Classe Executiva da Qatar no B777-300ER – Doha para Cairo (Vendido como Primeira Classe)

Cias Aéreas Classe Executiva 19

Por Fábio Vilela

Como eu fui praticamente o último a embarcar quando cheguei já estavam praticamente todos os passageiros sentados e a classe executiva estava super vazia.

Conforme já falei pra vocês a Qatar vende os vôos intra-golfo somente com 2 classes (econômica e primeira). Então mesmo a cabine sendo com poltronas de executiva eles consideram First.

Vôo Qatar Airways QR1301 – 06/11/2015
Doha (DOH) ✈ Cairo (CAI)
Assento: 7E – Classe Executiva
Partida: 14:10 / Chegada: 16:55 / Duração: 3h40
Aeronave: B777-300ER

A disposição do layout dessas poltronas é 2-2-2 e são exatamente as mesmas que a cia opera nos vôos entre São Paulo e Doha – a única diferença é o modelo de avião que é um B777-200LR.

DCIM100GOPROGOPR7104.

Ao chegar como eu estava muito esbaforido porque corri demais a comissária me ofereceu um copo d’água.

Eu já considero estes assentos “antigos” e nada atuais se tomarmos por base o que temos disponível hoje no mercado.

Eu sentei no 7E que é o último assento da business na segunda seção da cabine. Para quem viaja sozinho os assentos do meio são os ideais assim você tem liberdade de levantar quando quiser.

Vejam que nos assentos da lateral você precisa pular o passageiro do corredor caso queira sair e ele estiver deitado.

Ainda em solo foi oferecido toalha umedecida, café árabe e tâmara. As comissárias (na sua maioria asiáticas) extremamente educadas e gentis – como sempre.

IMG_3442

O assento tem 2 compartimentos no console onde ficam as garrafas d’água mas que você pode usar de porta trecos.

A porta USB fica embaixo do encosto de braço assim como a entrada de áudio.

O controle da posicão da poltrona que conta até com massagem – que eu particularmente não gosto.

IMG_3441

Já do outro lado o joystick do IFE.

IMG_3447

A programação era bem variada e aproveitei para assistir um filme durante o trajeto.

IMG_3450

O fone de ouvido era da BOSE e noise-cancelling.

IMG_3451

Eu sempre me surpreendo como a Qatar consegue entregar um serviço tão completo e em vôos tão curtos. O meu teve duração aproximada de 3 horas e tinha cardápio e carta de vinhos – nota 10!

IMG_3426 IMG_3427 IMG_3428 IMG_3429 IMG_3430 IMG_3431 IMG_3432 IMG_3433 IMG_3434 IMG_3435 IMG_3436 IMG_3437 IMG_3438

O serviço começou com mix de nuts e bebida – meu ginger ale – AMO!

IMG_3445

Seguido da entrada que optei pelo Arabic Mezze. Olha a disposição dos talheres e acompanhamentos – tudo nota 10!

IMG_3455

Eu optei pelo frango com arroz basmati e iogurte – estava uma delícia!

IMG_3459

A sobremesa uma tortinha de chocolate da Ladurée.

IMG_3462

E pra finalizar recebemos esta caixinha com chocolates – legal né?

IMG_3464

Coloquei a poltrona na posição horizontal para vocês verem a inclinação. Notem que todos os passageiros estão com as janelas fechadas menos este senhor aí que foi com ela aberta até o Egito. Ninguém merece!

Ela é total flatbed com uma leve inclinação pra baixo.

Como falei pra vocês a privacidade em relação ao passageiro ao lado é muito pouca – só há esta mini divisória separando os dois.

Foi oferecido manta e travesseiro – que para um vôo curto está passando de bom!

Devido ao peso do seu corpo o descanso dos pés fica de certa forma forçando pra baixo o que também prejudica na hora de dormir.

Para um vôo intra-Golfo o serviço foi mais que satisfatório – mas para trajetos mais longos esta classe executiva não seria a minha preferida na hora da escolha, afinal pra quem viaja sozinho ela acaba por não atender todas as necessidades do passageiro, tanto em conforto quanto privacidade, concordam?

Avaliação

Média
8.5

19 respostas para “Classe Executiva da Qatar no B777-300ER – Doha para Cairo (Vendido como Primeira Classe)”

  1. Vm disse:

    Fábio, fazendo algumas pesquisas eu encontrei
    Joandesburg / Madrid ( com escala em Doha)
    Você sabe si a qatar oferece o hotel para passageiros em executiva? E na sua opinião vale a pena esse trecho por 100k?

    Pergunto porque vi esse sistema quando vc viajou com a turkish.

    Muito obrigado.

  2. Fernando Gomes disse:

    Fabio, onde tem essa regra de que voos intra-golfo são considerados First? Fucei o site da Qatar e não achei nada. Tenho um voo DOH-MLE, isso é considerado intra-golfo?

