Como funciona o Upgrade Cortesia na LATAM?

Tutoriais

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Pessoal é o Ale!

Recentemente estive em Madrid e antes de embarcar no meu voo de volta com a LATAM para o Brasil (que seria em classe econômica), consegui um Upgrade Cortesia para classe executiva!

Isso só foi possível pela minha categoria no programa: LATAM Fidelidade Black (outras categorias também possuem esse benefício, vou falar mais adiante).

Muitos que acompanham o Passageiro de Primeira me questionaram sobre como isso é feito, outros ainda nem tinham conhecimento desse benefício, então resolvi criar esse post para explicar melhor o processo.

Vou focar aqui apenas no Upgrade Cortesia, mas já fizemos um post sobre o Upgrade por leilão.

As categorias do programa da Latam e como alcançá-las

Antes de falar sobre o UPGRADE, preciso explicar sobre os diferentes status da LATAM. Existem 5 categorias dentro do programa, são elas: LATAM, Gold, Platinum, Black e Black Signature.

Cada uma possui suas regras para alcançá-las, mas basicamente estão relacionadas a quantidade de pontos acumulados em voos com a LATAM e suas parceiras de aliança (Oneworld), ou quantidade de trechos voados (exclusivamente com a LATAM).

 

Pontos Elite

São pontos calculados de acordo com a distância percorrida em milhas em um voo e variam de acordo com a tarifa escolhida, tanto em voos LATAM quanto em companhias Oneworld. Eles servem exclusivamente para os clientes se qualificarem para novas categorias. Veja abaixo as regras de acúmulo desses pontos:

 

 

Quantidade de trechos

Está relacionado a quantidade de voos efetuados junto a LATAM. Importante ressaltar aqui como são contabilizados os voos com escala/conexão.

Voos com escala (onde não há mudança de número de voo), são contabilizados como sendo 1 único trecho.

Voos com conexões (onde é necessário descer da aeronave e há mudança de número do voo) são contabilizados como trechos distintos.

Veja o exemplo da LATAM:

Regras para atingir cada categoria

Agora que já expliquei o que são os Pontos Elite e Trechos de cada passagem, seguem as regras para atingir cada uma das CATEGORIAS:

Trechos especiais são voos LATAM com mais de 1000 milhas de distâncias, para saber quais são acesse essa tabela.

Todas as informações sobre categorias você tambem encontra aqui.


Como funciona o Upgrade Cortesia?

Para cada categoria do LATAM Fidelidade são disponibilizados “cupons” que podem ser utilizados para solicitar o upgrade de cabine cortesia.

Aqui vale destacar as categorias Black Signature e Black que possuem cupons ilimitados, e seus acompanhantes que possuem 6 cupons por ano.

Na categoria Platinum são 6 cupons por ano e na Gold são 2 cupons por ano, em ambas eles podem ser compartilhados com seus acompanhantes.

Para que os acompanhantes possam utilizar os cupons, eles devem estar no mesmo voo do titular, independente se for com número de reservas diferentes.

Vejam as tabelas abaixo para saber as condições e tarifas elegíveis:

Para passagens compradas antes de 20/10/18:

Para passagens compradas a partir de 20/10/18:


Quantos cupons são necessários para solicitar o Upgrade Cortesia?

Isso vai depender da sua origem e destino, vou colocar aqui a tabela para os voos que partem ou chegam no Brasil:

 

Como solicitar o Upgrade Cortesia?

Existem diversas formas de solicitar o upgrade:

Pode ser feito no próprio site da LATAM durante o Check-in, através de um link que direciona para a página de Upgrade de Cabine Cortesia.

Caso não faça como dito acima, você pode acessar a opção “Solicitação de Upgrade” no menu LATAM Fidelidade no site.

Existe ainda a opção de solicitar via call center.

Lembrando que o upgrade vai depender de disponibilidade de assentos no voo. Caso o cliente não tenha conseguido o benefício, os cupons retornam para a conta.

OBS: Eu já tive alguns problemas com o site da LATAM – relatei aqui.

Quem tem prioridade para receber o Upgrade Cortesia?

A prioridade para receber o Upgrade Cortesia vai depender da sua categoria no programa, momento que foi realizado o check-in e a disponibilidade de assentos no voo.

É possível verificar a posição que você ocupa na lista aqui. Essa ferramenta é de extrema importância para transparência do benefício.

Como sei se consegui o upgrade?

A confirmação do upgrade é feita no momento do embarque (voos LATAM Brasil / Paraguai), em voos LATAM Airlines de outros países, se você solicitou seu Upgrade entre 48 e 12 horas antes, e seu pedido foi aceito, você receberá a confirmação 12 horas antes do seu voo.


Todas as informações sobre upgrades, como regras, restrições, tabelas de cupons com origem/destino em outros países e mais detalhes você encontra aqui.


Quais são as regras de passagem para solicitar o Upgrade Cortesia?

Pode ser solicitado o Upgrade Cortesia em todas as rotas que tenham as cabines Premium Business ou Premium Economy operadas e também comercializadas pela LATAM Airlines.

Se você resgatou sua passagem por pontos você não precisa se preocupar, pode solicitar o Upgrade Cortesia sem problemas!

Agora para passagens pagas você deve se atentar a numeração do bilhete que devem ser iniciados com as numerações 045, 544, 462, 469, 035, 957 ou 692.

Além disso, só são elegíveis bilhetes emitidos nas tarifas “Access” e “Control”.

Como funciona na concorrência?

Vou resumir como funciona o sistema de Upgrade Cortesia na concorrência para que vocês possam fazer suas comparações.

Companhias Nacionais:

  • Avianca Brasil: Não disponibiliza Upgrades Cortesia.
  • Azul: Não disponibiliza Upgrades Cortesia.
  • GOL: Não disponibiliza Upgrades Cortesia.

Companhias Internacionais (vou citar algumas apenas):

  • American Airlines:

Upgrade gratuito disponível apenas para voos selecionados na América do Norte incluindo Havaí, Alaska, Canada, Mexico, Bermuda, Bahamas e Caribe, sendo ilimitado nas categorias Executive Platinum e Platinum Pro, e limitado (em voos de mais de 500 milhas) nas categorias Platinum e Gold.

Executive Platinum ganham 4 certificados que podem ser usados (mediante a disponibilidade) para o próprio usuario ou outra pessoa em qualquer voo da American Airlines (independente da rota).

Mais informações aqui.

  • Avianca Colombia:

Upgrades ilimitados em determinados voos operados pela Avianca (não inclui, por exemplo, voos para a Europa) para clientes Silver, Gold e Diamond.

Clientes Diamond recebem certificados limitados para solicitar upgrade em qualquer voo Avianca.

Mais informações aqui.

  • British:

Oferece vouchers limitados na categoria Gold após alcançadas metas de acúmulo de pontos qualificáveis.

Mais informações aqui.

  • Delta:

Passageiros Silver, Gold, Platinum e Diamond Medallion e um acompanhante possuem upgrades gratuitos ilimitados em voos operados pela Delta na América do Norte incluindo Canada, Mexico, Caribe, Bermuda e Am. Central.

Quem for Diamond Medallion ainda recebe 4 upgrades globais que podem ser usados em qualquer rota internacional da Delta assim como em voos selecionados da  KLM, Air France, Virgin Atlantic, Korean Air e Aeroméxico.

Mais informações aqui.

  • United:

Passageiros Silver, Gold, Platinum e 1K (além do Global Services) possuem upgrades gratuitos ilimitados em voos da United na América do Norte, América Central e Caribe.

Atingindo o nível máximo 1K, você ganha 6 certificados globais de upgrade que podem ser usados em voos da United, Copa, ANA e Lufthansa.

Mais informações aqui.


O que eu (Ale) acho desse benefício?

Para mim esse benefício é um grande diferencial da LATAM, principalmente quando falamos de cupons de upgrades ILIMITADOS para categoria Black Signature e Black. Você sempre vai ter a chance de se candidatar e seus acompanhantes também receberão cupons para utilizarem (mesmo que limitados).

Antigamente eu recomendava e concentrava todas as minhas viagens na American Airlines – Eles ofereciam 8 certificados de upgrade. Depois mudei minha estrategia para LATAM por 3 motivos:

  • Mais fácil para atingir o status (eu atingi o black com 60.000 pontos e 6 trechos em executiva );
  • Upgrades Ilimitados;
  • Tabela de resgate diferenciada para categoria Platinum, Black e Black Signature.

A concorrência oferece de forma limitada em termos de quantidade de utilização, acho mais difícil de alcançar.

OBS: É importante alinhar a expectativa… Não espere conseguir o upgrade na sexta feira de Carnaval, as chances são baixas em datas de alta ocupação.

E vocês? concordam comigo ou pensam diferente? Já utilizaram o benefício? Conseguiram o upgrade? Deixem nos comentários como foi sua experiência positiva ou negativa!

Um abs,

Ale – instagram

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis