Classe Executiva da LATAM Brasil no B767-300ER – Cidade do Mexico p/ São Paulo

As meninas do SS da LATAM me acompanharam e cheguei mais cedo na aeronave antes dos demais clientes e por isto consegui fazer ótimas fotos da cabine ainda vazia. O embarque aconteceu no horário previsto e o voo saiu sem atrasos.

Vôo LATAM Brasil JJ8113 – 01/02/2017
Cidade do Mexico (MEX) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 5D – Classe Executiva 
Partida: 16:15 / Chegada: 05:55+1 / Duração: 9h40
Aeronave: B767-300ER

Ao entrar fui apresentado para a chefe de cabine, chamada Tatiana, e que era um doce e simpatia de pessoa. Novamente até por uma questão de educação pedi permissão para fazer as fotos e ela prontamente liberou.

DCIM100GOPROGOPR0420.

O layout da business no B767-300ER da LATAM é 2-2-2 com poltronas flatbed dividido em 05 fileiras. As duas últimas fileiras do lado direito 5J e 5L ficam bloqueadas para descanso da tripulação já que neste avião não tem sarcófago.

DCIM100GOPROGOPR0423.

Como eu estava viajando sozinho optei por sentar na 5D (fila do meio, corredor) pois assim teria liberdade de levantar quando quiser sem incomodar o passageiro ao lado. A minha sorte é que a cabine não veio totalmente cheia e consegui ter as duas poltronas pra mim.

Para quem viaja acompanhado as poltronas laterais são a melhor pedida afinal é sempre bom ficar na janela.

DCIM100GOPROGOPR0426.

A poltrona fica total flatbed quando reclinada – mas confesso que as diversas “emendas” do assento incomodam.

DCIM100GOPROGOPR0431.

O casulo da parte de trás também pode ser algo negativo para quem tem os ombros largos pois a poltrona já é estreita, e ele acaba por limitar ainda mais o espaço.

DCIM100GOPROGOPR0435.

 

DCIM100GOPROGOPR0447.

Existe uma pequena divisória retrátil entre um assento e outro mas não consegui suspendê-la para mostrar pra vocês. Acredito que ela deve aumentar um pouco mais a privacidade – mas nada significativo.

DCIM100GOPROGOPR0458.

Apesar deste avião ser relativamente novo (de idade) me impressionou muito a qualidade e manutenção da cabine. Estofados desgastados, velhos e com aparência de surrado. Tudo muito mal apresentado.

img_7403

Haviam partes do assento que estavam descolando.

img_7398

E para não bastar no meu porta revistas tinha uma meia suja do voo anterior – lamentável né?

img_7380

Bom, começando a explorar o assento – entre os dois monitores tem o porta casacos e um porta-trecos para você colocar o que quiser – tipo uma garrafa d’água.

img_7381

Ao lado do descanso do braço está o controle da posição de assentos, joystick e um mini-bolsão (velho!).

img_7382

A tomada e porta USB ficam praticamente inacessíveis de tão mal projetadas onde foram colocadas. Toda hora o adaptador da tomada sai pois literalmente você fica praticamente esbarrando ali o tempo inteiro, além claro do fato de quando a poltrona está naquela posição relax, te impede ainda mais de ter acesso ao buraco.

img_7399

Ainda em solo coloquei o fone e notei que ele não estava funcionando. Chamei a comissária que logo trocou! Notem que o primeiro era TAM e o segundo LATAM.

img_7384

A qualidade não é das melhores e apesar de aparentar ser noise-cancelling ele não fornece uma qualidade boa de som.

img_7390

O entretenimento de bordo é variado e tem uma boa seleção de filmes, séries de tv, música jogos, etc.

img_7392

Assisti o filme da Bridget Jones e fiquei dando risada sozinho – recomendo!

img_7393

A qualidade da imagem é boa e o IFE não demora muito pra responder os comandos do joystick.

img_7394

img_7395

Destaque especial para o amenity kit que é da marca italiana Salvatore Ferragamo.

img_7387

Além de produtos da marca os passageiros recebem um kit de higiene pessoal, tapa olhos, meias, etc.

img_7389

Durante o embarque foi oferecido espumante e castanhas. Todos os tripulantes deste vôo foram nota 10 – claro que não sou hipócrita de falar que eles não sabiam quem eu era – mas se isto influenciou ou não no tratamento – não posso dizer.

img_7385

Nesta outra foto vocês conseguem ver o espaço da poltrona em relação ao assento da frente.

img_7358

O cardápio foi entregue para que eu pudesse escolher a opção de refeição.

img_7368

img_7369

Apesar do voo decolar as 17hrs e o prato ser servido por volta das 18:30, no cardápio está escrito que é almoço – vai entender né?

img_7372 img_7374 img_7375 img_7376 img_7377

img_7378

O espaço do passageiro é bem limitado – com a mesinha aberta então nem se fala.

img_7386

Ela é tão pequena que nem o copo cabe na hora que a bandeja está servida – vejam:

img_7414

O serviço da LATAM Brasil é aqueles que vocês já conhecem né? Literalmente “bandejão” – eles servem tudo de uma vez – entrada (que neste caso é uma sopa), salada e prato principal. Não há lugar para colocar o pão e os comissários precisam por em algum lugar livre (se acharem, rs) na sua bandeja – caso contrário vai em cima da comida mesmo.

