Como emitir Primeira Classe da Lufthansa usando pontos e milhas

Programas de fidelidade 61

Por Fábio Vilela

A Lufthansa, sem dúvida alguma possui um dos melhores produtos de Primeira Classe disponível no mercado e com certeza é a cia que eu mais viajo de First Class.

Porém tem um segredo especial para você conseguir emitir nesta cabine, e hoje eu vou re-contar pra vocês pois tenho um tutorial antigo de 2014, então nada melhor que colocar um atualizado.

A cia alemã só libera passagens na Primeira Classe para os parceiros da Star Alliance e outros parceiros do seu programa de fidelidade com 14 dias de antecedência da data do vôo, o que nós chamamos de T14.

Usando o site da United (que ensino como fazer aqui) para buscar um voo do Rio (GIG) para Frankfurt (FRA) para Outubro deste ano, veja que não tem nenhum lugar disponível em First, somente em executiva.

 

Fui lá no site da ANA (clique aqui p/ saber mais) para também procurar, e veja que realmente só tem na Business.

Agora se eu procurar para qualquer data para daqui 2 semanas (T14), a chance de encontrar é quase certa, já que é somente neste intervalo que e cia libera os lugares. Vejamos o exemplo p/ embarcar dia 02/09 – que está no intervalo destes 14 dias da data de hoje.

E a mesma disponibilidade se confirma pelo site da ANA.

Bom, preciso deixar claro que não é 100% de certeza que a LH vai disponibilizar lugares com pontos sempre neste T14, mas o que é uma regra clara, é que para as cias parceiras da Star Alliance, a Primeira Classe só se torna disponível neste intervalo de 14 dias antes do vôo. Já para econômica e executiva não tem regra – pode disponibilizar a qualquer dia.

É arriscado deixar para emitir de última hora? Sim! Por isto sempre trabalho com um plano B, ou tenho outra passagem emitida por outra cia que seja reembolsável, em caso não conseguir resgatar no vôo que quero.

Agora caso você consiga desta forma, pode ter certeza que vai conseguir aproveitar um dos melhores serviços de Primeira Classe disponíveis por aí, como:

First Class Terminal exclusivo em Frankfurt

Lufthansa First Class Terminal - Passageirodeprimeira9

Dirigir um Porsche nas estradas da Alemanha enquanto aguarda seu vôo

lufthansa first class porsche excitement - passageirodeprimeira

Ser levado até a porta da aeronave de Porsche ou Mercedes

lufthansa b747 first class primeira classe

Comer caviar à bordo.

Aliás, depois dessas fotos, deixo vocês concluírem, se vale a pena o risco de esperar abrir a disponibilidade ou não, rs!

Lembrando que apesar da LATAM ter saído da Star Alliance ela manteve parceria com as cias membro do Miles&More (Austrian, Lufthansa, Swiss, Brussels, LOT, etc…) portanto é possível usar seus pontos Fidelidade para voar nessas cias. Já que mencionei sobre a Swiss, fiquem sabendo que a cia não libera Primeira Classe para parceiros emitir com pontos, somente para membros elite do programa de fidelidade Miles&More.

Para saber qual programa cobra menos para ir de Primeira Classe p/ a Europa saindo do Brasil acesse este post aqui.

E por último – a rota RIO-FRA vai deixar de ter Primeira Classe a partir de Outubro, portanto saindo do Brasil vai ficar restrito somente à São Paulo (GRU).

Espero que tenham gostado da dica e possam usufruir de mais uma forma de otimizar o uso dos seus pontos. 😉

61 respostas para “Como emitir Primeira Classe da Lufthansa usando pontos e milhas”

  1. ALMIR disse:

    Bom dia, só acho GRU-FRA , venho acompanhando há quase 1 mes, e não achei GRU-JNB , nem Angola, para qual outra cidade teria conexão mais fácil de achar, e quais datas?? tentei CDG, LON e até Moscou e nada. Penso que Julho será difícil disponibilidade. Se alguém puder passar dicas de como achar , forma de pesquisar mais eficiente, ou postar avisando quando tiver disponibilidade de conexão para qualquer outra cidade via FRA na First LF agradeço .

  2. Thiago Marques disse:

    Olá Fábio, tudo bem?
    Sou um dos seus leitores mais assíduos (todo dia entro no blog 3 ou 4x.. rs). Na semana que vem iria realizar o sonho de emitir first da Lufhtansa. Liguei no callcenter e tudo certo… tem as duas passagens (milagre).. MAS…. houve um erro na minha transacao do Livelo para o Programa Amigo e até agora não recebi o bônus para emitir uma das passagens que preciso. Tem alguma maneira de eu conseguir comprar minhas para emitir essa passagem? Já olhei pelo Multiplus e o valor é ridiculo. Seria apenas um trecho.

  3. Philippe Ávila disse:

    Fábio, e ai, tudo bem?

    Você disse que “sempre trabalho com um plano B, ou tenho outra passagem emitida por outra cia que seja reembolsável, em caso não conseguir resgatar no vôo que quero”.

    Quais seriam as companhias para o Brasil que deteriam essa possibilidade de reembolso pela One World?

    Grande Abraço!!

  4. luiz paulo alencar disse:

    Hoje é dia 28 de setembro de 2017.

    Tem umas duas semanas pra cá que eu entro no site da Latam e não aparece mais nenhum vôo compartilhado com a Lufthansa fazendo alguma conexão de Frankfurt para um outro lugar.

    Acho que a parceria acabou e se vocÊ entrar no site da LATAM e tentar ver a lista de parceiros não irá encontrar LUFTHANSA.

    PS: estou aprendendo com você a me livrar dos pontos da Multiplus e pensar em usar outras opções para a Europa.

    Eu tenho quase 2 metros de altura e só consigo viajar no assento conforto ou na Premium Business.

    Se eu puder ter ajudar em algum relato da sala Vip da AA no JFK eu posso te ajudar. Resumo da ópera: Cada passageiro recebe 2 vouchers para bebidas alcóolicas, e não tinha nenhum prato quente, apenas umas cenourinhas, uns queijos amarelos em cubos, umas azeitonas, doritos, um legume verde que não sei qual era, e duas pastas que não sei qual era, mas me parecia que tinha pimenta. A parte de doces era uns brownies e donuts (esse tava bom) e nada mais além disso.

    • Fábio Vilela disse:

      A Lufthansa continua sim como parceira e inclusive está no site da LATAM, acabei de olhar.

      • LUIZ PAULO ALENCAR disse:

        Oi Fábio.

        VocÊ tem razão.. a Lufthansa aparece sim bem escondida.

        Fui fazer uma simulação no site da LATAM fazendo um vôo saindo do RJ para Berlin e apareceu uma conexão entre Frankfurt e Berlin viajando pela Lufthansa, mas a minha viagem para 2018, entre primavera e verão será do RJ com destino a Roma e depois pegarei um carro para rodar a Toscana. (se você tiver uma idéia melhor estou aceitando)

        Como você faz muuuuuuitos elogios a Lufthansa , eu fico tentando montar uma viagem pela Lufthansa saindo do Brasil, fazendo escala em Frankfurt e depois indo para a Itália usando as milhas da LATAM.

        Detalhe : só aparece Madrid e Londres com escalas para Roma (com ibéria e British) usando milhas.

        Pelo que você mostra nas suas viagens com a Lufthansa não dá para viajar de First, mas me contento com a Executiva . (vi na sua montagem de viagem que a First é de pelo menos 190K e meu limite seria até 120k por trecho, com isso só sobra a Executiva caso eu consiga).

        No site da LATAM eu faço simulações constantes de 3 meses em diante e as opções de viagens de executiva da Lufthansa DESAPARECERAM e só tem IBéria (nem que me paguem eu vou) e a outra é a British. A Air Berlin nunca apareceu como opção e nem tenho idéia como é viajar nela.

        Hoje é 30/9 e com isso só fico vendo de Janeiro em diante .

        Minha idéia é ir entre Maio a Setembro, e como eu odeio frio (temperaturas de 15 graus para menos) e ainda o limite do peso da bagagem que caiu de 32kg para 23kg e sempre viajo com roupas mais leves, sendo assim eu carrego menos peso.

        Meu status na LATAM é o pior possível pois só viajo com milhas e sempre que aparece uma promoção de bônus na LIVELO (usei uma única vez que do dia da mulher que era 50% e ainda comprei milhas por lá com 60% de desconto) ou Km de vantagens (consegui comprar em 2015 e 2016 R$ 100,00 para 10k) agora devem mudar o nome para desvantagens porque tá ficando viajar usar para comprar com milhas.

