Como foi voar no primeiro voo comercial do mundo do A330neo da TAP

Avaliações Cias Aéreas

Por Fábio Vilela

Pessoal, para quem me acompanha no Instagram (segue lá @fabiovilela) viram que eu embarquei no primeiro voo comercial do mundo do A330neo – à convite da TAP.

O evento que aconteceu no aeroporto de Lisboa, começou logo no portão, onde diretores da cia junto com o presidente estavam dando boas vindas aos passageiros. Houve também uma apresentação de dança no gate antes que os clientes embarcassem.

OBS: Fiquei impressionado com o caos da fila da imigração em Lisboa – até o Antonoaldo (CEO da empresa) que estava conosco fez questão de comentar e registrar com foto o tamanho da fila. Será que é sempre assim?

O embarque aconteceu na hora marcada e o voo não foi apenas para convidados, afinal ele operou uma frequência normal da TAP na rota entre Lisboa e Guarulhos.

Vôo TAP TP 89 – 15/12/2018
Lisboa (LIS) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 9K – Classe Executiva
Partida: 10:30 / Chegada: 18:55 / Duração: 10h00 
Aeronave: A330NEO

Eu não vou entrar em detalhes específicos da cabine pois o Derek já fez uma super review (leia aqui), então se você quiser ver uma galeria de fotos completa do assento acesse este post.

A TAP adotou um novo layout nos A330neo – layout espinha de peixe 1-2-1 onde todos os passageiros tem acesso ao corredor na classe executiva.

Como era um voo inaugural, a cia presenteou os passageiros com um certificado, um vinho do porto, uma sacola e um chaveiro – além claro do amenity kit padrão da business class.

O serviço não teve falhas, afinal era um voo super especial, então (teoricamente) não havia nenhuma margem de erro.

Fone de ouvido estava cheirando a novo – de boa qualidade e noise cancelling.

O entretenimento de bordo além de touchscreen tinha uma interface super user friendly e bem variado.

Um detalhe que me chamou a atenção foram as informações das garrafas de vinho a bordo – direto na sua tela.

O avião também conta com wifi – que é disponibilizado pela Panasonic. E uma novidade é que todos os aplicativos de mensagens (WhatsApp, Facebook Messenger, etc) podem ser usados gratuitos por todos os passageiros.

Agora caso você queira navegar e usar redes sociais, precisa comprar os pacotes disponíveis (imagem abaixo). Uma boa dica é que quem tem Boingo (crie sua conta com Mastercard aqui) ou iPass (cria sua conta com o cartão ELO aqui) pode acessar de graça – Woohoo!

A internet ficou instável por alguns momentos – mas havia um funcionário da Panasonic a bordo dando suporte para os usuários.

Como eu sentei na última poltrona da executiva, não tinha mais minha opção de prato quando chegou minha vez – que era o pato. Acabei optando pela massa. Consequentemente o comissário veio me explicar que é possível fazer a pré-seleção de comidas online pra quem viaja na Business – evitando então este contratempo.

Por se tratar de um voo especial eu achei que o cardápio também seria, mas não. O menu disponibilizado é o mesmo da rota diária entre a capital portuguesa e SP.

O serviço começou com canapé de salmão defumado e amêndoas.

Depois trouxeram a sopa, salada e uma cesta de pães onde você escolhia qual queria. Achei curioso não disponibilizarem sal e pimenta na bandeja.

A massa que optei era recheada de abóbora e queijo gorgonzola – mas achei ela meio pesada apesar de saborosa.

De sobremesa havia queijos e também um bolo com a foto do avião – optei pelo bolo claro!

Além disto ofereceram diversos chocolates – traziam uma caixa e você optava por qual queria.

Bom, sobre o assento eu tenho algumas críticas para fazer. Eu sou alto (tenho 1,85) então eu tive um pouco de dificuldade no quesito mobilidade. Se fomos levar em consideração uma pessoa sentada, com a mesa aberta ou até mesmo com a poltrona na posição relax (uns 145 graus) o espaço entre o monitor e as pernas fica comprometido, o que te dá uma sensação de aperto.

Quanto deitado, o espaço entre o “colchão” e o suporte onde fica a TV é pequeno , ou seja, se você se mexe acaba batendo o joelho ali na mesinha.

Além disto o footrest lá no final afunila o que reduz ainda mais o espaço para os pés.

Para os baixinhos, isto não faz diferença alguma – mas para as pessoas maiores – isto acaba prejudicando o conforto a bordo.

Claro que isto estou contando pra vocês são “pequenos” detalhes – e se comparado com alguns assentos que a TAP opera atualmente isto é um grande divisor de águas, mas não posso deixar de identificar estas peculiaridades.

Bom, quase chegando em São Paulo foi servido um segundo serviço – frios, com maionese, pães, café e pastel de nata – YUMMY!

Após o pouso teve o batismo da aeronave – que é típico quando um avião pousa pela primeira vez em um aeroporto.

Participar deste dia histórico para a aviação comercial, para a TAP e para a Airbus foi uma baita oportunidade e saber que os 5 primeiros destinos do A330neo serão para cidades brasileiras, mostra a importância do nosso país para a a cia aérea.

O cronograma do A330neo, é o seguinte (podendo sofrer alterações):

  • Lisboa p/ São Paulo – operando a partir de 15/12/18 – há 3 voos diários, mas somente um é com o NEO.
  • Lisboa p/ Salvador – operando a partir de 02/02/19
  • Lisboa p/ Brasilia – operando a partir de 16/02/19
  • Lisboa p/ Confins – operando a partir de 17/02/19
  • Lisboa p/ Rio de Janeiro – operando a partir de 03/03/19

Estas serão – até então – as únicas rotas para o Brasil que receberão o A330NEO – todas as outras continuam sendo operadas pelos A330-200, A330-300 e A340.

Lembrando que a TAP está com um plano de renovação de frota onde irá receber 20 A330NEO até o final de 2019, e durante o mesmo período pretende aposentar os aviões antigos e operar somente com as aeronaves que já receberam o retrofit.

Agora eu estou ansioso para saber a opinião de vocês quando experimentarem este avião viu! Já recebi diversos comentários de leitores que conseguiram comprar para voar nesta belezura.

Lembrando que até o dia 21/12/18 você consegue emitir passagens com 50% de desconto usando milhas do programa Miles&GO – então é uma ótima oportunidade de experimentar esta nova aeronave!

E aí, o que acharam do A330NEO? Gostaram?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.8

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.