Como ganhar um upgrade na companhia aérea

Diversos 23

Por Fábio Vilela

Todo passageiro ao ganhar um upgrade na hora da viagem deve compartilhar do mesmo sentimento como se tivesse acertado na loteria.

Ganhar upgrade

Contei minha historia aqui neste post de como fui promovido da Executiva para Primeira Classe o que despertou a curiosidade de muita gente.

Depois disso, 10 entre cada 10 dos meus leitores pediram para eu fazer um post dando dicas, ou até mesmo informando de como é possivel ganhar um upgrade em alguma cia áerea. Resolvi então reunir aqui uma série de fatores e dicas que podem facilitar.

  1. Compre um upgrade. Muitas cias internacionais oferecem a possibilidade de você comprar upgrade na hora do check-in, ou até mesmo no ato da reserva. Geralmente o preço não é muito amigável, mas com certeza ainda vai ser mais barato que comprar uma tarifa da clase superior.
  2. Seja um passageiro frequente da mesma cia aerea. Evite ficar pontuando em varias cias aereas, escolha uma e seja fiel a ela. Cias aereas americanas como United, Delta, American em voos domesticos dão upgrade gratuito para seus passageiros elites. Algumas como United e American dão “X” quantidade de upgrades por ano em voos internacionais para quem se requalificar para o status maximo. Por ex. voce compra Economica, e solicita o upgrade gratuito para Executiva sem pagar nada.
  3. Faça check-in nos totens do aeroporto, geralmente eles tendem a oferecer melhores condições de upgrade que os proprios agentes.
  4. Chegue cedo no aeroporto, pois caso um upgrade apareça, com certeza vai pra quem fez o check-in mais cedo e já está na lista do voo.
  5. No caso de Overbooking as cias fazem o upgrade operacional, onde é neessário mudar passageiros de uma classe para outra para poder acomodar todos dentro do avião. Geralmente os passageiros elites ficam no topo da lista. Torça para que isto aconteça com você.
  6. Compre uma tarifa cheia na classe economica e faça upgrade com milhas para a executiva. (Geralmente a classe economica cheia é quase um valor de uma executiva com desconto). Não costuma valer a pena.
  7. Compre sua passagem através do seu agente de viagens e peça a ele para adicionar um OSI (Other Significant Information) na sua reserva. Ex.: VIP PASSENGER MICROSOFT CEO. Ao fazer o check-list da lista de passageiros da aeronave, os agentes irao ver esta informacao ao lado do seu nome, o que pode resultar ou não num upgrade cortesia.
  8. Vista-se bem, já ouvi casos de agentes de aeroporto dizendo que pessoas que viajam mal arrumadas tem menos chance de serem ‘premiadas’.
  9. Perguntar geralmente é a pior forma de conseguir um upgrade, mas se você tem um motivo para qual vai pedir o upgrade então nao hesite e o faça de forma gentil e educada.
  10. Ter um problema no assento. Caso seu assento nao recline, ou TV não funcione, se não tiver outra poltrona na mesma classe para você seguir viagem, geralmente eles te mudam la pra frente.
  11. A ultima e mais importante: SORTE

Como regra de upgrades variam de cia para cia, e também do estado de espirito do atendente não tem como ter um manual exato de como vai funcionar.

Essas dicas não são garantia de que você vai ganhar o upgrade em 100% das vezes, mas seguir algumas delas com certeza poderá facilitar alguma coisa.

E vocês, tem alguma dica para compartilhar?

23 respostas para “Como ganhar um upgrade na companhia aérea”

  1. Paulo Abreu disse:

    Fabio,
    Sou seu leitor assíduo por volta de 2 anos, acompanho diariamente os seus posts e dicas, sem duvida são as melhores, parabens.
    quanto a essa informação abaixo:

    Compre sua passagem através do seu agente de viagens e peça a ele para adicionar um OSI (Other Significant Information) na sua reserva. Ex.: VIP PASSENGER MICROSOFT CEO. Ao fazer o check-list da lista de passageiros da aeronave, os agentes irao ver esta informacao ao lado do seu nome, o que pode resultar ou não num upgrade cortesia.

    por exemplo: peço pra adicionar o “OSI” junto ao meu nome?
    Paulo Abreu OSI assim?
    mas, nao teria problema na descrição do nome em relção ao passaporte?

  2. Valery disse:

    Boa tarde, como nunca usei meus pontos dos cartões de crédito, pagamos, eu e meu marido por nossa viagem com nosso filho para Milão pela econômica, e resolvi resgatar para o multiplus, mas deram 5 dias úteis para entrar no sistema…enfim, queria saber, se entrar no sistema até sexta agora, se consigo fazer para nós 3 um upg para business? Vc acha possível? Obrigada

  3. Frederico disse:

    Uma pergunta, como fazer o upgrade com pontos multiplus. Estou indo Para las Vegas, evitaria de fazer o upgrade, mas como não existe voo direto da tam para las Vegas, é possível conseguir um upgrade pelas companhias parceiras??
    Obrigado

    • Fábio Vilela disse:

      Frederico,
      Para fazer pontos nas cias parceiras usando pontos Multiplus você precisa ter comprado a classe economica na tarifa Y ou B, que são as mais caras – preço de executiva com desconto. E mesmo assim é sujeito a disponibilidade da classe de upgrade.

  4. Republicou isso em O Melhor Destinoe comentado:
    Add your thoughts here… (optional)

  5. Caio Amadesi Costa disse:

    Fabio,
    Pretendo ir a Amsterdam ( KLM ) em Outubro e estou em um dilema.
    Tenho 140.000 pontos de smiles que me proporcionaria 2 passagens ida/volta, porém, se eu pagar estas passagens, eu poderia pedir um upgrade para executiva, utilizando estes pontos de Smiles?

    Um abraço

  6. TRL disse:

    Nunca tive um upgrade gratuito, todas vezes que viajei de executiva tive de despender algum dinheiro ou milha para tal. Um dia conseguirei.

    Na TAP consegui um upgrade num voo de médio curso na europa indo para Lisboa com um mecanismo interessante de licitacão por leilão que a TAP promove caso você tenha comprado pelo menos tarifa CLASSIC. Num lance de quase 50 euros, meu bilhete foi reemitido na executiva e contou milhas ao dobro (que as pus na Aegean!). Reparem que no geral um upgrade não conta na milhagem acumulada, mas nesse processo de leilão da TAP, conta.

    Para voos de longo curso, a TAP ao meu ver não cobra caro em milhas (20.000) para o upgrade se pensarmos que ela só pede no mínimo tarifa CLASSIC: ela não é tarifa Y,B (TAP PLUS) e, por isso, não é cara. A TAM cobra os mesmos 20.000 mas requer tarifa cheia.

    Na AIR CANADA, em duas situações com passagem-prêmio emitida para YYZ-GRU, fui perguntado se queria fazer upgrade por CAN 899,00. Interessante a oferta, sobre passagem com milhas… Mas uma condição era de que a passagem não acumularia milhas também.

    Na AEGEAN, consegui requerer upgrade com milhas num voo de médio curso (JTR-ATH-MXP). A passagem requerida precisa ser no mínimo semiflex – que é barata. O problema é que a aérea mete a mão nas milhas. Achei caro 10.000 milhas para um voo de 3h20, mas emiti assim mesmo porque tenho simpatia pela companhia e estava bastante curioso para saber como é a business da A3. Mesmo sendo *A Gold nesta aérea, não houve colher de chá! Upgrade grátis nela, só operacionais.

    • Fábio Vilela disse:

      TLR, obrigado pela visita e seja bem vindo ao Passageiro de Primeira.
      Muito bacana seus relatos, valeu pela contribuição.
      Sempre bom ter exemplos reais de outras cias para ficarmos por dentro de como funciona.
      Grande abraço.

    • Thomas Hisamura disse:

      Alias a unica vez que consegui um upg por ser *G foi na Swiss, e mesmo assim operacional. Ao passar na maquina de leitura pra embarcar, a maquininha automaticamente reimprimiu meu boarding pass com o novo assento, Achei interessante pq evita que o atendente fique te chamando pelo autofalante…rs. Vejo vantagem na Copa por exemplo, não me lembro a ultima vez que não consegui upg automatico pra executiva (ainda que meia-boca)

      • Fábio Vilela disse:

        Thomas,
        Uma vez isto aconteceu comigo, mas estava na Business Doméstica da Lufthansa, apenas me mudaram para um assento na janela na propria executiva, pois eu estava no corredor.
        Assim que scanearam meu boarding pass, a propria maquina ja imprimiu um mini-ticket com o novo assento.

  7. Luiz De Freitas disse:

    … se vc esta partindo para um voo internacional de outro aeroporto no Brasil vc jah recebe o seu boarding pass muito antes de abrir o check-in no aeroporto de saida do voo internacional (ex. GRU, GIG, BSB …) e assim caso ocorra overbooking ou outro contratempo na hora do check-in vc como jah tem em maos um boarding pass pode oferecer-se para ir em outro voo desde que seja recompensado, por exemplo com mudanc,a de categoria (economica->executive ou executive->1st class). Ja tive sucesso 4 vezes na roda GRU->CDG e tb na rota CDG->GRU. Outra dica eh embarcar por ultimo pois qdo o voo esta lotado eles costumam errar na contagem do numero de passageiros e ai qdo vc vai entrar eles percebem que nao ha mais lugares na economica e ai te promovem para a executiva. Jah tive sucesso 2 vezes em voo internacional!

    • Fábio Vilela disse:

      Luiz, obrigado pelas dicas.
      Embarcar por ultimo realmente é sempre uma boa pedida!
      Pode nos contar como conseguiu esta compensação nos voos GRU>CDG>GRU já com o boarding pass na mão?
      Assim os nossos leitores também vão ficar por dentro desta estratégia.
      Grande abraço!

      • Luiz De Freitas disse:

        … a dica eh dirigir-se ao balcao da tam (onde ficam os chefes do check-in), descobrir quem eh o “manda chuva” e fazer a proposta! Sabe como eh: quem nao canta, nao pede, nunca consegue! “Pec,a e ser-lhe-a dado” como dizia o apostolo Matheus!

  8. Thomas Hisamura disse:

    Ao alcançar o Premier 1K, a United dá 6 Global Premier Upgrades (para voos intercontinentais) e 4 Regional Premier Upgrades (voos domesticos nos EUA, de/para Canada, Mexico, Am. Central e Caribe, e todas as rotas da Copa Airlines).
    Mas ao contrário da AA, os GPU’s valem só para determinadas classes tarifárias… Os RPUs não tem restrições e em geral são cedidos a terceiros e familiares, pois os 1K já obtem upgrade automatico nessas rotas (qdo disponiveis).

  9. Polido disse:

    Fabio, uma duvida, eu sou platinum do aadvanatge e nunca consegui infromacoes precisas de como arrumar upgrade no aeroporto. Na ultima vez que viajei falaram que tinha que pegar um papel?? Ou autorizacao no site??? Estava na executiva e queria ir de primeira. Como fazer pra entrar na stand by list do check in. Nunca recebi nenhum upgrade gratuito na Aa, sempre tive que comprar seja com dinheiro ou milha ou pagar economica cheia mais milhas. Alguem ja conseguiu upgrade de executiva para primeira pela american? Abraco

    • Fábio Vilela disse:

      Polido,

      O AAdvantage Platinum ganha upgrade automatico nos voos domesticos se comprar a tarifa Y ou B da economica. EM voos internaacionais nao tem nenhum beneficio para upgrade.
      Além do mais a cada 10.000 milhas de qualifiacao usadas, voce ganha 4 upgrades de 500-milhas. Cada upgrade de 500-milhas podem ser usados em voos domesticos por segmento.
      Veja as regras aqui: https://www.aa.com.br/i18n/AAdvantage/eliteStatus/upgrades/500mileUpgradesContent.jsp?from=Nav#overview

      Eu sou Executive Platinum no AAdvantage e por todo ano que eu me requalifico, eu ganho 8 eVIP ou SWU (Systemwide Upgrade), ou seja, posso comprar qualquer tarifa da classe economica para bilhete internacional, que seja a mais barata, e consigo fazer o upgrade usando esses certificados. Cada um deles é valido para um trecho com até 3 segmentos. Se eu quiser usar na ida e volta, tenho que gastar 2 eVIP´s.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis