Classe Executiva da TAM no B777-300ER – Miami para São Paulo
O embarque começou no horário e milagrosamente o vôo estava bem vazio – já o meu vôo de volta que vou postar amanhã (GRU-MIA) veio lotado.
Vôo TAM JJ8095 – 06/07/2015
Miami (MIA) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 4C – Classe Executiva
Partida: 10:00 / Chegada: 19:35 / Duração: 8h30
Aeronave: B777-300ER
Bom, como vocês já leram no meu último relato do vôo SCL-GRU nesta mesma aeronave, a TAM terminou o retrofit de todos os B777-300ER removendo a primeira classe e melhorando o conforto da executiva.
Apesar da configuração da business do B777 ter continuando a mesma – 2x3x2 – agora os assentos tem o ottoman – que é este descanso para os pés – permitindo que a cadeira fique quase 100% reta na posição cama.
Como o SS veio me buscar pra embarcar primeiro consegui fazer fotos do avião ainda vazio 😉
Pra quem viaja nesta fileira do e pega este assento do meio é complicado, não acham? Falta privacidade além de sempre precisar incomodar a pessoa para levantar. Não gosto e não aprovo este layout, prefiro o 1-2-1 ou no máximo 2-2-2.
Minha poltrona 4C (corredor) é a última do lado esquerdo da primeira “seção” da executiva. Não veio ninguém ao meu lado então mudei pra janela.
Como vocês podem ver as poltronas receberam também novo estofado com as novas cores do grupo LATAM.
A chefe de cabine veio se apresentar assim que embarquei e logo depois passou uma comissária servindo bebidas. Não sei se é porque o vôo era diurno mas só tinha suco e água – sem espumante.
Vocês já conhecem, mas não custa nada mostrar os detalhes do assento para quem chegou agora aqui no site. Aqui está o controle de posição da poltrona.
E mais um pouco abaixo o joystick do entretenimento de bordo.
Os headphone noise-cancelling são bons apesar de ficarem um pouco “frouxo” na orelha.
A TV tem um ótimo tamanho assim como programação variada entre filmes, áudio, música, etc.
Entre os dois “ottoman” fica um porta revistas.
Tomadas ficavam no console entre as duas cadeiras.
Luzes de leitura individual – notem que as poltronas não tem nenhuma divisória.
Logo as comissárias passaram oferecendo revistas e jornais e entregando o amenity kit. As necessaires vem embaladas em um plástico e notei que as aeromoças abrem o plástico na sua frente e já te entregam a bolsinha. Eu particularmente não gosto, prefiro que me entreguem o kit protegido e se eu quiser eu mesmo abro.
O kit vem o básico de toda cia aérea – meias, tapa olhos, produtos da marca Rituals, kit dentário, pente, cacau, tapa-ouvidos.
Há 2 menus – um com a carta de vinhos e outro para as refeições.
Bom, já voando e antes de começarem o serviço as comissárias passaram oferecendo toalhinha umedecida.
Já falei isto aqui inúmeras vezes, mas não custa repetir – o sistema na TAM de servir os passageiros na Premium Business é o famoso “bandejão”, ou seja, vem todos os pratos juntos de uma vez – sopa, salada e prato principal.
Uma outra coisa que me incomoda neste método é que além do espaço ficar pequeno pois tem várias coisas ocupando a mesinha é que não tem lugar para colocar o pão. Assim que a comissária passa com a cestinha de pães ela vem e coloca o pão na bandeja em qualquer lugar que ela encontre e caso não tiver lugar – põe em cima da comida no seu prato (vou mostrar no meu próximo vôo pra vocês). Além de ser muito “deselegante” esta forma de servir o pão, isto acaba ocupando mais um lugar na mesa limitando ainda mais seu espaço. Veja que nem lugar para posicionar os talheres e copo tem.
Apesar de tudo a comida estava boa, principalmente a salada e o cuscuz. O atendimento foi cordial e as comissárias educadas. Não senti pressa da parte delas em realizar o serviço, acredito que pelo fato da business estar bem vazia.
Eu dispensei os queijos e fiquei só com a sobremesa – cheesecake italiano – estava ótimo.
Por fim recebi estes chocolates ao término do serviço.
Depois fui tentar dormir pra poder descansar. A poltrona “nova” inclina de uma forma que emenda com o descanso dos pés, se tornando uma cama.
Como vocês podem notar ela não fica 100% flatbed na parte do encosto da coluna e sim ligeiramente inclinada pra cima.
Particularmente pra mim esta inclinação nas costas não faz muita diferença (é muito pequena) pois a poltrona totalmente reta me dá um pouco de refluxo na hora de dormir, então mesmo eu voando em uma poltrona flatbed eu sempre deixo ela ligeiramente inclinada.
Não existe turndown service – serviço de abertura de cama. Então eu mesmo (caprichado que só eu), fiz minha cama para fazer umas fotos legais pra vocês.
Optei por dormir do lado da janela pois assim o console me “protege” do corredor e acabo tendo mais privacidade.
Veja que de uma forma ou de outra se a pessoa do corredor estiver deitada você terá que literalmente “pulá-la” caso queira ir no banheiro ou levantar.
Quase chegando em GRU fui despertado para o lanche que foi um sanduíche murcho com frios – acabei comendo só parte do recheio.
Como já falei pra vocês, se compararem com o modelo antigo que existia neste B777, esta nova poltrona foi um upgrade e tanto. Realmente o fato de ser quase “flatbed” faz uma diferença enorme na hora de dormir quando lembramos da outra que era um “tobogã” e você acordava com o cinto de segurança no pescoço porque tinha escorregado durante a noite, rs.
Acredito que a TAM ainda tem muito o que melhorar no serviço à bordo, desde o catering até o esquema de poltronas e layout de cabine. Mas enquanto isto não acontece, o produto atual da cia continua sendo este, que apesar de não ser muito atual, consegue oferecer um nível de conforto satisfatório durante o vôo.
O que acharam? Quero saber a opinião de vocês.
Star Alliance Lounge - Aeroporto de São Paulo (GRU)
Primeira Classe da United no B777 - São Paulo para Chicago
Sala VIP United Global First Lounge - Aeroporto de Chicago (ORD)
Grand Hyatt Seattle
Conhecendo a fábrica da Boeing em Seattle e sorteio para os leitores do Passageiro de Primeira
Rosewood Hotel Georgia em Vancouver
Harbour Air - Primeira vez voando em um hidroavião no Canadá
Sala VIP Maple Leaf by Air Canada - Aeroporto de Vancouver (YVR)
Plaza Premium Lounge - Aeroporto de Vancouver (YVR)
Sala VIP LATAM - Aeroporto de Miami (MIA)
Classe Executiva da TAM no B777-300ER - Miami para São Paulo
Classe Executiva da TAM no B777-300ER - São Paulo para Miami
Sala VIP Delta SkyClub - Aeroporto de West Palm Beach (PBI)
Airspace Lounge - Aeroporto de Cleveland (CLE)
Sala VIP United Club - Aeroporto de Fort Lauderdale (FLL)
Classe Executiva da United no B767-400ER - Newark para São Paulo
Conclusão - Quantas milhas gastei e como emiti minhas passagens
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
8,0
Olá, Fábio! Sabe me dizer se a primeira poltrona (1A ou 1B) é indicada nesse aparelho? Sei que existem as ressalvas da proximidade com os lavabos e de serem disponibilizados para mães com filhos pequenos para acomodarem os carrinhos. Mas quanto ao descanso de pé e etc, alguma recomendação? Grato!
Todas as poltronas nos B777 da TAM são idênticas – inclusive no descanso dos pés – então independente de onde você sentar terá o mesmo espaço.
Viajo bastante durante todo o ano e acabo usando diversas empresas em função de horários, preços, serviços, etc. Sempre viajo de executiva e, em alguns casos, de primeira.
Muitas empresas se modernizaram por conta de um mercado bastante competitivo e em constante transformação, o que as levaram a oferecer serviços ótimos e poltronas extremamente confortáveis. Mas a TAM não tem acompanhado estas mudanças, principalmente depois da fusão com a LAN.
Vamos aos fatos:
– Serviço: É bastante irregular e depende da tripulação. Ora bom, ora ruim. Quando o avião está no remoto é uma verdadeira bagunça. Você às vezes paga uma fortuna, e tem um tratamento igual a quem vai de econômica. Entra na fila do ônibus que entopem de gente e é um Deus nos acuda. Deveriam ter uma fila e ônibus próprio para executiva. O mesmo quando está no finger. Colocam os prioritários de um lado e os demais em outro. Mas começam a liberar todos ao mesmo tempo, o que significa também uma bagunça. Se for um 767 e estiver no lado direito e quiser ir no banheiro da frente é complicado pois os comissários quando estão comendo impedem a passagem para o banheiro da frente. Pode não ser culpa deles, mas não fazem nenhum gesto de delicadeza no sentido de atender aos passageiros. Mesmo a Iberia que muitos falam oferece um serviço bem melhor em todos os aspectos.
Quando se dá sorte em pegar uma tripulação atenciosa as coisas melhoram. Mas não deveria ser assim irregular este serviço na classe executiva. Por este motivo, normalmente procuro usar outras empresas ao invés da Tam. Apenas uso ela quando o preço é bem melhor.
– Assentos: melhoraram bastante nos 777, mas ainda não são flat bed quando a grande maioria das empresas oferece este serviço. Além disso, não existem divisórias entre uma poltrona e outra. Quando se viaja com esposa não tem problemas, mas viajando sozinho é péssimo pois afinal estamos praticamente numa cama junto de um desconhecido (a).
– Refeições: muito ruim a forma como servem (apesar de ser boa a comida de uma forma geral, mas suprimiram os pratos de queijo). É muito ruim o sistema de bandejão como você diz. Quando se chega ao prato principal ele está frio. Em outras empresas servem entradas ou salada, depois sopa e finalmente o prato principal. Na TAM vem tudo junto e acaba ficando tudo amontoado sem se ter espaço suficiente nem para talheres. Bastaria mandar funcionários viajarem noutras empresas para ver como se faz. Claro, se a pessoa quer um serviço expresso, pediria tudo junto. Mas quem não quer, não deveria ter tudo jogado na bandeja de uma vez só. Não sei se isso é instrução da empresa ou se são os comissários que decidiram fazer desta forma.
Obrigado por compartilhar, concordo em grande parte com tudo o que você falou.
No geral, a classe executiva da TAM é ruim. Eles deveriam se espelhar em várias companhias aéreas para poderem melhorar. Afinal não é segredo nenhum o que existe disponível. Vamos lá:
1- este esquema de bandejão é a pior coisa que tem. Quando vai se comer o prato principal ele já está frio.
2- o serviço é assim porque a tripulação quer se ver livre logo do trabalho para descansar, como se isso não fosse o trabalho deles e para o qual são pagos. Mas, isso é normal nas empresas brasileiras.
3- o lay out dos 767 da Tam é muito ruim. Os comissários comem no meio do caminho entre os passageiros da direita e o banheiro dianteiro. Quando estão comendo não dá para ir ao banheiro.
4- já fiz um voo LHR/GIG que foi o pior voo que fiz numa classe executiva. E viajo umas 6 vezes ao ano nesta classe ou na primeira quando tem. Comissários conversando alto a noite inteira, luz do corredor acesa e até o comandante falava com o microfone aberto.
5- só vale viajar com Tam quando o preço for bem abaixo. Se não procurem outra empresa. A Lan é pior ainda. Os chilenos parecem não saber nada de aviação. Basta perguntar a qualquer funcionário da Tam sobre o depois da fusão. Todos dirão que tudo está pior.
6- de que adianta viajar business, se a pessoa que for de outra cidade que não seja São Paulo vai ter que encarar um 3X3 muitas vezes lotado, estacionado no remoto e numa econômica todo apertado? Isso é uma total falta de respeito. As vezes se paga uma fortuna por uma viagem e tem que chegar em São Paulo e encarar um assento de econômica para o destino final.
Interessante a publicação. As fotos e observações.
Na minh opinião avião é meio de transporte e não restaurante. Prefiro jantar antes de embarcar em um voo e aproveitar para descansar mais e chegar bem no destino. Quantas vezes fiz isso. E o fato de voar Tam é bom porque te atendem no seu idioma e com cordialidade diferentemente de americanos e europeus com suas maneiras frias de atender fazendo pouco caso de nós latinos.
Enfim avalio uma empresa pelo todo e não pelo estômago.
Fabio, o problema de servirem a comida de uma vez só além da falta de espaço, é que quando vc for comer o prato principal provavelmente ele já estará morno ou frio.
Bem lembrado também Gunther!
A última vez que viajei para Miami com a TAM, de executiva, em maio deste ano, foi de fato a última. Primeiramente, ao entrar na aeronave notei uma movimentação atípica da tripulação, parecia que estavam afobados, não estavam dando a devida atenção aos passageiros. De repente, a cabine que estava praticamente pela metade, lotou com a chegada de mais ou menos uns 10 membros da tripulação da TAM. Veja bem, nada contra em voar com a tripulação, mas a chegada dos mesmos foi marcada por um alvoroço, uma algazarra, todos tentando conversar com todos ao mesmo tempo, e como eles ficaram espalhados pela cabine, isso acabou incomodando a mim, e acredito que também aos demais passageiros, que tivemos que aturar a chacrinha por um bom tempo, jantar a dentro.
Mas o pior nem tinha começado ainda…não havia cardápio para o jantar. A aeromoça fez o típico questionamento que se faz na econômica “frango, carne ou massa?”. Eu fiquei meio que “como assim???”, “carne como, com o quê?”… e ela ainda ficou incomodada de dizer como seria servida a carne.
Para piorar, os pães são servidos duros e gelados…questionada, a aeromoça informou que é padrão da TAM desde novembro de 2014 não aquecer mais os pães.
Enfim, paro por aqui pois se continuar dá para escrever um manual de como não tratar o passageiro.
Resumindo, TAM – Nunca Mais!!
Poxa, que lamentável esta situação hein Felipe!
Realmente a TAM precisa melhorar.
Olá Fábio, considerando que a maioria das pessoas que passam por aqui acabam voando TAM mesmo não sendo a primeira opção, acho que seria válido fazer uma enquete com os leitores sobre o que poderia melhorar no serviço da TAM e qual poltrona a maioria prefere. 767, 777 ou A330 (será que tem alguém?) Com certeza existem melhorias que a companhia pode fazer com custo zero ou quase nada.
Abraço. Boas viagens.
Boa sugestão Fernando, obrigado!
Essa é uma gambiarra, isso é serviço de Premium Economy. A Tam era boa, piorou de 8 meses para ca. American Airlines é muito melhor!
Fábio, sabemos que cada um tem suas experiencias e expectativas, eu, esposa e filha e nosso último vôo TAM GIG/JFK 8078 19 jul e JFK/GIG 8079 27 jul no 767 na Premium Business não tivemos boas impressões, achamos tudo muito basicão comparada a outras cias. que temos voado em Business
Todos os itens em que vc avalia foram para mim nota 7 e 1 para prioridade da bagagem, pois não existe ¨prioridade¨em nada.
Realmente prioridade de bagagem no Brasil é muito difícil de acontecer.
PREMIUM BUSINESS ??
PremiuM é a Business do 77W da Americam que possui até bar a bordo para os clientes durante o voô, conforto, privacidade, Layout 1-2-1 dando acesso á todos os passageiros para o corredor, ameneties kit com produtos bons.
Acho que a Delta vem em segundo lugar só considero melhor que a United por causa do Layout 1-2-1 que dá acesso total a todos ao corredor, kit tumi, bom serviço de bordo, ótima poltrona.
Adoro United talvez pelo fato de ter feito minha primeira viagem pros EUA com ela, fui na econômica naquela vez mas a aeronave (voô pra Newark) era ótima, touch screem ótimo funcionava muito bem layout 2-3-2 na econômica fiquei frustrado quando fui com a TAM pra Orlando em outra vez, touch screem péssimo aeronave velha e enfim.
Quando viajei com a United ao embarcar fiquei invejando a business, aquelas poltronas largas e confortáveis layout 2-1-2, agora a partir de agosto a United mudou o kit amenities.
Daí vem a azul uma companhia nova que está aí a pouco tempo, conquistando cada vez mais rotas, começa a voar para o exterior, e em menos de 1 ANO com rotas para o exterior está aí reformando aviões (gastando, investindo) a fim de melhorar o produto se equiparando a cias. como a AA (no caso da business Xtra) e a TAM que tá há anos no mercado com o pior produto e ainda chama de Business PREMIUM, que piada apenas melhorou um pouco a poltrona tobogã, mas entre as business que voam pros EUA é a pior na minha opinião, nunca pagaria um bilhete business na Tam.
Só compensa mesmo quando oferecem business por 32,500 pontos, for pra pagar 75K liga no call center e pega disponibilidade na AA que consegue no 77W que é outro nível, nem se compara.
TaM é uma vergonha mesmo, cada vez mais ultrapassada !!!
Esta pequena inclinação na poltrona serve para quem tem problemas de refluxo ! Assim diminui o risco do caboclo regurgitar o jantar !!!! É a TAM cuidando da tua saude !
O TAM Fidelidade é o único programa que oferece upgrade cortesia para classe executiva de forma ilimitada para seus clientes Top Tier.
Fiz 8 vôos para os EUA no último ano. Em nenhum tive o benefício negado.
Não troco de companhia por nada…
Pra quem viaja só em rotas que a TAM opera é bom mesmo, caso contrário o programa não é nada vantajoso para resgate e acúmulo em cias terceiras.
Credo. Não desejo “business” sucaTAM nem pro meu pior inimigo. Assento de meio, poltrona presa na janela, comissárias bajuladoras que mal falam português, comida ruim, poltrona inclinada e para fechar com chave de ouro, geralmente mais cara que sua parceira de aliança, american airlines que oferece um produto EXTREMAMENTE superior, EXTREMAMENTE! SucaTAM, favelas voadora. Orgulho de ser brasileña!
Tenho um voo na Tam (BSB-MCO-BSB de econômica -pagante), tentei fazer upgrade utilizando pontos fidelidade (seria 20.000) e não foi permitido por conta da tarifa adquirida, só seria possível fazer o upgrade pagando multa e diferença tarifária. É a política da empresa, mas achei um absurdo. Vc saberia dizer se no momento do check-in é possível fazer um upgrade pagando um valor mais em conta, em pontos ou dinheiro?
Pra fazer upgrade com pontos somente comprando uma tarifa elegível, que geralmente é a mais cara da classe econômica.
No check-in é na sorte, não custa nada tentar e perguntar.
O que eu nao gosto da executiva da tam são esses copos que mais parecem uns porta vela. Percebesse que a mudança nas poltronas foi economica demais, eles podiam ter caprichado mais e tirado essa do meio, que no final das contas deixa qualquer um que pagou 7 mil reais numa passagem irado.
Como nao sou plus ou black na tam so viajo com eles de executiva com up operacional, saindo do brasil pros eua eles ainda cobram os mesmos 800 reais em ate 6x sem juros. Ja dos eua pro brasil sao 500 dolares (x3,50 nao vale a pena)
“up operacional”???
O que seria?
Quando dá overbooking na econômica e eles precisam por obrigação acomodar um passageiro na executiva.
Estou indo para Paris nos próximos dias pela Executiva da TAM e acreditando que trata-se da mesma configuração, acho que será uma viagem bem confortável. Parabéns pelo relato.
Se for um B77W será esta sim.
Fabio,
Parabéns pelo Trip Report!
Em comparação com o 767 novo, você prefire qual hard? O soft é o mesmo (deixa a desejar especialmente por conta desse serviço de bandejão horrendo)… mas eu fui cheio de expectativas para NY no 777 e acabei me decepcionando… Eu sou como você, prefiro um pequeno ângulo na parte de cima da poltrona, mesmo em Flatbed, mas achei o a poltrona muito dura e dormi mal… Não sei se foi porque eu estava muito cansado numa outra volta de NY, mas dormi mais e melhor no 767 flatbed… mesmo sendo mais estreito… Outra coisa que acho muuuuito melhor no 767 é o 2 2 2… Especialmente pq viajo sozinho na maioria dos casos e amo a fileira D…
Qual sua opnião comparativa?
Um abraço and keep traveling 🙂
Felipe.
Eu prefiro o B777 com certeza! A poltrona mais larga e o fato de ter o ottoman fazem a diferença no conforto na hora de dormir.
A grande vantagem do B767 é esta que você disse mesmo, ser 2-2-2 que pra mim que sempre viajo sozinho, é uma maravilha ter acesso ao corredor.
Quem nasceu para TAM nunca vai ser uma Emirates… Infelizmente o serviço das empresas nacionais deixa muuuuuuuuito a desejar quando comparado com as rivais de outros países, mesmo se fizer esta comparação com empresas do mesmo porte.
Concordo com o que você disse, mesmo se compararmos com cias do mesmo porte ainda deixa a desejar.
Vamos viajar para Miami dia 19/08 nesta classe executiva. Optamos por ela porque faremos nossa primeira viagem internacional com nosso filho de 1 ano e 4 meses. Pensamos que “teremos” um pouco mais de conforto com ele, gostei da poltrona, assim consigo deixa-lo mais confortável. Mas concordo com você, acredito que tenha muito o que melhorar ainda, principalmente no serviço de bordo e privacidade. Até porque o que se paga para viajar numa classe executiva não é nada barato.
É isto mesmo Josiane!
Josiane, nessa poltrona da Premium da TAM não dara para você dormir com seu filho “dividindo” a poltrona com você!! Ela é muito estreita, a não ser que você opte pelo berço na primeira fileira. Nosso filho ja viajou conosco a pouco tempo voltando de Miami pela TAM e foi horrível, ele tinha 1 ano e 6 meses na época, minha esposa deitou a poltrona para ele dormir e sentou na ponta da poltrona para jantar, e a comissária quase que não quis servir o jantar, pois disse que ela não poderia ficar sem o cinto !!
Suas fotos surpreendem a cada dia!!! Hahahaha. Perfeitas!!
Valeu Joao Paulo!
Fabio,
No inicio do serviço quando os comissários passam para anotar o seu pedido, e possível fazer a escolha de como quer ser servido, se é por etapas ou se quer o serviço expresso, caso não fale no começo, você será servido da forma expressa. Da próxima vez fale que quer o serviço normal e não o expresso.
E parabéns pelo site, a cada dia esta melhor.
Abraços
Augusto,
Pelo o que as comissárias me falaram desde que o novo serviço Premium Business iniciou em Novembro do ano passado eles só fazem o expresso.
Da próxima vez vou testar então pedir normal, vamos ver.
Se a Azul engrenar no serviço. …..bye bye Tam
Ainda mais sendo 1-2-1, tem tudo pra dar certo. Vamos torcer!
Sejamos honestos, acabaram com a First e relaxaram com o serviço da executiva…Quem eh passageiro frequente nestas classes de cabine sabe que foi isso que ocorreu…por mais que a cia tente dourar a pílula !!!
Carlos, bem por aí mesmo!
Sinceramente nestes anos em que viajo de business da TAM com certeza o serviço caiu…classe executiva com poltrona no meio é esculacho! Vou pontuar por outras cias no Fidelidade e bye bye TAM!
PS: Nas demais cias aéreas estrangeiras não há bajulação na business, mas profissionalismo! Um amigo, que viaja hora em econômica, hora em business,falou: “só existem duas classes na TAM, a animal (referindo-se à econômica) e econômica metida a besta…”
Desde 2009 uso a Executiva da TAM (sempre para MIA e MCO). Me deixa triste ver a queda na qualidade e atendimento. A aproximadamente 2 meses acabei voltando na econômica ( o preço da Exec estava absurdo), e digo que não pago mais a Executiva na TAM (normalmente 3-4 vezes o preço normal).
Pra quem voa faz tempo na cia realmente dá pra notar a diferença no serviço.
Sim!!! Sempre vou de TAM pelos pontos no Fidelidade, mas sem dúvida a configuração 1-2-1 é bem melhor. A da Delta e AA (que não morro de amores) supera muito a business da TAM. Quanto ao espaço na mesa fica difícil de “arrumar” para as refeições. Não têm suporte separado da mesinha e, também discordo do estilo bandejão, o que já reclamei muitas vezes com a companhia. A AA fez promoção de business há poucos dias, mas não me animei apesar dos preços estarem bem mais convidativos do que os da TAM.
A configuração 1-2-1 é imbatível mesmo.
” Executiva TAM” so vale a pena se a Tarifa for baixa, caso contrario não vale a pena. AA muito melhor e para Europa existem varias opções que tem um serviço acima da TAM. Eu pessoalmente considero o Serviço de Bordo da Executiva da TAM igual ao a Comfort da Turkish Airlines, ou igual ao da Economy Premium da Lufthansa e Air France ! Não vale a pena, o que acho pessoalmente muito estranho que no voo Santiago – Miami pela LAN o serviço e muito superior… algumas vezes tenho a impressão que querem acabar com a imagem da TAM ……de qualquer forma não recomendo voar na Executiva da TAM !
A TAM vai desaparecer nos voos internacionais. É uma empresa chilena e eles não têm interesse em dividir a marca LATAM com uma brasileira. Fica o nome no Brasil para fingir que não foi “comprada”.
Aos poucos estou saindo do Multiplus para Azul e LifeMiles nos voos para o exterior.
Aproveito para comentar que a costura das poltronas foi muito mal feita. O tecido fica enrugado.
Não incomodou as costas quando sentado? Qual será este fornecedor de baixa qualidade?
Ronaldo, não incomodou não, pra mim foi tranquilo.
Também concordo que se for por oportunidade de um custo mais baixo não vejo problema em voar na TAM.
É um produto razoável, mas é melhor pegar os 767s com o leiaute 2-2-2. Eu concordo que a comida ser servida na bandeja é menos refinado, mas particularmente eu prefiro, pois assim o serviço acaba sendo mais rápido e é possível tentar relaxar ou dormir mais cedo. Se fosse primeira classe, seria inadmissível, mas para a executiva eu acho benvindo, já que a comida não é nada muito gourmet.
Carlos,
Até concordo que você ganha mais tempo, mas acredito que isto deveria ser oferecido como opção (e não como padrão) assim como nas business das outras cias.
Se quiser um serviço expresso, basta pedir. Assim a cia agrada à todos.
“sem espumante” … “cadeira fique quase 100% reta” … “as poltronas não tem nenhuma divisória” … “o famoso “bandejão” …
Isto porque é PREMIUM business; não apenas uma “mera” business.
Não dá. TAM, há muito, foi ultrapassada em qualidade no quesito executiva por outras cias estrangeiras.
Antigamente, tínhamos uma business velha da AA, uma cadeira velha da Iberia e outras…
Mas a maioria mudou: AA vindo até de 787 para o Brasil; as cadeiras de saídas GRU e GIG são com configuração 1x2x1 e bem melhores que a TAM (em algumas outras cidades ainda é bem ruim, pois são aeronaves velhas); DELTA e UNITED estão com uma executiva igualmente excelente, vistos os posts do Fábio por aqui. Para a Europa, KLM, AIRFRANCE, IBERIA, ALITALIA e BRITISH melhoraram nos últimos anos (em especial, salvo engano de 02 para cá) a qualidade das executivas.
Mas a TAM… ou melhor, a LATAM, fez até anúncio na imprensa como a nova executiva, em tese ainda melhor, pois enquanto as outras são BUSINESS, a dela é PREMIUM Business, e nada mudou significativamente.
Minhas 02 experiências com a business da TAM foram traumáticas. Há anos não viajo mais para o exterior com tal cia,, ainda que o bilhete em executiva esteja mais barato.
E ler, nesta data, a avaliação DETALHADA do Fábio, ao qual agradeço por mais um excelente post, me fez ter a certeza que não errei em minha decisão irretratável.
Premium Business não se mostrou nada diferente da business que outrora tive o desprazer de conhecer….
Daniel,
Bem lembrado, o “Premium” deixou a desejar em vários quesitos.
Assino embaixo de tudo que foi dito pelo Daniel .
Fabio na sua opnião qual o melhor lugar dessa cabine ?
Voce gosta de viajar na primeira fileira (bulkhead) ?
Não gosto não (sem nenhum motivo específico), mas para não correr o risco de ficar sem sua opção de comida, o bulkhead é a melhor opção.
Eu gosto de sentar sempre na última fileira, mania minha.
Odeio layout 2-3-2 , e alem do mais tambem o esquema de bandejao é péssimo, cade o diferencial ? Na verdade eles querem servir logo e descansar , esta e a grande verdade ! Sem falar que a cama nao é totalmente flat-bed , pois existe uma inclinacao que chega a incomodar !
Também não aprovo Flavio.
Olá Fabio, caso não opte pelo refeição completa de uma única vez, basta sinalizar quando a comissária passa recolhendo os pedidos.
Eu mesmo, fazia isso… Mas agora prefiro comer tudo junto mesmo e ter mais tempo para descansar.
Felipe,
Pelo o que as comissárias me falaram desde que o novo serviço Premium Business iniciou em Novembro do ano passado eles só fazem o expresso.
Da próxima vez vou testar então pedir normal, vamos ver…