Classe Executiva da Iberia no A330-300 – São Paulo para Madrid

Cias Aéreas Classe Executiva 36

Por Fábio Vilela

Meu check-in foi super rápido e eficiente em Guarulhos e em menos de 5 minutos já estava com meus cartões de embarque em mãos e a mala despachada. Curioso foi o que o atendente não conseguiu adicionar o número do meu AAdvantage na reserva (eu sempre gosto de colocar mesmo em bilhetes emitidos com pontos/milhas) pois como a passagem tinha sido emitida com AVIOS ele me falou que o sistema travava e não permitia mudar. Já passaram por isto também?

Eu usei a sala da LATAM para esperar meu vôo e como já tenho review aqui no site, não vou fazer outro pois não justifica.

O embarque aconteceu pontualmente no horário estabelecido e respeitando as prioridades e eu como sempre, saí correndo no jetbridge pra poder pegar a cabine ainda vazia e fazer as fotos. Como meu amigo estava viajando comigo ele veio atrás de mim mas em passos lentos, praticamente segurando a fila, rs – adorei esta tática!

Vôo Iberia IB6824 – 22/09/2016
São Paulo (GRU)  ✈ Madrid (MAD)
Assento: 7C – Classe Executiva
Partida: 15:05 / Chegada: 06:20 +1 / Duração: 10h15 
Aeronave: A330

Todos os A330 da Iberia já possuem a nova classe executiva enquanto que nos A340 somente alguns foram reformados. O layout desta business é 1-2-1 onde todos os passageiros tem acesso ao corredor. Esta é a mesma cabine que a Azul, Alitalia, AirBerlin, etc. usam em seus aviões.

DCIM100GOPROGOPR3078.

A executiva é divida em 2 seções – a primeira com 7 fileiras (que foi onde sentei) e a segunda com apenas 2. Notem que os assentos da janela são intercalados – metade tem a cadeira bem próxima ao corredor e a outra metade tem a cadeira mais próxima da janela. Eu prefiro sentar nos assentos pares que tem o console pro lado do corredor e a poltrona na janela pois na hora de dormir você tem mais privacidade – mas infelizmente não tinha nenhum assento mais disponível.

DCIM100GOPROGOPR3084.

O meu assento 7C foi o último do lado direito da classe executiva. Ao chegar você já encontra o travesseiro, edredon, amenity kit e também o fone de ouvidos. Confesso que acho este assento estreito apesar de ser magro, acredito que para uma pessoa mais “larguinha” ele não ofereça bastante conforto.

DCIM100GOPROGOPR3076.

O “edredon” era de boa qualidade mas o travesseiro era praticamente cheio de ar – nada de enchimento – horrível.

IMG_7184

O amenity kit era fraco – apenas com o básico para a higiene pessoal além de tapa olhos-meias e uma sacola para colocar sapato.

IMG_7163

Você também recebe este aviso que você pode pendurar na poltrona caso não queira ser perturbado durante o voo – gostei da idéia!

IMG_7204

Este avião possui wifi e os passageiros da executiva recebem um voucher cortesia de 4MB. Oi?! 4MB é isto mesmo? Isto não dá literalmente pra nada – eu subi apenas 1 foto no instagram e já acabou. É melhor não oferecer né?

IMG_7205

Caso você queira comprar o valor é por pacotes e não por uso ilimitado durante o vôo – política esta que acho um absurdo. Aliás, notem o preço – U$35 por 45MB – surreal de caro! Por isto gosto das cias como Emirates, Etihad, Lufthansa, AA, Delta, United, Singapore (em alguns aviões)  que cobram um valor fixo e você pode usar o quanto quiser. As empresas devem se atentar que internet é essencial hoje em dia principalmente pra quem trabalha viajando.

IMG_7221

O assento também conta com um console na lateral além de luz de leitura individual.

IMG_7174

No console você tem um compartimento para guardar o que quiser, além do joystick, controle da posição de assentos e também descanso dos braços.

Folheto de segurança e o saquinho para vomitar.

IMG_7170

O joystick é bem moderno, touchscreen e responde rápido aos comandos. O assento tem 4 posições pré-estabelecidas e o resto personalizável.

IMG_7158

O fone de ouvido era de boa qualidade, cobria toda a orelha e noise-cancelling.

IMG_7166

O entretenimento era bem vasto no quesito filmes e séries mas em relação à música era péssimo – quase não encontrei nenhum album de artistas conhecidos.

IMG_7178

IMG_7179

IMG_7182

Ainda em solo começaram a servir o welcome drink – espumante – que veio quente por sinal junto com uma toalha umedecida.