Falando em comida a sopa de lentilhas estava boa e o filet de peixe com abobrinha recheada também. A salada estava seca e sem graça e como só tinha azeite para temperar ela não me chamou muita atenção.

De sobremesa veio o sorvete Haagen-Dazs novamente com uma colher que é maior que o pote – não sei porque a cia ainda insiste neste talher – poderiam colocar um menor que fica mais delicado. Apesar de na embalagem do sorvete vir um pá descartável é muito mais elegante ter um talher adequado – não acham?

img_7419

Um sistema interessante que a LATAM Brasil tem é que pro café da manhã você preenche esta folha assinalando tudo o que deseja então pela manhã quando vierem servir só colocam na sua bandeja o que você pediu – ótimo, prático e eficiente.

img_7423

img_7422

Comecei então a arrumar o assento com o edredon e travesseiro para fazer as fotos e a Tati (comissária chefe) viu e insistiu para fazer pra mim – eu disse que não precisava afinal eu sei que a LATAM não oferece turndown service (serviço de abertura de cama). Mas mesmo assim ela disse que faria pois como trabalhou muitos anos servindo a Primeira Classe da TAM (ela tem 20 anos de empresa) ela ainda mantém aquele espírito de voar e servir que foi tão defendido pelo fundador da cia – o Comandante Rolim.

DCIM100GOPROGOPR0470.

Naquela hora eu vi realmente que ela estava fazendo por prazer. Eu com 6 anos de blog sei distinguir com absoluta certeza quando alguém faz alguma coisa para agradar e por que gosta e quando alguém faz algo porque quer aparecer e levar nota boa – neste caso era óbvio que ela estava fazendo por amor a profissão – é notório!

Conversamos muito durante o voo, por uns 40 minutos – ela veio me contar as histórias da First Class quando ainda existia, dos treinamentos, etc. e eu das minhas experiências de vôo – sempre bom “tricotar” quando o assunto é aviação né?

DCIM100GOPROGOPR0474.

Bom, como o avião não estava cheio, ela forrou a cama com um edredon e colocou outro por cima – então ficou super fofo pra dormir. O travesseiro não é grande mas o enchimento é satisfatório. Não consegui dormir muito bem – a poltrona é estreita mesmo e acaba te impedindo de ficar confortável.

DCIM100GOPROGOPR0475.

Quase chegando em GRU foi oferecido o café da manhã com as opções que eu já havia solicitado. Os pães não estavam quentes e o croissant murcho. O omelete estava OK mas não com aquela sensação de quem acabou de ser esquentado no forno e por dentro ainda estava frio. Veio uma salsicha acompanhando, 2 tomates partidos e meio picles – apresentação feia. As frutas estavam OK e o cereal também.

img_7440

Quero contar um outro fato que me surpreendeu – terminando o café da manhã eu deixei minha xícara (ainda cheia) e fui pro banheiro trocar de roupa. Quando eu voltei tinha tudo sido recolhido – e eu não tinha tomado meu café preto ainda. Como já estava quase próximo do voo, nem reclamei afinal o pessoal estava na correria para arrumar a galley.

Pra minha surpesa, chega a chefe de cabine com um café fresquinho e quente dizendo que tomou a liberdade de fazer um novo pois viu que eu demorei no banheiro e o meu devia ter esfriado. Oi?! Fiquei impressionado e claro, surpreso com esta atitude. Acho que nunca voando na TAM tive um atendimento tão pessoal e atencioso mas também, uma funcionária que está há mais de 20 anos na empresa com certeza deve ter aprendido com os melhores.

img_7442

Bom, chegando em GRU por algum motivo paramos no Terminal 2 e lá tinha um outro agente do SS me esperando para me acompanhar até a esteira e retirar a mala pra mim.

Sinceramente eu não sei o que anda acontecendo com a LATAM e esta opinião não é só minha, vejo tanto pelos comentários de vocês que me seguem como de inúmeros clientes que utilizam do serviço de Business. O padrão caiu muito – desde atendimento (que não foi o caso deste meu voo) quanto do produto oferecido. Uma pena!

A impressão que eu tenho é que a cia parou no tempo e não está fazendo questão (ou até mesmo por falta de $ – nunca se sabe) de investir em qualidade a bordo, o que acaba por cada vez mais afastar os clientes que um dia foram tão fiéis à cia.

Hoje as mudanças na aviação acontecem muito rapidamente e acompanhar (principalmente as cias do Oriente Médio, Asiáticas e Americanas) realmente é difícil principalmente quando não se tem um “fluxo de caixa” folgado na empresa. Mas infelizmente isto acaba tornando a empresa menos competitiva e faz ela perder uma grande fatia de mercado – que são os passageiros que querem ver retorno (em forma de qualidade/serviço/produto) do dinheiro investido em uma passagem business – que convenhamos, não é barata.

Qual a opinião de vocês?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,7