        Sempre achei que ficar na Multiplus era uma boa opção na hora de viajar, mas depois do dia 17 de março de 2017 a pontuação mínima por trecho de Premium Business para os EUA era de 65k (viajei por 65 k para NY em 2015- Labor day e Miami 2016 – black friday ) subiu para 88K e para Europa era de 100k e subiu para 144k … Coisa tá ficando difícil.

        Sei que no inverno AS VEZES essa pontuação cai um pouco.

        obs: Digo nessa data do dia 17 de março até as 23:30 eu estava pesquisando os trechos do RIO entre (NY, MIAMI, MILÃO, PARIS, LONDRES) e depois larguei o computador e só voltei depois das meia noite e a pontuação inflacionou em 1 hora.

        Agradeço muito sobre toooodos os detalhes de suas viagens, mas posso te dar uma dica.. ? Quando você fizer uma viagem e comprar a passagem, diga quantas milhas você ganha por trecho. Algumas viagens você fala e outras não. A dica sobre virar Black na LAtam foi o máximo mas é muuuuuita aventura em tão pouco tempo pra virar Black.

      • Moni disse:

        Não tem.não.
        Ja acabou a parceria. Inclusive os voos tam de Munique pra guarulhos, operados pela Lufthansa não existem mais.

  5. Myrian disse:

    Fabio,
    Primeiramente, parabéns pelo site!! Te acompanho em todas as suas viagens!!
    Uma dúvida: É possível emitir uma passagem de Frankfurt para Guarulhos pela Lufthansa fazendo stopover nos EUA de first? Qual sua sugestão de roteiro de stopover?
    Obrigada

  6. Andre disse:

    Prezado Fábio,

    Passei aqui para te agradecer pelas dicas, especialmente as várias sobre a First da Lufthansa!
    Minha esposa e eu estamos em Frankfurt. Consegui os pontos da TAP naquela promo Livelo+TAP. Embora a maioria dos atendentes da TAP sejam meio enrolados, só consegui emitir porque a atendente sugeriu a ida via GIG. A dica é pesquisar os trechos antes, ter paciência e ligar várias vezes, sem mencionar que pesquisou nos sites da UA ou ANA. Outra dica é explicar rápido o itinerário, datas e horários, pois aos 30 minutos a ligação pelo skype sempre cai.

    Graças as suas dicas de montar conexões longas, aproveitamos o FCT na vinda, o aluguel do Porsche e a ida até a aeronave de Cayenne. Apenas uma ressalva, a Avis ainda não estornou a pré-autorização de EUR190 antes de cobrar os EUR99,10 (ainda verificarei o que aconteceu).

    Isso reforça o teu post sobre voar de First… não é preciso ser rico, mas tem de pesquisar, estar atento e ter paciência. Neste caso, cada passagem First na Lufthansa ida e volta Europa custou pouco mais de R$2,5k. Imbatível, como você sempre escreve. Conheço várias pessoas que já gastaram mais do que isso em econômica.

    No retorno, prometo que faremos um brinde a você com Bollinger no FCT!
    Safe travels!

  7. Ana Paula disse:

    Ola, parabéns pelo site. Dicas úteis e informações claras. Acabei de conhecer e já estou viciada. Tentei procurar essa informação no site mas não achei. Ou usei as palavas erradas. Então envio minha dúvida caso tenha a resposta em algum lugar peço desculpas.

    Viajo pela Lufthansa pelo menos 3x ao ano. Mas sempre tentei pontuar no programa deles. Pelo que entendi até agora seria melhor começar acumular no Victoria da TAP. (Ou outro). Existe alguma vantagem de continuar no Miles and More? Minha pontuação costuma ser usada para trechos internos na Europa nunca consegui mais que isso.

  8. Rubens disse:

    Ratificando o trecho que consta disponivel e FRA GIG dias 9, 11, 12/09 .

  9. Rubens disse:

    Consegui emitir para vir, porem a volta apesar de constar disponibilidade no site da United para varios dias FRA GRU, na Avianca nao consegui emitir mais, parece que suspenderam todas as emissoes da Lufthansa, Andam te acompanhando bem rs.

  10. Guilherme disse:

    Fábio,

    no aluguel do Porsche em Frankfurt, eles te pedem a permissão internacional de dirigir ou apenas a CNH brasileira basta?

  11. Diego disse:

    Fábio,

    Tb havia notado q saindo de Gru não aparecia mais first na LH…mas ligando no fidelidade, eles acharam..já aconteceu com vc? Idem para o trecho Fra-doh que tb não aparece no espaço de t14 (mas nesse caso não verifiquei com a central se havia lugar).
    Indo via eze pra pegar first coma LH usando múltiplus, qual melhor opção gru-eze? Eh tarifado os mesmos 200.000 pontos?
    Obrigado

  12. Rodrigo Maia disse:

    Fabio, para emitir First Lufthansa pelos pontos multiplus é somente pela central? Tambem obedecendo a regra T14? Voo FRA-DXB seria os 65.000? Abraço

  13. ERNSTO P disse:

    FAbio, tudo bem? É possível fazer uma reserva com TAP Victoria 7 meses antes da viagem com a turkish, por exemplo, e depois, quando estiver a menos de 14 dias da data, trocar para a lufthansa? É só pagar multa e completar os pontos? Como se faz isso?

    Obrigado.

  14. Osvaldo disse:

    Ola Fabio.
    Da próxima vez , que deve ser logo imagino …rs , dá uma checada no valor do last minute upgrade de business para primeira no check in .
    Acredito que seria uma informação legal pra nós leitores do blog .
    Pode valer a pena…
    Abs

  15. Glauber Freitas disse:

    Fabio,
    Nas últimas promoções do lifemiles + passageiro de primeira eu arrematei umas boas milhas. 135% de bônus…
    No site da united encontrei várias m disponibilidades na first LH dento dos próximos 14 dias… mas no site da Lifemiles não aparece em nenhum data dos próximos 14 dias.
    Estou buscando apenas voos diretos para não dar incompatibilidade por cabines mixtas ou cias diferentes.
    Você teria algum comentário a respeito?
    Abraços e impressionado por vc estar com disponibilidade de responder q quase todos os leitores. 👍🏻👍🏻

  16. Sérgio disse:

    Fabio, mais uma vez um post impecável. Que para mim trouxe uma informação improtante: se eu voar Swiss ou Lufthansa ainda posso pontuar no multiplus, porém sem contar para status. Entendi certo? Muito obrigado.

  17. Guilherme Abrão disse:

    Obrigado pelo post Fabio. Estou lendo-o agora e não pude deixar de notar que você respondeu a todos os comentários e dúvidas do pessoal aqui no site. Muito legal isso! Só temos a agradecer. Deve ser complicado… Abraços.

  18. Karl Storrer disse:

    Fábio, você disse que não é garantido que a LH libere os lugares na First mesmo no T-14, isso é óbvio no caso deles conseguirem vender todos os lugares. Tenho 2 perguntas:

    1) Já aconteceu com você de ver a disponibilidade da First da LH no site da United e quando ligou para a TAP eles não tinham disponível?

    2) A LH vai voltar a voar com os B747-400 para o Galeão?

    • Fábio Vilela disse:

      1- Sempre consegui.
      2- Sim, conforme link no final da matéria.

      • Karl Storrer disse:

        Além de não ter mais a First, vai diminuir a disponibilidade de assentos na Business, uma vez que o B744 possui apenas 67 lugares, contra 80 no B748. Ou seja, somando-se as duas rotas para FRA, de GRU e GIG, a oferta vai cair de 176 assentos premium (first + business) para 155. Vai ficar mais complicado de emitir com milhas.

        • Fábio Vilela disse:

          Aliás já está complicado – First saindo de GRU está quase impossível.
          O jeito vai ser emitir via EZE conectando com a TK.

          • Karl Storrer disse:

            Esse é o meu plano. Mas infelizmente não é para agora. Ida em first via EZE e volta em Business, com a Avianca, Tap ou Swiss. A minha desvantagem é que no meu caso são duas passagens. Seria bom se a LH voasse para SCL e a Avianca-Brasil liberasse a Business para emissão com milhas de parceiros Star Alliance.

          • Bruno Gomes disse:

            Alguém sabe o que aconteceu com a disponibilidade do voo GRU-FRA? Não acho nem em econômica mais!

          • Fábio Vilela disse:

            Também observei isto – quando fui ilustrar o post não consegui nada saindo de GRU.
            Acredito que com o fim da rota de MUC o FRA ficou lotado e nem com milhas andam liberando mais.

  19. Guilherme disse:

    Bom dia Fábio!

    graças a suas dicas estou indo nessa semana de first LH para frankfurt =D

    Vc costuma usar o victoria/tap para emitir first da LH ne?
    Como o Victoria obriga emitir ida e volta juntos, como vc faz com relação à volta, com a limitação de 14 dias para emissão? faz viagens curtas num espaço de tempo que tnt ida qnt volta estejam disponíveis? Volta de business?

    Emiti a ida pelo programa Amigo que permite one way, mas acho q vou comprar uma passagem fictícia pra volta, q permita reembolso.. to com receio da imigração em frankfurt haah
    abs

    • Fábio Vilela disse:

      Raramente viajo mais que 14 dias, então consigo emitir ida e volta tranquilo, ou pego business.

    • Frederico disse:

      Você conseguiu emitir First na LH pelo Amigo? Muito boa notícia. Eu havia tentando um tempo atrás e não consegui. É bom saber que a Avianca do Brasil está emitindo first na Lufthansa (e one-way).

      • Guilherme disse:

        Frederico,

        emiti apenas o trecho direto GIG-Fra, e comprei por fora um trecho domestico da minha cidade para o Rio de janeiro.

        Talvez vc tenha pesquisado a saída de sua cidade com conexão doméstica em econômica… com cabine mista o Amigo não emite

  20. marcelo disse:

    Para emitir pela Latam somente pela central, certo?

  21. Daniel disse:

    Olá Fábio, para emitir o trecho FRAxGRU ou DXBxFRA é cobrado taxa de combustível?
    Todos os programas cobram ou o algum isenta a cobrança? Obrigado.

  22. Emerson disse:

    Tudo bem Fábio? Tava olhando a tabela do Amigo e vi que tem First do Brasil pro Oriente Médio por 90k o trecho, na teoria poderia ir com a Lufthansa com conexão na Alemanha. Mas ai pagaria somente os 90k ou como tem conexão pagaria por 2 regiões? Obrigado.
    Obs: desculpa a ignorância, nunca utilizei esse programa.

    • Fábio Vilela disse:

      Não sei te dizer Emerson pois eu também nunca utilizei então não posso afirmar se cobraria 2 regiões ou somente conexão.

    • Tomas disse:

      Eu já emiti do Brasil para Dubai pela Swiss e pela Turkish em executiva pelo Amigo Avianca e cobrou apenas 70.000 milhas por trecho em executiva. Ou seja, mesmo fazendo conexão na Europa, o Amigo cobrou apenas realmente conforme a tabela do Brasil para Oriente Médio.
      Assim, em seu caso, deverão sim cobrar apenas 90.000 fazendo pela First do Brasil para o Oriente Médio fazendo conexão na Europa.
      O ruim foi que na Volta o Amigo cobrou cerca de R$ 1.000 de taxas por causa das taxas de combustível. Mas mesmo assim, ficou barato demais, afinal paguei 140mil milhas Amigo Ida e Volta de executiva para o Oriente Médio.
      Pena que acabou todas as minhas milhas do Amigo porque nas promoções da Livelo (compra a R$ 35/1000 milhas) combinadas com bonificação de 100% de milhas, o custo da milha fica muito barato (R$ 17,50) e as passagens de executiva ficam praticamente de graça. No caso do Oriente Médio mesmo, ficou mais barato que econômica.

  23. Francisco disse:

    Fábio, e se emitirmos a executiva e na véspera, se aparecer disponibilidade, pagamos a taxa de remarcação da passagem mais a diferença de pontos? Na prática, a reserva antiga cai e eles fazem uma nova, já que não é possível o upgrade. Fiz isso no Multiplus recentemente, com um voo da Cathay. Vc sabe se na TAP é possível fazer isso para emitir nas parceiras da star alliance? Seria uma alternativa menos arriscada, hehe

  24. claudio disse:

    Fábio,
    meus pontos são todos os cartão santander, então, para conseguir teria que transferir para a Avianca, correto?

  25. Humberto disse:

    Bom dia Fábio! É possível emitir uma passagem na executiva e quando chegar o T14 tentar alterar para First?

    Obrigado

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis