Classe Executiva da TAM no B777-300ER – São Paulo para Miami

Depois do evento do lançamento do A350XWB no Brasil fui embora logo no outro dia de volta pra Miami. Como meu vôo era diurno e eu dormi perto do aeroporto e não queria acordar muito cedo cheguei bem em cima da hora passei rapidinho na Sala VIP LATAM no Terminal 3 em Guarulhos só pra beber algo e já embarcar por isto não fiz as fotos de lá (Sorry guys!). Caso queiram conferir as fotos de lá em outro relato, cliquem aqui.

IMG_1989

OBS: Será que sou só eu que odeio este papelzinho descartável que as cias brasileiras dão como cartão de embarque?

Vôo TAM JJ8094 – 08/07/2015
São Paulo (GRU) ✈ Miami (MIA)
Assento: 4H – Classe Executiva
Partida: 10:55 / Chegada: 18:10 / Duração: 8h30
Aeronave: B777-300ER

Meu vôo também com a TAM, foi operado pelo mesmo avião B777-300ER que me trouxe na ida então não vou me prolongar muito nas fotos do assento (já que vocês podem ver um book fotográfico no post de ontem) e vou focar mais no serviço.

TAM B777 Classe Executiva-01

Só para fazer uma recapitulação para quem está chegando no site hoje, a classe executiva da TAM no B777-300ER tem o layout 2-3-2. Diferente do meu vôo de ida este estava LOTADO!

Nesta primeira seção da executiva tem 4 fileiras, portanto a minha era a última.

TAM B777 Classe Executiva-02

Os ottomans (descanso para os pés) que já estão instalados em todos os B777-300ER.

Desta vez o vôo estava LOTADO! Meu assento foi o 4H do lado direito da aeronave no corredor na primeira seção da classe executiva.

TAM B777 Classe Executiva-04

Fui recebido na porta pela chefe de cabine que me direcionou até meu assento. Diferente do meu vôo MIA-GRU, que só teve água e suco como welcome drink, neste teve castanhas e espumante.

TAM B777 Classe Executiva-05

Novamente as comissárias quando vão entregar o amenity kit abrem o plástico que o protegem antes de entregarem pro passageiro. Eu particularmente não gosto, prefiro receber ele embalado.

TAM B777 Classe Executiva-017

Como eu não abri o kit vou usar a foto do vôo passado (MIA-GRU) que é exatamente igual.

TAM B777 New Business Class Executiva-033

Fones de ouvido noise-cancelling.

TAM B777 Classe Executiva-019

Dá para notar que esta aeronave está bem mal cuidada vide os riscos de caneta no descanso de braço e algumas partes descascadas no porta-copos.

 

IMG_2016

Controle do entretenimento de bordo.

TAM B777 Classe Executiva-020

Não sabia que a TAM tinha câmeras externas na fuselagem – ponto positivo pra quem gosta de acompanhar o vôo da poltrona.

TAM B777 Classe Executiva-018

Logo foram distribuídos o cardápio junto com a carta de vinhos.

TAM B777 Classe Executiva-06 TAM B777 Classe Executiva-07 TAM B777 Classe Executiva-08 TAM B777 Classe Executiva-09 TAM B777 Classe Executiva-010 TAM B777 Classe Executiva-011 TAM B777 Classe Executiva-012 TAM B777 Classe Executiva-013 TAM B777 Classe Executiva-014 TAM B777 Classe Executiva-015 TAM B777 Classe Executiva-016

Foram oferecidas toalhas umedecidas antes de começarem o serviço.

TAM B777 Classe Executiva-021

O serviço deste vôo foi bem “mehhhh”. As comissárias não eram muito simpáticas (não confundir com mal educadas) e fazendo tudo de forma mecânica e com pouca vontade – acredito que pelo fato do vôo estar completamente cheio na business.

A inconsistência do serviço é algo que se nota na TAM. Por exemplo, no meu vôo de ida (MIA-GRU) eles forraram a mesinha antes de colocar a bandeja. Já neste a aeromoça não forrou e já colocou a bandeja direto (este paninho branco que vocês veem é da própria bandeja).

Novamente bato na tecla da história do serviço expresso que eu não aprovo. Servem tudo de uma vez ao ponto que quando você termina de tomar a sopa e comer a salada seu prato principal já esfriou. Além do mais não há lugar pra colocar o pão, então a comissária pega a pinça e põe ele aonde achar espaço, neste caso ela achou apropriado colocar em cima do meu macarrão. Pode isso Arnaldo? Rs.

Alguns leitores me disseram que é só você solicitar caso não queira receber o serviço expresso, que assim elas servem prato à prato. Mas pelo o que as comissárias me falaram desde que o novo serviço Premium Business iniciou em Novembro do ano passado eles só fazem desta forma. E imagina a situação, todo mundo na business recebendo expresso e você vai e pede de forma personalizada? Tenho até medo de receber uma “olhada com lasers”, rs. Brincadeira! Vou testar uma próxima vez e conto pra vocês.

A massa estava boa, a sopa não gostei e a salada estava praticamente PEDRADA, impossível de comer.

TAM B777 Classe Executiva-022

Uma dica, se você estiver comendo e quiser “girar” a mesa pra poder sair, basta apertar esta alavanca que ela destrava e você consegue sair da poltrona sem precisar dobrar a mesinha.

TAM B777 Classe Executiva-023

Voltando a inconsistência do serviço, quando elas foram servir a sobremesa aí resolveram forrar a mesa. Quem entende?

E o melhor, a colher que estava disponível para comer o sorvete não entra no pote. :/

TAM B777 Classe Executiva-024

Como a pessoa do meu lado dormiu praticamente o vôo todo não consegui fazer fotos apropriadas do assento deitado (somente uma hora quando ela foi no banheiro). Mas vocês podem conferir neste meu outro relato aqui.

Foto do relato de ontem - MIA-GRU

Foto do relato de ontem – MIA-GRU

Eu consegui dormir bem apesar do avião estar extremamente quente – perguntei 2x a comissária se poderiam abaixar o ar mas nada foi feito. Como disse à vocês a poltrona é quase flatbed já que a parte superior (onde fica as costas) fica ligeiramente inclinada. Particularmente pra mim não incomoda.

Neste vôo eu consegui sentir o tanto que a falta de privacidade e espaço deste layout incomoda. É muito chato e desconfortável uma pessoa precisar pular a outra, além do fato de que você fica muito próximo à pessoa que está ao seu lado. Pra eu que viajo sempre sozinho não é nada agradável.

TAM B777 Classe Executiva-025

Quase chegando em Miami foi oferecido um sanduíche com doce e frutas. O pão estava bem “massudo” e o recheio gelado.

TAM B777 Classe Executiva-026

Assim que pousamos tinha um agente do SS me esperando na porta do avião da TAM e me acompanhou na imigração com fila prioritária – nota 10!


 

Minha conclusão é…

A inconsistência do serviço aliada à um produto que já não reflete mais as necessidades de passageiros premium acaba por deixar a cia como segunda ou até última opção de vôo na hora da escolha dos passageiros.

É uma pena que a cabine e o serviço à bordo deixem tanto a desejar pois em outros departamentos da cia como o Special Service e lounge em GRU e SCL eles mandam muito bem!

Bom, acho que com esses 2 relatos que fiz da TAM (ontem e hoje) vocês conseguem ter uma idéia do que podem encontrar na classe executiva da cia em vôos internacionais. Espero que tenham gostado!

E aí, comparando os dois vôos, o que você tem a dizer? Qual levou a melhor/pior?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,4