Classe Executiva da Qatar no A320 – Doha para Varsóvia

Cheguei quase de madrugada no aeroporto de Doha para poder fazer meu check-in para o próximo vôo. Eu estava com tanto sono que esqueci de tirar foto da entrada e do check-in. Assim que você já para o carro na entrada Premium (First e Business) já vem um carregador de mala que te acompanha até o check-in onde depois de feito você tem uma fila exclusiva na imigração e também raio-x.

Eu não fui com muita antecedência pois já estou cansado de passar neste aeroporto e não seria muita novidade pra mim. Inclusive nem fiz fotos da sala VIP da executiva Al Mourjan pois como já tenho vários relatos dela (leia um deles aqui) no site não achei necessidade afinal nada mudou.

No check-in a aeromoça me disse que ainda tinha 2 lugares vagos no vôo – perguntei se ela poderia bloquear o assento ao meu lado – ela disse que não mas que tentaria não marcar ninguém lá.

Made with Repix (http://repix.it)

Bom, eu já estava há tempos querendo testar o A320 da Qatar Airways com configuração internacional, ou seja, poltronas flatbed na executiva. Quando comecei a desenhar meu itinerário precisava achar alguma rota entre Doha e Europa que era operado por esta aeronave e finalmente descobri que para Varsóvia era este novo modelo.

Para você saber se o A320 que vai operar seu vôo é o novo ou o velho (que já voei, lei aqui) basta checar o mapa de assentos – se a classe econômica for até a fileira 28 – é o novo.

Vôo Qatar Airways QR259 – 07/03/2016
Doha (DOH) ✈ Varsóvia (WAW)
Assento: 3C – Classe Executiva
Partida: 08:55 / Chegada: 13:10 / Duração: 06h05
Aeronave: A320

O embarque aconteceu de forma remota, nos portões que ficam lá embaixo. Os passageiros elite/classe executiva precisam esperar eles chamarem todos da econômica e somente no final veio um ônibus específico para nos levar, ou seja, fomos os últimos a embarcarem.

Bom, como vocês já devem imaginar o layout desta business é 2-2 já que a aeronave tem um só corredor, o que já prejudica a sensação de espaço. Você tem praticamente zero privacidade em relação ao passageiro ao lado já que as poltronas são bem próximas – para não dizer grudadas.

A única divisão entre uma e outra é este pequeno “suporte” em acrílico, ou seja, praticamente simbólico.

DCIM101GOPROGOPR2374.

O encosto dos pés é HORRÍVEL! Um dos menores que já vi até hoje.

DCIM101GOPROG0012358.

Pra quem senta na janela o descanso dos pés é ainda menor e mais estreito.

DCIM101GOPROGOPR2382.

Atrás do encosto de cabeça tinha um porta trecos assim como a água e fone de ouvido.

DCIM101GOPROGOPR2376.

Assim com a porta USB e entradas multimídia.

IMG_3195

Embaixo da poltrona da frente tem um buraco para você colocar os sapatos.

IMG_3193

Controles do assento com 2 posições pré-estabelecidas.

IMG_3208

O fone de ouvido era noise cancelling e seguindo o padrão de outros vôos de ótima qualidade.

IMG_3222

O IFE era controlado pelo joystick touchscreen.

IMG_3212

A programação era vasta entre filmes, áudio, jogos, etc.

IMG_3229

E o tamanho e qualidade do monitor também satisfatórios.

IMG_3188

O amenity kit é da Giorgio Armani e você recebe somente produtos e beleza. Os artigos de higiene pessoal ficam no banheiro.

IMG_3218

Quando eu achava que a porta iria fechar e ninguém sentaria do meu lado, veio uma senhora e tomou o assento. Foi upgrade operacional porque deu over na econômica. Aff! Não que eu me incomode de alguém receber upgrade mas sim porque queria viajar sozinho e ficar mais à vontade para fazer as fotos já que este assento não oferece privacidade nenhuma. Mas enfim, vida que segue e aproveitei para aceitar o champagne de boas vindas.

IMG_3187

As comissárias deste vôo estavam BEM apressadas – não sei se por causa da duração ou até mesmo pela disposição da aeronave. Não senti nenhuma atenção especial ou cuidado no serviço – fizeram apenas o que tinham que fazer e pronto.

Vamos dar uma olhada no cardápio e carta de vinhos.

IMG_3196 IMG_3198 IMG_3201 IMG_3202 IMG_3203 IMG_3204 IMG_3205 IMG_3206 IMG_3207

A mesa é retrátil e você consegue mexer ela pra frente e pra trás para te dar mais espaço.

IMG_3226

Comecei com um suco que era de cenoura com gengibre se não me engano – ótimo por sinal.

IMG_3232

A refeição deixou muito a desejar – tanto pela apresentação quanto pela variedade. Olhem o estado que veio os croissants – amassados e torturados. Notem a tristeza deles, rs!

IMG_3234

O serviço começou com esta entrada de peixe defumado e molho de rabanete.

IMG_3245

E o prato principal (que eu escolhi) foi o Arabic Mezze – mas que decepcionei. Achei bem fraco a variedade pois veio mais legumes e queijo do que as demais coisas. Também tinha a opção de omelete ou um prato com batatas vegetariano mas optei pela culinária árabe. Como uma refeição principal isto está mais para uma entrada, concordam?

IMG_3252

Então fui dormir, ou pelo menos tentar. Tirei estas fotos ainda no embarque antes que alguém ocupasse o assento. Notem que a poltrona é sim total flatbed mas você fica com a cara praticamente no corredor – sem nenhuma proteção.

Eu mal consegui dormir pelo fato da poltrona não ser ergonomicamente confortável. Vejam o tanto que ela afunila no encosto dos pés!

Aliás, como falei pra vocês, o descanso dos pés é o menor das galáxias.

IMG_3190

Como dormir nesta clausura? Impossível! Você precisa ficar imóvel igual um morto, se precisar se mexer está “lascado”.

IMG_3267

E por último uma visão geral da cabine pra vocês verem.

Como ainda estava com fome pedi uma das “Light Options” que era uma carne moída tailandesa com salada de noodles – Apesar de estar gelada estava OK – melhor que o café da manhã meia boca.

IMG_3273

Enfim, o vôo foi agradável mas nada que merece um destaque especial em se tratando de classe executiva. A poltrona é confortável desde que você não precise dormir pois caso contrário só vai passar raiva com o desconforto. O atendimento deixou a desejar tanto pela falta de atenção quanto pela pressa das comissárias em fazer o serviço de forma rápida.

Conforme já falei pra vocês, eu com certeza voaria mais inúmeras vezes com a Qatar mas ainda acho que a cia precisa melhorar seu serviço para que ela seja um pouco mais “especial” e também escolher melhor seus fornecedores de assento pois com certeza este pessoal não sabe o que é passar horas com seu pé “preso” em um descanso de pés neste formato.

E aí, o que acharam?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,9