Como o sistema do Smiles prejudica os clientes na hora de emitir as passagens

Hoje vou escrever sobre minha indignação com o sistema do Smiles que por ser tão arcaico acaba por prejudicar os clientes na hora do uso das milhas.

Exemplo: Vamos supor que quero ir de Uberlândia para Dubai de classe executiva com a Qatar.

Veja que na busca do site só aparece classe econômica e com a Air France.

Screen Shot 2015-03-20 at 15.00.05

Então vou tirar o trecho doméstico de Uberlândia e colocar só de São Paulo p/ Dubai, vejam que continua aparecendo só classe econômica:

Screen Shot 2015-03-20 at 15.02.49

Agora vou desmembrar mais uma vez agora, colocando o vôo de Guarulhos p/ Doha (que é o mais longo), vejam que aparece a executiva:

Screen Shot 2015-03-20 at 15.04.10

E vamos ver agora de Doha para Dubai – aparece só primeira classe pois os vôos intra-Golfo só tem duas cabines – Primeira e Econômica já que são todos de pouca duração. (Olhei na data do dia 17 pois o vôo chega em Doha as 22:00).

Screen Shot 2015-03-20 at 15.06.52

E agora por último vou olhar o trecho de Uberlândia para Guarulhos.

Screen Shot 2015-03-20 at 15.08.12

Mas até aí tudo bem já que sites tem limitações e pra isto existem a central de atendimento, correto? ERRADO! No caso do Smiles a Central sempre vem com mesma desculpa “Sr. se não está aparecendo no site não é possível” – “Sr. não é possível montar trecho a trecho” entre outras desculpas. É uma via sacra!

Conclusão, em um vôo que era para eu gastar 100.000, acabo gastando 141.500 pelo fato do sistema do site não montar as conexões perfeitamente. Além disto perco a franquia de bagagem em cada trecho. E ainda que se por algum motivo eu tiver problema no primeiro que sai de Uberlândia, a parte internacional não me “espera” já que os bilhetes não estão vinculados.

Da mesma forma que exemplifiquei este problema com esta emissão com a Qatar isto também ocorre com a Delta com conexões dentro dos EUA e qualquer outro parceiro que ofereça cabines mistas em um mesmo itinerário.

Veja que de Atlanta para Guarulhos tem disponibilidade na executiva por 65.000 milhas (por causa da promoção).

Screen Shot 2015-03-20 at 15.16.30

Já se eu coloco Atlanta para Uberlândia aparece a disponibilidade somente em econômica pois o sistema não tarifa as duas cabines juntas – Executiva no internacional e econômica no doméstico dentro do Brasil.

Screen Shot 2015-03-20 at 15.15.26

Aí se você resolve ligar na Central e até conseguir um atendente que resolva montar trecho a trecho descobre que para emitir por lá somente na tabela cheia, pagando 85.000, sem poder participar da promoção.

Resumo ou emito por 65.000 pelo site e perco a franquia de bagagem e gasto com outra perna até Uberlandia, ou gasto 85.000 por causa de uma falha do sistema que não é culpa do cliente.

Para passagens em classe econômica o sistema é mais mais inteligente e como as classes são na maioria das vezes as mesmas ele consegue montar até o destino final. O problema acontece quando você quer voar em Executiva e Primeira.

Enfim pessoal, acredito que quem está acostumado a lidar com o Smiles já deve saber destes problemas, mas pra quem ainda não conhece, é bom ficar atento. Sempre busque trecho a trecho, nunca coloque origem e destino final pois se o vôo tiver conexão vai ter grande chance de não aparecer no sistema, já que o site é falho e cheio de erros.

É um absurdo não acham? Vocês também passam por isto?