Classe Premium da GOL – Punta Cana para São Paulo

Cias Aéreas Classe Executiva 57

Por Fábio Vilela

Eu já estava tenso, tenho que confessar! Primeiro porque iria ficar quase 7hrs em uma poltrona sem reclinação, segundo porque não tinha entretenimento de bordo no voo e terceiro não teria tomadas, rs.

Acreditam que até um powerbank extra (já tenho 2) eu comprei? Com medo de ficar entediado durante o trajeto?!

Eu comecei a ficar bem apreensivo a medida que o horário do embarque ia chegando, mas depois relaxei, afinal não tinha mais o que fazer e eu precisava voltar pra casa. Coincidentemente este avião, o PR-GUK, é o primeiro da GOL que já está com o sistema de wifi da GogoAir a bordo oferecendo acesso à internet e entretenimento via rede sem fio, porém apesar de instalado o serviço ainda não estava homologado pra funcionar.

IMG_6773

Antes de começar o relato quero copiar e colar aqui as informações das vantagens deste serviço GOL PREMIUM que estão disponíveis no site da cia – e depois vocês vão entender o porque.

Serviço de bordo diferenciado

Screen Shot 2016-10-11 at 12.41.44

Banheiro exclusivo

Screen Shot 2016-10-11 at 12.41.50

Bom, agora já posso continuar.

Vôo GOL G3 7641 – 04/09/2016
Punta Cana (PUJ) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 1F – Classe Premium
Partida: 11:00 / Chegada: 19:00 / Duração: 7h00
Aeronave: B737-800

Como vocês já devem imaginar a aeronave é exatamente a mesma que faz os trechos domésticos no Brasil, com o layout 3-3. Porém na classe premium o assento do meio fica bloqueado – apesar das poltronas serem exatamente as mesmas, apenas contando com mais reclinação e espaço.

Não há nada que separada as duas classes – como em algumas cias onde tem cortina.

DCIM100GOPROGOPR3028.

Para quem senta nas poltronas 2A e 2C o espaço para as pernas é bem maior já que deste lado do avião não há a primeira fileira.

DCIM100GOPROGOPR3029.

Como estes lugares não estavam disponíveis, sentei na 1F e graças a Deus não veio ninguém ao meu lado. Oremos!

DCIM100GOPROGOPR3034.

A aeronave está com aparência de novo assim como os bancos e seus respectivos estofados – quanto à isto não tenho nenhuma crítica à fazer.

DCIM100GOPROGOPR3033.

Vejam que nos assentos do meio está o aviso dizendo que ele é bloqueado. O vôo não estava lotado, mas também não estava vazio. Na premium acredito que veio sobrando somente uns 4 lugares dos 14 disponíveis.

IMG_6781

Eu reclinei a poltrona ao máximo para vocês verem – ué, não notaram a diferença? Rs, nem eu!

DCIM100GOPROGOPR3031.

Os passageiros recebem uma manta preta – até que de boa qualidade e um travesseiro muito fraquinho – total sem enchimento.

IMG_6793

Para minha surpresa este avião já conta com tomadas embaixo dos assentos – ponto super positivo – graças à Deus não fiquei sem bateria.

IMG_6784

Já falei e vou repetir – amo este Sky Interior da Boeing – acho demais!

IMG_6787

Bom, agora vamos aos motivos porque eu colei aquelas informações ali em cima – está escrito no site que você é recepcionado por um drink de boas vindas – neste caso foi um suco de laranja. Oi?!

IMG_6788

Preciso mencionar que os dois comissários que atenderam a Premium eram extremamente simpáticos, educados e solicitos. Sempre sorridentes e fazendo o serviço de bom humor – quanto à isto eles estão de parabéns.

O outro fato que quero mencionar é em relação ao serviço de bordo diferenciado. Tudo bem que a foto do site deve ser apenas ilustrativa pois mostra pratos de porcelana. Mas eu confesso que fiquei impressionado do modo que veio a refeição. A comida veio na própria “marmita” que é levada ao forno, e pasmem ainda com o escrito na embalagem. Nunca vi uma apresentação tão fraca, feia e com falta de atenção como esta.

IMG_6801

Os talheres são de plástico assim como todos os recipientes – incluindo a “taça” do vinho. Este é o voo mais longo que a GOL opera em toda sua malha aérea, portanto eu acho que merecia uma atenção e destaque melhor no serviço.

IMG_6809

Em contrapartida a refeição estava saborosa – não era nada extraordinário mas também não estava ruim.

IMG_6812

IMG_6813

IMG_6814

IMG_6815

Neste vôo são servidos vinho tinto e também branco [quente por sinal] da Miolo além da cerveja Heineken. Aliás, como vocês podem ver pela foto foi o vinho tinto que me salvou pra conseguir dormir [tomei quase 2 garrafas sozinho, rs.] . São embarcadas 4 garrafas por vôo p/ atender 14 passageiros neste B737-800.

IMG_6860

Depois do almoço foi entregue o amenity kit – que veio com escova, fio e pasta dental em uma embalagem simples de plástico.

IMG_6827

Notei que na embalagem vem grafado os dizeres SMILE KIT – just in case se você quiser colecionar, rs.

IMG_6830

Confesso que eu revirei até não poder mais tentando achar uma posição adequada para dormir e infelizmente não consegui. Primeiro porque o encosto de braço nesta primeira fileira é fixo, e segundo porque realmente o assento não oferece conforto algum – é muito difícil descansar. Fiquei então mexendo no celular, editando fotos e bebendo pois o tempo não passava, ainda mais sem ter qualquer tipo de entretenimento.

Agora que a cia começou a instalar wifi nos aviões com certeza poderá oferecer um diferencial aos clientes, pelo menos no quesito distração à bordo já que você poderá trabalhar ou se divertir usando a internet.

O segundo ponto que quero mencionar é em relação ao uso do banheiro dianteiro como sendo exclusivo para a classe premium – e que não foi reforçado em momento algum pelos comissários. Todos os passageiros usaram o banheiro – sem restrição. (OBS: Eu pouco me importo quem usa ou não, afinal banheiro é tudo igual, mas quando você vai comprar a passagem [que não é barata por sinal] a cia faz questão de mostrar que isto seria um diferencial inclusive mencionando novamente no speech do voo).

Enfim, quase chegando em São Paulo foi servido o segundo serviço – sanduíche quente com bebidas.

IMG_6841

Veio uma espécie de beirute – pão sírio com rosbife, salada e molho.

IMG_6844

Apesar da aparência feia, estava saboroso.

IMG_6845

Quase chegando em São Paulo um dos comissários me entregou o formulário da imigração/alfândega. Eu disse que não precisava pois era brasileiro – ele insistiu dizendo que era necessário. Perguntei pra ele desde quando tinham mudado esta regra. Ele então foi falar com o comissário chefe que pediu desculpas e explicou pra ele que para nós brasileiros, não era necessário ter este bendito papel.

É isto então pessoal – Lembrando que antes de começar minha avaliação, tenho que deixar claro que não posso de forma alguma querer comparar os serviços da GOL com as demais cias que estou acostumado pois a proposta é totalmente diferente. Para trajetos curtos (2h-4h de voo) dentro da Am. Do Sul acredito que seja um serviço até satisfatório, mas para vôos longos acima disso, igual este que fiz, ainda deixa muito a desejar.

Bom, tarefa dada é tarefa cumprida – pois até a GOL fiz questão de voar pra mostrar pra vocês como é o serviço. Espero que tenham gostado – aliás quero saber o que acharam – postem nos comentários!

Avaliação

Média
6.2

57 respostas para “Classe Premium da GOL – Punta Cana para São Paulo”

  1. Felipe Victoria disse:

    Precisava servir um vinho tão ruim? Lamentável, este rótulo da miolo só não é pior do que os vinhos de mesa, feitos com uvas não viníferas (suaves). É exatamente o mesmo que era usado em todos os vôos da TAM quando esta ainda tinha serviço de bordo e a concorrência da VARIG e VASP.

  2. Vivian disse:

    Ok, entendo então que o melhor, em último caso, é ir de econômica mesmo? Pq se a premium é ruim, a econômica deve ser 2x pior, ou estou enganada?

  3. André M disse:

    Apenas para anotar que esse vinho é do nível mais baixo na classe dos “bebíveis”. Dá pra beber? Você provou que sim e eu já o provei. Não é intragável, mas não deveriam servir nem mesmo em uma econômica. Patético!

  4. Walter disse:

    Fabio, quando você mostrou o beirute e disse que apesar da aparência feia, estava saboroso, pensei…
    – Coitado do Fábio, algumas horas nesse martírio e já surgiram os sintomas da Síndrome de Estocolmo, aquela na qual os reféns passam a simpatizar com seus algozes, kkkkk…..

  5. Anderson Oliveira disse:

    Fábio e caros leitores,

    Li o relato sobre o voo da Gol e tenho algumas observações a fazer:
    Fábio, parabéns por ter mostrado aos demais leitores o serviço da Gol Premium, pois até hoje não vi nenhum relato sobre o mesmo tão bem explicado! ERA FUNCIONÁRIO da Gol e quando a mesma absorveu as rostas da VARIG, recebia altas reclamações sobre inferioridade no serviço.
    Mas, tínhamos um feedback dos superiores relatado que se tirássemos os talheres, pratos de porcelana, copos de vidro e entretenimento como televisores na Classe Confort (Serviço na época), a aeronave voaria mais leve, gastando menos combustível (Este era a proposta do Low Cost, Low Fare).

    Particularmente, não privaria o passageiro de um serviço essencial e mínimo com este por “contenção de despesas” Paga-se tão caro para voar em rotas de médio alcance e o que nos restam… Serviço de Bordo igual os da Tripulação Comercial? Não concordo com a filosofia da GOL neste quesito! Com certeza se houver outra opção de voar na mesma rota, escolham outras empresas!

    A Gol precisa rever urgentemente sobre o conceito de Classe Premium. Pois para mim trata-se apenas de um serviço de bordo internacional simples !

  6. Christina disse:

    Apesar de ser fora do assunto da postagem, vou colocar o comentário aqui porque foi o último post em que você falou da Gol. Apesar de todos os defeitos da cia, de vez em quando ela tem atitudes corretas. Você viu isso? A Gol anuncia um serviço adicional para o caso de crianças (e idosos) que precisam viajar sozinhas: uma pulseira com ”chip”. O acessório usa tecnologia de rastreamento sem fio que avisa aos pais ou responsáveis as etapas do voo em tempo real. Mesmo cobrando R$100,00 pelo serviço, achei legal.

  7. Clarissa disse:

    Me deu enjoo só de olhar essa comida… por isso deixei de comer durante os voos…

  8. Crosby disse:

    E o espaço entre as poltronas….É de fato melhorzinho? Algo parecido com o espaço azul nos voos internos? Vou fazer esse voo e a diferença no preço da passagem esta menos de R$ 100 para a econômica normal. Tenho 1,95. 😀

  9. Roge Guyot disse:

    Conheço bem a Gol e não canso em dizer, que saudades da Varig!!!!

  10. Amazias do Nascimento Costa disse:

    Próximo passo, Brasília(BSB) para Punta Cana(PUJ), no A319 da LATAM rs.

  11. Fabio disse:

    Voei nessa classe entre GRU e SCL. Lembro que a diferenca de tarifa era de apenas 100 reais por trecho. Levando em consideracao que ainda da direito a check-in prioritario e sala vip nos 2 aeroportos, acho que nesse caso e por esse preco vale a pena

  12. Sdriana disse:

    Eu também fiz esse voo na classe premium da Gol e achei péssimo. O pior é que o jantar que eu escolhi foi frango e veio um filé inteiro e grosso, para cortar com os talheres de plástico… Demorei quase a viagem toda para terminar o jantar. Esse foi meu entretenimento. rsrs

  13. Claudio disse:

    Oi Fávio.
    Tenho 200 mil pontos na Multiplus e vou emitir dois bilhetes ida e volta para Roma.
    Em qual companhia você sugere que eu emita?
    Obrigado.

  14. Luiz b disse:

    Em comparação com a Gol eu prefiro a Copa nesses voos, ou a econômica da gol e torcer para que não venha ninguém ao lado, pois da para levantar os encostos de braço e se esticar nas 3 poltronas, dai fica bom e da até para dormir , he he

  15. Luis disse:

    Parece ser horrível ! Pior companhia não deve existir, não tenho coragem de voar, so se for muito muito barato. Prefiro voar na econômica da Latam Airlines. Ate na economica a apresentação é melhor, alem de copo de vidro e talheres de metal.

  16. José Loureiro disse:

    Há três anos atrás fui para Punta Cana nete vôo da gol, em classe econômica. Na verdade foram 8 horas de vôo saindo de São Paulo na hora do almoço e para a surpresa de todos nada foi servido a não ser um saduba de queijo e presunto. Infelizmente um descaso para com o comsumidor. Já fui para Punta pela Copa e posso dizer não haver comparação.

  17. Rodrigo disse:

    Faço esse voo pra Santiago em julho e compro sempre com bastante antecedência a 2A e 2C, e posso dizer que se liberassem os apoios de braços e colocassem aqueles apoios para os pés tipo ônibus leito ? (não sei como se chamam), o voo ficaria muuuuuito mais agradável.

  18. Karl Storrer disse:

    Fábio, boa tarde! Siceramente, para voar nessa “premium class” da Gol, é melhor ir de econômica da American Airlines! O serviço de bordo é semelhante, e custa bem menos, e com a vantagem de pontuar no AAdvantage que é bem melhor que o Smiles! Você deu sorte de não ter ninguém ao seu lado! A única parte boa, que não foi o seu caso, é que partindo de São Paulo dá para usar o novo lounge da Gol em GRU. Por falar em classe econômica, ontem eu emiti GRU-DFW-LAX para dezembro para os meus pais, e reservei as poltronas da Main Cabin Extra, na parte que fica na Premium Economy do Boeing 787-900 da AA. Você sabe dizer se nesses primeiros vôos o serviço é de Premium Economy ou da Econômica simples, já que ainda a Premium Economy não está sendo comercializada?

  19. Leonardo F J disse:

    Excelente post, dúvidas sanadas a respeito da “Classe Premium Gol”.
    Já era esperado um serviço simples comparado a classe executiva de outras cias, mas não concordo que tenha sido ruim ou horrível como alguns postaram.
    Essa é e sempre foi a proposta da Gol, não tem muito fundamento difamar a mesma. Se é cobrado caro por um serviço inferior, escolha outra.

    Como no “speech” de uma cia aérea: ” A escolha da companhia é uma decisão do cliente, obrigado por voar conosco”.

  20. Uh, o papai chegou! disse:

    vejo uma enormidade de mimimi nos comentários…

  21. Victor disse:

    Obrigado por vestir as sandálias da humildade e realizar tamanho sacrifício… já que está tão prestativo, sua próxima missão será o trajeto Beijing a Pyongyang pela Air Koryo, a pior empresa do mundo. Tem que descer, apertar a campainha do palácio do Kim e sair correndo, kkk…

  22. Keyllon disse:

    Fábio ótimo TR.
    Pra mim sem surpresas…a Gol é minha última opção sempre, além de ter um péssimo serviço, os preços não estão lá essa coisa toda, as vezes igual ou mais caro que as outras…
    Esse TR mostrou pra mim uma coisa: A sua seriedade, imparcialidade com os seus seguidores, algo que vc já demonstrou antes, óbvio, e aqui foi reforçado. Voar de first na Emirates e Lufthansa é mole e nas outras? Vc foi e fez. Muito bacana mesmo. Parabéns.

  23. Samir disse:

    Grande Fabio! Parabéns pelo TR. Ainda bem q vc voltou!
    Ouso discordar de vc, entretenimento de bordo deveria ser nota 0 e não avaliado. Pq outras cias oferecem tablet pra amenizar a situação. Isso faria a nota cair ainda mais, já q essa classe e uma piada.

  24. Paulo disse:

    Que “missão impossível”, hein?
    Da mesma forma que você alertou no relato sobre a pseudo-executiva da Copa, a Gol cobra bem caro pelo uso desses “assentos premium”, pintando a propaganda com cores vivas e alegres para tentar ganhar uns cobres a mais de pobres incautos. Qual o diferencial dessa classe? Maior espaço e refeição (um pouco) melhor, e só.
    De qualquer modo, acho justificável, afinal, a Gol é low coast… (JAMAIS!)
    Você assentou mais um tijolo no céu, Fábio! rs

  25. Daniel A. J. disse:

    Valeu pelo sacrifício … já tá claro que em voos de curta duração dá para aguentar, mas 7h de Gol nessa classe nem vale o preço pago. Matou minha curiosidade. O mais engraçado é que com as parcerias (por exemplo, Delta), imagino que o gringo que vem dos EUA para cá de executiva da Delta, trabalha uns dois dias e depois precisa ir para SCL ou BUE, por exemplo, acaba tendo de cair nessa classe de vôo. Ou um árabe que venha de Etihad, e que tenha de fazer o mesmo …
    Deve curtir bagarai …

  26. Daniel disse:

    Caro Fábio,

    Há pessoas que vêm ao mundo para se sacrificar por outras… aceitam se submeter a penitências ímpares por seus “irmãos”…

    Hoje, você provou ter sido uma destas. Literalmente, após este voo, espero que você tenha voado em alguma aeronave TOP para amenizar o trauma vivenciado…

    Realmente, se eu tinha alguma dúvida (mas não tinha) de voar na GOL para o exterior em voos que não, no máximo, para BUE ou SCL (ainda assim, acho que não faria tal), agora há chance ZERO de gastar milhas ou $$$ para um voo deste.

    Momentaneamente, o Passageiro de Primeira tornou-se Passageiro de Quinta…rsrsrs

    Obrigado pelo sacrifício por nós, seus leitores!!!

    Aguardamos pela análise das cias aéreas da Coreia do Norte e da Venezuela…

  27. Kerr Smith disse:

    Voei nesta classe para Montevideo recentemente. Era um voo curto, porém apesar disso não me senti premium em nenhum momento. Essa classe é uma piada. Insisto em dizer que não consigo gostar desta cia.

  28. Leny disse:

    Rsrsrs. Obrigada pelo sacrifício q vc fez por nós. Se bem q a GOL ñ entra nas minhas seleções de voos internacionais.

  29. Henry disse:

    Depois da First, Executive, a Gool inaugura a classe Cold Buoy…
    Nossa que apresentação horrível…. servir as refeições nas próprias caixinhas, sem nenhum arrumação/preparo…
    E são apenas 14 passageiros no máximo… dava para arrumar isso aí um pouco melhor…
    Talher de plástico !!!!!!!! que horror…
    Chamar isso aí de classe Premium é avacalhar a empresa toda…ridículo…
    Mostra uma clara intenção de enganar o cliente…

  30. jackiequeenn disse:

    péssimo, como já esperado.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis