Classe Executiva da Finnair no A350 – Londres (LHR) p/ Helsinki (HEL)

Cias Aéreas Classe Executiva

Por Fábio Vilela

Fim da maratona de lounges, hora de embarcar nesta belezura! Eu tava super animado – afinal avião novo dá sempre aquele friozinho na barriga né non?

O gate tava lotado e o embarque foi super tumultuado não respeitando as prioridades – aliás, fiquei impressionado como este vôo foi lotado – tinha muito asiático, então acredito que ele funcione bem para conexões que chegam em Londres.

Vôo Finnair AY0832 – 08/09/2017
Londres (LHR) ✈ Helsinki (HEL)
Assento: 10L – Classe Executiva
Partida: 10:20 / Chegada: 15:15  / Duração: 2h50
Aeronave: A350-900

A classe executiva no novo A350 da Finnair é dividida em 2 seções sendo o layout espinha de peixe.

A primeira parte conta com 8 fileiras e a segunda com 4 no meio e 3 nas laterais. Eu optei por sentar na primeira cadeira do lado direito na segunda seção – 10L.

Preciso mencionar a tamanha simpatia, bom humor e gentileza das comissárias – poucas vezes vi uma tripulação tão gente boa desde às boas vindas à bordo até durante o serviço de bordo.

Para quem viaja acompanhado os assentos do meio são a melhor pedida, mesmo assim a comunicação ainda se torna difícil pois eles são bem separados de uma certa forma.

Acredito que nesta foto vocês conseguem ter uma idéia melhor de espaço.

O encosto dos pés dos assentos centrais afunila bastante, fiz questão de registrar para vocês verem, pois mesmo dormindo na diagonal o seu espaço ainda fica prejudicado.

O que vocês acham das cores deste assento? Acho básica e neutra, mas OK – não remete nada extraordinário.

Vale lembrar que nas laterais todos os assentos são iguais (no quesito descanso dos pés) – inclusive o bulkhead que foi o que eu peguei.

A poltrona reclinada vira uma cama de quase 2m.

Olha o bendito encosto dos pés afunilando aí gente.

Uma coisa que eu notei é que o assento possui várias “emendas”, eu não sei se em voos longos a Finnair oferece um duvet (uma espécie de colchonete) para amenizar o desconforto.

Do lado direito (próximo a janela) tem um porta folhetos e porta garrafa.

Já o encosto do lado esquerdo era retrátil, podendo ser regulado de acordo com sua preferência.

Enquanto deitado eu prefiro deixar ele pra cima pois dá mais privacidade ao seu rosto e você não fica tão exposto ao corredor.

Neste mesmo local tem um porta treco – ideal para você guardar algo que deseja ter acesso rápido.

O assento tem uma aparência meio “barata”, como se fosse todo de plástico. Mesmo assim oferece conforto e tudo que o passageiro possa precisar como luz de leitura individual, porta USB, tomada, joystick, etc.

Aqui também tem um suporte para os headphones mas como o voo era curto foram distribuídos apenas os descartáveis.

Além da mesa dobrável você também tem este apoio na lateral para você não precisar abrí-la.

Fones de ouvido distribuídos.

Joystick do entretenimento de bordo.

O entretenimento era bem básico e eu achei a tela pequena.

Claro que o destaque são as cameras de alta definição que ficam na fuselagem do avião – ideal para assistir o pouso e decolagem.

  

O avião também oferece wifi com diversos planos.

Passageiros voando na executiva ou com status no programa deles ganham 1hr cortesia – achei justo e a velocidade era OK.

O serviço então começou com bebidas – notem o design das traças – super bacana. Eu adoro quando servem as mini-garrafas de vinho.

A refeição foi super elaborada, bem servida, apetitosa e saborosa. Nota 10!

Mas o grande destaque ficou pro final! Quase aproximando de Helsinki o comandante fez um speech dizendo que iria simular a Aurora Boreal (fenômeno famoso naquela região) dentro do avião utilizando as luzes da cabine. Inclusive veio um aviso no monitor sobre isto.

Confesso pra vocês que foi a coisa mais surreal que já vi dentro de um avião – foi simplesmente maravilhoso. Aqui abaixo uma foto – mas que não representa nada.

Então fiz questão de filmar e postar no facebook – por favor assistam este vídeo (cliquem para assistir em HD)! É demais!

Não preciso nem falar que a cia lacrou usando a tecnologia do avião à seu favor né? Enquanto outras possuem uma máquina igual e se quer fazem alguma coisa para entreter ou surpreender os passageiros, a Finnair veio e tombou com tudo!

Enfim, gostei muito de viajar de Finnair, com certeza voaria com eles de novo – agora quero testar as rotas longas. Alguém aí já fez? Como foi sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.3

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis