Como usar o novo site da ANA para buscar disponibilidade de assentos em todas as cias da Star Alliance

O site da ANA é uma das melhores (se não a melhor) forma de buscar assentos disponíveis para emissão com milhas nas cias da Star Alliance.

Eu inclusive tenho um tutorial que ensino o passo a passo – porém o site sofreu uma reformulação então vou ensinar como usar neste novo modelo.

Primeiro passo é entrar no site da ANA e logar com sua conta no ANA Mileage Club no canso direito. Caso você não tenha uma, basta se cadastrar usando o botão “Join Ana Mileage Club”.

Screen Shot 2015-06-16 at 7.05.33 AM

Depois de logado você vai clicar na aba “ANA Mileage Club”

Screen Shot 2015-06-16 at 7.07.03 AM

Em seguida ali embaixo onde está escrito Member Service, você deve escolher a opção “ANA International Flight Awards.”

Screen Shot 2015-06-16 at 7.08.53 AM

A partir daqui é tudo novo e esta interface é um pouco diferente da antiga. O sistema agora só permite buscar ida e volta em classe econômica, para outras classes premium (First e Business) você deve escolher Other Classes/itineraries e procurar por segmento. E é este que vou ensinar já que o ida e volta de econômica não tem segredo na busca.

Basta você preencher a data, origem, destino, quantidade de adultos e clicar em Search.

Screen Shot 2015-06-16 at 7.28.34 AM

E se você já tentou vai ver que aparece um erro quando você faz a pesquisa. Isto é porque o sistema agora não permite você buscar somente um trecho.

Screen Shot 2015-06-16 at 7.28.46 AM

A solução é você colocar um segundo trecho qualquer só pra poder liberar o sistema a procurar o primeiro.

Screen Shot 2015-06-16 at 7.25.30 AM

Voilá, o sistema agora mostra a disponibilidade do primeiro trecho, neste caso o vôo da Lufthansa de São Paulo p/ Munich em Primeira Classe.

Screen Shot 2015-06-16 at 7.25.10 AM

Viram que não tem segredo algum? Com esta disponibilidade em mãos você consegue emitir passagens com qualquer programa da Star Alliance basta anotar os vôos que você achar e emitir através do programa de sua preferência. Ignore qualquer valor que aparecer no site da ANA pois a emissão vai seguir as regras da tabela de onde vai sair suas milhas.

Uma das funcionalidades que foi removida foi a possibilidade de buscar 7 dias de uma vez que antes era possível. E agora também cada vez que você precisa refazer a busca precisa voltar pra página inicial usando o “Back” do navegador, o que também é um ponto negativo já que antes você só clicava em um botão escrito “Modify Search”.

De qualquer forma o site continua sendo de grande valia para fazer as buscas e nos ajudar na hora de gastar as milhas e pontos.

Espero que tenha ajudado vocês! Aproveitem!

Para as cias da Skyteam eu uso o site da Delta (post aqui) e o da oneworld uso o site da British (post aqui).