Classe Executiva da TAM no B777-300ER – Miami para São Paulo

De São Francisco para Miami fui com a American Airlines (B737 – então dispensa review) – comprei bilhete de classe econômica e ganhei upgrade para First doméstica em um dos segmentos por ser Executive Platinum.

Fiquei 2 noites em Miami no Hyatt mas eu não sei aonde foram parar as fotos que fiz do hotel, já revirei em tudo quanto é lugar e não achei, então vou ficar devendo pra vocês.

Como meu vôo com a TAM de volta para o Brasil era diurno saí bem cedo do hotel para não ter perigo de pegar trânsito e também ter tempo de sobra para devolver o carro que eu tinha alugado.

Fui pro balcão do guichê da Premium Business e logo uma agent do Special Service da TAM fez meu check-in e também me acompanhou pela fila prioritária do raio-x me levando até a sala VIP. Ela disse que voltaria para me pegar para podermos embarcar. Como o lounge da TAM é o mesmo e nada mudou, vocês podem conferir um review aqui.

Vôo TAM JJ8095 – 25/03/2016
Miami (MIA) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 4C – Classe Executiva
Partida: 10:15 / Chegada: 19:35 / Duração: 8h30
Aeronave: B777-300ER

No horário combinado ela me buscou e entrou comigo primeiro na aeronave antes mesmo do embarque começar. Me apresentou para a tripulação e depois quando o embarque estava quase se encerrando ela veio se despedir. Atendimento do SS sempre nota 1000!

Bom, acho que executiva da TAM, Delta e AA vocês já estão cansados de ver por aqui né? Afinal são as campeãs em quantidade de relatos, mas vamos lá! Vou focar mais em avaliar o serviço já que a cabine é a mesma dos demais relatos que tenho no site.

Detalhe que a executiva neste dia estava SUPER vazia, praticamente com uns 30% de ocupação apenas.

DCIM101GOPROGOPR4510.

Como vocês já sabem o layout é 2-3-2 – o que não é nada ideal para quem viaja sozinho, mas que é satisfatório para quem está acompanhado.

Você não pode dar o azar de sentar no meio da fileira de 3 lugares pois assim terá que fazer malabarismo para sair e entrar no assento caso seus colegas estiverem dormindo.

DCIM101GOPROGOPR4500.

O assento é confortável mas já ultrapassado se comparado ao que mercado vem oferecendo. Agora estas poltronas da TAM nos B777 e A350 oferecem o ottoman – este descanso fixo para os pés.

DCIM101GOPROGOPR4496.

Notem que caso você viaje com algum desconhecido a proximidade dos assentos pode te incomodar.

DCIM101GOPROGOPR4498.

Em contrapartida tem um bom espaço entre a cadeira e a poltrona da frente, o que facilita na hora de “pular” o colega.

DCIM101GOPROGOPR4506.

O ottoman por não ser fixo embaixo do casulo da poltrona da frente não afunila – o que é um ponto positivo.

DCIM101GOPROGOPR4530.

Comando do controle de posição da poltrona (com alguns descascados) e mais abaixo o joystick do IFE.

IMG_5282

As tomadas ficam no console que dividem as duas cadeiras.

IMG_5285

Revistas e jornais foram oferecidos ainda em solo – junto com o welcome drink – que optei pelo suco de laranja

IMG_5289

O amenity kit é da Salvatore Ferragamo com produtos da marca e de ótima qualidade.

IMG_5288

O fone de ouvido é noise cancelling e dá conta do recado.

IMG_5281

O tamanho da TV é ótimo e a programação é variada: filmes, áudios, séries, jogos, etc.

IMG_5294 IMG_5296 IMG_5297

Foi então distribuído o cardápio junto com a carta de vinhos para que pudéssemos escolher as refeições.

IMG_5271 IMG_5272 IMG_5273 IMG_5274 IMG_5275 IMG_5276 IMG_5277 IMG_5278 IMG_5279 IMG_5280

Como o vôo é diurno a primeira refeição foi café da manhã – com omelete e torradas, cereais, frutas e pães. O omelete não estava bom não, mas as batatas e o tomate estava OK – assim como as frutas e os cereais.

IMG_5303

Coloquei então a poltrona na posição cama para poder dormir.

DCIM101GOPROGOPR4513.

Como vocês podem ver ela fica quase 99% flatbed e oferece até um conforto razoável para dormir. Note que se o passageiro da janela quiser sair ele vai precisar pular o outro.

DCIM101GOPROGOPR4520.

Eu optei por forrar o assento do lado da janela assim teria mais privacidade e não ficaria com a cara no corredor.

DCIM101GOPROGOPR4531.

Cada passageiro recebe uma manta e um travesseiro – como tinha sobrando eu usei 2 mantas – uma pra forrar o assento e outra pra me cobrir – assim ele fica mais fofinho.

DCIM101GOPROGOPR4553.

Adivinhem? Fui sorteado claro! Assim que terminei o café da manhã minha TV já parou de funcionar – as meninas tentaram sem sucesso resetar o sistema por 3x e nada. Me sugeriram então mudar de assento pois tinha inúmeros vagos – mas como eu já estava deitado e iria dormir optei por ficar la mesmo. O único ponto ruim foi esta tela branca clara, mas coloquei um cobertor na cara e apaguei.

DCIM101GOPROGOPR4533.

E a tela continuou firme e forte inoperante até chegarmos em São Paulo.

DCIM101GOPROGOPR4604.

Bom, sobre o segundo serviço tenho alguns comentários a fazer: O almoço/jantar que era pra ter entrada (sopa), prato principal e sobremesa (sorvete, pudim ou frutas) pois tudo está escrito no MENU.

Bom só teve os 2 ultimos [e em partes]. Questionei a tripulação e eles me disseram que pelo fato do vôo ser diurno e o segundo serviço ser o principal – a sopa esfriaria e o sorvete derreteria por isto eles nem embarcam. [Oi?!]. Como as outras cias fazem então? Será que só o B777 da TAM não tem esta modalidade?

Agora fica a dúvida, se este cardápio é específico pra vôos diurnos, mas que por motivo operacional não pode ter estas opções, deveriam retirar concordam?

O prato que era pra sopa virou suporte para colocar os pães, rs. A comida estava boa, optei pelo peixe com risoto e tava saboroso.

IMG_5329

De sobremesa peguei o Pudim – que também estava bom! Ah e só para lembrar ambos os serviços foram feitos de forma expressa.

IMG_5334

Já ouviram aquele ditado “A torrada só cai com o lado da manteiga virada pra baixo”, rs. Pois é, dei azar! Meu vôo foi super agradável – as comissárias extremamente simpáticas, prestativas e sorridentes o tempo todo [thumbs up pra Deise que me atendeu durante o voo] – quanto à isso nota 10. Lógico que não posso ser hipócrita de falar que elas não sabiam quem eu era, mas se isto influenciou ou não no serviço – não posso opinar.

Digamos que o fato da minha TV não ter funcionado só não comprometeu a viagem pois a executiva estava vazia e eu poderia sentar em qualquer outro lugar disponível, mas mesmo assim não deixa de ser um contratempo. A poltrona como vocês sabem no modo reclinada fica 99,9% flatbed e tem uma largura satisfatória na posição cama apesar de oferecer pouca privacidade caso você viaje com um desconhecido.

Chegando em SP tinha outro agente do SS me esperando na porta da aeronave para me acompanhar até a retirada das malas – nota 10! Aliás, só tenho elogios sempre à este depto da TAM que me trata com tanta atenção e carinho.

Concordo que esta poltrona não é a mais atual e nem a mais moderna do mercado mas pelo valor que paguei (vou falar no próximo post) achei mais do que satisfatório o serviço e qualidade da cabine – não posso reclamar. A cia não é minha primeira opção de escolha, mas com certeza voaria em outras oportunidades pelo custo x benefício. Vamos ver se com a mudança para LATAM a cia se reinvente e passe a se tornar mais competitiva com o que mercado pede.

Fica aqui então o meu post de despedida pois este foi meu último vôo com a marca TAM Linhas Aéreas 🙁

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,6