Classe Executiva da Lufthansa no B747-8 – São Paulo para Frankfurt

Depois de apenas algumas horas no Brasil já estava pronto para embarcar de novo. Fiz meu check-in no guichê da Business da Lufthansa em Guarulhos e logo estava com meu boarding pass em mãos. Não passei no lounge da Star Alliance que atende a cia e fui direto pro portão de embarque.

Vocês sabem que sou fã da LH, isto não é segredo pra ninguém pois já deixei claro aqui no site várias vezes em todos meus relatos. E eu continuo sempre me surpreendendo com o carinho do pessoal da base de GRU – praticamente já conheço todo o time de lá e não tem uma vez que eles não me tratam de forma super especial com atenção desde o check-in até o embarque.

O avião que me levou foi o B747-8 com a pintura especial da Copa – o Siegerflieger Fanhansa. Lindo demais né?

Lufthansa Business Class B747-8-014

Vôo Lufthansa LH507 – 19/08/2015
São Paulo (GRU) ✈ Frankfurt (FRA)
Assento: 11G – Classe Executiva
Partida: 18:10 / Chegada: 10:45+1 / Duração: 11h40
Aeronave: B747-800

Confesso pra vocês que tive que “abandonar” o padrão que estava acostumado da LH antes de embarcar para não interferir nesta minha resenha. Digo isto pois até hoje dos mais de 10 reviews que tenho da cia aqui no site, todos são em Primeira Classe. Então me preparei para que isto não influenciasse na minha avaliação já que teoricamente já sabia que o serviço seria “inferior”.

A Lufthansa tem um design único de poltronas na business que não segue nem o padrão espinha de peixe (como AA), nem o staggered (como Delta) e nem o tobogã.

A classe executiva é dividida metade no lower deck e metade no upper deck (o andar de cima do avião). Embaixo que foi onde eu sentei o layout é 2-2-2.

Agora vamos as dicas de onde sentar – Como eu estava viajando sozinho minha única escolha seria os assentos do meio pois assim teria a liberdade de levantar sem incomodar o passageiro ao lado e vice-versa.

Eu optei pelo 11G pois ele fica na mini-cabine de executiva somente com 2 fileiras – além de ser mais privado é mais tranquilo e eu prefiro.

Screen Shot 2015-09-09 at 11.47.12

Bom, como vocês podem ver o espaço/console entre um assento e outro nas fileiras do meio é maior o que te garante também um pouco mais de privacidade durante o vôo.

Agora vamos ao quesito descanso dos pés – afinal vocês sabem que sou super “enjoado” com o bendito. Confesso que o footrest deste avião tem um layout incomum. Teoricamente você o divide com o passageiro do lado e só tem uma “tábua” que impeça que você encosta no pé da outra pessoa. Sinceramente, não gostei!

As poltronas do meio são as que tem os maiores descansos de pés então se você é como eu que gosta de se movimentar e não se sentir limitado, esta é a sua escolha.

A poltrona quando reclinada é total flatbed e pelo layout você acaba dormindo na diagonal – o que não é problema algum.

Notem que o banco vai afunilando à medida que encosta no footrest e por isto fica um pequeno vão entre a largura do descanso dos pés e o resto do assento.

Já nas poltronas laterais o console que separa o assento é bem menor, ou seja, ideal para quem viaja à dois.

Consequentemente o footrest também é mais estreito.

E se você optar por sentar no bulkehad – a primeira fila – o footrest é mais estreito ainda e além disto ele é todo “tampado” pois a TV fica logo em cima dele. Portanto não é um bom assento – eu voltei nesta poltrona e conto pra vocês como foi no meu trajeto inverso.

No upperdeck o layout é 2-2, ou seja, ideal para casais. Se eu estivesse acompanhado com certeza sentaria aqui pois acho a cabine bem quieta além de que a sensação de sentar aqui em cima é bem melhor.

São 8 fileiras no segundo andar como vocês podem ver.

Bom, depois deste tour fotográfico comecei a explorar o assento. Embaixo da TV fica o porta revistas, folhetos, etc. E mais embaixo tem um compartimento – como se fosse um porta-trecos que tinha uma garrafa d’água e a necessáire.

Lufthansa Business Class B747-8-017

O console abre e embaixo desta tampa está o controle do entretenimento de bordo, a mesa e um porta trecos onde estava o fone de ouvido.

A porta USB ficava dentro do porta trecos. Gente eu esqueci de tirar foto do controle de posição do assento – que faz ele deitar, etc. Mas no meu vôo de volta FRA-GRU eu tirei, então mostro pra vocês depois.

Lufthansa Business Class B747-8-020

O amenity kit era da Samsonite e super bem apresentado. O tapa olhos e meia veio até com um lacinho.

 

Lufthansa Business Class B747-8-019

O fone de ouvido apesar de ser da BOSE não era aquele que envolve toda a orelha, então isto prejudica um pouco na hora de ouvir a programação do IFE.

Lufthansa Business Class B747-8-021

A TV é de uma certa móvel – você consegue movimentá-la e trazê-la pra frente do assento já que na posição original ela não fica de frente ao passageiro.

Lufthansa Business Class B747-8-039

O entretenimento de bordo apesar de ser super completo não era touchscreen o que é um ponto negativo. Aliás, o wifi do avião é um ponto SUPER positivo – funcionou durante todo o trajeto praticamente e foi 17EUR fixo – ilimitado para navegar e fazer o que bem quiser.

Lufthansa Business Class B747-8-030

Logo foram distribuídos os cardápios para a escolha das refeições.

Lufthansa Business Class B747-8-023 Lufthansa Business Class B747-8-024   Lufthansa Business Class B747-8-027

Uma coisa bacana que achei é que eles entregam esta listinha para você preencher com os produtos que tem interesse em comprar do Duty Free a bordo.

Lufthansa Business Class B747-8-028

Logo ofereceram toalhas umedecidas antes de começarem.

Lufthansa Business Class B747-8-022

O serviço começou com castanhas de caju e drinks, seguido de entrada e salada, prato principal, queijo e sobremesa.

Lufthansa Business Class B747-8-029

Uma coisa que me incomodou e muito – mas que para outros passageiros pode ser conveniente – foi fazerem todo o serviço com as luzes da cabine apagadas. Eu particularmente não gosto, prefiro “ver” o que estou comendo, rs. Apesar de usar a luz de leitura individual nunca é a mesma coisa.

Optei pela entrada de polvo que estava uma delícia!

Já o bife do prato principal estava BLERGH! Acho que eles descongelaram ela e toda aquela água de dentro da carne virou gelo derretido e misturou com o molho. Além da carne estar borrachenta, o sabor não estava nada agradável. Vocês conseguem ver nesta foto a “aguinha” ao redor do prato. O prato estava quente e tudo em temperatura normal, mas não gostei!

Lufthansa Business Class B747-8-031

Então gentilmente chamei a comissária e perguntei se havia sobrado alguma opção pois gostaria de trocar. Ela super educada se desculpou pelo inconveniente e por não ter “meet my expectations” e trouxe um salmão que estava ÓTIMO!

Muita gente me perguntou no Instagram e Facebook se você pode pedir pra trocar a refeição depois de experimentar – LÓGICO! Se você não está satisfeito e tem prato sobrando à bordo não vejo problema nenhum, afinal ninguém quer viajar com fome né?

Lufthansa Business Class B747-8-032

Por fim foi servido os queijos e sobremesa. A apresentação de todos os pratos estava bem elaborada além de todo o serviço ter sido feito profissionalmente por etapas.

Lufthansa Business Class B747-8-034

A tripulação – de praxe da Lufthansa – sempre muito profissional fazendo o serviço de forma rápida, consistente e sem erros. É impressionante como em qualquer vôo da LH que você raramente há um deslize na hora do serviço. Pelo menos todas as minhas experiências foram positivas.

Ao final do serviço nos deram chocolates.

Lufthansa Business Class B747-8-035

Fui então preparar a cama pra dormir com a manta que recebemos e o travesseiro. Apesar de ser flatbed, minha crítica desta cama é sobre a largura – é bem estreita e você fica com os ombros apertados no casulo do assento.

Lufthansa Business Class B747-8-036

Gente! Olha o controle da posição de assento que eu tinha esquecido de tirar foto, rs! Eu praticamente não dormi neste vôo pois ainda estava bem atrapalhado do fuso horário, então fiquei acordado e o wifi me ajudou demais. Aliás, como vivíamos sem wifi nos vôos antigamente?

O ar condicionado BOMBOU no vôo e eu amei, pois detesto calor!

Lufthansa Business Class B747-8-037

Caso você queira, pode abaixar o encosto do braço para ganhar um pouco mais de espaço – Eu particularmente não gosto pois acho que você fica sem proteção e com a “cara no sol”, brinks!, cara no corredor.

Lufthansa Business Class B747-8-038

Quase chegando em Frankfurt foi servido o café da manhã. O omelete não estava bom – seco e todo embatumado. Comi então só as frutas, croissant e café.

Uma coisa interessante é que até uns 20 minutos antes do pouso você consegue pedir um café da manhã expresso. Mas daí vem somente a bebida e um croissant, nada de bandeja.

 

Lufthansa Business Class B747-8-040

Bom pessoal, apesar de alguns “downsides” a minha experiência foi positiva com a business da Lufthansa. Apesar de não aprovar o layout já que prefiro cias que agradem tanto a quem viaja sozinho ou acompanhado (1-2-1), acredito que a cia tem um produto bom e compatível com a necessidade dos passageiros de negócios que tanto usam esta rota.

Vale lembrar que a LH está implementando o Signature Service aos poucos na classe executiva onde os comissários adaptaram o ritmo de serviço de acordo com a individualidade de cada passageiro – é como se fosse um serviço de restaurante. Primeiro os clientes são recebidos e tratados pelo nome.  Os pratos serão servidos diretamente na mesa do passageiro eliminado o uso de carrinhos e trolleys. O cronograma de introdução é baseado por frotas e a primeira a iniciar o serviço é a do A380 foi agora em Agosto para os destinos selecionados (Houston, Johannesburg, Los Angeles, Miami, Delhi, Nova York- JFK, Pequim, São Francisco, Shanghai, Seul e Singapora). Na frota do B748, o serviço só inicia posteriormente a partir de 01/10 gradativamente seguida dos a340.

Enfim, e quem me acompanha já sabe que faço coleção de patinhos de borracha, principalmente os da Primeira Classe da Lufthansa que são distribuídos exclusivamente nos lounges da First da cia e no First Class Terminal. Bom, como eu estava voando de business e não passaria por nenhuma dessas salas VIP’s, ao chegar em Frankfurt fui recepcionado ainda na porta da aeronave com esses 2 patinhos edições especiais – o novo silver duck e a versão comemorativa dos 10 anos do First Class Terminal ! Show né?

IMG_6419

É sempre o inesperado que nos surpreende!

E aí, alguém já viajou nesta executiva? Teve a mesma impressão que eu ou foi diferente?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,1