Classe Executiva da South African Airways no A340 – São Paulo para Johannesburgo

Cheguei relativamente cedo em São Paulo da minha conexão de Uberlândia e tivemos que esperar o check-in abrir para poder despacharmos nossas malas. Ah, acho que não contei, mas nesta viagem da África do Sul eu estava com 5 amigos.

Fui super bem atendido no check-in prioritário da South African e logo já estávamos com nossos cartões de embarque. A cia usa a sala vip da Star Alliance no T3 em Guarulhos  que eu não vou postar sobre pois já tenho relatos aqui no site, então dispensa uma matéria específica.

A South African chega a operar 2 vôos diários entre São Paulo e Johannesburgo variando entre os aviões A340 (mais antigos) e os A330 (os mais novos da frota). A cia é MUITO generosa em liberar assentos em classe executiva para emissões com milhas/pontos pelos parceiros então é bem fácil conseguir até mais de 04 lugares no mesmo vôo.

Fui um pouco mais cedo pro portão de embarque para garantir que conseguiria tirar as fotos. Coincidentemente os agentes da SAA que estavam trabalhando naquele dia me conheciam de uma outra viagem que fiz com eles em 2013 e gentilmente liberaram para eu entrar no avião primeiro para conseguir imagens sem ninguém ainda a bordo.

IMG_0228

Vôo South African SA223 – 20/06/2016
São Paulo (GRU) ✈ Johannesburgo (JNB)
Assento: 7G – Classe Executiva
Partida: 18:00 / Chegada: 07:25 +1 / Duração: 8h25 
Aeronave: A340-600

O embarque aconteceu no horário previsto e as portas da aeronave foram fechadas pontualmente na hora de sair, o vôo estava SUPER vazio – tanto na executiva quanto na econômica – então foi super rápido pra embarcar todo mundo.

Mesmo viajando com meus amigos eu optei por sentar na 7G (assentos do meio) para ter liberdade de tirar as fotos durante o trajeto. As poltronas do meio são ideias para quem viaja sozinho pois você tem liberdade de levantar sem precisar incomodar o colega ao lado.

DCIM101GOPROGOPR6350.

A disposição da classe executiva neste A340-600 é 2-2-2 dividido em 07 fileiras. Como vocês podem notar a cabine não é das mais atuais, em contrapartida todas as poltronas são flatbed.

DCIM101GOPROGOPR6353.

Entre a classe executiva e econômica, além da galley tem também uma mini-banca com revistas e jornais à disposição dos passageiros.

DCIM102GOPROGOPR7632.

Agora caso esteja viajando acompanhado sugiro sentar nas poltronas laterais pois assim você tem acesso à janela pra apreciar o pouso e decolagem.

O espaço entre as poltronas é grande e como elas estão presas em “casulos” mesmo que o passageiro da frente incline não irá interferir – que é o que acontece no A340 da TAP por exemplo.

No fundo do assento da frente tem o bolsão com revistas e o safety card além de um compartimento que serve para você colocar o fone de ouvido.

DCIM102GOPROGOPR7639.

Tem esta gavetinha também que serve para você guardar seus sapatos.

 

IMG_0267

Todos os assentos da business tem tomadas para você carregar seus aparelhos – senti falta da porta USB.

IMG_0316

No console que separa as poltronas estão os controles do assento que além de ter 3 posições pré-definidas ainda te permite personalizar da forma que desejar.

IMG_0314

DCIM101GOPROGOPR6365.

O fone de ouvido era noise-cancelling de boa qualidade.

IMG_0266

O entretenimento de bordo deixa muito a desejar – antigo, com pouca programação, lento e com qualidade de imagem bem baixa.

IMG_0274

Para minha surpresa depois de embarcar recebi esta sacola da SAA com estes mimos no meu assento – fiquei super feliz pois eu realmente não estava esperando.

IMG_0238

A necessaire entregue tinha os produtos de higiene pessoal da Temple Spa além de meia e tapa-olhos.

IMG_0263

Ah, a TV fica presa no console e você precisa puxá-la pra cima pra poder assistir. Ainda em solo foi oferecido champagne de boas vindas e entregue o cardápio.

Já viajei com a SAA umas 4x e todas (sem exceção) fui bem atendido – independente se sabiam quem eu era ou não. Neste vôo em específico os comissários foram extremamente educados, solicitos e sempre trabalhando com um sorriso no rosto. Além de serem bastante prestativos sempre pareciam preocupados em estar oferecendo o melhor serviço.

IMG_0243

IMG_0252

IMG_0253

IMG_0256

IMG_0257

IMG_0258

IMG_0259

O jantar foi feito de forma completa – canapés, seguido de entrada, prato principal, queijo e sobremesa. Acho essencial que na classe executiva o serviço seja feito por etapas. Além de tornar a experiência mais agradável e elegante você deixa à critério do passageiro optar por receber ou não o serviço de forma expressa – caso por exemplo queira mais tempo para dormir e relaxar. Por isto ponto positivo pra SAA!

IMG_0271

A qualidade das refeições e sabor estavam ótimas – desde o bolinho de salmão defumado no pepino de entrada até o prato principal que foi salmão escaldado com massa linguini e tomate seco.

IMG_0286

Acertei em ambas as escolhas – pratos aquecidos e preparados no ponto! Ah não posso deixar de mencionar a qualidade dos vinhos oferecidos. Escolhi o tinto sul-africano, claro e não me arrependi! Tomei quase que 1 garrafa inteira, rs.

IMG_0289

No final, eu optei tanto pelos queijos quanto pela sobremesa (torta de maçã) pois queria experimentar ambos.

IMG_0293

Como o vôo estava vazio mudei pra 7A para dormir já que ficava na janela e eu teria mais privacidade. As poltronas apesar de antigas ficam total flatbed e quando reclinadas se transformam em camas.

DCIM101GOPROGOPR6335.

O travesseiro tem um tamanho satisfatório e a manta é bem confortável o que garante boas horas de sono aos passageiros.

Infelizmente se você viajar com um desconhecido e sentar nas poltronas laterais terá que pular o colega caso queira levantar, o que é sempre desagradável.

DCIM101GOPROGOPR6339.

Nosso vôo neste dia teve duração total de 7h15, ou seja, mal deu pra descansar – o trajeto foi muito rápido e quase não sobrou tempo para dormir. Chegando em JNB foi servido o café da manhã – escolhi cereal, pães (que não esperei pra tirar a foto, rs) e fritata de queijo com batata que também estava saborosa. Eu só experimentei pois ainda estava cheio do jantar.

IMG_0298

Chegando em JNB o comissário chefe veio me agradecer pela presença, saber se eu tinha tido uma boa experiência e ainda por cima me presenteou com 2 vinhos que serviram à bordo e eu tinha gostado bastante.

IMG_0326

Bom pessoal, como vocês podem ver o meu vôo com a SAA foi super agradável. A cia representa bem o cenário onde um produto não muito atual passa a ser segundo plano quando se tem um atendimento adequado seguido de um bom cardápio e serviço profissional. A cia entregue o que promete e com certeza na minha opinião é e continua sendo a melhor escolha para voar entre Brasil e África!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,3