Classe Executiva da Qantas no B747 – Sydney para Santiago do Chile

Hora de embarcar! Confesso que estava “excitado” por 2 fatos – o primeiro que seria minha primeira vez voando Qantas e segundo que voar no B747 é sempre um motivo de alegria, afinal pra mim, ele é o avião mais bonito que existe.

Na hora do embarque as prioridades foram respeitadas e passageiros business e elite embarcaram primeiro por uma jet bridge separada.

Vôo Qantas QF027 – 03/06/2015
Sydney (SYD) ✈ Santiago (SCL)
Assento: 3E – Classe Executiva
Partida: 11:25 / Chegada: 11:05 / Duração: 12h40
Aeronave: B747-400

Qantas B747 Business Class-01

Bom, primeiro quero mostrar pra vocês o mapa da aeronave para justificar a escolha do meu assento. Como em 99% das vezes viajo sozinho gosto de ter a liberdade de levantar a hora que quiser durante o vôo. Quando fui marcar meus assentos, os dois únicos sozinhos na aeronave (5J e 5B) já estavam tomados. Então optei pelo 3E que é o último da sessão do nariz do avião onde tem apenas outro assento do lado – sendo ambos com acesso ao corredor.

No upperdeck o layout é 2-2 já que só tem um corredor.

 

Screen Shot 2015-07-10 at 2.08.51 PM

Esta foto abaixo que tirei foi dos assentos 3A e 3B que ficam na lateral do avião na janela.

Qantas B747 Business Class-02

Esta é a visão da cabine do nariz do avião no andar debaixo do B747 – o layout é 2-2 sendo que na última fileira é 2-2-2. A partir daí todo o resto da business é 2-3-2 (Com exceção da fileira 5 que é 1-3-1).

Qantas B747 Business Class-08

Nesta foto vocês conseguem ver melhor os assentos 3D e 3E que foi o que eu tinha reservado. Na frente deles tem um pequeno suporte com armários e que a tripulação usa para colocar revistas, jornais e bebidas durante o embarque.

Qantas B747 Business Class-03

As Tv’s não ficam no encosto do assento da frente e sim no console das poltronas.

Qantas B747 Business Class-04

Controle de posição era personalizável e contava com massagem.

Qantas B747 Business Class-05 Qantas B747 Business Class-06

Durante o embarque eu solicitei a comissária se poderia trocar para 5B (poltrona da foto abaixo). Ela disse que lógico mas que eu teria que esperar a decolagem. Notem que ela fica em frente a saída de emergência e é totalmente individual. Depois que os avisos de atar cintos foram desligados mudei de lugar.

Qantas B747 Business Class-09

Ao lado esquerdo tem um armário fundo e um porta trecos.

Qantas B747 Business Class-011

Na lateral do console tem portas USB, Ethernet e tomada.

Qantas B747 Business Class-010

O monitor conforme falei pra vocês fica no descanso de braço e é erguido quando você aperta este botão aí embaixo.

Qantas B747 Business Class-012

Os fones de ouvido eram noise-cancelling mas não sei de qual marca.

Qantas B747 Business Class-014

A qualidade da TV deixa a desejar principalmente por causa do reflexo das janelas. E também pelo fato dela ser fosca atrapalha ter uma imagem mais nítida.

A variedade também não era muito grande e tinha um certo delay do momento que você apertava o controle até o sistema responder.

Qantas B747 Business Class-016

Luz de leitura individual em um formato duvidoso, rs.

Qantas B747 Business Class-013

Um ponto muito bacana do amenity kit é que eles fornecem pijamas – poucas vezes vi isto na executiva, acho que na Qatar apenas.

Qantas B747 Business Class-015

Além do cardápio normal, o café da manhã é solicitado de uma forma diferente. Você preenche esta ficha (como se fosse um room service de hotel) e deixa pendurado na sua poltrona. A comissária recolhe e na hora de servir a refeição te traz tudo conforme você solicitou.

Qantas B747 Business Class-07

Vamos agora dar uma olhada no cardápio – que é impresso nestes papéis molinhos (não sei como se fala) – qualidade a desejar.

Qantas B747 Business Class-017 Qantas B747 Business Class-018

A tripulação deste vôo foi nota 10! A senhora que me atendeu era uma gentileza em pessoa, educada e sempre preocupada em saber se estava tudo bem. Não só comigo mas com todo o resto da cabine.

O serviço começou com nuts em saquinhos e bebidas – optei por suco de maçã que é um dos meus favoritos. Aliás estou agora gostando demais de suco de Grape Fruit mas nunca acho disponível nos vôos e nem para comprar no Brasil. 🙁

Qantas B747 Business Class-027

Escolhi a entrada Oriental que era Dumpling e estava muito bom.

Qantas B747 Business Class-028

Já o prato principal optei pela comida Indiana que estava horrível! Muito curry, fortemente temperada e um gosto nada apetitoso além da apresentação bem feia. Me arrependi!

Qantas B747 Business Class-029

O destaque ficou por conta da sobremesa – churros com ganache de chocolate.

Qantas B747 Business Class-031

Sobrevoando o Pacífico – tem coisa mais bonita de ser ver do que os motores/turbinas do B747? <3

Qantas B747 Business Class-019

Praticamente todo o trajeto do vôo é feito com a luz do sol – já que você sai de manhã da Australia e chega em Santiago na mesma manhã do mesmo dia.

Coloquei a poltrona na posição horizontal para vocês verem que ela é flatbed ligeiramente inclinada.

Qantas B747 Business Class-020

O fato do assento ser perto da porta de emergência  faz com que ele seja um pouco mais frio que os demais. Já notaram isso?

Qantas B747 Business Class-024

Foi entregue um duvet, cobertos e travesseiro para os passageiros. Eu aprecio muito quando a cias dão o duvet para “forrar” o assento pois fica muito mais aconchegante e confortável para dormir.

Qantas B747 Business Class-032

Eu dormi por várias horas afinal estava todo zureta de mudar de fuso horário nos meus vôos passados em um curto espaço de tempo. O conforto da poltrona é bom e permite um bom descanso.

Qantas B747 Business Class-025

A escada que dá acesso ao upper deck fica em frente ao banheiro – mas não subi.

Qantas B747 Business Class-026

Pelo sistema de iluminação e acabamento do teto do avião dá para se ter uma idéia da idade média destes B747. Mas sinceramente não me preocupo!

Qantas B747 Business Class-030

Quase chegando em SCL foi servido a segunda refeição – o café da manhã que eu preenchi a ficha. Completo, gostoso e bem apresentado.

Qantas B747 Business Class-033

Um detalhe que notei é que todos os BINS deste B747 foram reformados sendo mais amplos e modernos.

Qantas B747 Business Class-034

Pessoal, gostei bastante de voar na Qantas – me surpreendi com o serviço, atendimento e atenção dos comissários. A comida não deixa a desejar (apesar da minha infeliz escolha do prato indiano) e o conforto da cabine proporciona qualidade ao passageiro durante o trajeto. Eu aprovei!

E vocês? Já viajaram com a Qantas?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,0