IMG_7186

O cardápio era bem vasto e junto com ele veio muitas folhas juntas de vinho, promoções, etc. Como eu não entendo muito bem não sei falar se os rótulos são bons ou não, deixo esta responsabilidade para algum leitor se pronunciar, rs.

Aliás, não há cardápio em Português – somente Inglês e Espanhol. Eu queria comer os langostinos (é assim que escreve?) mas quando chegou minha vez já não tinha mais a opção de prato – tive que optar pelo frango.

IMG_7190

IMG_7191

IMG_7192

IMG_7193

IMG_7194 IMG_7195 IMG_7196 IMG_7197 IMG_7198 IMG_7199 IMG_7200 IMG_7201 IMG_7202 IMG_7203 IMG_7206 IMG_7207 IMG_7208 IMG_7209

Depois de decolar antes de começaram o serviço passaram com toalhas quentes.

IMG_7210

O serviço foi cordial por apenas parte da tripulação – o resto era bem mal educado e nada simpático. Aliás quero contar algo que aconteceu e é o motivo pelo qual eu tirei esta foto. Vocês estão vendo esta vasilha LOTADA de azeitonas? Pois é, foram as melhores que eu já comi até hoje, realmente super saborosas. Por eu ter gostado bastante eu perguntei se poderia repetir – vocês acreditam que a comissária disse que não?! Simplesmente assim – sem falar o motivo. Gente eu fiquei muito chocado, afinal eu era o último passageiro desta seção, só tinha mais 2 filas atrás de mim na segunda seção e era óbvio que não iriam acabar com este pote lotado de azeitona. Mesmo assim ela não quis me servir. Vocês acreditam? Que raiva, rs!

IMG_7215

Começaram então com as benditas azeitonas e bebidas – Não acho bacana colocarem garrafa de plástico na mesinha – acho deselegante.

IMG_7219

A entrada estava muito saborosa – era uma espécie de rocambole de pastrami recheado com cream cheese e legumes. O prato de queijo veio logo na entrada – muito pobrinho e fraco. A salada não tinha molho – apenas o azeite. E o consomê (sopa) estava com a cara feia – experimentei umas 2 colheres e não tomei mais.

Notem que não tem lugar de colocar o pão e o comissário coloca em qualquer lugar da sua bandeja.

IMG_7225

O prato principal veio um frango recheado com legumes.

IMG_7229

Aqui eu dissequei o frango pra vocês verem o recheio, rs. Apesar de ser peito de frango (que particularmente é seco e borrachento) este estava bem suculento.

IMG_7230

De sobremesa optei pelo sorvete de morango com raspas de chocolate e vinho do porto.

IMG_7233

E por fim eles oferecem 2 tabletes de chocolate.

IMG_7234

Bom, agora chegou a parte do incomodo na hora de dormir. As cadeiras que ficam pro rumo do corredor tem um grande defeito – o descanso para os pés é aberto, ou seja, quando você está deitado toda hora que você se mexe seus pés caem no corredor, além do fato do edredom também ficar sempre escorregando.

DCIM100GOPROGOPR3089.

Além do fato, claro do footrest não ser grande o que limita ainda mais seu movimento enquanto estiver deitado.

IMG_7154

Notem também que seu rosto fica bem exposto ao corredor, o que prejudica ainda mais ter um sono tranquilo pois as pessoas ficam passando o tempo inteiro. Se você tiver sono sensível opte por sentar nas cadeiras pares que ficam pro rumo da janela.

DCIM100GOPROGOPR3099.

Durante o trajeto caso você tenha fome tem um trolley na galley com algumas bebidas e snacks – apenas sanduíches e crackers. Mas já dá pra enganar a fome.

IMG_7237

Bom, agora quero relatar outro acontecimento – eu estava literalmente FRITANDO na cabine – poucas vezes senti tanto calor na vida. Chamei a comissária duas vezes perguntando se poderia diminuir a temperatura pois estava praticamente saindo ar quente do teto – detalhe que mias 3 passageiros também reclamaram. Ela disse que iria olhar e nada foi feito – eu tirei esta foto minha deitado de edredom mas é por que eu não gosto de dormir descoberto, mas por baixo eu estava derretendo – nunca suei tanto em um avião igual nesse da Iberia.

Agora eu pergunto – se a cia oferece cobertor/manta em todas as classes – custa colocar o ar pra gelar? Não estou dizendo pra por a temperatura em modo polo norte mas pelo menos de uma forma que o ambiente fique agradável pra você relaxar.

DCIM100GOPROGOPR3118.

Enfim, quase chegando em Madrid foi servido o café da manhã – fraco por sinal. As torradas que vieram estavam tão duras que se eu batesse com elas no vidro iria quebrar a janela, rs. Impossível de comer. O omelete estava frio e mal (vocês conseguem ver pela aparência dele).

IMG_7243

Depois dos ovos passaram com uma cesta de croissant – não entendi muito bem esta logística.

IMG_7247

Enfim pessoal, o voo da Iberia não foi extraordinário mas também não foi horrível. Pela a quantidade de Avios que gastei (que vou contar no post de conclusão) acredito que a cia entrega um produto baseado no valor que cobra, portanto está de acordo com o custo x benefício. As pequenas falhas deste voo como a restrição com as azeitonas (preciso superar isto, rs) e a temperatura da cabine são fatores que se remetem a treinamento da tripulação e acredito que um pouco mais de investimento da empresa em seus colaboradoes iria resultar em uma experiência mais agradável e positiva para  seus passageiros.

Chegando em Madrid esperei o voo na sala da Iberia (leia um outro relato dela aqui) e o meu voo para Munich f um A320, portanto dispensa qualquer review.

E vocês, já voaram na Iberia? Como foi a experiência? Poste nos comentários!

Avaliação

Média
7.4

36 respostas para “Classe Executiva da Iberia no A330-300 – São Paulo para Madrid”

  1. LUCIANO DUARTE disse:

    Fábio,
    A companhia chegou a se manifestar com as suas avaliações? É que a passagem para a classe executiva para a Europa está em bom custo e eu estava pensando em ir pela Iberia.

    Ah, obrigado por postar as fotos dos vinhos: eu adoro vinhos, e não deixe de postá-los! Não é necessário ser um “enochato” para informar sobre eles. 😉

    Obrigado,

  2. […] Примерно в это же время обзор бизнес-класса Iberia сделал мой бразильский коллега, попавший в противоположную ситуацию с “сауной” […]

  3. Antonio Santos disse:

    Já viajei com Iberia algumas vezes e sempre acho que terei um serviço ruim. Mas não posso dizer isso. Já viajei no A340-300 na executiva ida e volta a Madrid, volta de Tel Aviv e Ida para Tel Aviv num A-319. Os A340 apesar de não serem novos as poltronas são lie flat bed. E o serviço posso considerar que foi ótimo pois até uma pessoa tipo maitre tinha à bordo. Os A-319 da Iberia para Tel Aviv são os melhores que têm na Europa. Apesar de cabine pequena em função do avião as poltronas são realmente de executiva e não aquela enrolação de colocarem poltronas de econômica e bloquearem a do meio. Cobram uma fortuna e vc viaja numa poltrona de econômica denominada de executiva. Pura enrolação. Isso sim é o cúmulo. E acontece com Lufthansa, Swiss, Air France, British (salvo alguns trechos que usam 767), …………….

  4. Henry Favoretto disse:

    Para quem tem um blog para relatar suas experiências e avaliar o serviços da first class e business das cias aéreas, seria interessante fazer um curso básico de enologia para avaliar o que é servido a bordo! Gianfranco poderia lhe servir de inspiração!!

  5. Keyllon disse:

    Fábio quando olhei rápido achei que o omelete era um pedaço de melão rs rs. Sobre a temperatura já estive em cabines quentes e geladas, independente se business ou economica…não tem critério eu acho.

  6. Daniel Gadelha disse:

    Fábio, tive problema em inserir o meu número da Alitalia em um voo da DL. O sistema não me reconheceu como Sky Priority pois o meu nome na Alitalia estava completo e no meu bilhete estava apenas o primeiro e último nome. Não será que foi isso que aconteceu com você também?
    Em outro trecho da DL, em que o meu nome estava completo na reserva, o sistema reconheceu normalmente.
    De qualquer forma, você teve os seus privilégios Executive Platinum honrados mesmo assim?

  7. Mick disse:

    Fábio,
    Fiz o sentido inverso em fevereiro deste ano, também na business. Eu fritei de calor o voo inteiro. Reclamei umas 5x. No meu caso também apenas parte da tripulação era amigável. Abs.

  8. luiz b disse:

    Vou fazer esse mesmo voo voltando de Madri, vindo de BKK, e já vou entrar reclamando do ar condicionado, pois o ar é a minha segunda exigência no voo, a primeira é o assento, uma comissária me falou que elas colocam a temperatura de acordo com sua preferência pessoal, e que era sempre para eu torcer por não pegar tripulantes friolentos !

  9. George disse:

    Fábio, o que você acha da mini-cabin com apenas as duas fileiras? Vou viajar long-haul pela Iberia pela primeira vez. Pelo que percebi elas serão as últimas a serem servidas, é isso?

