Classe executiva da TAP no A340 – São Paulo para Lisboa

Chegando no aeroporto de Guarulhos fui direto pro guichê de prioridades da TAP pra fazer pegar meu cartão de embarque e despachar minha mala. O atendimento foi super apático, a menina que me atendeu sequer falou um “Boa tarde” – incrível como o pessoal anda amargo ultimamente né? Custa ser um pouco gentil?

Eu já havia feito o check-in online então era só pegar meu BP – quando ela me entregou, eu notei que estava na 5E, mas eu já tinha feito check-in na noite anterior e eu estava na 6E – o assento que eu queria. Perguntei pra ela quem trocou meu lugar – ela me respondeu (sem muita simpatia) que não sabia explicar o motivo, mas que o 6E estava bloqueado, que se eu quisesse mais informações poderia me dirigir até a loja da TAP.

Como eu estava com muito tempo e com paciência, lá fui eu pra loja da TAP. Aí uma funcionária também não sabia o motivo e foi lá dentro perguntar para uma supervisora – já que eu estava com o cartão de embarque no Passbook na 6E. Aí eu ouvi a supervisora falando que foi ela quem bloqueou, pois aquele assento seria de descanso da tripulação. Bom, menos mal que o motivo foi esse, se não ficaria possuído, brinks! Ainda bem que o 5E era logo na fileira da frente e também no meio – que era o que eu estava priorizando pois assim teria liberdade para sair da poltrona sem incomodar ninguém. Aliás, vocês já me conhecem né? Se tem algo quem me tira do sério é alguém pedir pra trocar de lugar ou meu assento “preferido” não estar disponível no vôo.

A TAP usa o lounge da Star Alliance no aeroporto de São Paulo que fica no Terminal 3 – como eu já tenho diversos relatos (leia um deles aqui) não vou escrever de novo.

Meu vôo neste dia foi operado por um A340-300 que se não me engano tem 26 anos de idade, então eu já estava mais do que ciente do que iria encontrar à bordo, já que o avião não foi reformado.

IMG_5912

Vôo TAP TP 082 – 01/04/2016
São Paulo (GRU) ✈ Lisboa (LIS)
Assento: 5E – Classe Executiva
Partida: 15:45 / Chegada: 05:35 +1 / Duração: 9h50
Aeronave: A340-300

Bom, o embarque respeitou o horário normal e também as prioridades e logo eu já estava à bordo deste avião “vintage”. Quando entrei achei por um momento que tinha voltado no tempo. Poltronas antigas, layout ultrapassado e uma cabine pra lá de cansada.

DCIM101GOPROGOPR4681.

Como vocês podem ver o layout é 2-2-2 dividido em 6 fileiras.

DCIM101GOPROGOPR4708.

Quem senta no meio não tem bin (compartimento acima para bagagem de mãos) então se o avião estiver cheio vai ter uma disputa pelos bins laterais.

IMG_5937

O couro que reveste a poltrona da frente em conjunto com este modelo antigo de business class fazem desta cabine uma marmota! O espaço não é nada satisfatório e a privacidade entre um assento e outro é praticamente zero.

DCIM101GOPROGOPR4675.

Nesta foto vocês conseguem ver mais de perto o “acabamento” das cadeiras. Eu fiquei no 5E até fecharem as portas – assim que eles anunciaram que o embarque estava encerrado eu mudei para 6A (janela) que estava vazia.

DCIM101GOPROGOPR4710.

Mais detalhes do estado de conservação da poltrona.

IMG_5946

O “buraco” onde você coloca os pés não tem apoio nenhum – somente uma curvatura – além de ser apertado.

IMG_5942

Há 2 compartimentos para você guardar os sapatos – entre um assento e outro.

IMG_5943

Não há divisória entre os assentos – já as tomadas ficam em lugares estratégicos – pelo menos isso né?

DCIM101GOPROGOPR4712.

Prefiro deixar que as próximas imagens falem por si só – grandes sinais de uso das cadeiras.

IMG_5948

O encosto do meu braço esquerdo estava completamente bambo – se eu apertava esta travinha pra ele descer, ele quase desmontava.

IMG_5930

O controle de posição do assento também era super vintage – talvez de 2 décadas passadas. Para deitar a poltrona somente neste botão azul em LED.

IMG_5917

O controle do IFE ficava também no descanso de braço.

IMG_5918

O fone de ouvido era de ótima qualidade e noise cancelling.

IMG_5961

O entretenimento de bordo era uma piada – além de ser super lento – acho que rodava MS-DOS, a variedade de programação era limitada.

IMG_5950 IMG_5953 IMG_5955

A TV se move de uma forma que você consegue incliná-la para baixo – ideal para quando você estiver deitado.

IMG_5972

Ainda em solo nos serviram champagne – quente por sinal. Os comissários deste vôo foram simpáticos e educados – todos aparentemente de bom humor.

IMG_5924

Foi então entregue o amenity kit junto com o menu.

IMG_5958

Estas latas são colecionáveis e há diversos modelos nas rotas internacionais que a cia opera.

IMG_5969

Dentro você encontra produtos de higiene pessoal, meia e tapa olhos.

IMG_5971

O cardápio e a carta de vinho vieram juntos, vamos dar uma olhada:

IMG_5962

 

IMG_5963

 

IMG_5964

 

IMG_5965

 

IMG_5966

 

IMG_5967

 

IMG_5968

Primeiro vieram os canapés – apetitosos e bem apresentados por sinal.

IMG_5978

Depois veio a salada – que eles montam na hora com todos os ingredientes que você quer + a sopa. Ambos saborosos!

IMG_5990

E daí veio o prato principal e eu levei um susto – pensei “Uai, mas não foi isto que eu pedi?!” Eu optei pelo rocambole de carne com arroz de catupiry e isto estava longe de ser aquilo. Indaguei a comissária que foi lá na galley ver o que aconteceu. De repente ela veio com a resposta “Sr. nos desculpe mas embarcaram o cardápio errado – todas as opções que servimos hoje não estão no cardápio”. Fiquei chocado por duas coisas – todos os passageiros estavam comendo algo que não pediram e não vi ninguém reclamar. E segundo, como embarcam a comida errada/ou cardápio?!

Não gostei nem da carne e nem deste arroz e perguntei se poderia trocar. A comissária, super gentil por sinal, me trouxe um prato do peixe e outro da massa – ambos para eu poder ver e optar por qual eu queria.

IMG_5998

Acabei escolhendo o peixe [que estava borrachudo] com este molho de tomate que também não estava nada demais. Fui infeliz nas duas opções.

IMG_6003

Por fim serviram os queijos e sobremesa. O bolinho de chocolate era com calda de café – ODEIO!

IMG_6006

E ao terminarem o serviço nos entregaram uma pequena barra de chocolate.

IMG_6007

Bom, agora chega a hora da tortura – o sono! Esta poltrona não é flatbed, ou seja, se encaixa no pior estilo tobogã que existe.

DCIM101GOPROGOPR4701.

Vocês podem ver que além da reclinação ser horrível (ergonomicamente falando) o casulo da poltrona também vai pra trás, ou seja, você tem seu espaço comprometido ainda mais pelo passageiro da frente quando ele está com o assento deitado.

É o típico assento que você dorme de cinto e acorda de coleira (sempre falo isto aqui), pois você vai escorregando e custa a achar uma posição confortável, ainda com as pernas pra baixo. A manta que eles entregam é boa e esquenta o suficiente e o tamanho do travesseiro também é satisfatório. Eu dormi muito mal, e foi impossível conseguir pegar em um sono contínuo.

Quero contar outro fato que aconteceu comigo – fui ao banheiro e enquanto eu estava lá o piloto ligou o aviso de atar cintos. Quando eu saí um comissário (mais velho por sinal) me deu uma bronca “O Sr. não está vendo que o aviso de cintos está ligado? Não pode ficar passeando pela cabine”. Sério, eu fiquei PASMO! Primeiro pela forma que ele me abordou (levei praticamente um coice) e segundo que ele viu que eu estava andando em direção ao meu assento [já que aquele banheiro era somente para classe executiva], então era óbvio que eu não estava desfilando pela cabine. Eu nem respondi, não iria perder meu tempo – eu já tinha tomado bastante vinho e estava super tranquilo, de boa na lagoa, rs.

DCIM101GOPROGOPR4705.

Quase chegando em Lisboa foi servido o café da manhã – frios com pães, iogurte e frutas – nada de prato quente como omelete por exemplo.

IMG_6011

Bom, como vocês puderam ler meu vôo teve altos e baixos. Ponto negativo com certeza fica pra cabine antiquada com assentos velhos e que não oferece um produto à altura para quem paga uma classe executiva. E ponto positivo para tripulação que 99% foi gentil, atenciosa e educada em servir.

Como não fui eu quem pagou os vôos desta viagem , não posso julgar o custo x benefício. Mas sei que a cia cobra sim um valor alto para vôos na Europa e que não é nada compatível com o serviço disponível à bordo. Aliás a TAP já anunciou que vai começar um processo de retrofit das aeronaves instalando modernos assentos e criando uma nova experiência para o passageiro (Somente nos A330) – mas enquanto isto não ocorrer a empresa não vai ser minha opção de classe executiva para o velho continente – preciso e muito melhor com urgência!

E vocês, já viajaram com a TAP? Como foi a experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
5,7