Classe Executiva da Qatar no A350 – Cingapura para Doha

Hora de embarcar e a animação estava lá em cima, afinal como vocês sabem voar em um avião novo pela primeira vez é sempre emocionante. Fui pro gate faltando pouco mais de 15 minutos pra dar o horário de embarque. Na própria sala de espera tinha uma área específica para passageiros da classe executiva esperar.

IMG_2911

O embarque foi anunciado respeitando as prioridades e logo eu já estava dentro desta belezinha! Para quem não sabe a Qatar foi a primeira empresa a voar com o A350.

Vôo Qatar Airways QR943 – 06/03/2016
Cingapura (SIN) ✈ Doha (DOH)
Assento: 6A – Classe Executiva
Partida: 10:45 / Chegada: 13:45 / Duração: 7h35
Aeronave: A350

O layout e estilo das poltronas da executiva do A350 da Qatar (1-2-1) é bem semelhante ao do B787 que a cia opera (leia meu relato aqui), mas achei ele um pouco mais espaçoso e mais moderno.

DCIM101GOPROGOPR1961.

Notem que a executiva tem 2 seções – uma com 6 fileiras e depois do “bar” tem uma com 3 fileiras – um pouco mais privada. Eu optei por sentar na última fileira da primeira parte do avião, na 6A.

DCIM101GOPROGOPR1972.

Tenho que confessar que a Qatar caprichou na “decoração” e design desta cabine,  além claro de todo o jogo de luz especial do próprio avião em si. Aqui vocês conseguem ver a foto do bar e a primeira parte da business class.

DCIM101GOPROGOPR2031.

Tirei esta foto para vocês verem que os bins (compartimento superior de bagagem) são super amplos e que quem senta no meio fica sem já que não tem. Fica a dica então!

DCIM101GOPROGOPR1997.

Finalmente vamos então pra parte do assento. Ponto positivo para a “individualidade” do mesmo, já que todos os passageiros tem acesso ao corredor devido ao layout ser “espinha de peixe”. Ele é bem desenhado com formas arredondadas e as cores dos estofados são alternadas entre uma fileira e outra – vinho e cinza escuro.

Cada passageiro recebe travesseiro e manta que já ficam posicionados na cadeira quando você embarca.

DCIM101GOPROGOPR1964.

Comecei então a explorar pra mostrar pra vocês todos os detalhes – ao meu lado esquerdo estava a luz de leitura individual e um porta revistas/folhetos.

IMG_2933

Debaixo do encosto de braço tinha um porta-trecos, tomadas e entradas USB’s e multimídia.

DCIM101GOPROGOPR2016.

Só havia uma porta USB mas pelo visto teria espaço para ter outra, mas a cia deve ter optado por não fazer. Outro detalhe que eu reparei – a tomada foi instalada de cabeça pra baixo (veja pelos escritos). O neurótico aqui sou só eu ou vocês também “sofrem” com essas coisas? Rs. Pelo menos ambas eram super de fácil alcance o que já ajuda muito.

IMG_2937

O controle de posição do assento ficava na mesa lateral e tinha diversas opções de manuseio.

DCIM101GOPROGOPR2012.

Além da mesa lateral havia uma segunda (e a principal) que sai debaixo da TV. Juntando as duas você tem espaço de sobra para poder comer e trabalhar.

DCIM101GOPROGOPR2011.

Já do meu lado direito tinha outro porta-trecos onde estava a garrafa d’água e o fone de ouvido.

DCIM101GOPROGOPR2017.

E ao fundo do assento da frente esta gaveta que é ideal para guardar sapatos.

DCIM101GOPROGOPR2020.

Gente, agora vocês estão preparados para esta próxima foto? Sim, chora no encosto dos pés! Seriously! Humanamente impossível dormir confortavelmente neste funil. Me decepcionei! Pequeno, mal desenhado e com espaço pra lá de limitado caso você queira se mexer.

IMG_2932

A janela tem persiana automática que você controla através destes botões embaixo dela.

IMG_2942

O fone de ouvido de ótima qualidade – noise cancelling.

IMG_2946

O entretenimento de bordo era controlado por este joystick touchscreen – de interface super fácil por sinal.

IMG_2936

A qualidade da TV impressiona – cores vivas e uma imagem de deixar qualquer HD com inveja. A programação também era vasta entre filmes, áudios, séries, jogos, etc.

IMG_2915

No teto estavam outras luzes de leitura individual assim como os avisos digitais de não fumar, atar cintos, desligar os aparelhos eletrônicos, etc.

IMG_2944

O avião oferece wifi – 10MB gratuito e caso você queira mais tem que comprar os pacotes disponíveis.

IMG_2948

Pessoal, convenhamos que 10MB não dá nem pra subir uma foto no instagram né?

IMG_2949

O máximo que você pode comprar é 200MB por U$20 – claro que a quantidade já é mais significativa mas seguindo o modelo das suas concorrentes (Etihad e Emirates) a cia deveria oferecer um pacote ilimitado por preço fixo.

IMG_2958

Os passageiros da executiva também recebem necessaire da Giorgio Armani com produtos de beleza.

IMG_2938

Tirei esta foto sem o travesseiro e sem a manta pra vocês terem uma idéia melhor do espaço da poltrona. Ela é larga e confortável – quanto à isto não tenho o que reclamar.

DCIM101GOPROGOPR1977.

Ainda em solo foi servido somente soft drinks com toalhas umedecidas pois eles não permitem oferecer champagne para os passageiros – somente depois da decolagem.

IMG_2913

Confesso que o atendimento da Qatar é bom mas nada de excepcional. As comissárias são educadas e a cia entrega o que promete. Mas ainda está longe de oferecer um “efeito surpresa” e uma atenção especial – pelo menos de quase todos os vôos que fiz com eles é esta impressão que tenho.

O menu então foi entregue junto com a carta de vinhos.

IMG_2922 IMG_2923 IMG_2924 IMG_2925 IMG_2926 IMG_2927 IMG_2928 IMG_2929 IMG_2930 IMG_2931

Já em altitude de cruzeiro o serviço começou – primeiro com champagne e castanhas.

IMG_2960

Optei pela arabic mezze de entrada que eu particularmente AMO! Detalhe que os pães vieram quentinhos – nota 10!

IMG_2972

De prato principal eu pedi o cordeiro com alecrim e crosta de ervas.

IMG_2979

Um close-up no prato – que estava saboroso e bem apresentado.

IMG_2980

Em seguida troquei para um vinho tinto e fui experimentar o prato de queijos.

IMG_2989

E por fim o sorvete – yummy!

IMG_2993

Ao terminarem foi entregue estes chocolates.

IMG_2997

Fui então me trocar para poder dormir um pouco – mesmo o vôo sendo curto. O banheiro não é espaçoso mas pelo menos você consegue se movimentar lá dentro sem ficar esbarrando nas laterais.

DCIM101GOPROGOPR1993.

A pia imita pedra e há um vasinho de flor que dá um toque especial. No espelho tem luzes que imitam um camarim.

DCIM101GOPROGOPR1994.

Os produtos de higiene pessoal como escova de dente e aparelhos de barbear ficavam no banheiro, já que eles não vem na necessaire que é entregue.

DCIM101GOPROGOPR1996.

Voltei então pro assento pra tentar dormir – fiz umas fotos dele reclinado ainda em solo pra poder aproveitar a iluminação. Vejam que ele é total flatbed e se transforma em uma cama – mas o único defeito é o afunilamento do descanso dos pés.

DCIM101GOPROGOPR1981.

Um outro ponto negativo é que a Qatar só oferece pijamas em vôos longos se ele for noturno. Caso for vôo diurno os passageiros não ganham. Eu não entendo esta política – afinal quem viaja de dia não dorme?! Aconteceu o mesmo comigo quando viajei de First no A380 da Qatar – acho que está na hora da cia rever esta política.

DCIM101GOPROGOPR1989.

Eu mesmo preparei minha cama – afinal já estou um expert neste assunto.

DCIM101GOPROGOPR2076.

 

DCIM101GOPROGOPR2068.

 

DCIM101GOPROGOPR2073.

Aproveitei a iluminação reduzida e fui fazer mais fotos da cabine – sinceramente uma das mais bonitas que já vi.

DCIM101GOPROGOPR2037.

Notem o tamanho deste “lustre”/luminária que separa uma seção e outra – DEMAIS!

Mais fotos desta super cabine!

No balcão do bar fica disponível frutas, chocolates e champagne (Drapier por sinal) para os passageiros durante o trajeto.

Me deu fome durante o trajeto e pedi uma das “Light Meals” filet de peixe com noodles e molho de coco. Muito bom por sinal!

IMG_3036

Quase chegando em Doha sintonizei em uma das câmeras da fuselagem para acompanhar o pouso – simplesmente incrível!

IMG_3071

Bom pessoal a experiência de voar Qatar é agradável mas não surpreendente – principalmente no atendimento. A cia tem seu merecimento por sempre ter cabines bem desenhadas e ostentando charme e elegância nos acabamentos dos assentos.

As poltronas de executiva no layout espinha de peixe no B787 e A350 deixam a desejar somente no quesito descanso dos pés, que vai afunilando e que prejudica muito o passageiro na hora de dormir principalmente em vôos longos.

Com certeza voltaria a viajar com eles de novo pois conforme disse eles entregam o que promete de uma forma profissional e de qualidade! E vocês, o que acham do serviço de executiva da Qatar?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,0