  10. Gilberto Guimaraes disse:

    Fábio, já li alguma coisa que a regra é que a temperatura interna de aeronaves é 25 º C?
    Sabe me dizer se isso é verdade?
    Um abraço,
    Gilberto

  11. Celio disse:

    Um diferencial positivo: vinhos para se tomar de joelhos. Todas as principais regioes da espanha sao contempladas, com excelentes exemplares. Da ultimas vez, com o apoio da equipe, fizemos uma degustacao maravilhosa.

  12. EBT disse:

    Você apenas “deu sorte” em pegar o A330 reformado. A Iberia possui em sua frota aviões reformados e aviões esculhambados, sambados. Reservei em ambos trechos um A330 e na hora que cheguei ao embarque me chamaram para trocar de bilhete pois o assento estava modificado já que a aeronave tinha sido substituida por outra, um A340, claro que por over. Dai, imagine: avião deplorável. Varios bins sem fechar, varios assentos sem funcionar, não reclinam, três equipes de solo consertando as coisas quebradas.

    Portanto, enquanto ainda houver Iberia com avião ruim, não voe!

  13. M disse:

    Fabio estava esperando seu relato com a iberia para ver si era somente comigo…
    viajei com minha esposa, ela pediu carne, quando abriu o aspecto estava assustador, no mesmo momento minha esposa pediu para trocar, a aeromoça olho e falou, nao vou trocar e pulou para servi a seguinte fila.
    As experiencias que tenho com iberia nao sao boas, avioes antigos, comissarios grossos, e por ai vai.

  14. Ney Duarte disse:

    Eu não gosto de nada nesta Iberia, Atendimento ruim, a ultima vez que voei , serviram um frango com batatas, quando procurei o frango no meio do molho, descobri uns dois pedaços do tamanho de um ovo de codorna, ou azeitona, rsrs, mas como estava com muito sono , nem reclamei, fui dormir logo.
    Acho que não voarei mais com eles, assim espero.

  15. Elcimar Julio disse:

    Voei nessa executiva nova deles ano passado, num A340-600. Devo ter dado sorte pois a experiência foi maravilhosa. Comissárias super atenciosas e repeti tudo o que quis..rsrs.
    Realmente evoluiu bastante a Iberia nos últimos anos, apesar de ainda não estar no nível de algumas cias.

  16. Daniel disse:

    Caro Fabio,

    Em retribuição ao seu sacrifício de voar GOL, farei um favor (cujo resultado será relatado):

    Em novembro/dezembro, embarco em tal executiva (precisava emitir em business da onewolrd para pontuar AA, dai ter optado por tal ao invés da KLM, que estava o mesmo preço)…

    E não deixarei, tanto na ida como na volta, de pedir AZEITONAS extras… depois relato a ação dos tripulantes…

  17. Marco disse:

    Fábio, concordo com as azeitonas, são realmente muito boas, mas eu tive a sorte de encontrar uma comissária mais simpática que me permitiu repetir rss. Embora a Iberia esteja com algumas cabines renovadas, o serviço me faz lembrar a TAP. Depende da sorte e do humor da equipe. Recentemente fiz um vôo no A340 da Iberia com cabine antiga. Embora sem wifi e com sistema de entretenimento meia boca, a poltrona (antiga) vira quase cama e o serviço foi muito bom. Já em outro vôo com A330 com a nova business, estava com um serviço horrível. Preferia ter comido um macarrão instantâneo.

  18. Fabio disse:

    Esse caso das azeitonas vale um report para a cia com o nome do comissario . Total absurdo e falta de respeito. Mesquinharia mesmo.

    Jah no caso da ausencia de molho na salada, a Iberia eh famosa por se orgulhar do azeite espanhol que serve e achar que aquilo resolve tudo.

    No mais, nao eh uma cia 5 estrelas mas tenho notado melhora nos ultimos anos.

    • Fábio Vilela disse:

      Também acho que foi mesquinharia – fiquei frustrado, rs.

    • Luiz de Freitas disse:

      Há também garrafinhas com vinagre tipo balsamico e tb garrafinhas de azeite com vinagre balsamico … acho que foi barbeiragem da atendente ou … falta do produto mesmo! … rsrsrsrsrs … Os vinhos, espanhois, servidos pela Iberia são, em geral, muito bons … já comprei alguns no freeshop de Madrid … não diria que sou um “expert” de vinhos mas já viajei e provei vinhos pelo mundo todo na origem … enfim gosto não se discute não é? … a relação custo x benefício da executiva da Iberia é positiva, no meu entender!

  19. André K disse:

    Fábio,
    Já cheguei a reservar voo com a IBÉRIA mas depois de tanto meus amigos falarem mal desisti e cancelei. Atrasos, cancelamentos e grosserias eram os argumentos deles. Assim como a Aerolineas Argentinas.
    Um dia quem sabe serei corajoso como vc.
    Abc

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis