Classe Executiva da TAM no B777-300ER – Miami para São Paulo

O embarque começou no horário e milagrosamente o vôo estava bem vazio – já o meu vôo de volta que vou postar amanhã (GRU-MIA) veio lotado.

Vôo TAM JJ8095 – 06/07/2015
Miami (MIA) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 4C – Classe Executiva
Partida: 10:00 / Chegada: 19:35 / Duração: 8h30
Aeronave: B777-300ER

Bom, como vocês já leram no meu último relato do vôo SCL-GRU nesta mesma aeronave, a TAM terminou o retrofit de todos os B777-300ER removendo a primeira classe e melhorando o conforto da executiva.

Apesar da configuração da business do B777 ter continuando a mesma – 2x3x2 – agora os assentos tem o ottoman – que é este descanso para os pés – permitindo que a cadeira fique quase 100% reta na posição cama.

Como o SS veio me buscar pra embarcar primeiro consegui fazer fotos do avião ainda vazio 😉

Pra quem viaja nesta fileira do e pega este assento do meio é complicado, não acham? Falta privacidade além de sempre precisar incomodar a pessoa para levantar. Não gosto e não aprovo este layout, prefiro o 1-2-1 ou no máximo 2-2-2.

TAM B777 New Business Class Executiva-09 TAM B777 New Business Class Executiva-011

Minha poltrona 4C (corredor) é a última do lado esquerdo da primeira “seção” da executiva. Não veio ninguém ao meu lado então mudei pra janela.

TAM B777 New Business Class Executiva-012

Como vocês podem ver as poltronas receberam também novo estofado com as novas cores do grupo LATAM.

TAM B777 New Business Class Executiva-08

A chefe de cabine veio se apresentar assim que embarquei e logo depois passou uma comissária servindo bebidas. Não sei se é porque o vôo era diurno mas só tinha suco e água – sem espumante.

TAM B777 New Business Class Executiva-017

Vocês já conhecem, mas não custa nada mostrar os detalhes do assento para quem chegou agora aqui no site. Aqui está o controle de posição da poltrona.

TAM B777 New Business Class Executiva-018

E mais um pouco abaixo o joystick do entretenimento de bordo.

TAM B777 New Business Class Executiva-019

Os headphone noise-cancelling são bons apesar de ficarem um pouco “frouxo” na orelha.

TAM B777 New Business Class Executiva-021

A TV tem um ótimo tamanho assim como programação variada entre filmes, áudio, música, etc.

TAM B777 New Business Class Executiva-020

Entre os dois “ottoman” fica um porta revistas.

TAM B777 New Business Class Executiva-023

Tomadas ficavam no console entre as duas cadeiras.

TAM B777 New Business Class Executiva-034

Luzes de leitura individual – notem que as poltronas não tem nenhuma divisória.

TAM B777 New Business Class Executiva-022

Logo as comissárias passaram oferecendo revistas e jornais e entregando o amenity kit. As necessaires vem embaladas em um plástico e notei que as aeromoças abrem o plástico na sua frente e já te entregam a bolsinha. Eu particularmente não gosto, prefiro que me entreguem o kit protegido e se eu quiser eu mesmo abro.

O kit vem o básico de toda cia aérea – meias, tapa olhos, produtos da marca Rituals, kit dentário, pente, cacau, tapa-ouvidos.

TAM B777 New Business Class Executiva-033

Há 2 menus – um com a carta de vinhos e outro para as refeições.

TAM B777 New Business Class Executiva-024 TAM B777 New Business Class Executiva-025 TAM B777 New Business Class Executiva-026 TAM B777 New Business Class Executiva-027 TAM B777 New Business Class Executiva-028 TAM B777 New Business Class Executiva-029 TAM B777 New Business Class Executiva-030 TAM B777 New Business Class Executiva-031 TAM B777 New Business Class Executiva-032

Bom, já voando e antes de começarem o serviço as comissárias passaram oferecendo toalhinha umedecida.

TAM B777 New Business Class Executiva-035

Já falei isto aqui inúmeras vezes, mas não custa repetir – o sistema na TAM de servir os passageiros na Premium Business é o famoso “bandejão”, ou seja, vem todos os pratos juntos de uma vez – sopa, salada e prato principal.

Uma outra coisa que me incomoda neste método é que além do espaço ficar pequeno pois tem várias coisas ocupando a mesinha é que não tem lugar para colocar o pão. Assim que a comissária passa com a cestinha de pães ela vem e coloca o pão na bandeja em qualquer lugar que ela encontre e caso não tiver lugar – põe em cima da comida no seu prato (vou mostrar no meu próximo vôo pra vocês). Além de ser muito “deselegante” esta forma de servir o pão, isto acaba ocupando mais um lugar na mesa limitando ainda mais seu espaço. Veja que nem lugar para posicionar os talheres e copo tem.

Apesar de tudo a comida estava boa, principalmente a salada e o cuscuz.  O atendimento foi cordial e as comissárias educadas. Não senti pressa da parte delas em realizar o serviço, acredito que pelo fato da business estar bem vazia.

TAM B777 New Business Class Executiva-036

Eu dispensei os queijos e fiquei só com a sobremesa – cheesecake italiano – estava ótimo.

TAM B777 New Business Class Executiva-037

Por fim recebi estes chocolates ao término do serviço.

TAM B777 New Business Class Executiva-038

Depois fui tentar dormir pra poder descansar. A poltrona “nova” inclina de uma forma que emenda com o descanso dos pés, se tornando uma cama.

Como vocês podem notar ela não fica 100% flatbed na parte do encosto da coluna e sim ligeiramente inclinada pra cima.

Particularmente pra mim esta inclinação nas costas não faz muita diferença (é muito pequena) pois a poltrona totalmente reta me dá um pouco de refluxo na hora de dormir, então mesmo eu voando em uma poltrona flatbed eu sempre deixo ela ligeiramente inclinada.

Não existe turndown service – serviço de abertura de cama. Então eu mesmo (caprichado que só eu), fiz minha cama para fazer umas fotos legais pra vocês.

Optei por dormir do lado da janela pois assim o console me “protege” do corredor e acabo tendo mais privacidade.

Veja que de uma forma ou de outra se a pessoa do corredor estiver deitada você terá que literalmente “pulá-la” caso queira ir no banheiro ou levantar.

Quase chegando em GRU fui despertado para o lanche que foi um sanduíche murcho com frios – acabei comendo só parte do recheio.

IMG_1629

Como já falei pra vocês, se compararem com o modelo antigo que existia neste B777, esta nova poltrona foi um upgrade e tanto. Realmente o fato de ser quase “flatbed” faz uma diferença enorme na hora de dormir quando lembramos da outra que era um “tobogã” e você acordava com o cinto de segurança no pescoço porque tinha escorregado durante a noite, rs.

Acredito que a TAM ainda tem muito o que melhorar no serviço à bordo, desde o catering até o esquema de poltronas e layout de cabine. Mas enquanto isto não acontece, o produto atual da cia continua sendo este, que apesar de não ser muito atual, consegue oferecer um nível de conforto satisfatório durante o vôo.

O que acharam? Quero saber a opinião de vocês.

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,0