Como buscar e achar disponibilidade de assento com milhas aéreas nas cias da oneworld

Tutoriais 170

Por Fábio Vilela

Com a entrada da TAM na oneworld, tenho recebido inúmeros comentários e emails todos os dias dos leitores me perguntando como buscar e achar disponibilidade para emissão de passagens com milhas nos novos parceiros da cia. Pois bem, vou ensinar hoje o passo a passo para vocês:

O primeiro passo é se cadastrar no Executive Club, programa de fidelidade da British Airways. Após o cadastro você já vai ter acesso à área segura do site e as ferramentas necessárias para poder fazer a busca. Já logado, você vai na aba “Executive Club” e depois clica em “Spending Avios”.

buscar disponibilidade passagens oneworld-passageirodeprimeira

Em seguida, na lateral esquerda do site vai abrir diversas opções, você deve escolher a seguinte: “Book Flight with Avios”

oneworld busca passagens milhas passageirodeprimeira

Para alguns ou a maioria de nós vai aparecer o seguinte aviso que não é possível fazer emissões para vôos saindo do Brasil. Mas você pode ignorar no momento se for usar o site somente para a busca. Caso você realmente for usar o site para fazer a emissão usando Avios, você deve ligar para a Central da British e emitir, pois o site cobra taxa de combustível o que é ilegal no Brasil, portanto quando faz via telefone, eles isentam este valor.

oneworld busca passagem milhas passageirodeprimeira

O segredo para poder “enganar” o sistema (já que ele não vai permitir você escolher nenhuma cidade do Brasil como origem na busca) é fazer uma pesquisa primeiro para qualquer trecho que não comece no Brasil, por exemplo escolhi entre Londres e Dubai.

busca passagem oneworld milhas passageirodeprimeira

Já na página dos resultados, basta clicar na palavra “Change” que fica no topo do lado esquerdo, e colocar agora qualquer cidade do Brasil que você tenha interesse.

passagem milhas oneworld passageirodeprimeira

Neste caso escolhi aleatoriamente um trecho em São Paulo (GRU) para Nova York (JFK).

busca passagem oneworld passageirodeprimeira

Na próxima página já vai me mostrar os resultados, que aqui apareceram da American Airlines e TAM.

passagem oneworld milhas passageirodeprimeira

Escolhi o vôo da TAM, que custa 75.000 AVIOS para uma passagem só de ida para os EUA em Primeira Classe. É mais barato que o que a TAM cobra (120.000 pontos Fidelidade)

passagem milhas oneworld passageirodeprimeira

O bacana do programa da BA é que ele permite em alguns resgates inteirar parte da passagem com dinheiro, e isto é calculado na hora da emissão. Neste caso posso pagar apenas a metade do valor necessário 37.500 e completar com U$833.65, o que considero um valor bom para uma passagem de primeira classe para os EUA. Com 75.000 avios mais U$1667,30 você já tem uma passagem de ida e volta para os EUA em First.

buscar passagem milhas oneworld passageirodeprimeira

Depois é só prosseguir com o preenchimento dos dados do passageiro e continuar com a emissão.

Agora vou mostrar para vocês possíveis situações em que o site não mostra disponibilidade mesmo ela existindo. Vamos supor que eu quero voar com a American Airlines de Nova York para Vail Eagle(Aspen). Primeiro fui no site da AA para ver a disponibilidade que tinha, e encontrei a seguinte:

aa disponibilidade milhas oneworld

Quando voltei no site da British para poder pesquisar, o sistema não me mostrou lugar.

oneworld milhas passagens passageirodeprimeira

O que acontece é que o sistema da BA é meio “burro” na hora de montar conexões e raramente as montam quando envolve mais de 1 parada. Portanto você precisa pesquisar trecho a trecho para poder encontrar disponibilidade, o que na verdade é um problema, pois terá que emitir bilhetes separados, e muitas das vezes te levando a refazer check-in no mesmo aeroporto. Veja que se eu pesquisar os 3 trechos separados, vou encontrar todos.

passagem oneworld milhas passageirodeprimeirapassagem oneworld milhas passageirodeprimeirapassagem oneworld milhas passageirodeprimeira

Mas daí você deve me perguntar, mas Fábio, vou acabar gastando mais Avios se emitir separados? Na verdade não, pois como vocês sabem o programa da British é baseado em distância e conexões, ou seja, quanto mais longe o vôo e mais conexões você tiver, mais Avios você vai gastar. Portanto se emitir separado ou juntos, a quantidade “na maioria das vezes” vai ser igual.

Por isto vejo muita vantagem usar ele em vôos curtos, onde uma passagem em um vôo de até 2hrs pode custar apenas 4.500 AVIOS, uma verdadeira barganha.

Da mesma forma que fiz todas essas pesquisas para TAM e American Airlines o sistema da British faz para todas as demais cias da oneworld também. E com os resultados em mãos dos vôos que você quer, basta ligar no Call Center da TAM e emitir nas datas encontradas.

Agora, caso você opte por voar na própria British passando por Londres, você tem direito a um stopover gratuito na cidade, e o sistema vai automaticamente (antes de mostrar os resultados), te apresentar a opção da parada intermediária, vejam:

oneworld passagem milhas passageirodeprimeira

Um ponto muito importante é que a British cobra taxa de combustível nos vôos saindo de Londres o que encarece demais a passagem emitida com eles passando pela Inglaterra. Em alguns casos essas taxas ultrapassam U$1500,00.

Se você quiser calcular quantos AVIOS você vai precisar para uma passagem específica, basta ir neste link.

No Brasil os cartões da American Express e o HSBC mandam pontos direto para o programa da British Airways. O Santander manda para a Iberia, e de lá, você pode mandar para a British (sem custo e limite por transação) na proporção 1=1 caso as duas contas tenham mais de 3 meses de existência, já que ambas as cias utilizam da mesma moeda de milhas, os Avios.

Bom pessoal, espero que este post tenha sido útil para poder ajudar vocês a buscar e emitir suas passagens com milhas/pontos/avios nas parceiras da oneworld, agora que a TAM faz parte da aliança. Aliás, vale lembrar que mesmo a TAM não sendo parte da Star Alliance mais, ela ainda tem parceria para acumulo e resgate de pontos com algumas cias da aliança como Turkish, Singapore, Lufthansa, etc, por isto para buscar passagens nestas cias, você pode continuar a usar o método que ensinei aqui.

Espero que tenham gostado do post e agora possam emitir suas passagens com mais facilidade!

Publicidade
Publicidade

170 respostas para “Como buscar e achar disponibilidade de assento com milhas aéreas nas cias da oneworld”

  1. RafaelTrops disse:

    O expertflyer não faz isso de modo mais prático?

  2. Leonardo disse:

    Olá,

    Este tutorial ainda é válido?
    Tentei buscar os vôos, mas não aparecem opções.
    Segui exatamente os mesmos passos, inclusive o destino seria o mesmo gru/jfk/gru e não aparecem opções de voos diretos.

    • Luciano disse:

      Olá Leonardo, eu consegui, seguindo exatamente os passos que o Fábio colocou, inclusive como “enganar” o sistema de busca. O problema é que quando ligo pra LATAM, informam que não há disponibilidade. Fábio ou Ale, sabem informar se é certo que, se um voo aparece disponível no BAEC, ele também aparecerá para a LATAM? Abraços!

  3. […] que todos os resgates em parceiras devem ser feitos pela central de atendimento da LATAM. Antes de ligar certifique-se  da disponibilidade usando este meu tutorial da oneworld. Ou para buscar de cias da Star, aqui ou […]

  4. claudio - disse:

    Querido amigo! tenho 100k milhas tam, e 150k milhas bb. nao sei pra qual cia transfiro. Qual programa que vc recomendaria, mesmo pv, (para internacional, up grade ) que tranfira….. agradeço , ate no PV….
    cmt.claudiojo@gmail.com

  5. Cristianoc disse:

    Boa tarde,
    Me parece que o site de busca mudou, pois seguindo o passo a passo do tutorial, não consigo chegar na informação: Book Flight with Avios”

    Já tentei em ambas as linguas, e não aparece para mim. Já logado e tudo.

    Alguem / Fabio sabe se mudou ?

  6. Carlos Andrade Cunha disse:

    Boa tarde, Fábio. Por favor, dê uma luz para esse “uberlandino” aqui. Pretendo transferir cerca de 200 pts Amex para alguma cia da Oneworld, com o intuito de emitir voos internos na Rússia na S7 Airlines. Qual programa me recomenda transferir esses pts (facilidade de emissão / número de milhas para resgate)? BA, AA ou Latam mesmo? Obrigado, Carlos

  7. Henrique Santos disse:

    O grupo se chama Oneworld, que a LATAM pertence, mas ao que estou percebendo a alguns dias que estou ligando para a American Airlines, de “One” só tem o nome…

    Existem voos que são disponibilizados para o programa Oneworld pela LATAM, onde apenas clientes BritishAirways (membro da Oneworld tanto quanto a American) conseguem “enxergar” com seus AVIOS, e eu com meu AAdvantage, ao ligar para a American para realizar o book, recebo um belo “não há voo disponível”.

    Não deveria ser “UM mundo” apenas? Qual a lógica de diferenciação que eu gostaria de entender?

    Fato é: eu fiz o seu tutorial direitinho, consigo enchergar o voo no site da BA (GRU-ADZ, no dia 03/04/2018), porém, o trecho GRU-BOG não está disponível para AAdvantage, apenas o trecho BOG-ADZ.

    Clientes com milhas AAdvantage tem alguma outra forma de contornar esta situação?? Se alguém puder me ajudar, serei eternamente grato… minha lua de mel está dependendo deste voo, não temos muito para gastar na viagem e economizar no aéreo seria perfeito…

  8. Debora disse:

    Ola Fabio, uma coisa nao ficou clara…. Nao consegui entender qual a vantagem de entrar no Exec Club se nao podemos fazer a reserva por la com pontos multiplus?? E vc mesmo diz “Escolhi o vôo da TAM, que custa 75.000 AVIOS para uma passagem só de ida para os EUA em Primeira Classe. É mais barato que o que a TAM cobra (120.000 pontos Fidelidade)” como fez isso?? Vc tem Avios ou MULTIPLUS? Obrigada

  9. Maria disse:

    Fabio, boa tarde.

    Me responde uma duvida que tenho, se eu buscar uma passagem e CIAs parceiras da Latam para passagem premio, a regra de quantas milhas serão necessárias, a Latam tem seguir a tabela dos parceiros ou vou saber apenas ligando para a central e indicar o voo da cia?

    att Maria

  10. Daniel disse:

    Fábio,

    Tem algum novo guia para busca de disponibilidade One World?

    Vamos ver se entendi.. Numa passagem para Nova Zelândia, eu poderia pesquisar trecho a trecho na ida.. e depois na volta… e depois ligar na tam e pedir a emissão com pontos? Pagando como se fosse uma só viagem? Posso misturar um techo TAM com um trecho BA? E qual a melhor maneira de descobrir quais os trechos necessários e válidos para esta viagem? Sei que poderia ir GRU-SCL-AKL. Mas e a roda para o lado direito, passando pela Europa, o que poderia pesquisar?

