

IMG_5872

Enfim, tentei dormir mas quase não conseguia ficar confortável por causa do afunilamento da poltrona, mas vez ou outra conseguia cochilar por períodos maiores. Pelo fato do trajeto ser curto, você acaba ficando mais cansado do que renovado.

Quase chegando em Bogotá foi servido o café da manhã, ou seja, a única refeição em um vôo de 6 horas. O omelete veio frio, os pães borrachentos, batata mal cozida e meu tomate com um queimado.

IMG_5875

A comissária na hora de servir meu café derramou tudo na minha bandeja e sequer voltou pra limpar acreditam? Ela nem se desculpou ou nada – fiquei de cara!

IMG_5881

Enfim pessoal, como vocês puderam ver a Avianca tem uma aeronave bacana, nova e moderna. Alguns pontos negativos e positivos em relação a poltrona mas nada que prejudique totalmente a experiência do vôo.

O atendimento e serviço deixam muito a desejar, por isto não acho que o valor que as vezes a cia cobra para trajetos internacionais condiz com o produto que você irá receber, concordam?

O que acharam? Vocês já voaram na executiva da Avianca? Como foi a experiência de vocês?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,9