Como buscar e achar disponibilidade de assento com milhas aéreas nas cias da Star Alliance

Está cansado de passar horas no Call Center do seu programa de fidelidade tentando achar disponibilidade para emissão de passagens com milhas nas cias aéreas? Hoje vou ensinar para vocês como fazer esta busca sem precisar entrar em contato com a cia aérea e perder seu tempo no telefone. star alliance

Bom, a maioria dos leitores sempre me perguntam qual a melhor forma de buscar disponibilidade nas cias da Star Alliance, então hoje vou ensinar à vocês o método que eu uso.

O site de busca mais preciso e mais confiável é da cia ANA – http://www.ana.co.jp. O site da United e do Aeroplan da Air Canada também permite fazer buscas nas cias da *A(Star Alliance), mas muitas vezes mostra disponibilidade fantasma, o que não acontece no caso Ana Mileage Club.

O primeiro passo é cadastrar no programa, clicando neste botão – Join ANA Mileage Club

ana_mileage_club

Depois de preencher todos os dados, concordar com os termos e condições e se cadastrar, você terá o número de conta para garantir acesso ao site. Volte a página principal http://www.ana.co.jp e entre com seu número do Ana Milage Club e PIN e clique em Login.

ana mileage club

Depois de logado, você vai na parte superior do site e clica na aba ANA Mileage Club. Após clicar vai abrir um menu do lado esquerdo, você clica em Award Reservation.

ana mileage club

Vai então aparecer esta tela (conforme aqui embaixo). Veja que a opção para buscar parceiros da *A não está disponível.

Mas tem um jeito para enganarmos o sistema. Primeiro clique em ANA International Flight Awards. Como achar passagem com pontos star alliance

Após isto, vai abrir a página de busca. É necessário que você preencha alguma rota qualquer operada pela ANA exclusivamente, neste caso escolhi entre Tokyo-Narita e Frankfurt e depois clica em NEXT. Nenhum dado aqui é relevante, como data, quantidade de passageiro, somente a origem e destino.

Como achar passagem com pontos star alliance

Pronto, voilá! A opção para buscar parceiros da Star Alliance está disponível, basta clicar em Use Star Alliance Member Airlines.

Como achar passagem com pontos star alliance

É necessário fazer este processo toda vez que você for entrar no site, sei que é um pouco trabalhoso, mas é a melhor forma de acessar o inventário de passagens das cias Star Alliance.

Agora que você já sabe chegar lá, vamos as buscas das passagens, clique no Use Star Alliance Member Airlines.

Digamos que você quer ir pra Vienna na Aústria, então basta preencher os dados da viagem, como data, quantidade de passageiros, origem e destino e clicar em NEXT.

Como achar passagem com pontos star alliance Como achar passagem com pontos star alliance

Quando você usa a opção NEXT, o sistema vai calcular as possíveis conexões para chegar até lá. (Eu não gosto desta opção, pois gosto de montar trecho a trecho). Mas enfim, vamos aos resultados. Veja que ele mostra as 3 colunas para First, Business e Economy e os seguinte símbolos:

  • X = Sem disponibilidade
  • –  = Classe ou lugar inexistente no vôo
  • OK = Lugar disponível

Neste caso especifico, não tem lugar em nenhum vôo transatlântico, somente no vôo interno entre Milão e Vienna, o que neste caso não resolveria a situação. Esta é uma forma mais preguiçosa de fazer a busca, e que eu particularmente não gosto.

Como achar passagem com pontos star alliance

O segundo método é usar outra ferramenta do sistema que permite procurar apenas por vôos diretos, numa janela de 7 dias – ótimo pra quem tem flexibilidade. Como neste exemplo eu quero ir para a Europa, vou dar uma ajudinha e mostrar os voos direto do Brasil da Star Alliance para o velho continente. (Se eu esqueci algum, me avisem) Partindo de GRU:

  • Lufthansa : Frankfurt e Munich
  • TAP: Lisboa e Porto
  • Swiss: Zurich
  • Air China: Madrid
  • Turkish: Istambul
  • Singapore Airlines: Barcelona
  • TAM: Paris, Londres, Milão, Madrid e Frankfurt

Partindo de GIG:

  • Lufthansa: Frankfurt
  • TAP: Lisboa e Porto
  • TAM: Paris, Londres e Frankfurt

Vôos direto para Lisboa de outras cidades brasileiras com a TAP:

  • Brasilia, Confins, Campinas, Porto Alegre, Salvador, Natal, Recife e Fortaleza.

Bom, com os aeroportos de entrada na Europa em mãos, vamos fazer agora uma busca trecho a trecho.

Na mesma tela que você estava com os resultados anteriores, clique em Search Again.

Como achar passagem com pontos star alliance

Isto vai me levar pra tela inicial, daí vou escolher buscar o vôo entre GIG e FRA primeiro, e lá embaixo vou clicar na opção 7-day Avaiability (direct flights only).

Como achar passagem com pontos star alliance Como achar passagem com pontos star alliance

Novamente você vair cair na tela de busca. Agora você terá de escolher o dia de partida (lembrando que o sistema vai mostrar 6 dias pra frente também), a classe, origem e destino, e clica em NEXT.

Como achar passagem com pontos star alliance

Veja que não há disponibilidade para nenhum dos 7 dias em classe econômica. Então para buscar novamente outra origem e destino, clico em Search Again no final da página.

Como achar passagem com pontos star alliance

Escolhi então uma rota entre GRU e MAD que é operada tanto pela TAM quanto pela Air China e clique em NEXT.

Como achar passagem com pontos star alliance

Veja que nos resultados, aparece uma disponibilidade apenas no dia 03 de Outubro no vôo da Air China de GRU para MAD. Toda vez que tiver disponibilidade vai aparecer este quadradinho laranja com a palavra OK. Depois disso, agora vou tentar achar uma conexão que case com o horário de chegada para eu ir pra Vienna.

Como achar passagem com pontos star alliance

Como não há vôos diretos de Madrid pra Vienna(fiz de propósito) vai aparecer este aviso escrito em laranja. Como achar passagem com pontos star alliance

Anote todos os vôos que você achar disponibilidade, monte seu itinerário e ligue para a cia áerea.

Você poderá comprovar que este método é super eficaz! Para quem quiser ir direto para esta ferramenta de busca de 7 dias, basta selecionar a opção desde o começo, na página inicial da busca.

O site da ANA é 99,9% confiável, e SEMPRE (sem exceção), tudo que eu pesquisava nele, consegui emitir, seja com a TAM, US Airways ou qualquer outra cia da Star Alliance.

Lembrando que a busca serve para todos os vôos das 28 cias da aliança.

Espero ter ajudado os inúmeros leitores que me perguntavam e me pediam há tempos para poder ensinar!

Agora é aproveitar!