    Obrigado
    Daniel

    • Leonardo disse:

      Iberia (Madri), British (Londres), Qatar (Doha) ou American Airlines (Miami, Nova York e não sei se tem algum outro). Fora os voos da própria LATAM.

  11. Maira disse:

    Alguem mais aqui está tendo dificildade em se logar ? Fiz meu cadastro e não consigo usar

  12. Alexandre disse:

    Oi Fabio,
    Fiz o tutorial mas não consigo achar voos saindo do Brasil, o site da British simplesmente não mostra disponibilidade, só de voos retornando pra cá. Voce sabe dizer se mudou a forma de busca? obrigado!

  13. Stephanie disse:

    Fabio, O avios se equivale ao Multiplus? Em pontos? Uma viagem que custa 24000 Avios custa 24 mil multiplus?
    Obrigada

    • Fábio Vilela disse:

      Não, cada um tem uma tabela diferente.

      • Jack disse:

        Na parte inicial do post você diz que ao encontrar os voos desejados basta seguir pelo site e fazer a emissão.

        Porém se eu tenho pontos no Multiplus (e não Avios) eu consigo emitir no site logado como Executive Club ou tenho de ligar na central da Multiplus?

        Se tiver que ligar na central da Multiplus, a atendente vai manter o número de Avios que mostrou no Executive Club?

  14. Carolina disse:

    Fábio, obrigada por sempre nos ajudar! Parabéns pelo excelente blog! Me tira um dúvida. Pelas suas experiências um voo quando vai se aproximando a sua data podem surgir novos assentos? Ou as companhia só liberam x por vez? Tenho que comprar um voo executiva para março mas está dando indisponível, quando coloco datas bem próximas aparece. É coincidência ou eles liberam mais? O voo é pela jal.

  15. Carla disse:

    Fabio,
    nao consegui achar a informação de forma alguma!!
    Eu tenho fidelidade TAM com quase 300.000 pontos e não moro mais no brazil. Portanto queria usar essas milhas para fazer voos e Londres para qualquer outro lugar da europa/asia. Como faço?
    Obrigada
    Carla

    • Frederico disse:

      É só ir a uma loja TAM em Londres (se você mora em Londres) e emitir em qualquer companhia que eles têm aliança. Deve existir também um telefone no Reino Unido para isso (entre no site TAM e procure pelos telefones de contato no Reino Unido).

      • Tlars22 disse:

        Boa noite Fabio,
        Pesquisei um trecho EZE-GIG na primeira semana de janeiro pelo site da British e ele mostra disponibilidade (7 assentos restantes) para toda semana pela cia TAM/LAN.
        No entanto, ao ligar na American para emitir esta passagem da TAM, utilizando pontos do Aadvantage, mesmo passando a numeração do vôo e o horário, o atendente me informou que não existe nenhuma data disponivel.
        É comum isto acontecer ? A American geralmente tem um acordo reduzido para emissões de passagens TAM ? Por isto que mostra 7 assentos no Executive Club e pelo call center da American não tem nada ?

        • Fábio Vilela disse:

          Não é comum acontecer não, ainda mais aparecendo 7 lugares.
          Você tentou desligar e ligar novamente?

          • Tlars22 disse:

            fabio,
            Voce poderia me ajudar ?
            to ligando todo dia , tres vezes ao dia, e eles sempre dizem a mesma coisa … “Sr, infelizmente nao temos disponibilidade para o dia 03, nem para nenhuma outra data proxima.
            Resumindo, temos;
            03/01 – EZE-GIG
            Executive Club – 7 assentos disponiveis (10.000 avios)
            Tam Fidelidade – 40.000 pontos (Tarifa Irrestrita)
            Aadvantage – nao tem disponibilidade
            Agora eu me pergunto, a disponibilidade para todos as cias parceiras da OneWorld nao deveria ser a mesma ? Entao porque existem 07 asssentos em um programa e zero assentos em outro ?
            Eh muito estranho …. sera que a Tam está bloqueando os assentos para o Aadvantage so porque eh alta temporada e so existe taria irrestrita disponivel na TAM ? To começando a achar que a TAM so libera os assentos para os clientes do Aadvantage quando no site da Tam, forem obedecidas as seguintes condicoes : i) se a tarifa estiver como promo ii) E se somente se no TAM Fidelidade o valor for menor ou igual no Addvantage.
            Ex: America do Sul (8.000 pontos) – Tarifa Promo.

          • Fábio Vilela disse:

            Não, a disponibilidade não é a mesma para todos os parceiros. Há alguns que tem restrições e ouros não.

          • katia borin disse:

            Oi Fabio, fiz o tutorial inteiro para emitir Sao Paulo- Paris pela Tam e no final eles mandam uma mensagem que so posso resgatar 35.000 Avios ao ano!Realmente precisa muito menos pontos do que direto na TAM! Na executiva por 70.000 o trecho!.Mas sera que mudaram lago no site para não conseguirmos driblar?

  16. IWAN AGUIAR disse:

    Olá Fábio! Esse método ainda funciona? alguma forma pra eu encontrar GIG – SYD pela Quantas via SCL?

    Desde Já Agradeço!

  17. Alexandre Tiago disse:

    Fábio, é possível emitir passagem com pontos multiplus (através da TAM) em voos comercializados (marketed) por parceiras TAM mas operados (operated) por empresas não-parceiras TAM? OU apenas em voos comercializados e operados por parceiras? Nesta segunda hipótese, a empresa deve ser a mesma ou podem ser parceiras diferentes? Grande abraço e keep flying!

  18. Caio César disse:

    Olá Fabio, Boa tarde!

    Então, alguns tempos atrás, eu conseguia encontrar disponibilidade de voo na BA para voar com AA para Estados Unidos.

    A minha dúvida é o seguinte; há possibilidade de eu usar o o programa fidelidade multiplus para regastar passagens da AA??

    Abs

  19. Vinicius disse:

    fabio, por acaso ha a possibilidade de pesquisar por passagens no site da AA para voos TAM e resgatar com milhas do programa da AA Advantage, ja que ambas sao cias da one world? Ou talvez a possibilidade de transferencia de pontos da AA para a BA em avios nao sei.. Encontro as passagens no executive club porem tenho mais pontos no AA que na BA..

    • Fábio Vilela disse:

      Você pode resgatar passagens TAM pelo programa AAdvantage sim, mas precisa ser via Call Center.
      Não há a possibilidade de envio da AA para BA, mas como são ambas da mesma cia, você também pode usar os pontos da AA para emitir vôos da British Airways.

  20. Marcelo Filho disse:

    Fábio,

    Obrigado pelo post. É realmente excelente!

    Gostaria de fazer duas perguntas por favor:

    Primeiro: Eu consigo transferir meus pontos TAM Fidelidade para Avios? Se sim, como eu faria? Pelo que entendi o valor do resgate aumenta se eu ligar no call center da TAM. Correto?

    Segundo: Eu sou TAM Fidelidade Vermelho Plus. Mas vi você comentando que é mais vantajoso utilizar os programas de fidelização das parceiras. Qual você indicaria? British ou AA? Lembrando que meus aeroportos mais utilizados são GRU e MIA.

    Muito obrigado. Realmente me parece tentados voar em classe executiva gastando 50 ou 60 mil pontos por trecho. Na tam nunca consegui por menos de 100 ou 120 mil!

  21. Roberto disse:

    Fábio, você já ouviu falar de algum tipo de blackout dates em companhias parceiras da TAM tipo a AA? Já estou tentando ligar há dias, vários atendentes diferentes, e não consigo achar disponibilidade na data desejada. Por vezes, no mesmo dia, com minutos de diferença de ligação, não achei disponibilidade na ida e na outra ligação conseguia. Mas aí não conseguia a volta, de jeito nenhum. A volta é logo após um feriado, então pensei na possibilidade de blackout dates, como a Korean Air faz com seus parceiros SkyTeam. O trecho está disponível na AA (MilesSaver) e também disponível na BA, mas no inFidelidade não. Que acha? Abraço.

    • Fábio Vilela disse:

      Roberto,
      A AA não tem blackout dates para parceiros não.
      O que acontece é que a quantidade que ela libera para um pode não ser a mesma para outra.
      Mas geralmente em 90% dos casos, se aparece no Executive Club da BA, deveria estar disponível na TAM.

  22. […] Para saber como resgatar e usar o mecanismo de busca leia o tutorial neste meu post.  […]

  23. Murillo Gomes disse:

    Olá Fabio, tudo bem?

    Estou buscando uma passagem Salvador x Toronto através do fidelidade. Existe uma ótima opção que seria um voo da AA de Salvador x Miami, com uma conexão Miami x Toronto.

    Quero viajar em fevereiro (tenho flexibilidade de datas) mas não encontro nenhuma vaga tanto ligando no call center da TAM, quanto pelo site da BA. Um dos atendentes da TAM me informou que estes voos só estariam disponíveis via one world a partir de dezembro ou janeiro. Faz sentido essa informação?

    Será que vou conseguir essa passagem por pontos? Fiz uma busca de dezembro até abril e só encontrei voos em dezembro (ate o dia 17), uma data em janeiro e outra em abril.

    Obrigado por qualquer ajuda.

    Abraços,

    Murillo Gomes

    • Fábio Vilela disse:

      Murilo,
      Esta informação é falsa, que só vai abrir a partir de Dezembro e Janeiro.
      O que pode estar acontecendo é pouca disponibilidade mesmo nesta rota por ser a unica cia que faz este trajeto.

      • Murillo Gomes disse:

        Fábio,

        Obrigado pelo retorno. Realmente achei estranha essa informação.

        O que me gerava uma desconfiança é não achar esse trecho (principalmente SSA -> MIA) em praticamente nenhuma data entre janeiro e meados de abril.

        Vou continuar a procurar este trecho antes de partir para outras opções (SSA -> GRU e GRU -> MIA via TAM e depois MIA -> YYZ via AA) que provavelmente me custarão mais pontos.

        Abraços,

  24. Thyago disse:

    Obrigado Fabio!!

  25. Thyago disse:

    Fabio,
    Achei no site da AA um trecho GRU – LAX por 20 mil no Economy
    MileSAAver .. Se eu ligar no call center da TAM, é esta pontuação que ela vai cobrar?

  26. […] tirar a prova, e pelo site da British que dá para consultar disponibilidade das cias da oneworld, somente o que é mostrado no site brasileiro é que o bate com o que é disponível para as […]

  27. […] tirar a prova, e pelo site da British que dá para consultar disponibilidade das cias da oneworld, somente o que é mostrado no site brasileiro é que o bate com o que é disponível para as […]

  28. Fabiana disse:

    Fabio, você sabe com quanto tempo de antecedência conseguimos encontrar os voos? Estou procurando voos SP-CANCUN para maio/15 e não estou encontrando.
    Aproveitando, essa dica da BA foi ótima!
    Muito obrigada!

