Classe Executiva da Swiss no B777-300ER – Zurich para São Paulo

Enfim, último trecho! Eu estava mega ansioso pra poder fazer este trajeto, primeiro porque o avião era novo, e segundo que é um relato inédito aqui no site. Para quem não sabe excepcionalmente no mês de Agosto a Swiss está operando o B77W (3x por semana) para Guarulhos, mas a partir de Setembro, ela volta com o antigo A340.

Bom, o embarque foi realizado pontualmente no horário respeitando as ordens de prioridade, assim como clientes elite.

Vôo Swiss Global Airlines LX92– 12/08/2016
Zurich (ZRH) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 7A – Classe Executiva
Partida: 22:40 / Chegada: 05:25+1 / Duração: 12h00
Aeronave: B777-300ER

Primeiro, quero mostrar o mapa de assentos pra vocês entenderem melhor o layout desta classe executiva, pois ela não é nem 1-2-1, e nem 2-2-2 e sim uma mistura dos dois.

SWISS-777-300er-seat-map

Pra quem viaja sozinho, o ideal é pegar as poltronas “trono” (4A,7A,9A,11A[não tem janela],14A e 16A ou 5K, 8K,10K,12K,15K,17K) as quais são nas laterais e possuem console tanto do lado direito quando do lado esquerdo. Infelizmente estes lugares ficam bloqueados para clientes elite Miles&More, mas no dia da partida se ainda estiverem vagos você consegue alterar – que foi o que aconteceu comigo.

Notem também que a classe executiva é dividida em 2 seções – a primeira com somente 2 fileiras, e a outra com 11, portanto se você puder escolher, opte pela menor pois assim você tem mais privacidade

Ao embarcar fui direto pro meu assento, o primeiro do lado direito – no bulkhead – 7A. Foi uma ótima escolha pois nele o encosto dos pés não afunila por ser na parede – portanto fica a dica.

Não notei nenhuma simpatia “extra” por parte dos comissários – apesar disto foram todos educados, gentis e atenciosos, mas nada além disto durante o embarque.

DCIM103GOPROGOPR2055.

Apesar de ser um avião novo com um novo modelo de assento, a cabine se assemelha um pouco com o A340 que a cia opera regularmente para São Paulo.

DCIM103GOPROGOPR2068.

A nova poltrona é elegante, com acabamentos finos e bastante confortável. Nos assentos individuais você realmente tem um espaço suficiente para se sentir totalmente exclusivo.

DCIM103GOPROGOPR2065.

Eu tinha a impressão que essas poltronas seriam estreitas e apertadas, mas me enganei. Pelo menos consegui ficar confortavelmente durante todo o vôo. Talvez para os “gordinhos” ela possa não oferecer um nível satisfatório de espaço.

DCIM103GOPROGOPR2058.

Ao meu lado esquerdo estava um console de madeira, onde você encontrava um cabide para pendurar seu casaco e entregar pros comissários, o fone de ouvido, água, luz de leitura individual e um porta trecos.

IMG_5214

Bastava você acionar um botão que abria este compartimento onde você poderia guardar seus pertences pessoais.

IMG_5216

Acionando outra alavanca você liberava a mesinha de refeições.

IMG_5251

Detalhes da poltrona que fazem a diferença.

IMG_5247

Gostei de ver que tem um suporte específico pra água assim ninguém precisa ficar “estuprando” o bolsão.

IMG_5246

Botões de controle da posição de assento eram em aço escovado – de muito bom gosto.

IMG_5212

Tomada e porta USB ao alcance do passageiro logo abaixo do encosto de braço.

IMG_5265

Porta trecos é o que não falta neste assento – ao lado da TV tinha o bolsão com os folhetos de segurança.

IMG_5238

Embaixo tinha outro compartimento – ideal para um laptop.

IMG_5221

E na lateral mais abaixo tinha outro buraco para você colocar o que quisesse como sapatos por exemplo.

IMG_5220

E pra finalizar do meu lado direito outro porta trecos, ou seja, você consegue deixar tudo ao seu alcance – ponto positivo!

IMG_5239

Um outro detalhe em relação a poltrona é que você além de ter massagem disponível consegue controlar a “maciez” do enchimento do estofado, colocando ele mais mole ou mais duro.

IMG_5256

O joystick era touchscreen, de ótima qualidade e rápido ao responder os comandos. Você controlava tudo do entretenimento de bordo na palma da mão.

IMG_5313

IMG_5310

Os fones de ouvido – novos por sinal – eram noise cancelling.

IMG_5253

O entretenimento de bordo era SUPER completo com diversas opções de músicas, tv’s, séries, games, etc.

IMG_5242

IMG_5278

IMG_5281

O Flight Map te dava a opção de ver o trajeto de vários ângulos da terra.

IMG_5284

Um ponto super NEGATIVO  que vale a pena comentar: nesta aeronave a empresa instalou wifi, porém colocou o sistema de pacotes, ou seja, fica praticamente inviável trabalhar durante o vôo – vejam os valores – praticamente 60 reais por 50MB – bola fora!