  3. Leonardo disse:

    Fábio, essa questão da janela aberta durante o voo é realmente complicada. Peguei um BSB-MCP, que dura em torno de 2:30h, e no meio do voo um senhor que estava sentado no corredor se levantou, chamou o comissário e disse ”tenho uma reclamação a fazer, quem viaja na janela deveria pagar mais, tem pessoas que gostam de apreciar a paisagem e isso esta sendo ceifado de mim”. O comissário, educadamente, disse que ia fazer a sugestão aos seus superiores. hahaha

  4. Daniel Gadelha disse:

    Não teve amenity?

  5. Albino disse:

    Boa, Fábio ! Já tinha visto as fotos durante sua viagem e achei bem fraquinha para o padrão da Qatar. Mas é a única opção da QR nessa rota, então ou vai nela ou muda de companhia.

    Consegui emitir ontem pelo Smiles esse vôo inverso, CAI-DOH, e depois DOH-BKK na First do A380. Cara, deu muuuito trabalho, mas consegui um rapaz extremamente atencioso na central do Smiles que foi ótimo e conseguiu emitir pra mim e meu pai. Ah, e por 32.500 milhas os dois vôos. Top demais.

    Ou seja, ainda é possível emitir na First da Qatar pelo Smiles, porém tem que ser pela central e ter muita paciência e ainda dar sorte de pegar um funcionário interessado. No site confirmei com eles que realmente não aparece mais, só business.

    • Fábio Vilela disse:

      Que bom que conseguiu!
      Então é proposital que não aparece mais no site né?

      • Ramon disse:

        Eles estão com 2 sistemas, o antigo no call Center e o novo no site… As disponibilidades não são as mesmas… Eu emiti antes da mudança e não conseguia fazer o mix de classes pq não aparecia disponibilidade pra eles lá, mas no site aparecia… Não fiz muito caso e emiti GRU-DOH-MLE com stop em Doha… Os atendendentes (foram varias tentativas RS) me falaram dessa diferença dos sistemas…

        • Ramon disse:

          Ah sim e mais uma coisa…
          Já testei a executiva no 777 e no 787 da QR mas confesso que como viajei com minha esposa gostei mais do 777… A gente tem mais contato… No 787 tem que se sentar p conversar e não da nem pra dar as mãos (piegas kkkk)… Mas o interior em si da aeronave e lindo demais!!

        • Albino disse:

          Obrigado por compartilhar essa informação, Ramon. Isso vai ajudar em futuras ligações lá pra eles.

      • Albino disse:

        Exato, no site não vai mais aparecer a First da Qatar. Mais uma atitude lamentável do Smiles.

  6. Vinicius disse:

    Fabio, seus relatos estão cada vez melhores, nos deixam sempre mais ansiosos pelos proximos TRs. Vou fazer um voo GRU-DOH pela QR com esse equipamento em breve, assim como AUH-GRU com a EY em first (devo ambos as suas dicas). Depois conto minhas impressoes. Parabens pelo site!!

    Grande abraço.

    Vinicius

  7. Gabriel disse:

    Grande Fábio! Sou frequentador assíduo do site e gosto muito das publicações.

    Quanto à sua pergunta abaixo, eu respeitosamente discordo.

    “afinal pra quem viaja sozinho ela acaba por não atender todas as necessidades do passageiro, tanto em conforto quanto privacidade, concordam?”

    É que na verdade é bastante difícil nós acharmos algum produto que atenda todas as necessidades do passageiro. Voce sabe que até mesmo muitas cabines First muitas vezes não conseguem essa meta. No mercado de hoje, a gente acha de tudo, do ruim ao otimo, independentemente da categoria da cabine, se eco,exe ou first.

    Como você já teve muitas experiências em viagens premium internacionais, o nível da crítica tende a ficar mais alto. rs. Isso é completamente normal, e é bom! Acredito que ess seja a razão de voce não gostar tanto do conforto e privacidade dessa classe. Da privacidade eu te dou razão, tá longe de estar entre as melhores, mas com relação ao conforto, eu acho a poltrona muito confortável e o espaço, excelente!

    A classe executiva da Qatar, apesar de ter esse layout 2-2-2, ainda é melhor que muitas classes executivas de outras companhias. Eu particularmente gosto muito de viajar nessa classe!

    Boas viagens! Safe triping!

    Forte abraço

    Gabriel

    • Fábio Vilela disse:

      Gabriel,
      Obrigado pela participação.
      Realmente é muito difícil achar um produto que agrade à todos mesmo, mas o que eu quis dizer é que este modelo de assento já está defasado se comparado aos que temos na atualidade e até mesmo ao próprio modelo que a QR oferece no A380, B787 e A350 onde ela consegue atender tanto quem viaja sozinho quanto quem está acompanhado.
      Ahhhhh, e concordo com você – eu mesmo já confessei aqui no site em diversos relatos que quanto mais produtos eu testo mais “chato” e exigente eu fico, rsssss – espero que vocês não me abandonem por causa disso.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis