Classe Executiva da Turkish no A330-200 – Istambul para St. Petersburg

Cias Aéreas Classe Executiva 4

Por Fábio Vilela

Cheguei relativamente cedo no aeroporto pois queria curtir a maravilhosa sala VIP da TK, que pra mim é uma das melhores do mundo de classe executiva. A cia inclusive oferece uma entrada exclusiva já na calçada do aeroporto para passageiros elite.

Como já tenho diversos relatos desta sala VIP aqui no site, sugiro a leitura de um deles para vocês verem a magnitude deste lounge.

Por causa da mudança de aeronave do meu vôo anterior eu fiquei checando a cada minuto se meu próximo vôo para Rússia também teria alteração. E vocês não acreditam que teve? O trajeto que era para ser operado por um A321 agora seria operado por um A330-200. Fiquei na torcida para ser um avião com interior novo, ou até mesmo os ex-TAM já que a TK comprou a maioria dos A330 da TAM. Porém assim que eu cheguei no portão de embarque já desanimei.

Vôo Turkish Airlines TK401– 10/08/2016
Istambul (IST) ✈ St. Petersburg (LED)
Assento: 4K – Classe Executiva
Partida: 10:55 / Chegada: 14:15 / Duração: 3h20
Aeronave: A330-200

Logo que eu vi a aeronave com a pintura vintage da TK eu já imaginava que não seria nenhuma com interior novo, o que me deixou bastante chateado. O embarque aconteceu no horário respeitando a ordem dos passageiros elite.

IMG_4877

Quando embarquei e vi que o interior era EXATAMENTE o mesmo do A340-300 que tinha voado no dia interior, aí que minha decepção aumentou mesmo, afinal, não teria absolutamente nada de novidade. Blergh!

DCIM103GOPROGOPR1776.

Como a cabine é exatamente igual não vou me prolongar nos detalhes, afinal seria muita redundância.

DCIM103GOPROGOPR1781.

A única diferença entre este A330-200 e o A340-300 é a quantidade de fileiras – neste avião são 04 e no outro são 06.

DCIM103GOPROGOPR1801.

A business estava relativamente vazia, então aproveitei para mudar do assento do meio que eu estava para o lateral com acesso à janela. Mas só fiz isto depois que encerrou o embarque e eu tive a certeza que não entraria mais ninguém.

DCIM103GOPROGOPR1774.

Conforme já indiquei pra vocês para quem viaja sozinho as poltronas do meio são ideais já que o layout é 2-2-2.

DCIM103GOPROGOPR1782.

Eu lembrei de fotografar a divisória que fica entre os dois assentos o que garante cerca de 10% a mais de privacidade, rs.

DCIM103GOPROGOPR1804.

Todas as TV’s quando embarcamos estavam chiando, sem sintonia nenhuma – mas logo depois foi arrumado. Sabe o que me impressionou? A falta de cuidado da cabine – travesseiros e mantas colocados de qualquer forma nos assentos – sem o mínimo de cuidado. Neste vôo os comissários também foram sem cortesia alguma – fizeram o que tinha que fazer sem se quer dar um sorriso ou fazerem questão de serem simpáticos – impressionante!

DCIM103GOPROGOPR1786.

Como vocês já leram na matéria anterior, a poltrona para dormir é horrível, mas para um vôo curto para Europa é pra lá de satisfatória.

DCIM103GOPROGOPR1791.

O fato das pernas ficaram apoiadas neste descanso de pés que é bambo é de tirar qualquer um do sério.

DCIM103GOPROGOPR1793.

A TV era grande mas com qualidade baixa de imagem.

DCIM103GOPROGOPR1787.

Os fones de ouvido neste trajeto estavam mais novos do que o do anterior.

IMG_4893

Já a tomada e a entrada de áudio estavam bem surradas.

IMG_4887

Entre os dois assentos da frente tem 2 compartimentos que servem para você colocar seus sapatos.

IMG_4891

O serviço então começou com os soft drinks com diversos sabores – todos sem álcool.

IMG_4884

Desta vez optei pelo de laranja – aqui vocês conseguem ver o espaço com minhas pernas esticadas.

IMG_4886

Diferente do vôo anterior [que teve exatamente a mesma duração], este não teve chef à bordo. Tudo foi feito pelos comissários. O cardápio foi entregue depois da decolagem para que pudéssemos escolher a opção de refeição.

IMG_4900

A entrada foi simples, apenas queijos, tomates, pepinos e azeitonas – acompanhado de pães, patê e algumas frutas secas.

IMG_4905

Como eu não queria comer omelete, optei por uma espécie de panqueca com queijo e espinafre, mas que eu não gostei muito pois tinha mais massa que recheio. Acabei comendo só as batatas e o tomate que a acompanhavam.

IMG_4908

Conforme falei pra vocês, analisando o contexto do vôo e a rota, este produto que a TK oferece é pra lá de satisfatório, afinal o trajeto é curto e o vôo não demanda uma cabine tão sofisticada. Agora se fosse para rotas onde o tempo de vôo é longo, eu com certeza sairia extremamente decepcionado com o assento e cabine oferecido que não é compatível com uma classe executiva digna de conforto. Concordam?

Avaliação

Média
6.2

4 respostas para “Classe Executiva da Turkish no A330-200 – Istambul para St. Petersburg”

  1. Daniel A. J. disse:

    Vendo seus ultimos relatos, fica difícil entender como a Turkish está no top 10 das melhores business class overall em 2016 no ranking Skytrax …
    A julgar pelas fotos nas cabines e constantes trocas de equipamento é impossível não concordar com você. Nunca voei Turkish, mas minha namorada voou e O-D-I-O-U…

  2. Guilherme disse:

    Fabio,

    Essa é a mesma cabine que eles tem no 777 que voam pro Brasil ou as do 777 sao melhores?

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis