Classe Executiva da KLM no B787-9 – Rio de Janeiro para Amsterdam

Um agente do grupo AF-KLM (super gentil por sinal) veio me pegar no lounge antes do horário do embarque para que eu pudesse entrar primeiro no avião – Sim, eles sabiam que eu estaria à bordo. Claro que aproveitei a oportunidade para poder tirar diversas fotos com a cabine vazia.

O embarque atrasou um pouco pois a tripulação ficou presa no trânsito à caminho do Galeão, mas nada significativo.

Vôo KLM KL706 – 18/03/2016
Rio de Janeiro (GIG) ✈ Amsterdam (AMS)
Assento: 8A – Classe Executiva
Partida: 20:45 / Chegada: 12:15 +1 / Duração: 11h25 
Aeronave: B787-9

Eu estava ansioso pois aeronave nova sempre cria uma certa expectativa né? Como vocês podem ver, além do novo layout espinha de peixe – onde todos os passageiros tem acesso ao corredor – as novas poltronas são total flatbed.

DCIM101GOPROGOPR3637.

A disposição é 1-2-1 dividido em 8 fileiras. Eu optei por sentar na última do lado direito – 8A.

DCIM101GOPROGOPR3643.

Para quem viaja acompanhado mesmo as poltronas do meio não permitem um contato muito próximo, o que pode prejudicar caso você queira ir grudadinho com seu love durante o trajeto.

DCIM101GOPROGOPR3641.

Eu gosto muito deste layout espinha de peixe ainda mais porque sempre viajo sozinho, então isto me garante privacidade. O novo assento tem as cores marrom, azul e branco e achei que a combinação ficou ideal – leve e elegante ao mesmo tempo.

O espaço que cada passageiro tem no seu “pod” é o suficiente para se movimentar e ter uma viagem confortável.

DCIM101GOPROGOPR3688.

Ao meu lado esquerdo estava um compartimento onde você pode pendurar o fone de ouvido ou até guardar pequenos pertences. Nele também há um mini-espelho caso você queira se maquiar, apreciar sua beleza ou até espremer espinha, rs.

DCIM101GOPROGOPR3681.

Os controles da posição do assento ficavam na mesa ao lado. Os mesmos eram em aço escovado – acabamento de primeira.

DCIM101GOPROGOPR3682.

Nesta foto usei o flash para vocês verem melhor o bordado e costura da poltrona assim como a cor real do tecido. Gostaram?

IMG_4676

Bom, como nem tudo são flores, rs. O descanso dos pés deixa a desejar pois afunila. Eu jurava que a KL iria adotar o mesmo modelo da executiva da AF nos aviões reformados, mas pelo visto esta poltrona é um pouco diferente.

DCIM101GOPROGOPR3658.

O descanso de braço do lado direito é almofadado e também retrátil. Quando você o abaixa ganha mais alguns centímetros de assento.

IMG_4705

A tomada e porta USB ficam estrategicamente do lado esquerdo no nível do ombro – ótimo!

IMG_4677

O fone de ouvido noise cancelling tinha o protetor auricular em couro e era de ótima qualidade.

IMG_4670

O joystick era touchscreen e você conseguia controlar toda a programação na palma da sua mão.

IMG_4699

A TV de 16″ tem uma vasta seleção de entretenimento – filmes, séries, jogos, bate papo com a poltrona do lado, etc. Mas sabe o que mais me chamou a atenção? Esta câmera no monitor. Não achei nenhum aplicativo que a ativasse, quem sabe em um futuro poderemos fazer video conferência né?

IMG_4706

Além da programação variada a qualidade da imagem era incrível – pena que sai um pouco chuviscado por causa da interferência da câmera – mas ela é nítida e de ótima qualidade.

IMG_4682 IMG_4711 IMG_4710 IMG_4713 IMG_4714 IMG_4716

O avião oferece wifi porém somente na modalidade de vouchers – tem um de 9,95EUR de 40MB e outro de 19,95EUR de 120MB. Apesar do segundo ser até generoso não é nada comparado com as demais que possuem acesso ilimitado pelo mesmo preço sem franquia de dados. Eu comprei o de 19,95EUR e fiquei satisfeito com a velocidade porém logo acabou meus créditos, rs.

IMG_4718

Vamos agora ao serviço – os comissários(as) não eram novos, mas eles tinham uma disposição e uma simpatia para atender que pareciam que eram adolescentes. Ainda no embarque foram servidos champagne, suco e água.

IMG_4692

O amenity kit era simples e continha o básico nesta bolsinha azul.

IMG_4695

O menu foi elaborado pelo Rodrigo Oliveira do restaurante Mocotó.

IMG_4721 IMG_4723 IMG_4724 IMG_4725 IMG_4726 IMG_4727 IMG_4728 IMG_4729

Junto com o cardápio também foi entregue folhetos do Duty Free com ofertas exclusivas.

IMG_4730

O serviço começou com bebidas e castanhas – meu famoso e amado Ginger Ale – é muito amor em forma de refrigerante!

IMG_4733

Sabe o que eu AMO na KLM? Os talheres, louças e os amenities durante a refeição [Nesta caixinha que parece um baú é onde vem o sal e a pimenta]. É tudo tão bonito e de muito bom gosto! A sopa cremosa de cenoura estava no ponto e os pães quentinhos. Notem um pseudo pão de queijo ali do lado, rs.

IMG_4739

Infelizmente não acertei muito na escolha do prato – filet de pescada amarela com creme de palmito. Não gostei muito do sabor e da combinação então não comi o prato todo.

IMG_4744

E de sobremesa um singelo mousse de chocolate.

IMG_4747

Hora de colocar a poltrona na posição horizontal.

DCIM101GOPROGOPR3648.

O assento fica total flatbed e vira uma verdadeira cama quando reclinado.

DCIM101GOPROGOPR3653.

Pelo fato da disposição da cadeira ser na diagonal você precisa dormir atravessado. Ahhh já ia me esquecendo um ponto SUPER positivo – a TV se movimenta pra baixo e pra cima, ou seja, mesmo com você deitado você consegue abaixar a TV pra poder assistir. Muito bem pensado!

O edredon era ótimo e esquentava o suficiente apesar de fininho e o travesseiro de bom tamanho. Consegui dormir boas horas, mesmo com os pés apertado no footrest – acho que era o cansaço.

DCIM101GOPROGOPR3698.

O avião possui o sistema de mood lighting onde eles conseguem controlar a iluminação de cabine de acordo com o horário lá de fora. Nesta foto dá pra ver ali no fundo que estava meio alaranjado para imitir o nascer do sol já que estávamos quase pousando em Amsterdam.

DCIM101GOPROGOPR3769.

Quase chegando na Holanda foi servido o café da manhã – super completo por sinal. Mais uma vez quero deixar registrado o detalhe das louças e talheres usados – pequenos detalhes que fazem a diferença.

Notem que até ovo cozido foi servido em um recipiente especial! Aliás outro detalhe curioso – eles oferecem esta caixinha que vem com granulado de chocolate – segundo a comissária eles jogam em cima do pão pra comer. Diferente né?

IMG_4761

E claro, por fim os comissários passam oferecendo as famosas casinhas holandesas para os clientes. Este mimo que é exclusivo para passageiros da classe executiva é muito disputado principalmente porque as pessoas fazem coleção já que há mais de 100 tipos diferentes. Cada uma delas tem um número então é sempre bom anotar pois assim você não pega repetido.

Dentro delas há bebida alcóolica então se você tiver um vôo de conexão eles irão lacrá-la, caso você desembarque em Amsterdam pode levar na mão sem embalagem especial.

IMG_4765

Bom, nem preciso dizer que foi uma ótima experiência voar com este novo avião da KLM e acima de tudo poder testar a nova World Business Class da cia. Com certeza a empresa se reinventou e passa a oferecer um produto competitivo e à altura do mercado que cada vez está ficando mais disputado com tantas novidades em matéria de assento, conforto e amenidades à bordo.

Além disto o B787 é um equipamento moderno e silencioso com apenas um defeito – não ter venezianas nas janelas, rs.

Deixo aqui então os meus parabéns para a KLM pelo novo produto e acima de tudo por ter escolhido o RJ para ser um dos primeiros destinos à receber o B787-9. Por enquanto este avião está operando aleatoriamente para cá, então não posso afirmar quais os dias fixos que ele vem.

A propósito, eu também já viajei no B747-400 da KLM com a nova business também [que não opera no Brasil] que é bem diferente dessas mas também flatbed e confortável.

Bom pessoal é isso aí. Agora quero saber a opinião de vocês –  gostaram deste novo modelo?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,0