Classe Executiva da LAN no B787-8 – São Paulo para Milão

Vamos retomar o Trip Report né ? Bom, meu primeiro vôo desta maratona de viagens que fiz nos últimos meses foi com a LAN. Foi minha primeira vez voando com a cia então eu estava bem animado para poder testar e avaliar o serviço deles em trajetos internacionais.

Meu check-in em GRU foi feito na fila especial de prioridades da TAM e logo já estava com meu cartão de embarque em mãos e me dirigi para sala VIP LATAM. Não vou fazer post do lounge pois já tenho inúmeros aqui no site e como teoricamente nada mudou não faz sentido.

Bom, no horário combinado um pouco antes do embarque um assessor do SS da TAM veio me buscar pra poder me levar pra aeronave. Ao chegar me apresentou pra chefe de cabine (muito educada por sinal) que me deixou à vontade para poder fazer as fotos. Mais uma vez tenho que agradecer ao Special da TAM que me tratam igual um rei toda vez que embarco ou desembarco com eles em qualquer aeroporto em que operam – vocês são nota 1000 e fazem a total diferença na minha viagem.

Vôo LAN LA0700 – 23/02/2016
São Paulo (GRU) ✈ Milão (MXP)
Assento: 2D – Classe Executiva
Partida: 22:20 / Chegada: 13:50 +1 / Duração: 11h30
Aeronave: B787-8

Para quem não sabe desde o ano passado a TAM não opera mais a frequência SP-Milão – este trajeto foi assumido pela LAN que agora faz Santiago – São Paulo – Milão.

O formato da cabine do avião impressiona – já as poltronas não, rs.

DCIM101GOPROGOPR0044.

O B787 é uma aeronave extremamente moderna, silenciosa e conta com diversas facilidades para poder melhorar o bem estar a bordo do passageiro. Como vocês podem ver a executiva é divida em 2 seções – a primeira com 2 fileiras e a segunda com 3.

DCIM101GOPROGOPR0040.

Originalmente eu estava na poltrona 5D e a primeira confusão com meu vôo já começou por causa de assento. A comissária chefe veio perguntar se eu poderia trocar com uma família pra eles viajarem juntos – vocês já me conhecem e eu sempre escolho meus lugares religiosamente pois gosto de sentar ali e pronto. Mas como uma exceção eu resolvi trocar desde que fosse para qualquer cadeira do corredor sendo assim eu teria liberdade para poder levantar sem incomodar e também sem ser incomodado.

Levantei e fui pra cadeira e quando cheguei era corredor mas na lateral, ou seja, não do jeito que eu tinha falado que aceitaria. Aí quando fui retornar meu pro assento a família já estava acomodada – aí já viram a confusão né? Falei gentilmente que eu iria aguardar ela resolver a situação – ou me voltaria pro meu lugar original ou me arrumaria qualquer assento no corredor que pra mim estava tudo OK. Quase finalizando o embarque ela achou um senhor que aceitou sair do meio e ir pra lateral para poder me ceder o assento, sendo assim problema resolvido. Não é frescura minha, eu já tenho minhas manias e os assentos que gosto de sentar para observar os serviços estrategicamente e claro – manter minha privacidade e conforto.

Claro que tudo poderia ter sido evitado – afinal se ela me ofereceu a troca por um mesmo assento na mesma posição deveria ter se certificado que realmente a cadeira estava disponível. Enfim, fui então para a cadeira 2D – e coincidência ou não meu colega ao lado era leitor do site. 😉

DCIM100GOPROGOPR9946.

O layout como vocês conseguem ver é 2-2-2 e eu tirei foto das 3 posições – assentos na parte direita.

DCIM100GOPROGOPR9996.

Assentos do meio.

DCIM101GOPROGOPR0003.

Assentos na parte esquerda.

DCIM100GOPROGOPR9954.

As cadeiras quase não oferecem privacidade e só tem uma pequena divisória que fica entre as duas luzes de leitura individual.

IMG_1084

IMG_1086

Os controles de posição do assento tinha 2 posições pré-estabelecidas e o resto poderia ser personalizado.

IMG_1085

Na lateral estava o joystick do IFE, um porta copos e um bolsão assim como a tomada – extremamente mal pensado e apertado. Quando você está sentado fica praticamente impossível o acesso.

IMG_1106

Na frente (onde fica o descanso dos pés) tem um porta trecos assim como um compartimento onde estão guardados as revistas.

IMG_1132

Entre os monitores estão os ganchos para casacos e outro compartimento que eu acredito ser para garrafa d’água.

IMG_1134

O fone de ouvido era noise cancelling e boa qualidade.

IMG_1130

O entretenimento de bordo era vasto e com uma programação variada entre filmes, séries, músicas, etc.

IMG_1128

IMG_1125

Além da mesa de refeição em si, há esta outra que dá apoio para o passageiro caso ele precise de uma superfície de acesso rápido – como por exemplo para colocar o welcome drink.

IMG_1087

Nesta outra foto vocês conseguem ver a mesinha aberta e também a proximidade de um assento com o outro.

IMG_1089

Foi servido welcome drink com castanhas ainda em solo – peguei este drink de limão que não sei o que era – mas estava gostoso.

IMG_1105

Agora vem uma outra parte que quero contar pra vocês. Eles passaram com este carrinho com diversas revistas e jornais oferecendo para os passageiros. Notem que na parte de baixo estão todos os amenity kit’s da Salvatore Ferragamo que eles entregam aos passageiros. Na minha vez eles não entregaram, apenas me perguntaram se eu queria algo pra ler. Claro que não pedi o amenity pois queria ver se eles iriam notar que me esqueceram assim como queria ver o procedimento que eles adotariam quando eu solicitasse o meu durante o vôo. Então deixei quieto!

IMG_1111

O cardápio é praticamente o mesmo da TAM, assim como a carta de vinhos – e as opções também não diferem muito.

IMG_1112 IMG_1113 IMG_1114 IMG_1115 IMG_1116 IMG_1117 IMG_1118 IMG_1119 IMG_1120 IMG_1121

A LAN não serve as refeições de modo expresso, ou seja, veio tudo separado – primeiro a sopa (extremamente gelada) com salada e pão (duro e gelado). Os talheres também estavam CONGELADOS. O queijo veio nesta primeira etapa.

IMG_1152

Já de prato principal optei pelo filet com legumes e purê. Ele estava totalmente “over cooked” saindo água e borrachento.

IMG_1153

Parti ele no meio pra vocês verem a água saindo (pois passou do tempo de cozimento) assim como a textura.

IMG_1162

De sobremesa optei pelo sorvete de doce de leite – que veio com uma colher de tamanho decente pra comer, rs.

IMG_1164

E por fim foi oferecido um pequeno chocolate.

IMG_1169

Mesmo estando disponível no cardápio, a LAN e também a TAM agora oferecem este cupom onde você preenche todas as opções que você quer ter no seu café da manhã. Assim você otimiza o serviço e só vem na bandeja o que você realmente quer.

IMG_1168 IMG_1166

Terminado todo o serviço chegou a hora deu indagar a comissária sobre meu amenity kit. Perguntei pra ela se passageiros da business não recebia. Ela espantada disse “Claro que sim, vou pegar um pro senhor”.

Aí eu estou vendo uma movimentação na galley e gente andando pra lá e pra cá e o pessoal apreensivo. Aí ela voltou no meu assento e perguntou se realmente eu não tinha recebido – eu respondi claro que não. Ela ainda não acreditando veio olhar no porta trecos que fica entre as duas TV’s. Tem cabimento?

Passando mais uns 15 minutos ela me voltou com este kit de quinta categoria que é um saco praticamente descartável com apenas tapa olho, meia, caneta e tapa ouvidos. Segundo a explicação dela não sobrou kit e ela só poderia me oferecer um kit regional (de rotas feitas dentro na Am. do Sul). De qualquer forma me pediu desculpas pelo acontecido.

IMG_1172

Nesta foto vocês conseguem ver a qualidade do que foi oferecido. Agora eu me pergunto… Aonde foi parar este kit se embarca a quantidade necessária para todos os passageiros? Muito estranho, vocês não acham?

Enfim, não discuti afinal tenho kit’s em casa o suficiente para suprir uma frota de uma cia áerea, rs.

IMG_1176

Eu tirei fotos da poltrona na posição cama com o avião ainda em solo pois como sabia que teria gente ao meu lado ficaria mais difícil pra mostrar. Como vocês podem ver elas são total flatbed porém estreitas e curtas.

DCIM100GOPROGOPR9965.

Eu tenho 1,85 e posso afirmar que não me coube na poltrona – tive que ficar com a cabeça levemente inclinada pra poder realmente deitar. A manta que é oferecida é de boa qualidade e o tamanho do travesseiro satisfatório.

DCIM100GOPROGOPR9974.

Vejam que quando sua poltrona está deitada o passageiro ao lado vai precisar te saltar para poder ir ao banheiro – o que eu particularmente detesto.

DCIM100GOPROGOPR9969.

Nesta foto vocês conseguem me ver (um gato né? Brinks, foi só pra descontrair, rs!) inclinado pois não me cabia na poltrona toda reta. A divisória com o assento ao lado também está levantada o que garante um pouquinho mais de privacidade.

DCIM101GOPROGOPR0076.

Ahhh detalhe que já ia me esquecendo – apesar do B787 ser uma máquina eu não aprovo o fato do avião não ter venezianas nas janelas. Vejam que mesmo no modo mais escuro a claridade ainda entra dentro do avião o que incomoda e muito!

IMG_1181

Quase chegando na Itália foi servido o café da manhã com as opções que eu tinha pedido. Detalhe pro suco de laranja que foi um dos melhores que já tomei – não lembro a marca.

IMG_1188

Por muitas e muitas vezes eu questionei, apontei o dedo e critiquei a TAM pelo declínio dos serviços. Mas depois de ter feito este vôo na LAN tudo está muito claro pra mim.

É nítido que o sistema e método que estão sendo utilizandos pela JJ vem de uma forte influência chilena que não preza pelo atendimento cuidadoso, atencioso e personalizado. É tudo feito de forma muito mecânica sem preocupação em realmente proporcionar uma experiência agradável ao cliente. Quem viaja de executiva quer sim um produto superior, diferenciado afinal o valor não é nada barato. Vejo que na LAN isto não é levado muito em conta – possuem uma cadeira mediana se comparada à concorrência, um cardápio fraco e um serviço que precisa muito ser melhorado para realmente levar o nome de PREMIUM Business.

Esta foi minha primeira vez voando LAN e eu confesso que fiquei extremamente decepcionado – não somente pelos acontecimentos a bordo mas por todo o serviço que deixou muito a desejar. E em contrapartida me fez valorizar mais ainda o serviço da TAM, que sei que tem seus defeitos mas que ainda sim entrega um atendimento infinitamente melhor que a chilena.

E vocês, já puderam comparar as duas cias? Quero saber o que acham também – postem nos comentários!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,3