Classe Executiva da Turkish Airlines no B777-300ER – Istambul p/ São Paulo

Meu retorno ao Brasil com a Turkish Airlines foi cheio de contratempos que vou contar pra vocês.

No meu voo de Genebra p/ Istambul quando chegou minha vez de ser servido chegou esta bandeja de plástico – totalmente diferente dos outros passageiros que receberam as comidas gourmet em louças com talheres de metal. Perguntei a comissária o que tinha acontecido – ela disse que foi erro do ground handling da empresa pois teve alguns passageiros que fizeram upgrade de última hora – ou seja, deram minha refeição (de uma passagem paga na business) para algum deles portanto só restaram me servir algum prato da econômica. Enfim, não é o fim do mundo – afinal o voo é curto e é comida do mesmo jeito – mas só estou reportando pra vocês saberem que todos nós estamos sujeitos a este tipo de imprevisto. Registrei tudo com fotos e peguei um documento da tripulação atestando o ocorrido já estou em contato com a empresa para uma explicação. Mas até hoje nada de uma resposta oficial e já faz mais de 1 mês.

Inclusive compartilhei a foto no Facebook (link abaixo) e houve um batalhão de gente me julgando e sabe o que mais me impressiona? É que uma minoria quer que você se sinta culpado de ter condição por viajar em uma classe superior enquanto a maioria está lá trás. É como se eles pudessem apontar uma pessoa que fosse responsável pela desigualdade do mundo.

Enfim, o mimimi é sempre o mesmo – “Se o avião cair more todo mundo” “Tem gente na África passando fome” “Quanta futilidade”, etc. Eu já me acostumei a receber este tipo de crítica então pra mim realmente não faz diferença mesmo porque as pessoas comentam sem saber ou até mesmo entender que isto é o meu trabalho – então vida que segue.

Como eu iria pernoitar em Istambul, aproveitei o benefício da Turkish Airlines que oferece hospedagem grátis ou tour pela cidade aos passageiros em trânsito. Como eu já conhecia a cidade, optei pelo hotel (já que você tem que escolher um OU outro).  Aliás para quem não sabe vou explicar como funciona e as regras de utilização desta oferta:

  • Você precisa estar viajando entre 2 destinos internacionais da Turkish.
  • Conexão mínima de 10 horas entre os vôos para os passageiros da Classe Econômica e 7 horas entre os passageiros da Classe Executiva. Não pode haver nenhum vôo para o seu destino neste intervalo, mesmo que na hora da compra da sua passagem não houvesse lugar disponível.
  • Tanto o vôo de chegada e partida de Istambul devem ser puramente operados pela Turkish.
  • Não é possível reservar o hotel ou tour, você retira o voucher no Hotel Desk no aeroporto de Istambul.
  • A estadia cortesia máxima no hotel é de 2 noites.

Para pegar o voucher da hospedagem você deve se dirigir ao balcão da Turkish chamado de Hotel Desk (que fica em frente ao Arrival Lounge, do lado do Starbucks) e apresentar sua reserva e seus cartões de embarque. Da última vez que estive lá eles me oferecem duas opções uma perto do aeroporto e outra perto da cidade – da última vez me colocaram em um hotel chamado Euro Park SPA & Wellness – que era PÉSSIMO! Desta vez quando cheguei no balcão disse que não iria ficar lá de novo, então eles me mandaram para o Mercure. Chegando no Mercure fui informado na recepção que o hotel não dispunha de internet! Vocês acreditam nisso? Aff! Enfim na mesma hora peguei a van de volta pro aeroporto pois não iria ficar sem comunicação – olha quanto transtorno. Voltei no balcão da TK e por sorte a mesma menina que me atendeu ainda estava lá, expliquei a situação e ela me deu outro voucher pro Radisson Blu – que também era bem próximo. O hotel não é nada novo também mas com o cansaço era o que tinha praquele dia. Eles não me ofereceram voucher de alimentação pro jantar, somente par ao café da manhã enquanto que outros passageiros que estavam comigo na van receberam os dois. Vai entender!

OBS:  Independente se você ficar no centro ou perto do aeroporto a Turkish vai organizar uma van para te levar e buscar. O hotel que me ofereceram da outra vez foi Renaissance Polat, pertinho do aeroporto e muito bom. 

Ao fazer o check-in no hotel o funcionário pede seu passaporte que fica RETIDO na recepção até o seu check-out. Nunca vi esta política, mas não tinha nada para ser feito, então tive que aceitar.

No outro dia cedo a van meio buscar no horário combinado. Não cheguei muito cedo ao aeroporto pois já estou “cansado” de conhecer e visitar o belo lounge da TK, então preferi dormir até mais tarde.

Vôo Turkish Airlines TK015– 20/11/2016
Istambul (IST) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 4J – Classe Executiva
Partida: 09:05 / Chegada: 19:05 / Duração: 14h00
Aeronave: B777-300ER

Bom, não vou me prolongar muito no review do assento pois é o mesmo que voei mês passado e exatamente nesta mesma rota então pra não ficar repetitivo vou focar somente no serviço, ok? Se quiser ver mais fotos do assento acesse este TR aqui.

O embarque aconteceu pontualmente e diferente da outra vez, agora eles respeitaram as prioridades por lei e clientes elite. O layout da business da TK é 2-3-2 o que não me agrada muito pois quem viaja sozinho vai sempre “sofrer”. Como os aviões da Turkish não possuem mais a Comfort Class, agora a executiva vai até a fileira 07.

Foto: Turkish Airlines

Fiquei feliz que neste voo encontrei uma família inteira que tinha comprado a viagem com dicas do site 😉 Aliás, o voo estava lotado e não consegui nenhum lugar vazio pra poder ter mais privacidade para as fotos.

DCIM100GOPROGOPR8526.

O descanso dos pés é amplo e tem um compartimento sob ele. O fone de ouvido, pantufas e manta estavam jogados lá de qualquer maneira – sem um pingo de cuidado com a apresentação.

img_3173

Apesar de ser noise-cancelling o fone é de qualidade baixa e aparenta ser de plástico.

img_3174

A poltrona vira cama quando reclinada e o controle de posições ficava no console.

img_3166

Drinks de boas vindas ainda em solo antes de embarcar – os comissários(as) para variar sempre com a cara fechada.

img_3178

O controle do IFE ficava embaio do descanso dos braços e não era muito moderno. Você também tem a possibilidade de baixar o braço da poltrona para ganhar mais espaço – no mesmo rumo onde está este botão você encontra a porta USB, entrada de áudio e Ethernet. A propósito minha USB não funcionou – somente a tomada.

img_3168

O IFE é super completo, responde rápido aos comandos e tinha uma enorme variedade de programação. Além disto o avião oferece wifi cortesia para todos os passageiros da Business – o que é um PLUS – e a velocidade desta vez estava horrível e lenta e em contrapartida o acesso é ilimitado. Para quem estiver na econômica o valor é de U$14,99.

img_9056

O amenity kit é um grande destaque – em parceria com a marca Jaguar, os produtos são personalizados. Gostei tanto do material da bolsa quanto dos amenities oferecidos – tudo na cor preta que dá um ar de elegância.

img_3183

O menu é bem complexo pois eles entregam várias folhas – cada um em um idioma – inclusive em Português. Preciso falar mais uma vez sobre o atendimento da TK – realmente eles continuam deixando a desejar – e já constatei isto várias vezes. Comissárias(os) sempre com a cara fechada, não fazem questão de serem simpáticos e muito menos de agradar o passageiro. Eles precisam urgente de um treinamento pois realmente não sabem como atender um cliente.

img_3189

A Turkish conta com um chef da DO&CO à bordo nos voos de longo alcance da cia. Apesar de parecer algo bacana eu reparei que ele nada mais é que um comissário que só “serve” e monta as refeições – na verdade nada é preparado a bordo como é o caso da primeira classe da Etihad onde o chef realmente faz a comida na hora.

img_3194 img_3193

O serviço então começou com bebidas e castanhas.

img_3201

A apresentação da TK é muito boa – em todos os sentidos. Notem que até vela (artificial, claro!) eles colocam na mesinha para dar um tom mais intimista. Detalhe da cestinha de pães também muito bem caprichada.

img_3207

O serviço de entradas funciona da seguinte forma – eles passam um carrinho com todas as opções disponíveis e você escolhe qual você quer e eles colocam no seu prato. Pedi uma de cada pois queria experimentar – e claro não me arrependi – tudo uma delícia.

Aliás quando eu disse que queria um pouco de cada você acredita que a comissária achou ruim?! E na hora da sobremesa e do queijo aconteceu a mesma coisa – de certo não pode pedir tudo né? Difícil!

img_3211

Como ela estava sem paciência ela montou meu prato de qualquer jeito sem preocupar com a aparência. Mas nada disso interferiu no sabor que continua uma delícia.

img_3217

Depois veio a sopa – detalhe pra renda no limão para não cair fiapos quando espremer.

img_3225

E por fim o kebab – exatamente o mesmo do meu vôo passado – prato simples para uma business class mas saboroso.

img_3233

Por fim pedi a tábua de queijo e degustação de todas as sobremesas – muita fartura e uma explosão de sabores – recomendo experimentarem um de cada assim como eu fiz.

img_3242

Na galley fica montado um pequeno snackbar para o pessoal da classe executiva se servir durante o voo.

img_9137

Eu mal consegui dormir porque o passageiro do meu lado roncou então já viram né? Então por isto não consegui tirar foto da poltrona montada – mas isto vocês conferem nos outros reports que tenho da TK aqui no site – que aliás vocês já estão carecas de ler, rs. Mas só para recapitular, Os passageiros recebem um kit com 1 travesseiro, apoio para a lombar, colchonete para forrar o assento e edredon. Os comissários forram os colchonetes já no início do voo – mesmo antes de servirem as refeições – não entendi muito bem esta técnica deles. A poltrona é total flatbed portanto ponto positivo apesar da falta de privacidade.

Foto: Turkish Airlines

Foto: Turkish Airlines

Durante o trajeto pedi um lanche pois estava com fome – elas me trouxeram 2 sanduíches com 2 doces.

img_3278

A apresentação dos sanduíches era até OK, mas a aparência de dentro não era lá essas coisas. Tinha mais pão do que recheio além do fato de estarem completamente GELADOS.

img_3279

Quase chegando no Brasil foi oferecido o último serviço de refeição que foi entradas árabes – deliciosas por sinal.

img_3291

E de prato principal veio carne com beringela, arroz e molho de tomate.

img_3300

Bom pessoal como vocês puderam ver, o serviço da TK tem os altos e baixos. Ponto positivo para a internet cortesia e catering – e pontos negativos pela falta de simpatia dos comissários e layout da cabine. Se eu voltaria a voar com eles? Com certeza, não tenho problema algum e ainda acredito ser um produto bom apesar de não ser tão competitivo se levarmos em conta os assentos.

Assim que a cia se pronunciar oficialmente sobre o ocorrido da minha refeição no primeiro vôo irei postar aqui.

E aí, o que acharam desta experiência toda – quero saber a opinião de vocês!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
8,4