Como combinar seu saldo da conta da British Airways com a Iberia

A British Airways e a Iberia usam a mesma “moeda” em seus programas de fidelidade, chamada de AVIOS. Por isto, você pode transferir seus pontos/milhas/avios entre as contas dos dois programas, quantas vezes quiser, de forma ilimitada, sem custo e na proporção de 1:1.

Importante: Ambas as contas precisam ter no mínimo 3 meses de idade para poder fazer este procedimento.

Então hoje vou ensinar o passo a passo para vocês. Primeiro entre na sua conta do Executive Club com seu usuário e senha, e após logado, clique em “Combine My Avios” no lado esquerdo.

combine my avios

Vai aparecer uma tela com uma breve explicação, você deve então rolar a página até o final e ir em “Combine my Avios”

combine avios

O próximo passo é escolher o programa da Iberia para poder transferir ou receber os avios, já que a operação também pode ser feita da forma inversa. Basta clicar em Log In & Continue.

combine avios

Como você inseriu seus dados pessoais de ambos os programas, o sistema agora vai ficar logado nas duas contas simultaneamente, te dando a opção de escolher se você quer transferir da British para Iberia ou da Iberia para a British. No meu caso eu tenho um saldo de 12,366 da minha viagem ao Marrocos que pontuei na Iberia. Mas como prefiro o Executive Club, vou mandar este saldo pra conta da British. É tudo muito simples, basta escolher a quantidade de milhas que quer mandar e clicar em Review Combine My Avios.

combinar avios

Em seguida, você vai ver um resumo da operação antes dela ser concluída. Para terminar basta clicar em “Combine my Avios”.

combine my avios

Voilá! A transferência é feita instantaneamente, e o saldo já aparece na minha conta da British.

combine my avios

Voltando para minha conta da BA para certificar, a operação já consta no extrato.

combine my avios

Agora vocês me perguntam a vantagem desta operação? Bom pra mim são várias e vou citar algumas delas:

  • Programa da British emite só ida ou volta.
  • Busca nos parceiros da oneworld mais simples.
  • Para quem tem cartões Santander (que só transfere para Iberia), tem a possibilidade de migrar o saldo pro Executive Club.
  • Aproveitar parcerias que outras empresas áereas tem com a Iberia e não com a British, exemplo: Royal Air Maroc, Avianca, GOL, vueling, Taca.

Outro exemplo: Ano passado o Membership Rewards, programa de fidelidade dos cartões American Express (que é parceiro tanto da Iberia quanto da British) fez uma promoção dando 30% a mais de avios para quem transferisse pontos pra Iberia. Quem aproveitou pode mandar os pontos pra lá, e depois jogar pra British.

Aliás, se você perdeu o post de ontem, não deixe de conferir, pois lá eu ensino a buscar disponibilidade de assentos com milhas/pontos nas cias da oneworld, usando o site do Executive Club da British Airways.

Que eu saiba esses são os dois únicos programas no mundo que permitem este intercâmbio de saldos sem custo. Se vocês conhecerem outros, por favor me avisem!

Bom, espero que o passo a passo tenha ficado claro e que vocês possam aproveitar mais esta dica aqui do Passageiro de Primeira para conseguir otimizar o uso das suas milhas/pontos.