Classe Executiva da TAP no A330 – Lisboa para São Paulo

Meu vôo de Hamburgo para Lisboa saiu super cedo – às 06:00 da manhã. Como este trajeto foi operado por um A319 – dispensa review já que conforme falei pra vocês no relato anterior, a classe executiva nada mais é que as mesmas poltronas da classe econômica mas com o assento do meio bloqueado.

Chegando em Lisboa esperei um pouco no ANA Lounge antes de ir pro portão de embarque. Durante a chamada para embarque foi respeitado as prioridades por lei seguida dos clientes elite. Infelizmente nosso avião parou em uma posição remota e tivemos que ir de ônibus até lá.

Vôo TAP TP89 – 08/04/2016
Lisboa (LIS) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 4E – Classe Executiva
Partida: 10:25 / Chegada: 16:40 / Duração: 10h5m
Aeronave: A330-200

Este meu vôo foi operado por um A330 que curiosamente tem poltronas diferentes dos outros A330 da TAP que já voei (leiam aqui e também aqui). Portanto fica impossível saber qual interior você terá se na sua reserva mostrar apenas o tipo de aeronave.

O layout das poltronas é 2-2-2 dividido em 04 fileiras – bem pequena a cabine por sinal. Aliás, não vou me prolongar muito no review porque ele pouco se diferencia dos demais vôos que fiz com a cia neste mesmo modelo de aeronave.

DCIM101GOPROGOPR4983.

As cadeiras são no melhor estilo tobogã – antigas, com pouca reclinação e sem privacidade. Eu sentei na poltrona do meio 4E (última fileira) e o assento ao meu lado foi vago. Ao embarcar você já recebe na sua poltrona travesseiro e uma manta.

DCIM101GOPROGOPR4981.

Como vocês podem ver não há privacidade alguma entre um passageiro e outro e o convívio é quase que obrigatório, rs.

DCIM101GOPROGOPR4996.

Ainda em solo foi servido espumante pelas comissárias – que eram bem educadas por sinal.

DCIM101GOPROGOPR5001.

Não há bins para quem senta no meio, ou seja, os passageiros precisam disputar com os colegas das laterais.

IMG_6798

Aqui está o buraco/vão onde a poltrona “entra” na hora que está reclinada.

IMG_6786

Pelo menos os assentos tinham tomadas – aliás, acreditam que esqueci meu adaptador universal neste vôo?! 🙁

IMG_6794

O assento já tem grandes sinais de uso e conforme vocês podem ver é bem antigo.

IMG_6792

Quando você abre o encosto dos braços você encontra o controle de posição da poltrona além claro de muita sujeira, rs.

IMG_6783

O fone de ouvido era ótimo mas praticamente sem uso pois o entretenimento de bordo era uma piada.

IMG_6808

O amenity kit é um ponto positivo já que são distribuídos estas latas colecionáveis – não abri pois dei este kit para um leitor – mas é exatamente igual ao do vôo da vinda.

IMG_6810

A TV além de ser pequena era uma das piores que já vi até hoje.

IMG_6782

Para vocês terem uma idéia, o entretenimento de bordo é tão antigo que não tem nem MENU, você apenas vai passando os canais no próprio controle remoto, como se fosse uma TV analógica. Tem base?

IMG_6806

Logo foram entregues o menu junto com a carta de vinhos – desta vez veio tudo certo!

IMG_6813

IMG_6814

IMG_6815

IMG_6816

IMG_6817

IMG_6818

IMG_6819

O serviço começou com canapés de peixe defumado e sementes de girassol torradas. Aliás, acreditam que eu engasguei com estas sementes e que quase morri no vôo, rs. (Exagero hein?!)

As comissárias(os) sempre atentos, gentis e educados – quanto à isto não tenho o que reclamar.

IMG_6823

Depois optei pelo rosbife com salada (estava OK – mas apresentação feia) e sopa de abóbora com mousse de beterraba – que estava DIVINA!

IMG_6827

De prato principal escolhi o robalo com crosta de gergelim mas não gostei de jeito nenhum e pedi pra trocar. Aliás vocês repararam que eu ando dando azar nas minhas escolhas à bordo? Eita viu!

IMG_6830

A comissária então me disse que só tinha massa e me serviu – um baulleti de ricota com molho bechamel e pistaches – ACERTEI na mosca – muito bom!

IMG_6835

E por fim de sobremesa – pudim de castanhas com creme de iogurte – só não achei que combinou uma coisa com a outra.

IMG_6838

Bom, agora chega a parte da tortura – dormir!

DCIM101GOPROGOPR4991.

O máximo que a poltrona deita é isto que vocês conseguem ver na foto – ou seja, você fica inclinado pra baixo.

DCIM101GOPROGOPR4995.

Para descansar e dormir é péssimo porque você fica escorregando e não consegue de forma alguma parar em uma posição confortável, ou seja, você paga mais caro para ter conforto e chegar descansado no destino e acaba acontecendo o contrário.

DCIM101GOPROGOPR4985.

Quase chegando em São Paulo foi servido um lanche – frios com salada de quinoa, frutas e pastéis de nata. A apresentação e variedade foi fraca mas o sabor estava bom.

IMG_6843

Vou repetir exatamente a mesma colocação que coloquei no outro relato pois ela se aplica perfeitamente para este vôo também. Como vocês puderam ler meu trajeto teve altos e baixos. Ponto negativo com certeza fica pra cabine antiquada com assentos velhos e que não oferece um produto à altura para quem paga uma classe executiva. E ponto positivo para tripulação que 99% foi gentil, atenciosa e educada em servir em ambos meus vôos.

Como não fui eu quem pagou os vôos desta viagem , não posso julgar o custo x benefício. Mas sei que a cia cobra sim um valor alto para vôos na Europa e que não é nada compatível com o serviço disponível à bordo. Aliás a TAP já anunciou que vai começar um processo de retrofit das aeronaves instalando modernos assentos e criando uma nova experiência para o passageiro (Somente nos A330) – mas enquanto isto não ocorrer a empresa não vai ser minha opção de classe executiva para o velho continente – já que precisa melhorar com urgência.

Torço para que a nova fase da cia se inicie logo e ela possa se posicionar como uma boa empresa com serviço à altura da demanda dos passageiros premium.

Bom pessoal é isto então, hoje chega ao fim o último Trip Report que estava devendo pra vocês – UFA! Estou com aquela sensação de quem acaba de pagar a última parcela de alguma compra sabe? 😛 Não estou mais inadimplente com vocês. 😉

Aproveitem e fiquem ligados nas redes sociais (Facebook, Instagram e Snapchat (fabio.vilela) que estava semana já vai ter novidades por lá!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
7,1