Ela poderia muito bem ter feito como a Lufthansa, Emirates, Qatar, Etihad, Turkish que cobram um valor fixo para uso ilimitado, não acham?

IMG_5301

Eu só fui descobrir que o amenity kit era o amenity kit depois que perguntei pro comissário aonde estava a bolsinha,rs. Quando ele me mostrou que era este pacote que já estava no assento eu não acreditei.

IMG_5222

A “necessaire” nada mais é que estas bolsas reutilizáveis que você leva no supermercado, sabe? Eu particularmente detestei e não achei que condiz com a qualidade de uma classe executiva. Além do mais os produtos vieram em um plástico sem qualquer elegância ou charme.

IMG_5262

Ainda em solo foi servido bebidas durante o embarque – optei pelo champagne/espumante.

IMG_5218

O menu foi entregue para que eu pudesse escolher a opção do jantar.

IMG_5230

IMG_5231

Quero que vocês notem bem a descrição do prato principal que eu escolhi – filé mignon com cobertura de ervas, molho de vinho tinto,batata gratinada e legumes de primavera. 

IMG_5233

IMG_5234

A cia também oferece o serviço expresso caso você queira mais tempo para descansar e comer de forma rápida.

IMG_5236

A entrada veio uma espécie de tartare de truta mas que estava com um gosto muito forte de peixe. A sala estava com as folhas “machucadas” e bem mal presentadas.

IMG_5268

Vocês lembram da descrição do meu prato? Até então a parte do  “filét mignon com molho de vinho e batata gratinada” estão OK e bem apresentados, mas os legumes de primavera? Oi?! Foram 2 pedaços de cenoura, 2 vagens picadas e batata salsa. Apresentação feia, pobre e que deixou a desejar. Apesar disto a comida estava boa e a carne no ponto ideal.

Não entendi porque veio o queijo com este bolo e esta flor junto com as refeições – será um costume suíço? Alguém pode me esclarecer?

IMG_5272

E por fim serviram a sobremesa – clafoutis (torta) de cereja com um creme branco. Estava bem gostosa por sinal. Para quem quisesse ainda havia a seleção de cafés Nespresso e chocolates suíços, mas eu dispensei.

Durante todo o serviço os comissários foram super profissionais – mas nada além disto.

IMG_5277

Bom, hora de dormir, coloquei então a poltrona na posição horizontal pra vocês terem uma idéia do espaço. Ela é realmente flatbed e se transforma em uma cama quando reclinada.

DCIM103GOPROGOPR2072.

Lembra que falei pra vocês que na 7A, por ser a primeira poltrona da business, tem o descanso dos pés maior? Aí está a prova!

IMG_5219

Apesar de confortável na hora de dormir eu achei o espaço estreito pois você fica praticamente “enterrado” entre os dois consoles da poltrona.

DCIM103GOPROGOPR2074.

Para quem tem ombros largos ou é um pouquinho mais cheinho vai sentir este aperto.

IMG_5211

Eu mesmo que arrumei a cama, afinal na classe executiva não há turndown service. A manta apesar de fina era comprida mas o travesseiro poderia ser um pouquinho maior.

DCIM103GOPROGOPR2167.

Eu consegui ter boas horas de sono, pois depois da degustação de whisky no lounge, eu estava extremamente cansado, então nem vi o tempo passar.

DCIM103GOPROGOPR2178.

Um outro detalhe que quero mostrar pra vocês é que a tela da TV deita ligeiramente, ou seja, se você estiver esticado você consegue trazer ela um pouco mais perto de você pra conseguir assistir a imagem.

DCIM103GOPROGOPR2176.

Quase chegando em São Paulo foi servido o café da manhã em duas etapas – a primeira com a tábua de frios, frutas e pães.

IMG_5305

E por fim o mini omelete, que era do tamanho praticamente de um pão de queijo – vejam na foto. Ele veio acompanhado de batatas, 1 tomate e espinafre se não me engano.

IMG_5308

Bom pessoal, conforme vocês puderam ler e ver a Swiss inovou e trouxe um produto bastante competitivo com poltronas modernas, aeronave de ponta e uma cabine totalmente remodelada. Mas infelizmente deixou a desejar no catering, que pra mim foi a grande falha do vôo. Além disto, o amenity kit não condiz com a altura do serviço de uma business class que por mais sustentável que seja, acho que poderiam fazê-lo de uma forma mais charmosa e elegante.

Eu gostei de voar nesta nova classe executiva, principalmente por causa da privacidade dos assentos individuais onde você tem seu próprio espaço e individualidade sem precisar perturbar ninguém durante o trajeto. Se comparado com os atuais A340 este avião foi um mega upgrade para quem faz esta rota regularmente. Infelizmente este avião deixa de operar para o Brasil semana que vem, e só o veremos de novo ano que vem – ainda sem previsão.

E vocês, o que acharam? Já voaram de Swiss? Como foi sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,2