Classe Executiva da Copa Airlines no B737-800 – Cidade do Mexico para Cidade do Panama

Finalmente chegou o grande dia – voar e avaliar a executiva da Copa Airlines. Eu estava ansioso afinal já faz um bom tempo que vocês me pedem e eu sempre adiando. Mas enfim, consegui achar um trecho curto para poder avaliar e que não seria muito “sofrimento” afinal eu já sabia o que iria encontrar à bordo.

Vôo Copa Airlines CM137 – 01/09/2016
Cidade do México (MEX) ✈ Cidade do Panamá (PTY)
Assento: 1E – Classe Executiva
Partida: 10:17 / Chegada: 13:59 / Duração: 3h45
Aeronave: B737-800

O vôo estava praticamente lotado e o embarque aconteceu por filas preferenciais. Mesmo assim não consegui fazer nenhuma foto da cabine vazia, então ao chegar no Panamá esperei todo mundo desembarcar pra poder tirar fotos do avião – ossos do ofício e é por isto vocês vão ver a cabine bagunçada nas imagens.

O layout da Copa nos B737 (avião de apenas 1 corredor) é 2-2 e a executiva é divida em 4 fileiras. Os assentos não são flatbed’s e se comparados aos da econômica, são cadeiras mais largas e com um maior espaço e reclinação.

DCIM100GOPROGOPR2875.

Aconselho à sentarem na primeira fileira que tem mais espaço para as pernas e você não terá ninguém reclinando sobre você comprometendo seu espaço. Fica a dica!

DCIM100GOPROGOPR2879.

Bom, vamos ao quesito conforto – como vocês podem ver na imagem abaixo a reclinação da Copa Airlines é MUITO pouca.  A Copa ainda possui alguns B737 mais antigos que nem apoio pros pés e nem entretenimento de bordo os assentos oferecem. Eu ainda dei sorte de pegar um novo e ainda por cima com o Sky Interior.

DCIM100GOPROGOPR2868.

Pela foto dá pra se ter uma noção que você não irá chegar descansado no destino, ainda mais se for um vôo longo, concordam? Além disto você tem 0 de privacidade em relação ao passageiro ao lado, que sempre vai precisar te incomodar pra poder levantar.

DCIM100GOPROGOPR2874.

A posição dos assentos era controlada de forma “manual” por estes quatro botões na lateral.

IMG_6282

A cadeira também oferece USB, não lembro se tinha tomadas, não achei.

IMG_6283

Sou fã deste Sky Interior da Boeing, e vocês?

IMG_6285

Continuando… O fone de ouvido entregue não é noise-cancelling e é descartável e de péssima qualidade. (Talvez em voos mais longos seja outro). É impossível você ouvir o som da TV de forma clara pois ele fica solto na sua orelha.

IMG_6317

O entretenimento de bordo é fraco, lento, monitor pequeno, pouca variedade de programação e com baixa qualidade de imagem.

IMG_6309 IMG_6310 IMG_6311 IMG_6314

Ainda em solo foi oferecido bebidas de boas vindas em copos de plástico – optei por suco de laranja.

IMG_6307

Logo mais foi oferecido o menu – ponto positivo, afinal o voo era curto.

IMG_6302 IMG_6303 IMG_6304

O serviço foi extremamente satisfatório – comissárias atentas, educadas e sempre sorrindo. Quanto à isto não tenho o que reclamar. Logo que começaram a servir já em altitude de cruzeiro, trouxeram as bebidas em copos de vidro onde havia escrito “Clase Ejecutiva” (gostei disso) e também mix de nuts.

IMG_6321

De entrada pedi o frango com molho de atum – nunca vi esta combinação antes – parecia mais um patê – estava gostoso para comer com pão. A salada bem fraquinha – apenas folhas – pouca variedade.

IMG_6325

De prato principal veio o filet com legumes e batata – a carne estava ÓTIMA! No ponto ideal e com gosto de churrasco – muito bom mesmo!

IMG_6327

E de sobremesa optei pelo sundae com calda de chocolate. Mas também havia a opção de trufa de chocolate e pastel de queijo com goiabada.

IMG_6330

Não consegui dormir, afinal o voo era curto e a poltrona não oferece inclinação adequada.

Bom pessoal, para um trajeto de até umas 4hrs considero esta cabine satisfatória, tanto pelo o assento quanto pelo serviço de bordo bem completo – refeições saborosas e comissárias atenciosas.

O que eu considero ser o grande erro da cia é cobrar valores similares e até mais altos que as empresas concorrentes (com poltronas flatbed) por um produto infinitamente inferior. Eu não me importaria de fazer um trecho mais longo nesta cabine desde que o preço fosse compatível com o produto, o que não é o caso, concordam?

Mas enfim, como sempre analiso o contexto da minha viagem, que hoje foi uma rota de apenas 3 horas, o produto “business class” deles está aprovado, já para um long-haul, eu acredito que não, rs.

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,2