    • Christiano disse:

      Creio que não conseguirá achar vôos entre SP e CUN. Terá que fazer duas pesquisas distintas. SP/MIA e depois MIA/CUN. Hoje mesmo eu resgatei MIA/CUN por 9000 avios ida e volta. A maior barbada. Para Julho/15. O trecho SP/MIA eu já havia comprado pela Gol com Smiles.

      • Fabiana disse:

        Christiano, obrigada pela resposta.
        Parece que a TAM vai começar a operar voos diretos para Cancun. Você tem ideia de quando estarão comercializando? Infelizmente meus pontos estão todos concentrados na Multiplus, então só consigo ver passagens pela TAM e, se estiver com paciência de ficar no telefone, consigo ver pela American. O ruim é que só conseguimos ter informação sobre voos em companhias parceiras pelo telefone, seria muito mais prático e rápido se conseguíssemos visualizar pelo site.
        Obrigada novamente!

  29. Alexandre Vaccarezza disse:

    Sei que a AA é o melhor programa, mais justo para emissão de pontos, mas sou cliente hsbc e não transfere para a AA, estou querendo focar minhas milhas em uma empresa estrangeira pq na tam não da mais. Emitir vos em companhia parceira por pontos pela tam está cada vez mais caro. Vou fazer essa viagem no final de ano pela Europa, são vários destinos, vou conseguir uma quantidade boa de pontos e quero sua ajuda para saber em qual da OW ou continuo na TAM? Obrigado, vc é o cara hahaha abs

  30. Alexandre Vaccarezza disse:

    Fábio estou em uma dúvida cruel, vou viajar na BA, tenho pontos na TAM mas estou vendo muitas vantagens em acumular a BA, o que acha, mando esses pontos para a TAM ou começo na a acumular na BA, tenho 60 mil na TAM, e sabe como funciona o acuso de milhas na BA, se é por milhas voadas oi por classe de bilhete?

  31. Fabio disse:

    Fabio, estou com 580 mil milhas no The Platinum Card e quero emitir 3 passagens de First para a Europa. Estava pensando em transferir para o KrisFlyer da Singapore (menos de 60 mil por trecho por PAX) mas nunca consigo disponibilidade para os 3 ao mesmo tempo. O que você acha da disponibilidade do KrisFlyer? O Executive Club da BA tem disponibilidade melhor? O que você faria, Guru da First?

    • Fábio Vilela disse:

      Fabio,
      A Singapore só libera 2 assentos no máximo por vez por vôo, e mesmo assim é difícil de encontrar.
      Já a British costuma liberar até 4 lugares, então suas chances são melhores, porém você vai gastar mais.
      Então acredito que só te resta esta opção.
      Para Novembro tem várias datas, acabei de olhar saindo de GRU para LHR.

  32. Felipe Vieira disse:

    Tô precisando emitir pela TAM usando as parceiras Oneworld o trecho Dubai-Hong Kong. Vejo que há boa disponibilidade quando pesquiso no site da British, usando o avios.
    No entanto, ligando na TAM não consigo nada. Não há disponibilidade.
    Grande Fábio, há algum outro método de pesquisar disponibilidade nas aéreas oneworld?

  33. José Neto disse:

    Excelente post. Nem fui pesquisar ainda, mas parabenizo pelo detalhamento.

  34. Christiano Oliveira disse:

    Olá Fábio
    Sabe me informar se a TAM cobra 25000 para emitir AA em econômica via fone? Grato antecipadamente.

  35. Leandro disse:

    Fábio,
    Otimo site, já me tirou várias duvidas.
    Agora estou com uma ainda, vejo no site da AA a disponibilidade e pelo EC somente se colocar trecho por trecho, mas como pego voo saindo RJ fazendo trecho por trecho dará muito mais milhas, minha pergunta é se pelo telefone também irão me cobrar trecho por trecho ou por lá conseguem o vôo como conexão igual consta no site da AA.
    Obrigado.

    • Fábio Vilela disse:

      Olá Leandro,
      Vão te cobrar trecho a trecho, infelizmente o programa EC é assim.
      Por isto só compensa emitir por lá se for em vôo direto.

  36. Rafael Martins disse:

    Caro Fábio,

    Primeiramente, parabéns pelo site!
    Fiquei com uma dúvida… pesquisei no site da AA um voo de Brasília para Miami e achei disponibilidade para bilhete-lo com milhas.
    No entanto, ao acessar o site da BA, pelo programa Executive Club, não achei disponibilidade para o mesmo voo… Estou prestes a enviar as milhas para o Executive Club do meu TPC, mas estou com medo de não conseguir resgatar nada…
    Se eu entrar em contato via central telefônica da do Executive Club da BA, será que consigo acessar a disponibilidade que achei no site da AA??

    • Fábio Vilela disse:

      Rafael,
      As cias nem sempre disponibilizam a mesma quantidade de assentos para parceiras do que pros proprios membros dos seus programas.
      Se estiver aparecendo no site da AA no bundle MileSAAver, a chance de ter no Executive Club é muito grande.
      Se for voo com conexao no EC voce precisa procurar trecho a trecho.

  37. Lucas Parente disse:

    Ola Fabio,

    Vi no site da Iberia que existe a possibilidade de pesquisar a disponibilidade de trechos das companhias oneworld. Fiz algumas simulações, sempre comparando com a disponibilidade do site da BA e elas sempre estavam aparecendo. O número de avios parece ser o mesmo também. Confere? Ou existe alguma pegadinha?
    Em tempo, parabéns pelo excelente site. Muito útil para quem ama aviação.

    • Fábio Vilela disse:

      Lucas é exatamente a mesma quantidade que um cobra e o outro também, já que ambos utilizam o AVIOS como “moeda”.
      A vantagem da BA é que emite só ida ou só volta, já na Iberia somente ida e volta.

  38. Heber R. da Cruz disse:

    Olá, Fábio,
    Os meu pontos estão no Banco do Brasil. Considerando que a pontuação da BA é mais favorável que a da TAM, é possível transferi-los para BA?
    Um abraço.

  39. Felipe Vieira disse:

    Entre a sexta e sábado últimos eu liguei 6 x no call center da Tam p verificar disponibilidade SSA-GRU-DXB pela Qatar, pra abril/2015. Me assustou o fato de cada atendente dizer uma coisa. Pior, cada atendente conseguia algo diferente do outro, e todos, não sei o motivo, somente me empurravam vôos via Europa. E pra completar (segurei pra não rir no telefone), na ultima ligação, a atendente me disse que a Qatar ainda não havia disponibilizado nenhum assento pras parceiras Oneworld, de modo que eu ligasse mais próximo da viagem. É mole??!?! Na madrugada anterior, um atendente conseguiu exatamente os vôos que eu queria via Doha (pela Qatar) e que mostrava disponibilidade no site da BA, encaixando ainda a conexão SSA-GRU sem nenhum custo. Essas nossas ligacoes ficam registradas no sistema da TAM? Eu vou ligar bastante ainda! Pena que a TAM nos rouba descaradamente qdo o resgate é via parceiras!!!!!

    • Fábio Vilela disse:

      Olá Felipe,
      As ligações não ficam registradas não, por isto sempre é bom seguir a doutrina do HUCA (Hang Up Call Again), que é desligue e ligue de novo.

  40. Carlos Chianelli disse:

    Fabio, se eu emitir um voo da AA pelo Executive club separado, tipo GIG-DFW primeiro e DFW-LAX(pois o não mostra disponibilidade no GIG-DFW-LAX) como fica a questão das malas?

  41. […] se você perdeu o post de ontem, não deixe de conferir, pois lá eu ensino a buscar disponibilidade de assentos com milhas/pontos nas cias da oneworld, usando o site do Executive Club da British […]

  42. Bruno Curi disse:

    Alguns dias atrás tentei passar meus pontos da IB+ para o EC (BA) mas parece que é um caminho Unidirecional…Da BA para a IB e não vice-versa.

  43. TRL disse:

    O site do Executive Club dá pau s você tentar resgatar no mesmo bilhete um voo JJ e um AA. Ele mostra ou uma quantidade de pontos absurda ou então simplesmente dá erro. Por telefone, o mesmo problema. Sugeriram-me a emissão em bilhetes separados.

  44. Vitor Junior disse:

    Fábio, parabéns pelo post! Em relação a pontos Tam Fidelidade e emissão na AA, se no site da AA aparece disponível na MileSaver, é “obrigatorio” que na TAm eles tenham essa passagem?

    • Fábio Vilela disse:

      Vitor,
      Obrigatorio não é não, pois eles podem ou não liberar a mesma quantidade de assentos para as parceiras, mas a chance de ter é muito grande.

  45. Christiano Oliveira disse:

    Bom dia Fabio. Parabéns pelo ótimo site. Acompanho desde o comecinho. Tenho uma dúvida, se puder me ajudar. Não tenho pontos suficientes no EC. Assim, poderia emitir uma ida pelo EC e a volta pelo Smiles, ou vice-versa. Minha dúvida é com referência a franquia de bagagem, principalmente na volta. A franquia de 2 malas de 32kgs só é válida na compra de ida e volta no mesmo bilhete? Ainda tô na fase de econômica…

    • Fábio Vilela disse:

      Depende da cia aérea, mas geralmente os voos de/para o Brasil são exceções e entram na regra de 2x32kgs.
      Ja emiti varias vezes separado e nunca tive problema.

  46. Eduardo BT disse:

    Fabio, gostaria de informar que mesmo o sistema aparentando ser burro na hora que você tenta pagar ele detecta de onde você é e veta sua compra. Tentei. Comprar varias passagens saindo de Gru e no final dava erro. Usei vários cartões diferentes, paypal e deu erro! Portanto NÃO consegue enganar o sistema.

    Além disto, não adianta ver a disponibilidade pelo site em voos Tam pois quando você liga no call center da BA eles informam algo totalmente diferente do que você tá vendo!! Até os voos da AA saindo de GRU ficam diferentes do call center para o site!!

    Portanto, todo relato é válido para voos fora do Brasil, por enquanto, do Brasil não funciona assim.
    Abs e parabéns!

    • Frederico disse:

      O sistema que eu costumo usar é o da AA. Ele informa com precisão os vôos em outras parceiras da One World. Provavelmente, não funcionará muito bem na TAM.

      No meu caso, não fará falta, pois não estou mais usando o Fidelidade TAM. Simplesmente não compensa. O valor que a TAM exige para emitir passagens com pontos é muito mais alto que as demais. A TAM chegava a cobrar 400.000 pontos para emitir uma Primeira Classe (que já não tem mais em seus aviões), enquanto a BA, por exemplo, cobrava, pelo mesmo trecho, 90.000. A Singapore, emite por menos de 60.000 milhas o trecho em Primeira Classe para Barcelona.

      Com a entrada da TAM na One World, talvez ela se adapte ao mesmo padrão das demais. Caso contrário, acho que muitos passageiros passarão a procurar outras companhias para emitir suas passagens por milhas.

    • Fábio Vilela disse:

      Sim Eduardo, por isto eu disse desde o ínicio, que o jeito de enganar o sistema serve somente para você usar a busca e não emitir os bilhetes.
      Eu nunca tive problemas eu conseguir a mesma disponibilidade mostrada no site, e no call center.

  47. Gabriel Messias disse:

    Fabio… não sei se entendi direito. Vc mostrou a disponibilidade para a emissao com avios. Porem, a maioria de nos tem pontos multiplus ou smiles somente. Se entendi, vc demonstrou que lá é mais barato, contudo como tenho que emitir via call center tam, meu caso, de nada adianta achar um ticket mais vantajoso por lá, pois o que valerá é os criterios da tam. É isso ou entendi mal?
    Valeu por suas contribuições diárias.. abx

    • Fábio Vilela disse:

      Gabriel,
      O intuito do post, como descrito no título, é mostrar somente como achar a disponibilidade nas parceiras da TAM para emitir usando pontos Fidelidade.
      E como você vai usar pontos do Fidelidade, lógico que vai seguir as regras de resgate da TAM, portanto, a quantidade que ela pede.

  48. Guilherme disse:

    Fabio, na american a british nao cobra fuel taxes, pelo menos de voos saindo do Brasil pros EUA. Emiti direto via site. Recife – Miami é 40 mil o trecho de business. Vale a pena por 8 horas de voo

  49. Leonardo disse:

    Fabio,

    Uma outra informação legal que encontrei é que, aparentemente, voos dentro do Reino Unido podem ser feitos de graça caso haja um stopover em Londres (achei nesse link, item 5: http://www.cardjournalist.com/10-cool-tricks-can-british-airways-avios/).

  50. Roberto disse:

    Fábio, uma pergunta importante. A disponibilidade de assentos em vôos internacionais acha-se pelo site da BA. Mas e vôos domésticos? Por exemplo CWB-GRU, não consegui achar pelo site da BA. Consegui achar alguns vôos para GIG e também para CGH, mas vôos somente com conexão em POA. Tentei uma busca rápida VIX-GRU também não achei. Abraços e obrigado pelo guia!

  51. Osvaldo disse:

    Fabio, Você está salvando as vidas dos pobres viajantes com milhas!! Obrigado! Agora, só uma pergunta que provavelmente você ja deve ter respondido antes(me desculpe se esse for o caso). Qual a melhor maneira de consultar a disponibilidade nas parceiras da GOL(Delta, Airfrance/KLM) para emitir com pontos smiles? Pois o site do smiles é uma piada….

    Obrigado,
    Osvaldo.

    • Fábio Vilela disse:

      Osvaldo,
      Geralmente eu procurava pelo site da AF, mas agora a disponibilidade que é mostrada lá não bate mais com a mostrada com a GOL, por isto somente o site do Smiles mesmo.

  52. Denis disse:

    Quais são os assentos que a TAM disponibiliza para emitir com Avios? Só os promocionais?

  53. Eduardo disse:

    Oi Fábio,
    Parabéns pela excelente matéria.
    Qual sabe se no site da Air France é possível ver disponibilidade de bilhetes premio para emitir pelos Smiles?

  54. Jose Rodrigues disse:

    Fabio irei voar de AA em julho, em qual programa devo pontuar minhas milhas para ter um rendimento maior?
    No AAdvantage ou no Executive Club?

    Obrigado, Jose

  55. saopaulokids disse:

    Fabio, poderia nos detalhar esta transação Santander – Ibéria – Avios? Um abraço e boa viagem!!!

    • Fábio Vilela disse:

      Não tem segredo, você deve ligar no seu banco e solicitar a transferência de pontos pro programa da Iberia.
      A proporção é 1:1. Se você mandar 50.000 pontos, eles irão virar 50.000 Avios na Iberia.
      Agora se quiser transferir da Iberia para a British, as duas contas precisam ter 3 meses de idade no mínimo para esta combinação dos saldos.
      A transferência é feita pelo site da British.

  56. glacia tavares disse:

    fabio
    brigada por essa gde ajuda. foi um super roteiro
    fabio, eu tenho pontos no amex, mas nao tenho cartao da britsh.
    e ai?glacia

  57. Carlos disse:

    Fábio, um comentário sobre a continuidade de parceria entre a Tam e a lufthansa: voei lufthansa em abril e não conseguinte agora que eles pontuassem no fidelidade. Recusaram no checkin e não estou conseguindo via call center.

  58. Leonardo disse:

    Fabio,

    Andei dando uma pesquisada e encontrei um site muito bom para descobrir qual o caminho mais barato para chegar num determinado destino usando avios, não sei se você já conhece: http://wandr.me/avios-calculator/

    Ele permite você encontrar alguns trechos onde sai mais barato que a ida sem escalas, como GRU-CCS-MIA / GRU-BOG-MIA (45k em business – indo direto sairia 50k), ou LAX-HNL-SYD (75k – indo direto sairia 100k).

  59. junior@hotmail.com disse:

    Parabéns Fábio!!!!
    Vc já testou para confirmar se essa disponibilidade no site da BA bate com as possibilidades de emissão no Dividend Miles sempre?

  60. Will disse:

    Peraí, quer dizer que eu procuro voos no sistema da BA, e depois que encontro essa vaga ligo na central AA, JJ, JL etc e peço essa mesma vaga no sistema deles? Hahahahaha #sqn

  61. Fábio, eu tentei localizar para emitir Santiago – Auckland, mas todos os dias esta mostrando como se não tivesse nenhum voo disponível, e existe um voo direto da LAN. Tem algum macete pra isso?

  62. nicholasalmeida disse:

    Alguém conhece algum macete parecido com Smiles + Delta?

  63. Jack disse:

    Oi Fabio, tudo bem ?

    Para enviar pontos do Amex Platinum para BA seria 1:1 ?

    Abraço

  64. Frederico disse:

    Acabei de descobrir que gastei mais de USD 1.000,00 emitindo trechos separados entre GRU e Londres através da AA (bom sistema para emitir passagens na One World), quando deveria ter feito pelo Call Center da BA… Paguei a tal taxa de combustível sem necessidade. Muito interessante receber essa informação.

    Aproveito para fazer uma pergunta. Em seu post, está dito que é possível transferir Avios da Ibéria para a BA. Essa transferência é possível entre outras do mesmo grupo (por exemplo, entre a AA e a BA)?

    • Fábio Vilela disse:

      Frederico, infelizmente não, somente entre IB e BA mesmo.

      • Frederico disse:

        O pior é que eu liguei para o call center da AA (no final do ano passado). Eles disseram que o valor das “taxas” que aparecia para eles era o mesmo… Se eu conhecesse essa regra, teria insistido com eles (e talvez não conseguisse alterar o valor, já que eles estão emitindo a passagem em outra companhia e o sistema deles possa não ter sido programado para calcular essa isenção).

        De qualquer modo, já “anotei” na minha memória para futuros Vôos para Londres (ou com escala em Londres) saindo do Brasil.

  65. Carlos Lopes disse:

    Ótimo post. Eu tenho tentado nos últimos três dias acessar a busca de voos do Avios mas sempre recebo a mensagem “Sorry. Unfortunately our systems are not responding, so we are unable to process your request at the moment.”
    Seria isso um problema geral ou apenas com a minha conta? Você chegou a testar a busca hoje?

  66. leandro disse:

    Bom dia Flavio. Como conseguir transformar pontos multiplus em Avios, sem prejuízo? Antes consegui-se pelo Le Club, e agora? Obrigado.

  67. Rafael Celia disse:

    Mais uma vez, parabéns, Fabio! Sempre informacoes completas com conclusoes inteligentes e esclarecedoras.

  68. Leonardo disse:

    Fabio, li em algum lugar que essa “barração” do site da British existe porque o cálculo das taxas de combustível para voos originando no Brasil não é feito corretamente, já que é proibido fazer isso aqui.

    TEORICAMENTE, um voo emitido com origem no Brasil e stopover em Londres, pelo site, vai trazer a taxa de combustível (indevidamente), se fizer pelo telefone eles emitem sem essa taxa.

    Sabe dizer se essa informação procede?

  69. gus disse:

    Fábio, preciso emitir um voo de bangkok a tokyo ou osaka em abril de 15. Ontem encontrei disponibilidade em voos diretos na JAL por meioda busca no executive club, mas a atendente do fidelidade disse que passagens da jal em abril de 2015 nao estao disponíveis. Qual a melhor estratégia? Voltar a ligar daqui um tempo ou a moça esava enganada? Abraço

  70. Roberto Itu disse:

    Excelente Tks Fabio.

    As suas dicas tem ajudado bastante parabéns pelo site!!!!

    Como sugestão poderia criar um post atualizado ref. a cartões de credito com melhor pontuacao e benefîcios para viajantes…tenho um AMEX Platinum (que na minha opiniao é um dos melhores) e um TAM ITAU Platinum (que quero trocar…talvez pelo VISA Infinite)

  71. Ivan disse:

    Esse post tá com cara que foi “a pedidos”, hehehe ! Ficou show Fábio, obrigado !

  72. Roberto Itu disse:

    Bom dia Fabio…primeiramente desculpe pela minha falta de conhecimento,
    Para conseguir efetivar a passagem pela British só via AVIOS? (ex: transferindo meus ptos do AMEX p/ AVIOS)
    Ou consigo fazer a operacao acima com os meus ptos da TAM Fidelidade via Oneworld? e se sim de que maneira

    Grato Roberto

    • Fábio Vilela disse:

      Sim Roberto, você consegue emitir qualquer passagem nas cias da oneworld usando os pontos Fidelidade.
      Use o site da British somente para pesquisa e achar os lugares.
      Com os voos em mãos ligue no Call Center da TAM passe para a atendente que ela será capaz de acha-los.
      Lembrando que a quantidade de milhas necessárias vai ser baseada na tabela da TAM, já que é de onde seus pontos estarão saindo.

      • Ramon disse:

        Boa noite Fábio, está de parabéns pelo blog, o melhor conteúdo que já vi para quem quer aproveitar melhor a milhas.
        Sei que o post é antigo, mas se ainda for possível responder, acredito que faça parte do assunto.
        Decorrente dessas situações em que podemos utilizar as alianças para emitir passagens ligando no call center, qual programa fidelidade você indica para deixar os pontos e que tenha bom custo beneficio na emissão de bilhetes? Por exemplo no meu caso, uso cartão visa do bradesco e transfiro sempre pro multiplus e tenho cartão do mastercard do santander que transfiro pra Iberia. Neste caso ainda é possível transferir para outros programas?

  73. Roberto Itu disse:

    Como os meus ptos sao da TAM como faço para adquirir a passagem da British (AVIOS)? via call center da TAM ou diretamente na Bristish?

    Grato Beto

  74. valeria disse:

    Fabio,

    Obrigada por nos ajudar sempre.

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis